Últimas Notícias
Brasil
Mostrando postagens com marcador Policial. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Policial. Mostrar todas as postagens

RJ: Drone lança granada e atinge casa durante confronto em Rio das Pedras

Moradores relatam nova madrugada de tiros durante disputa entre grupos criminosos; artefato explosivo atingiu residência na comunidade

Confronto em Rio das Pedras nesta quinta (25) envolve uso de drone para lançar granada, que atingiu uma residência. Polícia reforça o patrulhamento na região.  • Reprodução - Redes Sociais



Moradores de Rio das Pedras, na zona Sudoeste do Rio de Janeiro, viveram mais uma madrugada de violência nesta quinta-feira (25). Em meio a uma semana marcada por confrontos consecutivos na região, criminosos ligados ao CV (Comando Vermelho) voltaram a tentar avançar sobre a comunidade, que é dominada por milicianos.


Segundo relatos de moradores, durante a ação, um drone teria sido utilizado para lançar uma granada, que atingiu a casa de uma família. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o teto atingido.


O confronto ocorreu na área de mata conhecida como Areal, um dos acessos à comunidade. Ainda de acordo com moradores, traficantes tentaram entrar pelo local, mas encontraram resistência de homens armados ligados à milícia, o que provocou uma intensa troca de tiros.


Em nota, a Polícia Militar informou que o policiamento segue reforçado na localidade e entorno e conta com apoio de unidades especiais da corporação.



A Polícia Civil também se manifestou sobre a situação na comunidade e afirmou que mantém atuação permanente contra organizações criminosas que disputam o controle territorial da região. Segundo a instituição, as ações são desenvolvidas de forma contínua por unidades distritais e especializadas.


Nos últimos dias, a corporação realizou operações voltadas ao combate de grupos que atuam em Rio das Pedras. Na quarta-feira (24), uma ação da Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais) teve como alvo integrantes de uma milícia investigada por cobrança de taxas extorsivas de moradores e comerciantes, além da articulação de ações armadas para expansão territorial em Rio das Pedras, Catiri e Catonho.


Na semana anterior, a Polícia Civil deflagrou outra operação com foco no núcleo financeiro de uma milícia que atua na região. De acordo com as investigações, o grupo é suspeito de manter um esquema de extorsão contra comerciantes, moradores e obras públicas, além de operar uma rede de lavagem de dinheiro que teria movimentado mais de R$ 25 milhões.


Advogado que pediu condenação do cliente é encontrado morto em SC

Polícia Civil aguarda exames periciais para determinar a causa da morte de Rodrigo Pantaleão, que não possui sinais de violência

A Polícia Civil de Santa Catarina investiga a morte do advogado Rodrigo Pantaleão, de 53 anos, encontrado morto dentro de casa, em Florianópolis, nesta quinta-feira (25). No dia 28 de maio, ele havia pedido pela condenação do próprio cliente em uma audiência no Tribunal de Justiça Santa Catarina, durante o processo em que ele respondia por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.  



Ainda nesta manhã (25), o 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), atendeu a uma ocorrência gerada após moradores relatarem forte odor proveniente de um imóvel no bairro Itacorubi, em Florianópolis. 


No local, os agentes encontraram o corpo do advogado no interior da residência.  


Além dele, foram encontrados dois cães de grande porte, que foram recolhidos pela Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) da Prefeitura de Florianópolis para os procedimentos cabíveis.  


A Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina informou à CNN Brasil que entrou em contato com as autoridades policiais responsáveis pela investigação para acompanhar o caso e obter informações sobre o andamento da apuração. 


“No entanto, reforça que, se houver qualquer indício de que o crime tenha relação com o exercício da advocacia, a OAB/SC tratará o caso com a seriedade que ele exige e cobrará a responsabilização dos envolvidos”, informou.  


O órgão também ressaltou que a OAB tem a missão de defender as prerrogativas da advocacia, a Constituição da República, o Estado Democrático de Direito, os direitos humanos e a justiça social. 


