Últimas Notícias
Brasil
Mostrando postagens com marcador Interior. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Interior. Mostrar todas as postagens

Forte estrondo assusta moradores e faz chão tremer em cidade de Rondônia

Órgãos de monitoramento não registraram atividade sísmica; hipótese mais provável é de uma ação humana, segundo a Defesa Civil...

FOTO - REPRODUÇÃO

Moradores de Ariquemes viveram momentos de apreensão na noite de terça-feira (23) após ouvirem um forte estrondo e relatarem que o chão chegou a tremer em diferentes pontos da cidade. Apesar das especulações sobre um possível terremoto, a Defesa Civil descartou essa possibilidade.

De acordo com o órgão, nenhuma atividade sísmica foi registrada pela Rede Sismográfica Brasileira ou por outras plataformas de monitoramento que acompanham tremores em todo o país.

Os relatos se espalharam rapidamente pelas redes sociais. Muitos moradores afirmaram que o barulho foi semelhante ao de uma explosão ou de um transformador estourando.

A moradora Ana Rocha contou que o estrondo foi tão intenso que ela e a família saíram de casa acreditando que um aparelho de ar-condicionado havia explodido.

Outra moradora, Josy Martins, informou que estava no Estádio Gentil Valério quando ouviu o forte barulho. Segundo ela, inicialmente acreditou que fosse um trovão, mas estranhou as condições do tempo e, ao chegar em casa, percebeu que diversas pessoas haviam relatado a mesma situação.

A Defesa Civil informou que também avaliou outras hipóteses, como explosões em áreas de mineração, acidentes de trânsito e vazamentos de gás, mas nenhuma delas foi confirmada.

Segundo o órgão, a hipótese considerada mais provável é a de uma ação humana. O caso segue sendo investigado para esclarecer a origem do estrondo.

Processo seletivo abre 24 vagas na Educação com salários de até R$ 5,1 mil em Rondônia

Inscrições gratuitas seguem até 26 de junho e seleção busca suprir a falta de profissionais nas escolas municipais de Parecis...


A Prefeitura de Parecis abriu um processo seletivo simplificado para contratação temporária de profissionais que atuarão na Secretaria Municipal de Educação (Semed). Ao todo, são oferecidas 24 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva, com salários que chegam a R$ 5.130,63.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 26 de junho. Segundo a administração municipal, a contratação é considerada urgente devido à insuficiência de servidores efetivos para atender a demanda das unidades escolares, situação que pode comprometer o funcionamento das aulas.

Segue a lista detalhada dos cargos e suas respectivas remunerações:

  • Professor(a) Pedagogo (Educação Infantil e Séries Iniciais): R$ 3.206,65 (25h)
  • Professor(a) Pedagogo (Escola em Tempo Integral): R$ 3.206,65 (25h)
  • Professor(a) de Matemática: R$ 2.565,32 (20h)
  • Professor de Educação Física: R$ 5.130,63 (40h)
  • Professor de Língua Portuguesa: R$ 2.565,32 (20h)
  • Supervisor(a) Pedagógico (Séries Iniciais): R$ 2.565,32 (20h)
  • Psicopedagogo Escolar (Jornada de 40h): R$ 5.130,63 (40h)
  • Psicopedagogo Escolar (Jornada de 20h): R$ 2.565,32 (20h)
  • Psicólogo Escolar (Jornada de 40h): R$ 5.130,63 (40h)
  • Nutricionista: R$ 2.565,32 (20h)
  • Assistente Social Escolar: R$ 3.847,97 (30h)
  • Professor(a) de Informática: R$ 5.130,63 (40h)
  • Instrutor(a) de Música: R$ 3.847,98 (30h)
  • Instrutor de Percussão: R$ 2.200,00 (30h)
  • Monitor de Transporte Escolar: R$ 1.621,00 (40h)

Acesse o edital

Há oportunidades para professor pedagogo, professor de Matemática, Educação Física, Língua Portuguesa e Informática, além de supervisor pedagógico, psicopedagogo, psicólogo escolar, nutricionista, assistente social, instrutor de música, instrutor de percussão e monitor de transporte escolar.

Os salários variam conforme o cargo e a carga horária, entre R$ 1.621,00 e R$ 5.130,63.

