Institucionais
Institucionais/block-2
A Clinica de Bem Estar Animal realiza atendimento gratuito... Uma cadela comunitária atropelada na semana do Natal de 2025 e que permaneceu ...
Uma cadela comunitária atropelada na semana do Natal de 2025 e que permaneceu meses sem atendimento veterinário foi resgatada junto com seus três filhotes pela equipe de Proteção e Bem-Estar Animal em Porto Velho. O caso reforça a importância da rede de atendimento gratuito disponível no município para situações de urgência envolvendo animais.
Segundo relato do responsável, o animal foi atingido por uma motocicleta que não parou para prestar socorro. Na época, a cadela estava prenha e, mesmo sem assistência adequada, conseguiu dar à luz quatro filhotes. Um deles já havia sido doado anteriormente, enquanto os outros três foram recolhidos junto à mãe após a ação de resgate.
O caso também chama atenção para o serviço oferecido pela gestão municipal. Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) têm acesso a atendimento veterinário gratuito em situações de acidentes envolvendo cães e gatos.
Nessas ocorrências, o animal pode ser levado diretamente à clínica credenciada. Após alta médica, a pessoa que realizou o resgate fica responsável por dar continuidade ao tratamento em casa.

Quando não há condições de transporte até a unidade, a orientação é acionar a Proteção Animal da Prefeitura de Porto Velho pelo WhatsApp (69) 98423-4091, garantindo o encaminhamento adequado do caso.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Arthur Borin, destacou o fortalecimento das ações de proteção animal no município.
“Estamos estruturando uma política pública cada vez mais eficiente para garantir atendimento rápido e gratuito em situações de urgência. O objetivo é assegurar que nenhum animal fique sem cuidado, principalmente em casos de atropelamento ou abandono, fortalecendo a rede de proteção e incentivando a guarda responsável”.
O prefeito Léo Moraes destacou a ampliação das ações voltadas à causa animal no município.
“A gestão municipal está fortalecendo uma rede de proteção que garante atendimento gratuito em situações de emergência. Nenhum animal deve ficar desassistido por falta de informação ou de acesso. Também contamos com a colaboração da população para acionar nossos canais sempre que necessário”.
A gestão municipal reforça ainda que as feiras de adoção seguem sendo realizadas como forma de incentivar a adoção responsável e reduzir o abandono de animais na capital.
Texto: João Paulo Prudêncio
Edição: Secom
Foto: Arquivo / Secom
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
A Policia Civil incinerou 26 quilos de cocaína e 295 quilos de maconha, totalizando 321 quilos de entorpecentes, a ação faz parte da Semana Nacional e Estadual de combate as drogas...

Como parte das atividades da 28ª Semana Nacional e a 6ª Semana Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, com realização de 22 a 26 de junho, foram incinerados nesta quinta-feira, 25, pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), por meio da Polícia Civil de Rondônia 321 quilos de entorpecentes apreendidos em operações de combate ao tráfico de drogas. As atividades relacionadas ao evento é realizada pelo governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod) e mobiliza instituições públicas e privadas em uma programação educativa desenvolvida em parceria com as 10 Secretarias Executivas Regionais do estado. As ações acontecem em diversos municípios rondonienses com ações de conscientização, prevenção e enfrentamento às drogas, envolvendo estudantes, famílias e a sociedade em geral.

Segundo o presidente do Conepod, David Inácio, a Semana Nacional e a Semana Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas representam importantes instrumentos de mobilização social e conscientização da população. “O trabalho de prevenção, orientação e repressão ao tráfico acontece durante todo o ano por meio da atuação conjunta das instituições governamentais, forças de segurança, entidades da sociedade civil organizada e iniciativa privada. As campanhas fortalecem a mensagem preventiva, mas as ações de enfrentamento às drogas são permanentes e envolvem diversos setores comprometidos com a proteção da vida”, afirmou.
A delegada da 2ª Delegacia de Repressão ao Narcotráfico, Simone Barbieri, informou que foram incinerados 26 quilos de cocaína e 295 quilos de maconha, totalizando 321 quilos de entorpecentes.”O procedimento de incineração ocorre, em média, a cada 40 dias e é realizado em uma cerâmica localizada em Porto Velho, seguindo todos os protocolos legais e de segurança”.