O caso segue sob investigação da Delegacia de Homicídios da Capital. Até o momento, não foram identificados indícios de morte violenta, mas a Polícia Civil aguarda o resultado dos exames periciais. 


Relembre o caso 

Um advogado pediu pela condenação do próprio cliente em uma audiência no TJSC (Tribunal de Justiça Santa Catarina), durante o processo em que ele respondia por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. O caso ocorreu em 28 de maio, em uma sessão virtual realizada pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Florianópolis.


A audiência era conduzida pela juíza Carolina Ranzolin Nerbass, que não concordou com as alegações do advogado Rodrigo Pantaleão e considerou o réu indefeso.


A sessão era de instrução, fase do processo penal em que são ouvidas testemunhas e o réu, permitindo ao juiz formar sua opinião antes de designar uma sentença final.


A CNN Brasil teve acesso a audiência. Nas imagens é possível ver que, durante grande parte da sessão, o advogado do homem tão pouco olha para a câmera e permanece apenas no celular.


No momento das alegações finais, o defensor concorda com as acusações do promotor de justiça do MP (Ministério Público), pedindo pela condenação do homem.


"A defesa corrobora com as afirmações exaladas pela promotoria de Justiça. Nada mais, excelência", disse.


A resposta surpreendeu a magistrada que, no entanto, não consentiu com a situação e considerou o réu indefeso. "Não posso aceitar suas alegações finais, doutor. Vou considerar o réu indefeso", afirmou.


Logo depois, ela se direciona para o acusado e diz: "Seguinte senhor [réu], o senhor merece uma defesa, ainda que o senhor tenha admitido parte das questões ilícitas", conclui.


Veja o vídeo:



A juíza pede, então, para que o acusado apresente uma nova defesa. Diante da repercussão, a família do homem designou uma nova advogada para defendê-lo no processo, a dra. Nathália Poeta.


"Daqui em diante, a condução do caso será pautada pela estrita observância do devido processo legal e das garantias constitucionais que asseguram o pleno exercício do direito de defesa", disse ela à CNN Brasil.


Em nota, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina informou que o processo terá prosseguimento e que uma nova audiência de instrução deverá ser designada antes do julgamento. Ainda não há data definida para a realização da sessão.


Procurada pela reportagem, a OAB de Santa Catarina (OAB-SC) informou que não tolera condutas que possam representar violação aos deveres da advocacia e afirmou que irá apurar o caso. (CNN)

Discussão por videogame termina com homem m*rto a tir0s e cunhado foragido em Ji-Paraná

Segundo a Polícia Militar, vítima foi atingida por vários disparos após uma briga familiar; principal suspeito fugiu após o crime...

foto - vítima de múltiplos disparos de tiros em Ji-Paraná - reprodução

Um homem identificado como Thalison de Lima Teixeira foi morto a tiros na madrugada desta quinta-feira (25), no bairro São Francisco, em Ji-Paraná. O principal suspeito do crime é o cunhado da vítima, Anthony Emanuel Martins, que fugiu após os disparos e é procurado pela polícia.

De acordo com a Polícia Militar, Thalison discutia com a esposa dentro da residência quando a situação se agravou. Conforme relato da mulher, o casal mantinha um relacionamento conturbado e a discussão teria começado por causa de um videogame.

Durante a confusão, o irmão da esposa também se envolveu. Um primo da vítima informou aos policiais que tentou retirar Thalison do local, mas a briga continuou do lado de fora da casa.

Segundo o boletim de ocorrência, durante o desentendimento, Thalison teria agredido a sogra. Nesse momento, Anthony Emanuel Martins sacou uma arma de fogo e efetuou vários disparos contra a vítima, que morreu no local.

A sogra também relatou ter sido agredida, embora, segundo a Polícia Militar, não apresentasse ferimentos aparentes durante o atendimento da ocorrência.

A Polícia Civil investiga o caso e realiza diligências para localizar o principal suspeito.