INSCRIÇÕES

Para participar, os candidatos devem encaminhar a documentação exigida no edital para o e-mail seletivosemed@parecis.ro.gov.br até as 23h59 do dia 26 de junho. A recomendação é que todos os documentos sejam digitalizados e enviados em um único arquivo no formato PDF, embora também sejam aceitos arquivos em JPEG ou PNG, desde que estejam legíveis.

Entre os documentos exigidos estão a ficha de inscrição preenchida e assinada, RG, CPF, diploma ou certificado de conclusão do curso correspondente ao cargo pretendido, além de títulos e comprovantes de experiência profissional para fins de pontuação.

A seleção será realizada em etapa única, por meio de análise de títulos e experiência profissional, com caráter classificatório.

Motorista confessa transportar pistola 9mm e acaba preso pela PRF na BR-364

Arma de uso restrito, carregada com 10 munições, foi encontrada durante abordagem em Pimenta Bueno após o condutor informar sua existência aos policiais...

FOTO - PRF/RO

Um homem de 32 anos foi preso em flagrante na noite de terça-feira (23) após ser flagrado transportando uma pistola calibre 9mm de uso restrito na BR-364, em Pimenta Bueno.

A abordagem foi realizada por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 198 da rodovia, durante uma fiscalização de rotina baseada em análise de risco. No veículo utilitário estavam dois ocupantes.

Segundo a PRF, ao serem questionados sobre a existência de materiais ilícitos no automóvel, o motorista informou que havia uma arma de fogo no banco traseiro. 

Durante a vistoria, os policiais localizaram uma pistola calibre 9mm carregada com dez munições, além de um carregador vazio. O armamento estava guardado em uma maleta.

Diante da situação, o condutor recebeu voz de prisão pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, previsto no Estatuto do Desarmamento. 

A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Pimenta Bueno, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Imagens mostram momento de acidente que tirou a vida de jovem empresário em Rondônia

Keniel Luiz Alves, de 26 anos, conduzia uma caminhonete quando colidiu com uma carreta durante manobra em trecho com forte neblina entre Presidente Médici e Ji-Paraná...

foto - reprodução

Um grave acidente registrado na manhã desta terça-feira (23) tirou a vida do empresário Keniel Luiz Alves, de 26 anos, na BR-364, entre os municípios de Presidente Médici e Ji-Paraná.

Imagens captadas por uma câmera instalada em um caminhão mostram o momento em que a Toyota Hilux conduzida por Keniel tenta realizar uma ultrapassagem. Durante a manobra, o veículo colide na lateral de uma carreta que trafegava no sentido contrário, sai da pista e capota às margens da rodovia.

Segundo informações apuradas, havia forte neblina na região no momento do acidente, o que pode ter comprometido a visibilidade dos motoristas.

Keniel chegou a ser socorrido e encaminhado para uma unidade hospitalar de Ji-Paraná, mas não resistiu aos ferimentos. Natural de Vilhena, ele morava em Cacoal há cerca de cinco anos e era proprietário de uma empresa do ramo de panificação.

As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

Tragédia na BR-364 deixa casal m*rto; motoristas fogem sem prestar socorro

Homem e mulher caíram na pista após colisão envolvendo outra motocicleta e foram atingidos por um caminhão; motoristas fugiram sem prestar socorro...

FOTO - Reprodução

Um grave acidente registrado na manhã desta terça-feira (23) deixou duas pessoas mortas no km 417 da BR-364, em Jaru. As vítimas foram identificadas como Saulo Henrique de Castro dos Santos, de 25 anos, e Maria Luiza Neves de Lima, de 22.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o casal seguia de motocicleta de Ouro Preto do Oeste para Jaru quando se envolveu em uma colisão com outra moto. Com o impacto, ambos caíram sobre a pista e foram atropelados por um caminhão que trafegava no sentido contrário.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os condutores da outra motocicleta e do caminhão deixaram o local sem prestar socorro. 

A rodovia permaneceu interditada por cerca de duas horas para os trabalhos da perícia, e as circunstâncias do acidente serão investigadas.

Teste de aceitabilidade da merenda escolar segue até dia 26 de junho em Vilhena

A ação segue até o dia 26 de junho e tem como objetivo avaliar a aceitação dos cardápios oferecidos aos estudantes, contribuindo para o aprimoramento da merenda escolar...

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência Regional de Educação de Vilhena, iniciou, no dia 16 de junho, a aplicação dos testes de aceitabilidade da alimentação escolar nas unidades da rede estadual de ensino. A ação segue até o dia 26 de junho e tem como objetivo avaliar a aceitação dos cardápios oferecidos aos estudantes, contribuindo para o aprimoramento da merenda escolar.