A ação contou com a presença dos servidores do Conepod, o assessor da Secretaria Executiva Regional de Porto Velho, Dabson Bueno da Silva, além de representantes de instituições ligadas à segurança pública, reforçando a integração das atividades da 28ª Semana Nacional e da 6ª Semana Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas.
FONTE - SECOM RO.
Decisão definitiva impede a realização e divulgação de procedimentos como rinoplastia e blefaroplastia; multa por descumprimento é de R$ 3 mil por dia...
A sentença confirma uma decisão liminar concedida em 2025 e acolheu o entendimento do Ministério Público Federal (MPF). A ação foi proposta pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero). O processo tramita em segredo de Justiça, por isso a identidade da profissional não foi divulgada.
De acordo com o Cremero, pelo menos quatro mulheres recorreram à Justiça após sofrerem graves lesões físicas e estéticas decorrentes de procedimentos realizados pela dentista. As pacientes precisaram passar por cirurgias reparadoras e enfrentaram longos períodos de internação.
Durante o processo, a profissional alegou que a fiscalização de sua atividade caberia ao Conselho Regional de Odontologia e afirmou que, à época dos procedimentos, existia uma decisão judicial que autorizava dentistas a realizar determinados procedimentos estéticos. Também informou que deixou Rondônia e não atua mais nessa área.
O MPF sustentou, entretanto, que a mudança de estado não elimina o risco de repetição da conduta nem afasta os danos causados às pacientes. O órgão destacou ainda que a manutenção da proibição possui caráter preventivo e serve para evitar que outros profissionais ultrapassem os limites legais da profissão.
Com a decisão, a dentista deverá retirar todas as publicações relacionadas a esses procedimentos de redes sociais, sites e eventuais novos perfis que venha a criar.
Na sentença, foi reconhecido que a realização desses procedimentos violou a Lei do Ato Médico e normas dos conselhos profissionais, colocando a saúde das pacientes em risco. O Ministério Público também reforçou a orientação para que pessoas interessadas em procedimentos estéticos invasivos verifiquem a formação e a habilitação dos profissionais junto aos respectivos conselhos antes de realizar qualquer intervenção.
A investigação revelou ainda que o suspeito cogitava promover ataques contra escolas, igrejas e autoridades públicas...
Segundo a Polícia Civil, o caso veio à tona depois que a OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, identificou mensagens com indícios de um crime iminente e repassou as informações às autoridades norte-americanas. O FBI encaminhou o material ao Ministério da Justiça do Brasil, que acionou a Polícia Civil do Espírito Santo.
A prisão ocorreu no dia 19 de junho, na zona rural de São Gabriel da Palha, um dia antes da data em que o investigado pretendia executar o crime, conforme apontaram as investigações.
Nas conversas enviadas à inteligência artificial, o homem relatava que estaria contratando um pistoleiro para assassinar o filho. Ele também mencionava possuir uma arma de fogo, uma corda e cianeto, além de manifestar a intenção de realizar atentados para provocar o maior número possível de vítimas.
Durante o cumprimento dos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, o suspeito inicialmente negou os fatos, mas a Polícia Civil afirmou que as mensagens fornecidas pela OpenAI reuniram elementos suficientes para impedir o crime e dar continuidade às investigações.
O homem foi autuado por ameaças, tentativa de homicídio e incitação ao crime. Os materiais apreendidos foram encaminhados para perícia, e o inquérito segue em andamento para conclusão do indiciamento.
A Fundação Cultural do Município de Porto Velho (Funcultural) está com inscrições abertas para o credenciamento de artistas, grupos e agentes culturais interessados em participar das ações, projetos e eventos promovidos pela instituição. O Chamamento Público nº 02/2026 contempla pessoas físicas e jurídicas que atuam no segmento artístico-cultural e visa à futura contratação de serviços para apresentações e atividades culturais realizadas pelo município.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente por meio eletrônico, até o dia 10 de julho de 2026, por meio de formulário digital a ser disponibilizado pela Funcultural. O acesso à plataforma será divulgado (em breve) no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, no portal institucional da Prefeitura de Porto Velho e nos demais canais oficiais de comunicação.