PRF e PM apreendem quase 100 mil maços de cigarros contrabandeados na BR-364

Carga de origem boliviana era transportada em caminhão abordado durante ação conjunta das forças de segurança; duas pessoas foram presas...


Uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Batalhão de Polícia de Fronteiras e Divisas (BPFRON), com apoio do Canil do Batalhão de Choque da Polícia Militar, resultou na apreensão de aproximadamente 99,5 mil maços de cigarros contrabandeados na madrugada desta quarta-feira (25), na BR-364, em Rondônia.

A abordagem ocorreu por volta das 3h30, no km 930 da rodovia, durante patrulhamento ostensivo. Os policiais interceptaram um caminhão de carga ocupado por duas pessoas.


Segundo a PRF, a condutora apresentou comportamento considerado suspeito e forneceu informações contraditórias sobre a carga transportada. Já o passageiro afirmou que havia sido contratado apenas para auxiliar no carregamento e descarregamento da mercadoria.

Diante das inconsistências, os agentes realizaram buscas no compartimento de carga e localizaram diversas caixas contendo cigarros de origem estrangeira, provenientes da Bolívia.

Os dois ocupantes receberam voz de prisão em flagrante pelo crime de contrabando. O caminhão, a carga apreendida e os suspeitos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Guajará-Mirim para os procedimentos cabíveis.

PRF apreende quase 80 kg de cocaína em ônibus na BR-364 e prende passageiro em Ji-Paraná

Droga estava escondida em duas malas no compartimento de carga de um ônibus interestadual que seguia do Acre para o Paraná...


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 79,3 quilos de cocaína durante uma fiscalização na BR-364, em Ji-Paraná. Um homem de 30 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

A apreensão ocorreu no km 352 da rodovia, quando os policiais abordaram um ônibus interestadual que fazia o trajeto entre Rio Branco (AC) e Cascavel (PR).


Durante a fiscalização, um dos passageiros apresentou comportamento considerado suspeito e forneceu informações contraditórias aos agentes, o que motivou uma inspeção mais detalhada em suas bagagens.

Nas buscas, os policiais encontraram 79,3 quilos de substância análoga à cocaína distribuídos em tabletes e escondidos em duas malas armazenadas no compartimento de carga do veículo.


O suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado, juntamente com o entorpecente apreendido, à Delegacia da Polícia Federal em Ji-Paraná, onde responderá, em tese, pelo crime de tráfico de drogas.

Três policiais militares perdem cargos e são condenados por esquema de agiotagem com ameaças e violência em Rondônia

Os réus foram responsabilizados por crimes como organização criminosa, usura, extorsão, falsidade ideológica e coação no curso do processo...

FOTO - MP/RO

A Justiça condenou três policiais militares de Rondônia e decretou a perda dos cargos públicos por envolvimento em uma organização criminosa especializada em empréstimos ilegais, cobrança de juros abusivos e recuperação de dívidas por meio de ameaças, intimidação e violência. Outros integrantes do grupo também receberam condenações.

A decisão é resultado das investigações da Operação Soldados da Usura, conduzida pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO). Os réus foram responsabilizados por crimes como organização criminosa, usura, extorsão, falsidade ideológica e coação no curso do processo.

As penas variam conforme a participação de cada condenado e ultrapassam 21 anos de prisão em regime fechado. Também foram aplicadas condenações superiores a 17, 15 e 14 anos de reclusão, além da determinação de pagamento de indenizações às vítimas.

A sentença ainda fixou indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 100 mil, recurso que será destinado ao Fundo de Reconstituição de Bens Lesados (FRBL).

As investigações apontaram que o grupo atuava concedendo empréstimos clandestinos com juros elevados e utilizava armas de fogo, ameaças e agressões físicas para obrigar as vítimas a quitar as dívidas. Segundo o Ministério Público, a organização continuou operando mesmo após a prisão de parte dos integrantes.