Os testes são conduzidos pelos nutricionistas da superintendência e fazem parte das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A avaliação utiliza, principalmente, a escala hedônica, método no qual os próprios alunos registram sua opinião sobre a refeição consumida, indicando o grau de satisfação em relação aos alimentos servidos.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, pontuou que a merenda escolar é um fator essencial para o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes. “Avaliar a aceitação dos cardápios permite aperfeiçoar o serviço oferecido nas escolas e garantir refeições cada vez mais adequadas aos alunos”.

Segundo o titular da Seduc, Massud Badra, a iniciativa fortalece a gestão da alimentação escolar e garante maior qualidade nos cardápios. “Os testes fornecem informações importantes para que os nutricionistas possam realizar ajustes quando necessário, promovendo uma alimentação mais nutritiva e bem aceita pelos estudantes da rede estadual”, ressaltou.

REALIZAÇÃO PERIÓDICA

Além da aplicação em Ariquemes, a Seduc realiza os testes de aceitabilidade de forma periódica em toda a rede estadual de ensino, por meio do quadro técnico de nutricionistas que atua nas 18 Superintendências Regionais de Educação.

A nutricionista da Seduc, Aucinete Sena, explica que a aplicação dos testes segue critérios técnicos padronizados em toda a rede estadual. A aplicação dos testes é conduzida pelos profissionais nutricionistas da alimentação escolar que atuam nas 18 Superintendências Regionais de Educação, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Entre os métodos utilizados estão a escala hedônica, na qual os estudantes expressam sua opinião sobre a refeição servida, e a avaliação do índice de resto-ingestão, que permite analisar a quantidade de alimento consumida e descartada.

Foto: Reprodução

Segundo a gerente de Programas de Alimentação Escolar da Seduc, Elisangela Moreira, os testes são fundamentais para o aperfeiçoamento da alimentação escolar oferecida aos estudantes. Os resultados dessas avaliações orientam diversas ações técnicas, como a revisão do modo de preparo dos alimentos, a capacitação das equipes de manipulação e o desenvolvimento de atividades de educação alimentar e nutricional com os estudantes. “Quando necessário, também adequações nos cardápios para garantir uma melhor aceitação das refeições. Todo esse processo é registrado no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o que assegura transparência, acompanhamento e rastreabilidade das ações desenvolvidas pela Seduc”, explicou.

Os resultados obtidos fornecem subsídios técnicos para o aperfeiçoamento do Programa de Alimentação Escolar. A partir das informações coletadas, a equipe de nutricionistas pode promover ajustes nos cardápios dentro das normativas permitidas pelo PNAE, revisar preparações, fortalecer ações de educação alimentar e nutricional e orientar as equipes responsáveis (agente de alimentação escolar) pelo preparo das refeições. Além de atender às exigências do PNAE, os testes de aceitabilidade contribuem para a redução do desperdício de alimentos, a melhoria da qualidade das refeições e o aumento da adesão dos estudantes à alimentação escolar.

fonte - SECOM RO.

Obras do acesso ao Porto Novo avançam e reforçam desenvolvimento logístico de Rondônia

As obras do acesso ao Porto Novo avançam em Porto Velho e representam um dos mais importantes investimentos em infraestrutura logística já realizados em Rondônia. Equipes atuam em diferentes frentes ao longo do traçado, com serviços preparatórios que permitirão o avanço das próximas etapas do empreendimento.


A obra conta com 224 colaboradores entre profissionais diretos e indiretos e impulsionam a geração de emprego e renda. Com o avanço das próximas etapas, a expectativa é alcançar a marca de 280 postos de trabalho.

Equipes atuam nas obras do acesso ao Porto Novo, em Porto Velho

Com investimento de R$ 258 milhões, o acesso ao Porto Novo terá 34,5 quilômetros de extensão e representa uma transformação na mobilidade e na logística da capital. A nova via foi planejada para melhorar a conexão entre a BR-364 e o complexo portuário, proporcionando mais eficiência ao transporte de cargas e mais segurança para quem circula pela cidade.

A obra terá papel fundamental no desenvolvimento econômico de Rondônia, fortalecendo a competitividade do estado e contribuindo para o escoamento da produção agrícola que abastece mercados nacionais e internacionais. Além disso, o empreendimento irá retirar aproximadamente 1,2 mil veículos pesados por dia do perímetro urbano de Porto Velho, reduzirá conflitos no trânsito para melhorar a fluidez viária.

