A ação integra as estratégias permanentes de segurança...
Com objetivo de reforçar a segurança no sistema prisional o governo de Rondônia realizou, entre os dias 4 e 14 de junho, a Operação Saturação em unidades prisionais de Porto Velho, com revistas gerais e ações de fiscalização que mobilizaram cerca de 60 policiais penais.
A iniciativa ampliou o controle interno das unidades e reforçou o acompanhamento dos submetidos à monitoração eletrônica, contribuindo para a prevenção de ilícitos e o fortalecimento da ordem pública.
A ação integra as estratégias permanentes de segurança desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), com foco na manutenção da disciplina e fortalecimento das medidas de controle nas unidades prisionais.
Durante a operação, foram realizadas inspeções estruturais e fiscalizações voltadas ao cumprimento das determinações judiciais por monitorados eletronicamente.
PLANEJAMENTO E ATUAÇÃO INTEGRADA
As ações foram coordenadas pela Sejus e executadas pelo Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape), Gerência Especializada em Operações Penais (Geop) e Unidade de Monitoramento Eletrônico do Sistema Prisional (Umesp).
Segundo o gerente de Operações Penais da Sejus, Reginaldo Barbosa Lima, a Operação Saturação é uma ferramenta estratégica que permite uma atuação intensiva e coordenada das equipes. “Além de identificar possíveis vulnerabilidades, conseguimos reforçar os protocolos de segurança e ampliar o controle sobre situações que possam comprometer a ordem e a disciplina no ambiente prisional”, pontuou.
O secretário da Sejus, Marcus Rito, destacou que o trabalho integrado das equipes fortalece o controle das unidades e contribui diretamente para a preservação da ordem, da segurança dos servidores e das pessoas privadas de liberdade.
Cronograma da Operação Saturação:
04/06 – Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso 05/06 – Penitenciária Estadual Edvan Mariano Rosendo 06/06 – Penitenciária de Médio Porte (Pandinha) 07/06 – Centro de Detenção Provisória de Porto Velho 08/06 – Penitenciária Estadual Aruana e Colônia Agrícola Penal Ênio dos Santos Pinheiro 09/06 – Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho 10/06 – Centro de Ressocialização Vale do Guaporé 11/06 – Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso 12/06 – Fiscalização da Unidade de Monitoramento Eletrônico do Sistema Prisional 13/06 – Fiscalização da Unidade de Monitoramento Eletrônico do Sistema Prisional 14/06 – Fiscalização da Unidade de Monitoramento Eletrônico do Sistema Prisional.
Operação Avalanche mobilizou 130 policiais federais e investiga organização criminosa envolvida com tráfico interestadual, lavagem de dinheiro e distribuição de entorpecentes...
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (23) a Operação Avalanche, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa investigada por atuar no tráfico interestadual de drogas em diversas regiões do país. A ação mobilizou cerca de 130 policiais federais para o cumprimento de 47 mandados judiciais.
Foram executados 20 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão em cidades dos estados de Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Minas Gerais e São Paulo. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara de Garantias da Comarca de Porto Velho.
Segundo as investigações, o grupo criminoso era responsável pela logística, transporte, armazenamento e distribuição de entorpecentes, além de manter possíveis vínculos operacionais com outra organização criminosa. A apuração também aponta a suposta participação de um servidor público e de uma mulher ligada ao esquema.
O inquérito teve início em janeiro de 2025, após a prisão em flagrante de um homem que transportava aproximadamente 797 quilos de cocaína escondidos em um caminhão frigorífico. A análise dos celulares apreendidos permitiu aos investigadores identificar outros integrantes e ampliar as investigações.
Ao longo da apuração, a Polícia Federal relacionou o grupo a diversas apreensões realizadas em diferentes estados, somando quase duas toneladas de drogas. Também foram identificados indícios de movimentações financeiras incompatíveis com a renda declarada dos investigados, utilização de terceiros para movimentação de valores e possíveis práticas de lavagem de dinheiro.
Durante a operação, os agentes apreenderam veículos, dinheiro em espécie, armas de fogo, munições e equipamentos eletrônicos. Todo o material será submetido à perícia para auxiliar no aprofundamento das investigações.
Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem ultrapassar 40 anos de prisão. As investigações continuam em andamento.