O credenciamento (para pessoas físicas e jurídicas) abrange diversas expressões artísticas e culturais, como apresentações musicais, teatrais, espetáculos de dança, literatura, intervenções culturais, manifestações das culturas populares e tradicionais, oficinas e performances, entre outras atividades.
Conforme a Funcultural, o objetivo do edital é atender às demandas artísticas, culturais e institucionais previstas no calendário anual de eventos do município. O calendário inclui festivais, projetos culturais, eventos cívicos, educativos, turísticos, comunitários e datas comemorativas, além de outras.
Com isso, a Prefeitura busca fortalecer e fomentar a produção cultural local, mediante a ampliação das oportunidades para artistas, coletivos, grupos, companhias e demais profissionais da cadeia produtiva da cultura em Porto Velho.

Podem participar artistas individuais, representantes de artistas, bandas, grupos artísticos, coletivos e companhias culturais, desde que comprovem experiência mínima de um ano de atuação na área e atendam aos requisitos estabelecidos no edital e seus anexos.
A orientação da Funcultural é que os interessados devem consultar atentamente todas as exigências, prazos e documentos necessários para participação do certame, conforme especificado no edital, antes de efetuar a inscrição.
Também podem se credenciar, profissionais como apresentador/locutor, Djs e outros ligados às artes cênicas, contação de história, intervenções poéticas, captação de áudio e artes plásticas e visuais, entre outros.
O prefeito Léo Moraes ressaltou que o credenciamento evidencia o compromisso da sua gestão com a valorização dos artistas locais e o fortalecimento da cultura em Porto Velho.
“Estamos ampliando as oportunidades para nossos artistas e grupos culturais, garantindo mais espaço nas ações do município e reconhecendo a importância da cultura como ferramenta de desenvolvimento social, econômico e de valorização da nossa identidade”.
As inscrições podem ser feitas neste LINK.
Texto: Augusto Soares
Foto: Arquivo / Secom
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Exigências relacionadas à atividade remunerada para motociclistas foram flexibilizadas para facilitar o acesso de profissionais ao mercado de trabalho...
Novas diretrizes para a inclusão da observação de Exercício de Atividade Remunerada, conhecido como EAR, na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já está disponível em Rondônia. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) explica que as mudanças são significativas para motociclistas, condutores da categoria A. Estabelecidas por meio da Medida Provisória nº 1.360/2026, que revisou as exigências relacionadas à atividade remunerada para motociclistas no país, as mudanças buscam facilitar o acesso de profissionais ao mercado de trabalho, especialmente aqueles que dependem da condução de motocicletas para geração de renda.
A diretora Técnica de Habilitação interina, Danúbia Almeida, explicou que de acordo com as novas diretrizes, a inclusão da EAR deixou de exigir uma série de requisitos que antes eram obrigatórios. “Não há mais necessidade de idade mínima de 21 anos, além de comprovação de tempo mínimo de habilitação de dois anos na categoria A. Também foi eliminada a exigência de realização de curso especializado para motofretistas ou mototaxistas como condição para a inclusão dessa observação na CNH.”
PROCESSO SIMPLIFICADO
Para inserir a EAR, o condutor deverá apenas cumprir os procedimentos já previstos na legislação de trânsito vigente, mantendo-se como obrigatória a realização do exame psicológico.
A solicitação do EAR pode ser feita de duas formas:
O condutor pode escolher a opção mais conveniente: a primeira mantém o vencimento atual da CNH, enquanto a segunda altera a data por conta dos novos exames realizados.
REGRAS DE SEGURANÇA
Mototaxistas, motoboys e demais profissionais de motofrete, devem obrigatoriamente, utilizar equipamentos de proteção, como antena corta-pipas, protetor de motor e pernas e colete de segurança com dispositivos retrorrefletivos. É obrigatório possuir a CNH na categoria “A” ou Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC).
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, ressaltou que, apesar da flexibilização das regras, os condutores devem continuar atentos às normas de segurança e às exigências legais para o exercício da atividade remunerada no trânsito.
FONTE - SECOM RO.
Evento segue até domingo (28) com feira de empreendedoras, adoção de pets, gastronomia regional e atrações culturais...