Para a Nova 364, o acesso ao Porto Novo simboliza um legado de infraestrutura que impulsionará o crescimento da capital e de todo o estado, criará condições para que Rondônia amplie sua importância estratégica na logística da Região Norte e do agronegócio brasileiro.

FONTE - ASSESSORIA.

MP Eleitoral recomenda medidas para prevenir irregularidades durante aniversário dos 34 anos de Nova União

O Ministério Público Eleitoral (MPE) expediu recomendação ao Município de Nova União para prevenir práticas que possam violar a legislação eleitoral durante as festividades dos 34 anos de emancipação da cidade, programadas para os dias 18, 19, 20 e 21 de junho. A medida busca assegurar a igualdade entre os participantes das Eleições 2026 e preservar a regularidade do processo eleitoral.

A recomendação foi direcionada ao prefeito e aos secretários responsáveis pela organização dos eventos. O documento orienta que não sejam promovidas nem permitidas distribuições gratuitas de bens, valores ou benefícios pela Administração Pública, detentores de mandato eletivo, pré-candidatos ou candidatos, salvo nas exceções previstas em lei.

Restrições

O Ministério Público Eleitoral também recomenda que não sejam realizados atos de propaganda eleitoral antecipada durante as festividades. A orientação inclui a vedação ao uso de outdoors, banners e outros materiais destinados à promoção pessoal de possíveis candidatos por meio de fotografias, nomes, cargos públicos, símbolos, slogans ou mensagens de conteúdo político-eleitoral.
Segundo o documento, a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral tem considerado propaganda antecipada a divulgação de elementos que promovam pretensos candidatos antes do período autorizado pela legislação, mesmo quando não há pedido explícito de voto.
A recomendação também determina que a estrutura física dos eventos e os servidores envolvidos na organização não sejam utilizados para propaganda eleitoral, inclusive de forma indireta.

Publicidade

Outro ponto destacado é que a publicidade visual ou sonora relacionada ao apoio do poder público aos eventos deve respeitar os princípios constitucionais da administração pública. Dessa forma, não podem ser utilizados elementos que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
O documento menciona ainda que a legislação eleitoral proíbe a propaganda por meio de outdoors, inclusive eletrônicos, bem como estruturas que produzam efeito visual semelhante. Também ressalta decisões recentes do Tribunal Superior Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia sobre a retirada de materiais promocionais considerados irregulares.

Fiscalização

O Ministério Público Eleitoral lembra que eventos como feiras agropecuárias, cavalgadas, festivais, comemorações municipais e competições esportivas são considerados bens de uso comum para fins eleitorais, devendo observar as restrições previstas na legislação.
Por fim, o MPRO informa que o descumprimento das orientações poderá resultar na adoção das medidas judiciais cabíveis para assegurar a regularidade das eleições.
A população pode contribuir com a fiscalização, por meio de denúncias no formulário eletrônico ou ainda usando o telefone da Ouvidoria 127.

Direito protegido

A atuação do Ministério Público Eleitoral visa defender a igualdade de oportunidades entre candidatos e a legitimidade do processo eleitoral. A fiscalização preventiva busca evitar o uso indevido da estrutura pública e impedir práticas capazes de desequilibrar a disputa, garantindo o respeito às regras democráticas e à legislação eleitoral.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) é composto por membros do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público de Rondônia (MPRO).
FONTE - MPRO.

Homem é preso com 208 quilos de maconha após operação integrada em Rondônia

 Ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, o 10º BPM, o 2º BPM, o Comando Regional de Policiamento II (CRP-II) e o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), resultou na apreensão de 208 kg de substância análoga à maconha.

A ação ocorreu no final da tarde do último domingo (21), na rodovia 481, zona rural de Santana do Guaporé, município de São Miguel do Guaporé. Após análise de risco e acompanhamento entre as instituições, foi realizada abordagem a um veículo de passeio que realizava ultrapassagens forçadas, colocando em risco a segurança dos demais usuários da via. 

No interior do automóvel, foram encontrados, no total, 208 kg de substância análoga à maconha acondicionada em diversos fardos. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao indivíduo pela prática, em tese, do crime previsto no art. 33 da Lei nº 11.343/2006 (Lei de Drogas). A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Federal de Ji-Paraná/RO.