Investigação aponta que o crime teria ligação com disputa entre facções criminosas na região do Cai N'Água, em Porto Velho...
foto - reprodução PC/RO
A Polícia Civil de Rondônia identificou quatro pessoas suspeitas de participação na morte de uma mulher que teve o corpo ocultado no Rio Madeira, em Porto Velho. Dois dos investigados foram apresentados nesta segunda-feira (22) pela 1ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e já estavam presos por outros crimes.
O caso aconteceu em setembro de 2025 e, segundo as investigações, os suspeitos teriam agido em conjunto para matar a vítima e ocultar o crime. A identidade da mulher não foi divulgada pelas autoridades.
De acordo com a Polícia Civil, a principal linha de investigação aponta que o homicídio foi motivado por uma disputa entre facções criminosas que atuam na região do Cai N'Água, área central da capital rondoniense.
Ao longo da apuração, os investigadores reuniram elementos que permitiram identificar os envolvidos e reconstituir a dinâmica do crime.
O inquérito segue em andamento para o esclarecimento completo dos fatos e a responsabilização de todos os suspeitos apontados no caso.
A operação reúne mais de 100 agentes de diferentes instituições estaduais e federais...
Uma força-tarefa integrada formada pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO) e órgãos de segurança pública deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Audácia X, com ações simultâneas em Rondônia, Acre, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
A ofensiva tem como alvo integrantes de uma organização criminosa com atuação em diversos estados do país.
Ao todo, estão sendo cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão nas cidades de Porto Velho e Ji-Paraná, em Rondônia, além de Rio Branco (AC), Campo Grande (MS) e São Paulo (SP). A operação reúne mais de 100 agentes de diferentes instituições estaduais e federais.
As investigações são conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRO e apuram a suposta atuação de integrantes de uma facção criminosa, além de outros crimes identificados ao longo da apuração.
Além do cumprimento das ordens judiciais, a operação busca localizar foragidos da Justiça e executar mandados de prisão em aberto.
Durante as ações, também poderão ocorrer prisões em flagrante por crimes como tráfico de drogas, posse ilegal de armas, receptação e outros delitos.
Segundo os investigadores, o nome da operação faz referência à postura de alguns dos alvos, que costumam exibir armas de fogo, dinheiro, drogas e símbolos ligados à facção criminosa em redes sociais, demonstrando afronta às forças de segurança e sensação de impunidade.
Investigadores tiveram acesso a relatórios do Banco Central que apontaram irregularidades...
A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Miragem, com o objetivo de desarticular um complexo esquema fraudulento voltado à prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, no âmbito da gestão de instituição financeira Digimais, do grupo do bispo Edir Macedo.
Mais de 50 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo. A decisão judicial também autorizou o afastamento do sigilo bancário e fiscal dos investigados, além do sequestro e bloqueio de bens no valor de até R$ 670.348.945,70.
Durante as investigações, a Polícia Federal teve acesso a relatórios produzidos pelo Banco Central do Brasil que apontaram graves irregularidades na condução dos negócios pelos administradores da instituição financeira.
As apurações indicam que o esquema envolveria a manipulação sistemática de balanços e resultados contábeis, com o objetivo de ocultar a real situação econômico-financeira da instituição e aparentar solvência perante os órgãos de controle. A prática teria permitido ainda a supervalorização de ativos e a geração artificial de receitas no montante de centenas de milhões de reais.
Também são investigadas operações financeiras supostamente ilegais realizadas em benefício da empresa controladora do banco, além da possível falsificação e manipulação de informações inseridas em sistemas oficiais de registro do órgão regulador.
Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas, previstos na Lei nº 7.492/1986, que define os crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.
A vítima foi encontrada sem vida dentro de uma casa, com ferimentos provocados por disparos de arma de fogo
Uma jovem identificada como Regiane Pereira de Lacerda, de 22 anos, foi morta a tiros nessa sexta-feira (19/6), na zona rural de Campo Alegre de Lourdes, no norte da Bahia. O caso é investigado como feminicídio. Um homem de 39 anos foi preso em flagrante.
De acordo com a Polícia Civil da Bahia, Regiane foi encontrada dentro de uma residência com ferimentos causados por disparos de arma de fogo. Ela chegou a ser socorrida e levada para uma unidade de saúde da região, mas não resistiu aos ferimentos.