Começa nesta sexta-feira (26), a partir das 17h, a 2ª edição do Empreende Pet no Espaço Alternativo (Parque Alternativo) , na Avenida Governador Jorge Teixeira. Com entrada gratuita, a programação se estende até domingo (28) e promete agitar a capital com uma mistura de negócios, solidariedade e entretenimento para toda a família, incluindo os animais de estimação.
O evento reúne três frentes principais: a Feira de Empreendedoras, que valoriza o protagonismo feminino e gera renda para mulheres locais; a adoção responsável de cães e gatos resgatados, incentivando novos lares; e uma ampla praça de alimentação com gastronomia regional, além de artesanato exclusivo e apresentações culturais com música e dança.
“O Empreende Pet é uma oportunidade de movimentar a economia, apoiar as mulheres empreendedoras e promover o acolhimento animal. Convidamos todos a prestigiar esse evento que transforma Porto Velho”, ressalta a deputada estadual Ieda Chaves, apoiadora da iniciativa.
Serviço:
· Evento: 2ª Edição do Empreende Pet
· Datas: 26, 27 e 28 de junho de 2026
· Horário: a partir das 17h
· Local: Espaço Alternativo (Parque Alternativo) – Av. Governador Jorge Teixeira
· Entrada: gratuita
FONTE - ASSESSORIA.
Reunindo servidores, familiares e amigos em um gesto coletivo de empatia e cidadania o Ministério Público de Rondônia (MPRO) promoveu, na quinta-feira (25/6), a primeira edição do ano da campanha de doação de sangue. A ação, ocorrida em alusão ao Junho Vermelho, aconteceu no auditório do edifício-sede, em Porto Velho, e teve como foco fortalecer os estoques da hemorrede estadual.
Três grupos apresentam propostas...
Atualmente funcionando em caráter provisório devido a um contrato considerado irregular firmado na gestão anterior, o Terminal Rodoviário de Porto Velho está mais próximo de ter uma concessionária definitiva. A abertura das propostas da concorrência pública foi realizada na última quinta-feira (25).
Os interessados compareceram à sede da Secretaria Municipal de Contratos e Licitações (SMCL). Três propostas foram apresentadas, porém uma delas foi desclassificada ainda na fase inicial por não atender às exigências previstas no edital publicado pela Prefeitura de Porto Velho.
O processo tem como objetivo garantir uma gestão definitiva para os próximos anos, em conformidade com as normas dos órgãos reguladores e de fiscalização. A expectativa é assegurar o pleno funcionamento da rodoviária, com mais conforto, segurança e qualidade no atendimento aos usuários.
“Essa concorrência pública integra o primeiro grande programa de concessões planejado para a cidade de Porto Velho. Hoje concluímos a primeira etapa, que consiste no recebimento das propostas para identificar a mais vantajosa ao município. Ainda existem outras fases até a declaração da vencedora, mas o trabalho já está bastante avançado”, afirmou o secretário municipal de Contratos e Licitações, Ian Barroso.
Segundo o prefeito Léo Moraes, a iniciativa representa mais um passo para tornar os serviços públicos municipais mais eficientes, por meio de contratos e licitações conduzidos com transparência e dentro das normas estabelecidas pelos órgãos de controle.
“A nossa população merece atendimento de qualidade em todas as estruturas públicas municipais. Esse é um compromisso da gestão: garantir legalidade, eficiência e dignidade nos serviços oferecidos pelo Poder Executivo”, declarou o prefeito.
A previsão é que a concessionária responsável pela administração definitiva da rodoviária de Porto Velho seja anunciada nos próximos meses.
Texto: João Paulo Prudêncio
Imagens: Hellon Luiz
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).
Decisão acompanha medidas adotadas por governos e órgãos públicos em todo o país...
A decisão do prefeito Léo Moraes acompanha o entendimento adotado por outras administrações públicas brasileiras diante da classificação do Brasil para a fase eliminatória da Copa do Mundo.
Capitais e órgãos públicos de abrangência nacional também anunciaram ponto facultativo para a data, entre eles o Governo do Distrito Federal e o Supremo Tribunal Federal, permitindo que servidores acompanhem a partida sem comprometer a prestação dos serviços essenciais.