Ações conjuntas como essa reforçam a integração e o comprometimento das instituições de segurança pública no combate ao tráfico de drogas e na proteção da sociedade, contribuindo para a preservação da ordem pública e da segurança da população.

MPF pede suspensão de licenças de garimpos que utilizam mercúrio em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) acionou a Justiça Federal para obrigar o Governo de Rondônia e a Agência Nacional de Mineração (ANM) a suspenderem licenças e títulos minerários de garimpos que utilizam mercúrio na extração de ouro na Amazônia.

Segundo o MPF, apesar de o uso do mercúrio ser proibido na mineração brasileira e não existir autorização para sua importação pelo Ibama, órgãos públicos continuam concedendo licenças sem verificar se a substância tóxica está sendo utilizada nas atividades minerárias.

A ação civil pública foi inicialmente proposta contra a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e posteriormente ampliada para incluir a ANM. De acordo com as investigações, a agência federal também não exige informações sobre o uso de mercúrio nem documentos que comprovem a origem da substância ao conceder títulos minerários.

Para o MPF, essa falha acaba permitindo a continuidade de atividades consideradas irregulares em áreas de garimpo na Amazônia.

O órgão destaca que o mercúrio é apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das substâncias mais perigosas para a saúde humana. Utilizado no processo de separação do ouro, o metal pode contaminar rios, peixes e populações ribeirinhas e indígenas, além de causar danos neurológicos, especialmente em crianças e gestantes.

Na ação, o Ministério Público pede que a Justiça determine, em caráter de urgência, a revisão das licenças ambientais e dos títulos minerários já concedidos, com a suspensão daqueles que utilizem mercúrio. Também foi solicitado que os órgãos passem a exigir comprovação de métodos seguros e livres da substância para a extração de ouro.

O procurador da República André Luiz Porreca afirmou que não é possível conceder licenças para uma atividade que utiliza um produto cuja entrada no país ocorre de forma ilegal.

“O Estado não pode licenciar aquilo que a própria lei proíbe. Quando um órgão concede licença sem verificar o uso de mercúrio, ou mesmo sabendo que ele está sendo utilizado, acaba dando aparência de legalidade a uma atividade ilícita”, declarou.

Além da suspensão das autorizações, o MPF também pede a condenação dos órgãos ao pagamento de indenização por dano moral coletivo. O caso será analisado pela Justiça Federal.

Com informações MPF/RO.

Foragido da Justiça é preso com arma artesanal, drogas e munições em Ouro Preto do Oeste

Uma ação da Polícia Militar realizada na manhã desta sexta-feira (19) terminou com a prisão de um foragido da Justiça e a apreensão de arma de fogo artesanal, drogas, munições e materiais utilizados no tráfico de entorpecentes em Ouro Preto do Oeste.



A ocorrência teve início após denúncias de que um homem armado teria invadido a residência da ex-companheira durante a madrugada e feito ameaças. Com as informações sobre o suspeito e seu possível paradeiro, equipes da PM iniciaram diligências e localizaram um veículo estacionado em frente ao imóvel investigado.


Durante a abordagem, os policiais encontraram porções de cocaína do tipo conhecida como “brilho”, pequenas quantidades de maconha e uma balança de precisão. Enquanto a revista era realizada, outro homem foi visto dentro da residência segurando uma arma de fogo. Ao perceber a presença policial, ele tentou dispensar o objeto, mas acabou abordado. Com ele também foi encontrada uma porção de cocaína.


Um terceiro indivíduo saiu do imóvel durante a ação policial. Na revista pessoal, os militares localizaram mais uma porção de cocaína. O homem afirmou que estava no local para consumir drogas.


Nas buscas realizadas na residência, os policiais apreenderam uma arma de fogo artesanal semelhante a um revólver, carregada com seis cartuchos calibre .22. Também foram encontradas munições intactas, cápsulas deflagradas, dezenas de embalagens plásticas vazias usadas para acondicionar entorpecentes, além de diversos aparelhos celulares.


Durante consulta aos sistemas de segurança, foi constatado que um dos envolvidos possuía mandado de prisão em aberto. O foragido teve a ordem judicial cumprida no local.


Os suspeitos foram presos e encaminhados, juntamente com todo o material apreendido e o veículo utilizado por eles, para a Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) de Ouro Preto do Oeste, onde permaneceram à disposição da Polícia Judiciária.