O suspeito foi encaminhado à Delegacia Territorial de Campo Alegre de Lourdes, onde foi autuado em flagrante por feminicídio. Segundo a polícia, ele permanece preso e à disposição da Justiça. Os investigadores não divulgaram qual a relação da vítima com o autor.
A morte da jovem gerou comoção na cidade. Em nota publicada nas redes sociais, a Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes e a Secretaria Municipal de Educação lamentaram o falecimento de Regiane.
A Secretaria de Educação destacou que ela atuava como servidora da Creche Eugenelino Dias e prestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho.
"Neste momento de imensa dor, todos que integram a Seduc CAL unem-se em solidariedade para desejar conforto, paz e muita força aos familiares e amigos", afirmou a pasta.
As circunstâncias do crime seguem sob investigação da Polícia Civil.
Suspeito confessou o crime e alegou acreditar que a vítima estaria possuída por uma entidade maligna no momento da agressão em apartamento
Uma mulher de 29 anos, identificada como Marceli de Oliveira Gottardo, foi encontrada morta em um apartamento no bairro Jardim Limoeiro, no município de Serra (ES), na noite do último domingo (21/6). O caso veio à tona após o homem que estava no local, Bryan Fernando Gimenez Souza, de 26 anos, ter confessado à polícia a autoria do crime.
De acordo com informações da Polícia Militar, moradores do prédio relataram ter ouvido gritos vindos do apartamento horas antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma vizinha, preocupada com a situação, chegou a interfonar para o imóvel. Após o homem atender e encerrar a ligação, os ruídos teriam diminuído.
Momentos depois, Bryan teria pedido ajuda a um vizinho. Ao entrar no apartamento, o morador encontrou Marceli caída ao chão, ainda com sinais de convulsão. Uma estudante de enfermagem que vive no edifício também foi acionada para prestar os primeiros socorros.
Confissão e motivação
Segundo testemunhas, a vítima apresentava marcas no pescoço compatíveis com esganadura, além de lesões no rosto, sangramento em um dos ouvidos e múltiplos hematomas pelo corpo.
O Samu foi chamado e realizou procedimentos de emergência, mas a mulher não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. De acordo com a polícia, o suspeito confessou o crime e afirmou que teria agido acreditando que precisava “expulsar os demônios”, alegando que a vítima estaria possuída.
O caso segue sob investigação das autoridades competentes, que apuram as circunstâncias e a motivação do crime. (Metrópoles)
Ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, o 10º BPM, o 2º BPM, o Comando Regional de Policiamento II (CRP-II) e o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), resultou na apreensão de 208 kg de substância análoga à maconha.
A ação ocorreu no final da tarde do último domingo (21), na rodovia 481, zona rural de Santana do Guaporé, município de São Miguel do Guaporé. Após análise de risco e acompanhamento entre as instituições, foi realizada abordagem a um veículo de passeio que realizava ultrapassagens forçadas, colocando em risco a segurança dos demais usuários da via.
No interior do automóvel, foram encontrados, no total, 208 kg de substância análoga à maconha acondicionada em diversos fardos. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao indivíduo pela prática, em tese, do crime previsto no art. 33 da Lei nº 11.343/2006 (Lei de Drogas). A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Federal de Ji-Paraná/RO.
Ações conjuntas como essa reforçam a integração e o comprometimento das instituições de segurança pública no combate ao tráfico de drogas e na proteção da sociedade, contribuindo para a preservação da ordem pública e da segurança da população.
Um homem de 29 anos foi preso em flagrante após a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreender quase 30 quilos de drogas durante uma fiscalização na BR-425, em Nova Mamoré, na madrugada de domingo (21).
FOTO - PRF/RO
A abordagem ocorreu por volta da 1h11, no quilômetro 82 da rodovia, durante uma operação de combate ao crime em um ônibus de transporte coletivo interestadual.
Segundo a PRF, um dos passageiros apresentou informações contraditórias durante a entrevista realizada pelos policiais, o que levantou suspeitas e motivou uma fiscalização mais detalhada.
FOTO - PRF/RO
Durante as buscas no compartimento de bagagens, os agentes encontraram duas malas contendo 10,35 quilos de substância análoga a crack e 17,75 quilos de substância análoga a cocaína, totalizando 28,05 quilos de entorpecentes.