Em Porto Velho, por meio da publicação 22.150 de 25 de junho, a medida também leva em consideração que o jogo será disputado às 13h e que a Prefeitura promoverá a transmissão oficial da partida na Rua do Hexa, em frente ao Prédio do Relógio. O evento contará com operação especial de trânsito, segurança e logística para receber milhares de torcedores.
O objetivo é permitir que os servidores municipais participem desse momento de integração e patriotismo ao lado da população, fortalecendo o espírito de união que tradicionalmente marca a Copa do Mundo.
"A Copa do Mundo é um momento que une o Brasil acima de qualquer diferença. Queremos que nossos servidores também possam viver essa emoção junto com suas famílias e com a população na Rua do Hexa. Quem precisar de atendimento continuará encontrando a Prefeitura funcionando nas áreas que não podem parar", afirmou o prefeito Léo Moraes.
O decreto estabelece que permanecerão em funcionamento, por meio de escalas de revezamento, os serviços de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), as equipes de limpeza pública, drenagem, pavimentação e tapa-buracos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), o serviço de inspeção animal da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), a fiscalização e segurança do trânsito da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran) e as equipes da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), responsáveis, entre outras atribuições, pela manutenção da iluminação pública.
Com a medida, a Prefeitura de Porto Velho reforça seu compromisso de valorizar os servidores, incentivar a participação da população na Rua do Hexa e assegurar que os serviços de primeira necessidade continuem sendo prestados normalmente durante a realização da partida da Seleção Brasileira.
Texto: Redação
Moradores relatam nova madrugada de tiros durante disputa entre grupos criminosos; artefato explosivo atingiu residência na comunidade
Confronto em Rio das Pedras nesta quinta (25) envolve uso de drone para lançar granada, que atingiu uma residência. Polícia reforça o patrulhamento na região. • Reprodução - Redes Sociais
Moradores de Rio das Pedras, na zona Sudoeste do Rio de Janeiro, viveram mais uma madrugada de violência nesta quinta-feira (25). Em meio a uma semana marcada por confrontos consecutivos na região, criminosos ligados ao CV (Comando Vermelho) voltaram a tentar avançar sobre a comunidade, que é dominada por milicianos.
Segundo relatos de moradores, durante a ação, um drone teria sido utilizado para lançar uma granada, que atingiu a casa de uma família. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o teto atingido.
O confronto ocorreu na área de mata conhecida como Areal, um dos acessos à comunidade. Ainda de acordo com moradores, traficantes tentaram entrar pelo local, mas encontraram resistência de homens armados ligados à milícia, o que provocou uma intensa troca de tiros.
Em nota, a Polícia Militar informou que o policiamento segue reforçado na localidade e entorno e conta com apoio de unidades especiais da corporação.
A Polícia Civil também se manifestou sobre a situação na comunidade e afirmou que mantém atuação permanente contra organizações criminosas que disputam o controle territorial da região. Segundo a instituição, as ações são desenvolvidas de forma contínua por unidades distritais e especializadas.
Nos últimos dias, a corporação realizou operações voltadas ao combate de grupos que atuam em Rio das Pedras. Na quarta-feira (24), uma ação da Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais) teve como alvo integrantes de uma milícia investigada por cobrança de taxas extorsivas de moradores e comerciantes, além da articulação de ações armadas para expansão territorial em Rio das Pedras, Catiri e Catonho.
Na semana anterior, a Polícia Civil deflagrou outra operação com foco no núcleo financeiro de uma milícia que atua na região. De acordo com as investigações, o grupo é suspeito de manter um esquema de extorsão contra comerciantes, moradores e obras públicas, além de operar uma rede de lavagem de dinheiro que teria movimentado mais de R$ 25 milhões.
Somos um jornal digital independente e colaborativo, comprometido em informar e conectar. Com o espírito pioneiro que nos define desde nossa fundação em 17 de junho de 2016, buscamos inovar e explorar novas formas de entregar conteúdo de qualidade.
Contamos com a interação de nossos leitores para aprimorar constantemente o que oferecemos, criando juntos um espaço de informação confiável e dinâmico.