MPRO ajuíza ação civil pública por desmatamento ilegal em Machadinho do Oeste

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) ajuizou ação civil pública com pedido de tutela de urgência para responsabilizar investigados pelo desmatamento ilegal de áreas que, somadas, superam 1.200 hectares de floresta amazônica na zona rural de Machadinho do Oeste.

A ação, fruto da junção de 3 inquéritos civis diferentes, foi proposta pelo Promotor de Justiça Alisson Xenofonte de Brito com base em investigações que apontaram a supressão não autorizada de aproximadamente 1.271,535 hectares de vegetação nativa, área equivalente a cerca de 1.780 campos de futebol. Segundo os levantamentos técnicos, a área desmatada foi posteriormente convertida para atividades agropecuárias sem o devido licenciamento ambiental.

De acordo com os elementos reunidos durante a apuração, o dano ambiental é considerado de grande magnitude, com impactos sobre a biodiversidade, a regeneração natural da floresta e os serviços ecossistêmicos prestados pelo bioma amazônico.

Além da responsabilização pelos danos ambientais, a ação inclui pedido de reparação por danos climáticos. A medida está alinhada às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), considerando as emissões de gases de efeito estufa geradas em decorrência do desmatamento.

Na demanda judicial, o MPRO requer a imediata paralisação das atividades desenvolvidas nas áreas degradadas, a recuperação integral do passivo ambiental e a condenação dos responsáveis ao pagamento de indenizações pelos danos causados.

O valor atribuído à causa supera R$ 90 milhões, montante correspondente à estimativa global dos prejuízos ambientais e climáticos identificados durante as investigações.

FONTE - MPRO.

PRF encontra munições escondidas em carro e prende motorista na BR-421 em Ariquemes

Um homem de 40 anos foi preso em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) após ser flagrado transportando munições de forma irregular em um veículo de passeio na BR-421, em Ariquemes.

foto - divulgação PRF/RO

A abordagem ocorreu na noite de quarta-feira (17), durante uma fiscalização de trânsito realizada no km 1 da rodovia. Durante a inspeção, os policiais perceberam caixas suspeitas no interior do automóvel e decidiram aprofundar a vistoria.

Nas buscas, foram encontradas 20 munições calibre 20/70 escondidas sob o banco do passageiro.

Diante da situação, o motorista recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Ariquemes. 

foto - divulgação PRF/RO

Ele poderá responder pelo crime previsto no Estatuto do Desarmamento, que trata do porte ilegal de arma de fogo e munições.

PF faz operação contra suposta compra de votos e prende investigado com arma em RO

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (19) a Operação Moeda de Troca para investigar um suposto esquema de corrupção eleitoral durante as eleições municipais de 2024 em Mirante da Serra, no interior de Rondônia.

FOTO - DIVULGAÇÃO PF/RO

Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral. Em uma das residências alvo da operação, os agentes encontraram uma arma de fogo, resultando na prisão em flagrante de um dos investigados por posse ilegal.

As investigações tiveram início após uma denúncia sobre possível compra de votos relacionada à disputa por uma vaga na Câmara Municipal. Segundo a PF, foram reunidos indícios de que mais de uma pessoa estaria envolvida na negociação de apoio eleitoral.

De acordo com a apuração, o esquema teria incluído pagamento em dinheiro a eleitores e promessas de vantagens, como nomeações para cargos na administração pública municipal, em troca de votos.

FOTO - DIVULGAÇÃO PF/RO

Os materiais apreendidos serão analisados para auxiliar no avanço das investigações. Os envolvidos poderão responder pelo crime de corrupção eleitoral, enquanto o investigado preso em flagrante também responderá por posse ilegal de arma de fogo.

Criança de 3 anos é transferida de helicóptero após engasgar com ovo de codorna em Guajará-Mirim

Menino de 3 anos foi socorrido em estado grave em Guajará-Mirim, entubado e levado de aeronave ao Hospital Infantil Cosme e Damião na capital..

foto - reprodução

Um menino de 3 anos foi transferido em estado grave para Porto Velho após sofrer um engasgamento que resultou em uma parada cardiorrespiratória em Guajará-Mirim.

O incidente aconteceu dentro da residência da família enquanto a criança se alimentava. Após o engasgamento, equipes de emergência foram acionadas e iniciaram os procedimentos de socorro para reverter o quadro clínico.

Devido à gravidade da situação, a criança foi entubada ainda no município e, posteriormente, transportada de helicóptero para Porto Velho, onde recebeu atendimento especializado.