Diante da situação, o suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Guajará-Mirim, juntamente com a droga apreendida.
FOTO - PRF/RO
O homem deverá responder, em tese, pelo crime de tráfico de drogas, previsto no artigo 33 da Lei de Drogas.
A prisão aconteceu no domingo (21), após o rastreamento em tempo real do celular de uma mulher que havia sido assaltada na zona Sul da capital...
divulgação PM/RO
Um homem foi preso em flagrante após a Polícia Militar descobrir um apartamento utilizado como central de desbloqueio e desmontagem de celulares roubados no residencial Orgulho do Madeira, na zona Leste de Porto Velho.
A prisão aconteceu no domingo (21), após o rastreamento em tempo real do celular de uma mulher que havia sido assaltada na zona Sul da capital. Com a localização do aparelho, os policiais chegaram ao apartamento e encontraram o telefone da vítima, além de cerca de 20 celulares.
Durante a abordagem, o suspeito confessou que realizava serviços de desbloqueio de aparelhos de origem criminosa. Segundo ele, quando não conseguia acessar os dispositivos, desmontava os equipamentos para vender as peças separadamente.
Ainda conforme a polícia, enquanto era abordado, o homem recebeu diversas ligações de um motoboy que costumava entregar os celulares roubados para o local.
O suspeito foi conduzido à delegacia e deverá responder pelos crimes relacionados à receptação e à comercialização de produtos de origem ilícita. O caso segue sob investigação para identificar outros envolvidos no esquema.
A Polícia Federal apreendeu mais de 26 quilos de drogas durante ações de fiscalização realizadas no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira, em Porto Velho, entre sábado (20) e domingo (21). As operações resultaram na prisão em flagrante de dois passageiros por tráfico interestadual de drogas.
No primeiro caso, os policiais localizaram aproximadamente 12 quilos de maconha do tipo skunk escondidos na bagagem despachada de um passageiro que embarcaria em um voo doméstico. O suspeito foi preso ainda no aeroporto.
Já no domingo, a PF encontrou outros 14 quilos da mesma droga na bagagem de outro passageiro. Durante a abordagem, o investigado apresentou um documento de identificação falso na tentativa de evitar a prisão e ainda resistiu à ação policial.
Segundo a Polícia Federal, as ocorrências fazem parte da intensificação das fiscalizações aeroportuárias em Rondônia.
Os dois suspeitos responderão por tráfico interestadual de drogas. O passageiro preso no segundo caso também poderá responder pelos crimes de uso de documento falso e resistência.
Um homem de 44 anos morreu neste domingo (21) após ser esfaqueado durante uma discussão ocorrida na noite de sábado (20), na zona Sul de Porto Velho. A vítima, identificada como Ueliton R. de A., estava internada no Hospital João Paulo II, mas não resistiu aos ferimentos.
Segundo informações da ocorrência, a confusão aconteceu durante uma confraternização com consumo de bebidas alcoólicas na casa de uma amiga. Durante o encontro, uma discussão teve início após um comentário ofensivo envolvendo a esposa da vítima. A situação evoluiu para agressão física e o suspeito teria desferido golpes de faca que atingiram o abdômen de Ueliton.
Mesmo gravemente ferido, ele conseguiu deixar o local e entrou em seu veículo na tentativa de buscar ajuda. No entanto, perdeu o controle da direção e colidiu contra uma defensa metálica na Rua Geraldo Siqueira, no bairro Cidade do Lobo. A vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao hospital.
A faca utilizada no crime foi apreendida pela Polícia Militar. O suspeito apontado como autor do ataque continua foragido e está sendo procurado. O caso agora é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Vítima foi transferida para hospital da região e segue em observação; responsável foi presa por abandono de incapaz
Uma criança de dois anos ficou gravemente ferida após cair da varanda de um prédio, no bairro Dos Casa, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, na madrugada deste sábado (20).
De acordo com a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), a criança foi socorrida por populares e encaminhada para uma unidade de saúde da região. Posteriormente, ela foi transferida devido à gravidade dos ferimentos.
A prefeitura de São Bernardo do Campo informou, por meio da Secretaria de Saúde, que a criança foi encaminhada para o Hospital de Urgência, onde passou por exames que não identificaram fraturas.
Segundo a administração municipal, a vítima permanece em observação e apresenta sinais vitais estáveis.
