Últimas Notícias
Brasil
Mostrando postagens com marcador Notícias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Notícias. Mostrar todas as postagens

Feminicídio: servidora municipal é morta a tiros no interior

A vítima foi encontrada sem vida dentro de uma casa, com ferimentos provocados por disparos de arma de fogo

Uma jovem identificada como Regiane Pereira de Lacerda, de 22 anos, foi morta a tiros nessa sexta-feira (19/6), na zona rural de Campo Alegre de Lourdes, no norte da Bahia. O caso é investigado como feminicídio. Um homem de 39 anos foi preso em flagrante.



De acordo com a Polícia Civil da Bahia, Regiane foi encontrada dentro de uma residência com ferimentos causados por disparos de arma de fogo. Ela chegou a ser socorrida e levada para uma unidade de saúde da região, mas não resistiu aos ferimentos.


O suspeito foi encaminhado à Delegacia Territorial de Campo Alegre de Lourdes, onde foi autuado em flagrante por feminicídio. Segundo a polícia, ele permanece preso e à disposição da Justiça. Os investigadores não divulgaram qual a relação da vítima com o autor.


A morte da jovem gerou comoção na cidade. Em nota publicada nas redes sociais, a Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes e a Secretaria Municipal de Educação lamentaram o falecimento de Regiane.


A Secretaria de Educação destacou que ela atuava como servidora da Creche Eugenelino Dias e prestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho.


"Neste momento de imensa dor, todos que integram a Seduc CAL unem-se em solidariedade para desejar conforto, paz e muita força aos familiares e amigos", afirmou a pasta.


As circunstâncias do crime seguem sob investigação da Polícia Civil. 

Fonte : Metrópoles

Homem mata mulher estrangulada e diz que precisava “expulsar demônios”

Suspeito confessou o crime e alegou acreditar que a vítima estaria possuída por uma entidade maligna no momento da agressão em apartamento

Uma mulher de 29 anos, identificada como Marceli de Oliveira Gottardo, foi encontrada morta em um apartamento no bairro Jardim Limoeiro, no município de Serra (ES), na noite do último domingo (21/6). O caso veio à tona após o homem que estava no local, Bryan Fernando Gimenez Souza, de 26 anos, ter confessado à polícia a autoria do crime.



De acordo com informações da Polícia Militar, moradores do prédio relataram ter ouvido gritos vindos do apartamento horas antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma vizinha, preocupada com a situação, chegou a interfonar para o imóvel. Após o homem atender e encerrar a ligação, os ruídos teriam diminuído.


Momentos depois, Bryan teria pedido ajuda a um vizinho. Ao entrar no apartamento, o morador encontrou Marceli caída ao chão, ainda com sinais de convulsão. Uma estudante de enfermagem que vive no edifício também foi acionada para prestar os primeiros socorros.


Confissão e motivação

Segundo testemunhas, a vítima apresentava marcas no pescoço compatíveis com esganadura, além de lesões no rosto, sangramento em um dos ouvidos e múltiplos hematomas pelo corpo.


O Samu foi chamado e realizou procedimentos de emergência, mas a mulher não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. De acordo com a polícia, o suspeito confessou o crime e afirmou que teria agido acreditando que precisava “expulsar os demônios”, alegando que a vítima estaria possuída.


O caso segue sob investigação das autoridades competentes, que apuram as circunstâncias e a motivação do crime. (Metrópoles)


Neymar treina sem restrições com o grupo pelo segundo dia seguido

Raphinha e Alisson foram ausência nas atividades desta segunda-feira (22) em Nova Jersey...


Os jogadores da Seleção Brasileira fizeram o treinamento desta segunda-feira (22) em Nova Jersey novamente com a presença de Neymar, que participou do treino de forma integral, entre os aquecimentos e as atividades com bola. As imagens do atacante treinando com o atual elenco da Seleção quase completo são inéditas.

Neste domingo (21), Neymar fez o primeiro treino integral com o time. Antes ele havia participado apenas de parte do aquecimento e vinha fazendo as atividades com bola separadamente.

Há dúvidas, porém, sobre qual será a atuação do craque na partida contra a Escócia na quarta-feira (22) em Miami, às 19h (de Brasília). É improvável que o jogador comece como titular.