A Operação Soldados da Usura foi deflagrada em fevereiro de 2025. Na primeira fase, três policiais militares e outras seis pessoas foram presas preventivamente. Já na segunda etapa, realizada em Porto Velho e Buritis, foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão, além do bloqueio de bens, veículos e valores que ultrapassaram R$ 2,7 milhões.

As investigações tiveram início após denúncia encaminhada à Corregedoria-Geral da Polícia Militar de Rondônia, que apontava a participação de policiais em práticas de agiotagem, extorsão e outros crimes. 

O Ministério Público informou que o grupo também é investigado por lavagem de dinheiro, estelionato e outras infrações que seguem sob apuração.

LEIA MAISMPRO obtém condenação de integrantes de organização criminosa investigada na Operação “Soldados da Usura”

PF deflagra nova fase de operação relacionada a fraude na Americanas

Mandados são de busca e apreensão, com pedidos de bloqueio de recursos...


A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (25) operação para apurar eventuais irregularidades no rombo financeiro da Americanas, uma das gigantes do varejo no país.

Segundo relatos feitos à CNN, são cumpridos nove mandados de busca e apreensão, com pedido de bloqueio de cerca de R$ 54 bilhões. As buscas são realizadas nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e de São Paulo (SP). Entre os alvos estão os empresários Beto Sicupira e Paulo Alberto Lemann, filho de Jorge Lemann.

A Americanas passa por um processo de recuperação judicial após enfrentar um rombo de R$ 20 bilhões. A operação é desdobramento de uma anterior, de 2024.

Os mandados foram expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

Em nota, a Americanas informa que não é alvo da operação e diz que “seguirá colaborando com as investigações e é a maior interessada no esclarecimento dos fatos”.

A CNN tenta contato com os demais investigados, mas ainda não obteve resposta. O espaço segue aberto.

Ao longo dos anos, as fraudes na Americanas não só foi alvo de uma investigação independente, como também de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) no Congresso Nacional.

Segundo as investigações, os suspeitos teriam conhecimento de supostas fraudes contábeis praticadas ao longo de anos, relacionadas a operações de risco sacado e a contratos de verba de propaganda cooperada (VPC) supostamente contabilizados sem lastro econômico.

As apurações apontam indícios, em tese, dos crimes de manipulação de mercado e associação criminosa.

fonte - Gustavo Uribe e Elijonas Maia.

Equipe da Atividade Delegada impede furto de motocicleta após intervenção no Centro de Porto Velho; veja

A presença ostensiva dos agentes na área permitiu uma resposta rápida logo após uma tentativa de furto ser interrompida por um popular...


Durante o patrulhamento preventivo realizado pela Atividade Delegada, na região central de Porto Velho, a equipe foi acionada por um cidadão que transitava pelo local com sua família. A presença ostensiva dos agentes na área permitiu uma resposta rápida logo após uma tentativa de furto ser interrompida por um popular.

O munícipe relatou ter avistado dois indivíduos em atitude suspeita, um deles portando uma mochila de entregas ("beg"), mexendo em uma motocicleta. Ao perceber a movimentação, o cidadão decidiu dar a volta com seu carro e, no momento em que os suspeitos ligaram o veículo, ele gritou anunciando uma abordagem, o que causou o pânico dos criminosos.

Assustados, os indivíduos abandonaram a motocicleta e fugiram em outro veículo que utilizavam para apoio. A equipe da Atividade Delegada chegou ao local no exato momento da fuga, prestando assistência imediata à testemunha e garantindo a segurança do perímetro onde o veículo foi deixado.

A motocicleta foi recuperada e encaminhada pelos agentes para as dependências da Prefeitura, onde permanece à disposição para os trâmites legais. Os agentes destacaram que, embora não tenha havido um confronto direto no momento da chegada, a ação foi fundamental para evitar a consumação do crime e recuperar o bem.