Ainda conforme a SSP, a Polícia Civil foi acionada e constatou, durante as investigações, que a responsável pela criança, uma mulher de 20 anos, havia se ausentado da residência no momento do ocorrido.
Diante dos fatos, a mulher foi presa em flagrante por abandono de incapaz e conduzida ao 1º DP (Distrito Policial) de São Bernardo do Campo, onde permaneceu à disposição da Justiça.
A Polícia Civil também solicitou uma perícia no local para auxiliar na apuração das circunstâncias da ocorrência. (CNN)
Sargento sofreu uma fratura com múltiplos fragmentos ósseos e ficou com partes do projétil alojadas na região do cotovelo. Disparo ocorreu durante uma luta corporal após uma discussão envolvendo o uso do farol alto de um carro.
Um sargento da Polícia Militar (PM) foi baleado com a própria arma e sofreu uma fratura grave no braço durante uma briga com um grupo de pessoas, por causa do farol alto de um carro, na madrugada desta sexta-feira (19), na Zona Leste de Porto Velho (RO).
De acordo com relato do motorista à polícia, o sargento reclamou que seu carro estava com o farol alto e passou a chutar a porta, além de tentar quebrar o retrovisor. O PM nega essa acusação. Ele contou aos policiais que decidiu alertar o motorista de que o carro estava estacionado na contramão e, após a abordagem, houve uma discussão e outras pessoas começaram a cercá-lo.
O motorista alega que o PM colocou a mão na arma que carregava na cintura e, por esse motivo, segurou sua mão para impedir que ele a sacasse.
Durante a confusão, um disparo foi efetuado. O motorista disse que um dos homens envolvidos na agressão ficou com a arma do policial e afirmou que seria melhor “matá-lo”. Ele conta que recuperou a arma e acionou o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop).
O militar relatou que se identificou como policial por receio da situação, mas, em seguida, passou a ser agredido. Conforme o depoimento, ao tentar proteger a arma para evitar que ela fosse tomada, entrou em luta corporal com um dos envolvidos e acabou atingido por um disparo no braço direito.
O sargento foi socorrido pelo Samu e levado ao Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II. Segundo a equipe médica, ele sofreu uma fratura com múltiplos fragmentos ósseos e ficou com partes do projétil alojadas na região do cotovelo.
O motorista do carro foi conduzido à delegacia como suspeito. No entanto, conforme a Polícia Militar, o delegado plantonista se recusou a receber o flagrante e orientou a confecção de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), utilizado para registrar infrações de menor potencial ofensivo.
A arma do policial, uma pistola calibre .380, foi recolhida e encaminhada ao supervisor do 1º Batalhão da PM.
Ninguém ficou ferido no engavetamento, mas o condutor da Porsche acabou detido após apresentar sinais de embriaguez, segundo a PM
O motorista de uma Porsche foi preso por dirigir embriagado após se envolver em um engavetamento com outros três veículos na madrugada deste sábado (20/6), na região da Vila Olímpia, zona sul de São Paulo.
De acordo com a Polícia Militar, os veículos estavam reduzindo a velocidade e parando em um semáforo quando a Porsche atingiu a traseira de um dos carros. Com o impacto, aconteceu uma sequência de colisões que envolveu outros automóveis que estavam na via.
Apesar dos danos causados aos veículos, ninguém ficou ferido. Equipes da PM foram acionadas para atender a ocorrência e, ao chegarem ao local, constataram que o motorista da Porsche apresentava sinais de embriaguez.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o homem se recusou a realizar o teste do bafômetro e foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização de exame de constatação alcoólica.
O motorista foi preso em flagrante e levado ao 27º Distrito Policial, onde o caso foi registrado. A autoridade policial cobrou fiança, que foi paga pelo investigado, permitindo que ele responda ao processo em liberdade. (Metrópoles)
Durante o sequestro, criminosos acessaram a conta bancária da mulher e realizaram transferências via Pix no valor de R$ 2.500
Uma mulher de 34 anos foi vítima de um sequestro-relâmpago na tarde desta quinta-feira (20/6), no Jardim Taboão, na região metropolitana de São Paulo, após ser abordada por criminosos dentro de um salão de beleza na região.