A chegada da aeronave à capital mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e profissionais de saúde, que realizaram o desembarque e o encaminhamento imediato do paciente ao Hospital Infantil Cosme e Damião.

Até a última atualização, não haviam sido divulgadas informações oficiais sobre a evolução do estado de saúde da criança.

Governo de RO assina Ordem de Serviço para construção do novo Terminal de Passageiros do Aeroporto de Ji-Paraná

O evento reuniu diversas autoridades e reforçou a importância do investimento para o fomento da infraestrutura aeroportuária e do desenvolvimento regional...

Com objetivo de proporcionar mais conforto e comodidade aos passageiros, especialmente durante o período de espera pelos voos, o governo de Rondônia realizou, nesta terça-feira (16), a assinatura da Ordem de Serviço para a construção do novo Terminal de Passageiros (TPS) do Aeroporto de Ji-Paraná (SBJI). Localizado na região Central de Rondônia, o Aeroporto José Coleto atende um expressivo fluxo de viajantes, tornando a ampliação da estrutura fundamental para acompanhar a demanda e garantir mais eficiência no atendimento aos usuários.

O documento foi assinado pelo governador Marcos Rocha e pelo diretor-geral do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), Eder André Fernandes, autorizando o início da execução das obras. O evento reuniu diversas autoridades e reforçou a importância do investimento para o fomento da infraestrutura aeroportuária e do desenvolvimento regional.

Serão investidos em torno de R$ 30 milhões para a construção do novo terminal, que contará com uma área total de 2.584,08 metros quadrados, com implantação de mobiliários e equipamentos aeroportuários, adequação do sistema viário de acesso, construção de estacionamento para veículos e execução de serviços complementares necessários ao funcionamento da estrutura.

Durante o ato de assinatura, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que o investimento representa mais um avanço na estratégia de ampliação da infraestrutura aeroportuária estadual. “Ji-Paraná ocupa uma posição estratégica por estar localizada na região Central do estado. A construção do novo terminal vai fortalecer a integração entre os municípios, ampliar as oportunidades de desenvolvimento e consolidar o aeroporto como um importante eixo para o crescimento econômico de Rondônia.”

Foto: Reprodução

O diretor-geral do DER-RO, Eder André Fernandes, enfatizou que a emissão da Ordem de Serviço marca o início de uma obra aguardada pela população e que elevará o padrão da infraestrutura aeroportuária do município. “Estamos iniciando mais um investimento que vai ampliar a capacidade operacional do aeroporto e oferecer uma estrutura moderna, preparada para atender o crescimento da demanda com mais eficiência, segurança e qualidade.”

O titular do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), Tomé Franca, destacou que a obra representa um avanço significativo para a infraestrutura aeroportuária de Rondônia. “Estamos dando ordem de serviço para a requalificação do terminal, que terá sua área praticamente triplicada, passando de cerca de 800 para mais de 2.500 metros quadrados. Também serão realizadas melhorias nos acessos ao aeroporto, garantindo mais conforto e melhores condições de atendimento aos passageiros.”

Segundo o responsável pela Coordenadoria de Infraestrutura Aeroportuária (CIA), Rogério Leme, o projeto foi concebido para acompanhar o crescimento da movimentação de passageiros no aeroporto. “Ji-Paraná recebe passageiros de diversas regiões do estado e essa nova estrutura permitirá oferecer ambientes mais amplos, funcionais e confortáveis, melhorando a experiência dos passageiros e proporcionando melhores condições para as operações aeroportuárias”, explicou.

INVESTIMENTOS

Entre 2019 e 2026, foram aplicados mais de R$ 26,78 milhões em melhorias voltadas à infraestrutura aeroportuária, segurança operacional, auxílio à navegação aérea e serviços de gestão e operação do aeródromo, fortalecendo a capacidade operacional e a qualidade dos serviços prestados aos usuários e reforçando o compromisso do governo de Rondônia com a modernização da infraestrutura aeroportuária de Ji-Paraná.

fonte - SECOM RO.

Motorista de aplicativo é sequestrado, colocado em porta-malas e roubado em Ariquemes

Dois suspeitos foram presos após renderem a vítima durante uma corrida e realizarem transferências bancárias usando suas contas...

FOTO - DIVULGAÇÃO PC/RO

Um motorista de aplicativo foi sequestrado e mantido em cárcere privado dentro do porta-malas do próprio carro durante um assalto em Ariquemes. Dois suspeitos foram presos pela Polícia Civil.