Após o registro da ocorrência e a guarda do veículo, a equipe informou que retornaria ao local do incidente para manter o monitoramento. A estratégia da Atividade Delegada visa coibir novas tentativas, uma vez que existe a possibilidade de os suspeitos retornarem à região para tentar reaver o veículo abandonado ou realizar novas infrações.

Texto: Redação

Motorista confessa transportar pistola 9mm e acaba preso pela PRF na BR-364

Arma de uso restrito, carregada com 10 munições, foi encontrada durante abordagem em Pimenta Bueno após o condutor informar sua existência aos policiais...

FOTO - PRF/RO

Um homem de 32 anos foi preso em flagrante na noite de terça-feira (23) após ser flagrado transportando uma pistola calibre 9mm de uso restrito na BR-364, em Pimenta Bueno.

A abordagem foi realizada por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 198 da rodovia, durante uma fiscalização de rotina baseada em análise de risco. No veículo utilitário estavam dois ocupantes.

Segundo a PRF, ao serem questionados sobre a existência de materiais ilícitos no automóvel, o motorista informou que havia uma arma de fogo no banco traseiro. 

Durante a vistoria, os policiais localizaram uma pistola calibre 9mm carregada com dez munições, além de um carregador vazio. O armamento estava guardado em uma maleta.

Diante da situação, o condutor recebeu voz de prisão pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, previsto no Estatuto do Desarmamento. 

A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Pimenta Bueno, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Policial é atacado com facão ao atender denúncia de vi#lência doméstica em MT; veja vídeo

Após a PM pedir reforço, o suspeito foi localizado escondido nos fundos da casa e tentou atacar novamente os militares, mas foi atingido por disparos de arma de fogo e morreu.

foto - reprodução

Um policial militar teve a mão esquerda ferida após ser atacado com um facão por um homem suspeito de violência doméstica, durante uma ocorrência em Arenápolis, a 234 km de Cuiabá, na noite de domingo (21). Já durante a madrugada desta segunda (22) o agressor foi baleado por outra equipe policial e morreu.

Imagem de uma câmera de segurança mostra o momento em que o policial chega correndo no Pronto Atendimento acompanhado de outra militar.

Segundo a Polícia Militar, uma mulher de 39 anos chamou a PM após ser agredida pelo homem e ter o celular destruído. De acordo com a PM, durante a abordagem, o suspeito avançou contra os militares com um facão, e atingiu a mão esquerda de um policial.

Diante da situação, a equipe recuou para socorrer o policial e pediu reforço de outra equipe. O PM recebeu atendimento no Pronto Atendimento e foi transferido para o Hospital Municipal de Cuiabá.

Ainda segundo a Polícia Militar, o suspeito foi localizado escondido nos fundos da casa, ainda armado com o facão. Ao atacar novamente os militares, foi atingido por disparos de arma de fogo. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

O policial ferido passou por cirurgia na mão e permanece internado em observação. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

fonte - Por g1 MT.

Câmeras mostram movimentação de homem que m#tou esposa e mais três pessoas a facadas em MG

Quatro vítimas foram esfaqueadas na tarde de terça-feira (23) e morreram. Agressor foi baleado pela PM e já chegou morto no hospital...

foto - reprodução

Vídeos gravados por câmeras de monitoramento e por moradores mostram a movimentação do homem de 31 anos que cometeu uma série de ataques que deixou quatro pessoas mortas em Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata mineira.

O crime ocorreu por volta das 14h40 da terça-feira (23), na avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes, no bairro Coronel Joaquim Lopes.

Não há imagens da morte de Thais Ramos Gonçalves, primeira vítima do caso e companheira do agressor, assassinada dentro de casa, nem de Sidnei de Jesus Silva. As gravações registram apenas as ações que resultaram nas mortes de Alexandre José Ribeiro e Sérgio Adriane dos Santos.

No vídeo, é possível ver o momento em que Igor Moreira chega de moto a um posto de combustíveis com uma faca na mão. Os frentistas se afastam e conversam com ele, que vai embora com dinheiro roubado.