Segundo informações da Polícia Militar, criminosos armados invadiram o salão, renderam funcionários e clientes e anunciaram o assalto, levando celulares e alianças. No momento em que entrava no local, a mulher foi abordada por um dos suspeitos, obrigada a entrar em seu próprio veículo e levada sob ameaça.
Ainda de acordo com a PM, os criminosos utilizaram outro carro como apoio durante a ação. Durante o sequestro, os suspeitos realizaram uma transferência via Pix no valor de R$ 2.500 da conta da vítima.
A partir do rastreamento do celular da mulher, o veículo foi localizado seguindo em direção a Taboão da Serra. A vítima acabou sendo abandonada na rodovia Régis Bittencourt e encontrada por equipes da Guarda Civil Municipal.
Ela foi encaminhada ao 89º Distrito Policial, onde o caso foi registrado e segue sob investigação.
Com as prisões, sobe para seis o número de presos por envolvimento na morte de Maria Eduarda Rodrigues de Farias, de apenas 21 anos
Outras três pessoas foram presas neste sábado (20) por envolvimento na morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos. A jovem morreu após ser lançada sem corda de segurança durante um salto de rope jump na Ponte do Esqueleto, em Limeira, no interior de São Paulo. A informação das prisões foi confirmada pela SSP (Secretaria de Segurança Pública).
Segundo a pasta, os presos são uma mulher de 29 anos, no Rio de Janeiro (RJ), e dois homens, de 25 e 27 anos, localizados em Limeira (SP) e Indaiatuba (SP), respectivamente. Inicialmente, três homens já haviam sido detidos um dia após o caso.
Medidas além das prisões
Além das prisões temporárias, a Justiça também autorizou o cumprimento de mandados de busca e apreensão nos endereços dos investigados, com a apreensão de aparelhos celulares, equipamentos eletrônicos e outros materiais que possam contribuir para o esclarecimento dos fatos.
As investigações apontam que os três presos integravam a equipe responsável pela organização e execução da atividade.
Também foram identificados indícios de que conteúdos digitais potencialmente relevantes à elucidação do caso teriam sido excluídos após a ocorrência, circunstâncias que fundamentaram os pedidos cautelares apresentados pela Polícia Civil e acolhidos pelo Poder Judiciário.
A investigação apura, em tese, a prática de crimes dolosos contra a vida, na modalidade de dolo eventual, além de possível fraude processual.
"A Polícia Civil prossegue com as diligências para esclarecer integralmente a dinâmica dos fatos, identificar todas as responsabilidades criminais e localizar a câmera utilizada pela vítima no momento do salto, considerada elemento importante para a reconstrução do ocorrido", completou a SSP.
Investigações
Segundo as investigações, a jovem contratou a companhia para realizar a atividade esportiva, mas foi lançada pelos funcionários de uma altura de aproximadamente 40 metros sem estar presa aos equipamentos de segurança.
Em depoimento à polícia, os três primeiros presos não conseguiram explicar como ocorreu a falha. A Justiça de São Paulo classificou o caso como negligência e converteu as prisões deles em preventivas.
Relembre o caso
Maria Eduarda Rodrigues de Farias procurou a empresa para realizar um salto de rope jump, mas morreu após ser lançada da ponte. No momento do salto, ela não estava presa à corda de proteção.
Testemunhas gravaram o momento do acidente. Nas imagens, é possível ouvir pessoas gritando ao perceberem que ela não estava presa ao sistema de segurança.
Após o ocorrido, manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) foram realizadas por pessoas que estavam no local até a chegada de equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). No entanto, Maria Eduarda morreu ainda no local em decorrência de politraumatismo.
A jovem foi velada no dia seguinte ao acidente, no Cemitério Municipal de Jandira, na Grande São Paulo.
Fuga, desaparecimento de câmera e falta de autorização
Durante a perícia, a polícia constatou que Maria Eduarda não estava mais com a câmera utilizada para registrar a atividade. Na avaliação do juiz responsável pelo caso, o desaparecimento do equipamento pode indicar uma tentativa de ocultação de provas.
Além disso, segundo os autos, quando um dos policiais se afastou para prestar apoio ao resgate, os três funcionários da empresa fugiram em direção a uma área de vegetação próxima.
O magistrado também destacou que os suspeitos tentaram deixar o local após o acidente, comportamento que, segundo ele, demonstra risco de obstrução das investigações.