O camisa 10 não entra em campo há mais de um mês, desde quando se lesionou na partida entre Santos e Coritiba, em 17 de maio. E a última vez em que jogou pela Seleção foi há exatos 979 dias, no jogo contra o Uruguai, em 17 de outubro de 2023, quando contundiu o joelho.

Apenas Raphinha e Alisson não participaram do treino desta segunda. O ponta-direita teve uma contusão na coxa direita confirmada depois do jogo contra o Haiti e não deve participar da partida contra os escoceses. Não se sabe o motivo da ausência do goleiro Alisson, se foi poupado por cansaço ou outro motivo.

Além da atuação de Neymar, outra grande incógnita é quem será o substituto de Raphinha no ataque. Os principais cotados são Luiz Henrique, ponta-direita que foi titular em quatro jogos com Ancelotti, e Rayan, que entrou no lugar de Raphinha depois que ele se machucou no jogo da última sexta.

O treino de hoje foi o segundo depois da partida contra o Haiti. Neste domingo, os jogadores já haviam se reunido, mas sem o time completo. Dos titulares da última partida, apenas Alisson, Lucas Paquetá e Vini Jr. treinaram no gramado, o restante da equipe fez atividades regenerativas na academia.

Liderança no Grupo C

O Brasil está na liderança do Grupo C, depois da vitória por 3 a 0 contra o Haiti. Com quatro pontos, a Seleção tem a mesma pontuação do Marrocos, mas fica à frente por saldo de gols. A Escócia tem três pontos e o Haiti nenhum.

A Escócia perdeu de 1 a 0 do Marrocos e ganhou do Haiti por 1 a 0. Com a melhor campanha até o momento, diante do empate com o Marrocos por 1 a 1 e a vitória de 3 a 0 contra o Haiti, as expectativas para o Brasil são positivas.

Os quatro pontos também praticamente pavimentam o caminho da Seleção para a fase de mata-mata, mas a maior dúvida é se o Brasil vai terminar a fase de grupos em primeiro ou segundo lugar no seu chaveamento. Se terminar em primeiro, enfrentará o segundo do Grupo F, se terminar em segundo, a Seleção joga contra o cabeça de chave.

No momento, a Holanda lidera o grupo F e o Japão aparece em segundo lugar. No cenário atual, portanto, o Brasil enfrentaria o Japão na próxima etapa da competição.

Considerada uma das seleções mais potentes da competição, a Holanda confirmou que vem forte após a goleada contra a Suécia no sábado por 5 a 1. Já a equipe do Japão atropelou a Tunísia por 4 a 0 no domingo e é vista como a favorita dentre os asiáticos e uma das grandes sensações da Copa de 2026.

fonte - CNN BRASIL.

Nova dublagem de "A Outra" reúne vozes conhecidas de Eric Bana, Scarlett Johansson e Natalie Portman

Filme de 2008 chega à Netflix com versão dublada no Rio de Janeiro, direção de Marlene Costa e elenco com Felipe Grinnan, Fernanda Baronne e Flávia Saddy...


O drama “A Outra”, produção de 2008 estrelada por Natalie Portman, Scarlett Johansson e Eric Bana, ganhou uma nova dublagem para sua chegada ao catálogo da Netflix. A versão reúne nomes reconhecidos da dublagem nacional e marca o retorno de vozes já associadas pelo público brasileiro a atores do elenco.

Na nova dublagem, Felipe Grinnan volta a dar voz a Henrique Tudor, interpretado por Eric Bana. O ator e dublador é frequentemente associado ao ator australiano no Brasil e celebra a oportunidade de revisitar o personagem em uma obra de grande peso dramático e histórico.

“Fiquei muito feliz em dar voz novamente ao Eric Bana. É um ator de muitas camadas, e ‘A Outra’ é uma produção intensa, com um peso histórico muito forte e personagens extremamente complexos. Poder retornar a esse universo em uma nova versão brasileira é muito especial”, comenta Felipe Grinnan.

Além de “A Outra”, Grinnan dublou recentemente Bana no filme “O Jogo do Predador”, produção original da Netflix. A voz de Grinnan também marca outros trabalhos do ator australiano, como “Hulk” e “Munique”.

Nesta nova versão, exclusiva para a Netflix, Fernanda Baronne empresta mais uma vez sua voz a Scarlett Johansson, que interpreta Maria Bolena. Ao todo, Fernanda já dublou a atriz em mais de 30 projetos, incluindo produções do MCU, “O Homem que Não Estava Lá”, “Hitchcock”, “Lucy”, “Como Vender a Lua” e “Jurassic World: Recomeço”.