Minutos depois, o agressor chega a outro estabelecimento, conversa com Sérgio Adriane dos Santos e o atinge com golpes de faca no peito e no ombro.

Em outra imagem, Alexandre José Ribeiro aparece ensanguentado no meio da rua, enquanto Igor Moreira pilota a motocicleta.

A Polícia Militar informou que ele foi contido após ser baleado pelos militares e encaminhado pelos próprios policiais ao Hospital São João Batista, em estado grave, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

A motivação do ataque ainda será apurada pela Polícia Civil. A suspeita de surto psicótico e uso de entorpecentes também é investigada.


Quem são as vítimas?

As vítimas são:

Thais Ramos Gonçalves, de 31 anos: professora da rede pública, companheira do agressor e mãe de uma menina. Será sepultada no distrito de Monte Celeste, em São Geraldo. A primeira a ser morta.

Sidnei de Jesus Silva, de 31 anos: trabalhava com serviços gerais, casado e pai de uma menina. Será sepultado em Visconde do Rio Branco. Não se sabe tinha relação com o agressor. Foi o segundo a ser morto.

Alexandre José Ribeiro, de 45 anos: será sepultado em Visconde do Rio Branco. Não tinha relação com o agressor. Foi o terceiro a ser morto.

Sérgio Adriane dos Santos, de 55 anos: lavador de carro. Será sepultado em Visconde do Rio Branco. Não tinha relação com o agressor. Foi o quarto a ser morto.

Além das mortes, um homem de 34 anos deu entrada no hospital com ferimentos leves. O estado de saúde dela era estável até a noite de terça-feira.

fonte - Por g1 Zona da Mata — Visconde do Rio Branco.

Operação Saturação reforça segurança e fiscalização em unidades prisionais de Porto Velho

A ação integra as estratégias permanentes de segurança...

Com objetivo de reforçar a segurança no sistema prisional o governo de Rondônia realizou, entre os dias 4 e 14 de junho, a Operação Saturação em unidades prisionais de Porto Velho, com revistas gerais e ações de fiscalização que mobilizaram cerca de 60 policiais penais. 

A iniciativa ampliou o controle interno das unidades e reforçou o acompanhamento dos submetidos à monitoração eletrônica, contribuindo para a prevenção de ilícitos e o fortalecimento da ordem pública.


A ação integra as estratégias permanentes de segurança desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), com foco na manutenção da disciplina e fortalecimento das medidas de controle nas unidades prisionais. 

Durante a operação, foram realizadas inspeções estruturais e fiscalizações voltadas ao cumprimento das determinações judiciais por monitorados eletronicamente.

PLANEJAMENTO E ATUAÇÃO INTEGRADA

As ações foram coordenadas pela Sejus e executadas pelo Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape), Gerência Especializada em Operações Penais (Geop) e Unidade de Monitoramento Eletrônico do Sistema Prisional (Umesp).

Segundo o gerente de Operações Penais da Sejus, Reginaldo Barbosa Lima, a Operação Saturação é uma ferramenta estratégica que permite uma atuação intensiva e coordenada das equipes. “Além de identificar possíveis vulnerabilidades, conseguimos reforçar os protocolos de segurança e ampliar o controle sobre situações que possam comprometer a ordem e a disciplina no ambiente prisional”, pontuou.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, destacou que o trabalho integrado das equipes fortalece o controle das unidades e contribui diretamente para a preservação da ordem, da segurança dos servidores e das pessoas privadas de liberdade.

Cronograma da Operação Saturação:

04/06 – Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso
05/06 – Penitenciária Estadual Edvan Mariano Rosendo
06/06 – Penitenciária de Médio Porte (Pandinha)
07/06 – Centro de Detenção Provisória de Porto Velho
08/06 – Penitenciária Estadual Aruana e Colônia Agrícola Penal Ênio dos Santos Pinheiro
09/06 – Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho
10/06 – Centro de Ressocialização Vale do Guaporé
11/06 – Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso
12/06 – Fiscalização da Unidade de Monitoramento Eletrônico do Sistema Prisional
13/06 – Fiscalização da Unidade de Monitoramento Eletrônico do Sistema Prisional
14/06 – Fiscalização da Unidade de Monitoramento Eletrônico do Sistema Prisional.