Segundo as investigações, a vítima aceitou uma corrida e acabou rendida pelos criminosos, que roubaram celular, carteira, dinheiro e outros pertences. Além disso, os suspeitos realizaram transferências bancárias utilizando as contas da vítima.

FOTO - DIVULGAÇÃO PC/RO

Após o crime, os assaltantes abandonaram o veículo às margens da RO-205 depois que a bateria descarregou. Durante as diligências, os policiais localizaram e prenderam os envolvidos.

Na ação, foram apreendidos dois revólveres, munições, celulares, relógios, joias, a chave de um carro elétrico e diversos objetos que podem ter ligação com outras práticas criminosas.

Os suspeitos foram encaminhados à Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) e deverão responder pelos crimes de roubo, cárcere privado e associação criminosa.

PRF apreende quase 2,5 toneladas de cassiterita e prende motorista em Ariquemes

Minério conhecido como “ouro negro” era transportado de forma irregular pela BR-421; carga foi avaliada durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal...


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 2,5 toneladas de cassiterita transportadas ilegalmente na BR-421, em Ariquemes. A ocorrência foi registrada na manhã de segunda-feira (15), durante patrulhamento ostensivo na rodovia.

Segundo a PRF, uma caminhonete com semirreboque foi abordada por volta das 9h47. Durante a fiscalização, os policiais encontraram diversos volumes na carroceria e constataram que se tratava de aproximadamente 2.497 quilos de cassiterita, minério conhecido popularmente como “ouro negro”.

Após as verificações, foi constatado que a carga era transportada de forma irregular. O motorista recebeu voz de prisão e poderá responder por usurpação de matéria-prima pertencente à União, extração ilegal de recursos minerais e omissão de documento fiscal.

O condutor e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Ariquemes para os procedimentos cabíveis.

MP Eleitoral recomenda medidas para evitar propaganda antecipada durante festividades de Ouro Preto do Oeste

O Ministério Público Eleitoral publicou, nesta segunda-feira (8/6), recomendação ao Município de Ouro Preto do Oeste para prevenir irregularidades eleitorais durante as festividades de comemoração dos 45 anos da cidade. A medida busca preservar a igualdade entre futuros candidatos e a regularidade do processo eleitoral nas Eleições 2026.

A recomendação é direcionada ao prefeito e aos secretários responsáveis pela organização dos eventos. Entre as orientações, está a proibição da distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública, agentes com mandato eletivo, pré-candidatos ou candidatos, salvo nas hipóteses previstas em lei.

Orientações

A recomendação também determina que não sejam realizados nem permitidos atos de propaganda eleitoral antecipada durante as festividades. A vedação inclui a utilização de outdoors, banners e outros materiais destinados à promoção pessoal de possíveis candidatos por meio de fotografias, nomes, cargos públicos, símbolos, slogans ou mensagens com conteúdo político-eleitoral.

Segundo o MPE, a jurisprudência recente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera propaganda antecipada a divulgação que leve ao conhecimento público uma futura candidatura ou promova determinado agente político antes do período autorizado pela legislação, mesmo sem pedido explícito de voto.

Outra orientação é que a estrutura física e os servidores envolvidos nos eventos não sejam utilizados para propaganda eleitoral, positiva ou negativa, de pré-candidatos ou candidatos.

Publicidade institucional

O documento reforça ainda que a publicidade relacionada ao apoio ou à colaboração do poder público nos eventos deve respeitar o artigo 37 da Constituição Federal. Dessa forma, não podem ser utilizados nomes, imagens, símbolos ou elementos que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

A recomendação destaca que a legislação eleitoral proíbe propaganda por meio de outdoors, inclusive eletrônicos, bem como equipamentos publicitários que produzam efeito visual semelhante.

Por fim, o MPE informa que o descumprimento das orientações poderá resultar na adoção das medidas judiciais cabíveis para assegurar a observância da legislação eleitoral.

Direito protegido

A recomendação busca proteger o direito à igualdade de oportunidades entre os participantes do processo eleitoral. O Ministério Público Eleitoral atua para fiscalizar o cumprimento das normas que regem as eleições e prevenir condutas capazes de comprometer a lisura, a legitimidade e o equilíbrio da disputa.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) é composto por membros do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público de Rondônia (MPRO).

fonte - MPRO.

Publicidade