Para Baronne, a oportunidade de dar voz à atriz neste projeto ganha um significado ainda mais afetivo por ter a direção de dublagem assinada por Marlene Costa, sua mãe. Além disso, o elenco também conta com sua irmã, Flávia Saddy, como a voz de Ana Bolena, personagem vivida por Natalie Portman.

“Dublar a Scarlett é sempre uma alegria muito grande, porque é uma atriz que faz parte da minha carreira. Fico sempre muito empolgada com novos projetos dela e muito feliz quando surgem oportunidades de emprestar minha voz a produções da carreira dela que originalmente não dublei”, pontua.

“Esse projeto, em especial, foi originalmente dublado em São Paulo, em um período em que ainda não existia a possibilidade do trabalho misto, que reúne elencos de diferentes polos. Poder dublar a Scarlett agora, nesta produção tão importante para a carreira dela, é muito especial”, explica.

A dubladora também destaca que o trabalho ganha um significado ainda mais afetivo por ser feito em família. Marlene Costa dirigiu a dublagem de suas filhas, Fernanda Baronne, que interpreta Maria Bolena, e Flávia Saddy, que interpreta Ana Bolena.

Dirigido por Justin Chadwick, “A Outra” acompanha a história das irmãs Bolena, Maria e Ana, que se aproximam da corte inglesa em meio a disputas de poder, ambição familiar, romance e rivalidade. No centro da trama está o rei Henrique VIII, figura determinante para os rumos políticos e pessoais das personagens.

Sobre Felipe Grinnan 

Felipe Grinnan é ator, dublador, cantor, locutor, diretor de dublagem e professor de dublagem brasileiro. Iniciou sua carreira na dublagem em 1995, no Rio de Janeiro, destacando-se rapidamente pela versatilidade vocal, musicalidade e domínio interpretativo. Em 2007, mudou-se para São Paulo, onde reside e atua profissionalmente até os dias atuais.

Ao longo de suas três décadas de carreira, Felipe construiu um currículo extenso, tornando-se a voz brasileira de importantes atores do cinema internacional, como Adrien Brody, Ewan McGregor, Drake Bell, Orlando Bloom e Freddie Prinze Jr. Sua capacidade de transitar entre diferentes gêneros,  do drama à comédia, da animação ao live-action, consolidou seu nome como um dos profissionais mais completos da dublagem nacional.

Entre seus personagens mais marcantes estão Marty, da franquia Madagascar; Whis, em Dragon Ball Super; Thanatos, em Os Cavaleiros do Zodíaco; e Roddy St. James, em Por Água Abaixo, além de muitos outros trabalhos em filmes, séries, animações e games. Além da atuação em estúdio, Felipe também trabalha como diretor e professor de dublagem, contribuindo para a adaptação artística de produções audiovisuais e para a formação de novos talentos no mercado.

Sobre Fernanda Baronne 

Fernanda iniciou sua carreira desde cedo, participando como dubladora em filmes ainda na infância. Seu primeiro papel de destaque ocorreu em 1991, ao dar voz à personagem Valéria na dublagem da primeira versão da novela mexicana 'Carrossel', exibida pelo SBT naquele ano. A atriz, dubladora e diretora de dublagem ficou reconhecida por emprestar sua voz a diversas atrizes em filmes de renome, assim como em séries animadas de sucesso, incluindo 'Kim Possible', 'X-Men: Evolution' e 'Digimon'.

FONTE - assessoria.

TRT-14 realiza leilão online com 36 lotes de bens em Rondônia e no Acre

A hasta pública ocorre em 30 junho e 2 de julho com oportunidades de negócio que incluem imóveis, veículos e equipamentos, com foco na efetividade da execução trabalhista...


O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) realiza, nos dias 30 de junho e 2 de julho de 2026, a sua 2ª Hasta Pública Ordinária do ano. O leilão será realizado exclusivamente na modalidade online. A iniciativa visa arrecadar recursos para quitação de dívidas trabalhistas reconhecidas em sentenças judiciais, garantindo a coleta das verbas devidas aos trabalhadores.

Estão disponíveis para arrematação 36 lotes, que incluem imóveis rurais e urbanos, veículos de passeio, motocicletas, além de equipamentos industriais, como máquinas de marcenaria, elevadores automotivos e compressores.