FONTE - SECOM RO.

PF mira grupo ligado a quase 2 toneladas de drogas e cumpre 47 mandados em cinco estados

Operação Avalanche mobilizou 130 policiais federais e investiga organização criminosa envolvida com tráfico interestadual, lavagem de dinheiro e distribuição de entorpecentes...

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (23) a Operação Avalanche, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa investigada por atuar no tráfico interestadual de drogas em diversas regiões do país. A ação mobilizou cerca de 130 policiais federais para o cumprimento de 47 mandados judiciais.

Foram executados 20 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão em cidades dos estados de Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Minas Gerais e São Paulo. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara de Garantias da Comarca de Porto Velho.

Segundo as investigações, o grupo criminoso era responsável pela logística, transporte, armazenamento e distribuição de entorpecentes, além de manter possíveis vínculos operacionais com outra organização criminosa. A apuração também aponta a suposta participação de um servidor público e de uma mulher ligada ao esquema.

O inquérito teve início em janeiro de 2025, após a prisão em flagrante de um homem que transportava aproximadamente 797 quilos de cocaína escondidos em um caminhão frigorífico. A análise dos celulares apreendidos permitiu aos investigadores identificar outros integrantes e ampliar as investigações.

Ao longo da apuração, a Polícia Federal relacionou o grupo a diversas apreensões realizadas em diferentes estados, somando quase duas toneladas de drogas. Também foram identificados indícios de movimentações financeiras incompatíveis com a renda declarada dos investigados, utilização de terceiros para movimentação de valores e possíveis práticas de lavagem de dinheiro.

Durante a operação, os agentes apreenderam veículos, dinheiro em espécie, armas de fogo, munições e equipamentos eletrônicos. Todo o material será submetido à perícia para auxiliar no aprofundamento das investigações.

Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem ultrapassar 40 anos de prisão. As investigações continuam em andamento.

Mulher foi m*rta por ordem de facção rival e teve corpo ocultado no Rio Madeira, aponta investigação

Investigação aponta que o crime teria ligação com disputa entre facções criminosas na região do Cai N'Água, em Porto Velho...

foto - reprodução PC/RO

A Polícia Civil de Rondônia identificou quatro pessoas suspeitas de participação na morte de uma mulher que teve o corpo ocultado no Rio Madeira, em Porto Velho. Dois dos investigados foram apresentados nesta segunda-feira (22) pela 1ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e já estavam presos por outros crimes.

O caso aconteceu em setembro de 2025 e, segundo as investigações, os suspeitos teriam agido em conjunto para matar a vítima e ocultar o crime. A identidade da mulher não foi divulgada pelas autoridades.

De acordo com a Polícia Civil, a principal linha de investigação aponta que o homicídio foi motivado por uma disputa entre facções criminosas que atuam na região do Cai N'Água, área central da capital rondoniense.

Ao longo da apuração, os investigadores reuniram elementos que permitiram identificar os envolvidos e reconstituir a dinâmica do crime. 

O inquérito segue em andamento para o esclarecimento completo dos fatos e a responsabilização de todos os suspeitos apontados no caso.

Facção é alvo de operação simultânea em Rondônia, Acre, Mato Grosso do Sul e São Paulo

A operação reúne mais de 100 agentes de diferentes instituições estaduais e federais...

Uma força-tarefa integrada formada pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO) e órgãos de segurança pública deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Audácia X, com ações simultâneas em Rondônia, Acre, Mato Grosso do Sul e São Paulo. 

A ofensiva tem como alvo integrantes de uma organização criminosa com atuação em diversos estados do país.