Outro fator considerado pela Justiça foi o fato de os investigados exercerem a atividade de forma habitual, o que poderia representar risco de novos casos se eles permanecessem em liberdade.
A Secretaria de Patrimônio da União (SPU), vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), informou ainda que a empresa responsável pela atividade não possuía autorização para realizar operações esportivas na Ponte do Esqueleto.
Após a tragédia, o Governo Federal passou a estudar a possibilidade de demolir a estrutura. Em reunião com representantes do MGI, a prefeita de Cordeirópolis e o prefeito de Limeira afirmaram que os municípios já adotam medidas para restringir o acesso à ponte e manifestaram apoio à demolição da estrutura.
Um homem e o filho morreram após entrarem em um reservatório de soro de leite em uma propriedade rural no município de Doverlândia. A tragédia ocorreu na zona rural da cidade e mobilizou equipes de resgate.
De acordo com as informações iniciais, as vítimas entraram no reservatório e acabaram se afogando. As circunstâncias exatas do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades.
Equipes de socorro foram acionadas, mas pai e filho não resistiram. Os corpos foram retirados do local e encaminhados para os procedimentos periciais.
O caso gerou comoção entre moradores da região e segue sob investigação para esclarecer como ocorreu a fatalidade.
Uma ação da Polícia Militar realizada na manhã desta sexta-feira (19) terminou com a prisão de um foragido da Justiça e a apreensão de arma de fogo artesanal, drogas, munições e materiais utilizados no tráfico de entorpecentes em Ouro Preto do Oeste.
A ocorrência teve início após denúncias de que um homem armado teria invadido a residência da ex-companheira durante a madrugada e feito ameaças. Com as informações sobre o suspeito e seu possível paradeiro, equipes da PM iniciaram diligências e localizaram um veículo estacionado em frente ao imóvel investigado.
Durante a abordagem, os policiais encontraram porções de cocaína do tipo conhecida como “brilho”, pequenas quantidades de maconha e uma balança de precisão. Enquanto a revista era realizada, outro homem foi visto dentro da residência segurando uma arma de fogo. Ao perceber a presença policial, ele tentou dispensar o objeto, mas acabou abordado. Com ele também foi encontrada uma porção de cocaína.
Um terceiro indivíduo saiu do imóvel durante a ação policial. Na revista pessoal, os militares localizaram mais uma porção de cocaína. O homem afirmou que estava no local para consumir drogas.
Nas buscas realizadas na residência, os policiais apreenderam uma arma de fogo artesanal semelhante a um revólver, carregada com seis cartuchos calibre .22. Também foram encontradas munições intactas, cápsulas deflagradas, dezenas de embalagens plásticas vazias usadas para acondicionar entorpecentes, além de diversos aparelhos celulares.
Durante consulta aos sistemas de segurança, foi constatado que um dos envolvidos possuía mandado de prisão em aberto. O foragido teve a ordem judicial cumprida no local.
Os suspeitos foram presos e encaminhados, juntamente com todo o material apreendido e o veículo utilizado por eles, para a Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) de Ouro Preto do Oeste, onde permaneceram à disposição da Polícia Judiciária.
Momentos de tensão foram registrados na manhã desta sexta-feira (19) em frente a uma escola localizada na região central de Porto Velho. Uma mulher armada com um facão foi contida após denúncias apontarem que ela estaria ameaçando crianças no horário de saída dos alunos.
De acordo com a Polícia Militar, a ocorrência foi registrada por volta das 11h. Assim que recebeu as informações, uma equipe se deslocou rapidamente ao local e encontrou a suspeita, que já havia sido imobilizada por populares.
Durante a abordagem, os policiais localizaram com a mulher um cachimbo com características compatíveis ao consumo de entorpecentes. O facão que teria sido utilizado por ela foi entregue à guarnição por uma testemunha que acompanhou a situação.
Segundo a PM, a mulher está em situação de vulnerabilidade social. A rápida atuação dos policiais evitou que a ocorrência tomasse proporções mais graves e garantiu a segurança de alunos, familiares e profissionais da educação que estavam nas proximidades da unidade escolar.
O comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Teixeira, ressaltou que as equipes permanecem preparadas para agir diante de situações que coloquem a população em risco, especialmente em áreas escolares, consideradas prioritárias para a segurança pública.