Ao todo, estão sendo cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão nas cidades de Porto Velho e Ji-Paraná, em Rondônia, além de Rio Branco (AC), Campo Grande (MS) e São Paulo (SP). A operação reúne mais de 100 agentes de diferentes instituições estaduais e federais.

As investigações são conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRO e apuram a suposta atuação de integrantes de uma facção criminosa, além de outros crimes identificados ao longo da apuração.

Além do cumprimento das ordens judiciais, a operação busca localizar foragidos da Justiça e executar mandados de prisão em aberto. 

Durante as ações, também poderão ocorrer prisões em flagrante por crimes como tráfico de drogas, posse ilegal de armas, receptação e outros delitos.

Segundo os investigadores, o nome da operação faz referência à postura de alguns dos alvos, que costumam exibir armas de fogo, dinheiro, drogas e símbolos ligados à facção criminosa em redes sociais, demonstrando afronta às forças de segurança e sensação de impunidade.

PF faz operação em banco de bispo Edir Macedo e bloqueia R$ 670 milhões

Investigadores tiveram acesso a relatórios do Banco Central que apontaram irregularidades...

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Miragem, com o objetivo de desarticular um complexo esquema fraudulento voltado à prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, no âmbito da gestão de instituição financeira Digimais, do grupo do bispo Edir Macedo.

Mais de 50 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo. A decisão judicial também autorizou o afastamento do sigilo bancário e fiscal dos investigados, além do sequestro e bloqueio de bens no valor de até R$ 670.348.945,70.

Durante as investigações, a Polícia Federal teve acesso a relatórios produzidos pelo Banco Central do Brasil que apontaram graves irregularidades na condução dos negócios pelos administradores da instituição financeira.

As apurações indicam que o esquema envolveria a manipulação sistemática de balanços e resultados contábeis, com o objetivo de ocultar a real situação econômico-financeira da instituição e aparentar solvência perante os órgãos de controle. A prática teria permitido ainda a supervalorização de ativos e a geração artificial de receitas no montante de centenas de milhões de reais.

Também são investigadas operações financeiras supostamente ilegais realizadas em benefício da empresa controladora do banco, além da possível falsificação e manipulação de informações inseridas em sistemas oficiais de registro do órgão regulador.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas, previstos na Lei nº 7.492/1986, que define os crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

A CNN busca contato com o banco Digimais.

Feminicídio: servidora municipal é morta a tiros no interior

A vítima foi encontrada sem vida dentro de uma casa, com ferimentos provocados por disparos de arma de fogo

Uma jovem identificada como Regiane Pereira de Lacerda, de 22 anos, foi morta a tiros nessa sexta-feira (19/6), na zona rural de Campo Alegre de Lourdes, no norte da Bahia. O caso é investigado como feminicídio. Um homem de 39 anos foi preso em flagrante.



De acordo com a Polícia Civil da Bahia, Regiane foi encontrada dentro de uma residência com ferimentos causados por disparos de arma de fogo. Ela chegou a ser socorrida e levada para uma unidade de saúde da região, mas não resistiu aos ferimentos.


O suspeito foi encaminhado à Delegacia Territorial de Campo Alegre de Lourdes, onde foi autuado em flagrante por feminicídio. Segundo a polícia, ele permanece preso e à disposição da Justiça. Os investigadores não divulgaram qual a relação da vítima com o autor.


A morte da jovem gerou comoção na cidade. Em nota publicada nas redes sociais, a Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes e a Secretaria Municipal de Educação lamentaram o falecimento de Regiane.


A Secretaria de Educação destacou que ela atuava como servidora da Creche Eugenelino Dias e prestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho.


"Neste momento de imensa dor, todos que integram a Seduc CAL unem-se em solidariedade para desejar conforto, paz e muita força aos familiares e amigos", afirmou a pasta.


As circunstâncias do crime seguem sob investigação da Polícia Civil. 

Fonte : Metrópoles

Publicidade