Efetividade da Justiça

O leilão judicial é um mecanismo essencial para a efetividade da execução, permitindo que bens penhorados retornem à circulação econômica ao mesmo tempo em que garantam a satisfação do crédito alimentar, que possui natureza prioritária.

Como participar com segurança

O leilão será conduzido pelo leiloeiro oficial Bruno Pimentel Rosa. Para participar, os interessados devem realizar o cadastro prévio exclusivamente através do site oficial: https://lancevip.com.br/.

A Justiça do Trabalho orienta que os licitantes leiam integralmente o edital, disponível no portal do TRT-14 ou na página do leiloeiro, observando as regras sobre lances, condições de pagamento e as especificidades de cada lote.


Pontos de atenção:

Visitação: A visitação deve ser previamente autorizada pelo leiloeiro. Recomenda-se que os interessados verifiquem o estado de conservação dos itens antes de oferecer o lance.

Segurança: Utilize apenas os canais oficiais. Em caso de dúvidas, o atendimento é realizado pelos telefones/WhatsApp (69) 99976-8361 ou (69) 99900-9299.

Preço Vil: O Juízo do Leilão ressalta que não serão aceitos lances considerados aviltantes, conforme as normas do Código de Processo Civil.

Para consultar a relação completa dos bens, os valores de avaliação e as condições de cada lote, acesse o portal do TRT-14 ou o site do leiloeiro oficial.

CCOM/TRT-14 (Yonara Werri | Banco de Imagens)

Governo de RO intensifica operações integradas e fortalece combate à criminalidade em todo o estado

Entre janeiro e junho de 2026, foram realizadas 261 operações integradas, resultado de uma estratégia baseada na atuação conjunta das forças de segurança...

As ações integradas de segurança pública tem sido ampliadas em todas as regiões do estado em um trabalho realizado pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). Entre janeiro e junho de 2026, foram realizadas 261 operações integradas, resultado de uma estratégia baseada na atuação conjunta das forças de segurança, inteligência policial e presença operacional, fortalecendo o enfrentamento à criminalidade e contribuindo para a melhoria dos indicadores de segurança.

As operações são desenvolvidas de forma coordenada pelas instituições que compõem o sistema estadual de segurança pública, com foco na prevenção e repressão qualificada aos crimes, ampliando a presença do estado em áreas urbanas, rurais e de fronteira. Em Porto Velho, as unidades operacionais realizaram 64 operações no período, reforçando o policiamento preventivo, ampliando a sensação de segurança da população e aumentando a capacidade de resposta das forças policiais.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que os resultados obtidos são fruto do trabalho conjunto das forças de segurança e dos investimentos realizados para aprimorar a atuação no estado. “A integração entre os órgãos, aliada ao uso de tecnologia e inteligência, tem contribuído para fortalecer as ações de segurança pública. O objetivo é garantir melhores condições de trabalho aos profissionais e ampliar a proteção da população em todas as regiões.”

Foto: Secom RO

Entre as principais iniciativas está a Operação “Dominus Divisa e Fronteira”, voltada ao combate ao crime organizado em áreas rurais, regiões de fronteira e invasões de terras. A Operação “Máximus” atua na repressão qualificada aos crimes praticados em áreas urbanas, enquanto a Operação “Iléia” concentra esforços no combate aos crimes ambientais por meio da atuação integrada de diversos órgãos estaduais.

A estratégia operacional também contempla a Operação “Visibilidade”, responsável por ampliar a presença das forças de segurança em locais de grande circulação de pessoas e veículos; a Operação “Reforço”, que fortalece o atendimento das ocorrências acionadas pelo telefone 190; e a Operação “Comércio Seguro”, destinada à prevenção de furtos, roubos e atos de vandalismo em áreas comerciais.

Outras ações importantes incluem a Operação “Sonus Off”, que intensifica a fiscalização contra a perturbação do sossego público, e a Operação “Fio Desencapado”, voltada ao combate ao furto de fios elétricos, cabos de telecomunicações e registros de água.

O secretário da Sesdec, Hélio Pachá, salientou que a integração entre os órgãos de segurança tem sido um dos pilares para os resultados obtidos no estado. “Cada operação é planejada com base em dados de inteligência e executada de forma integrada pelas forças de segurança. Essa atuação coordenada permite maior eficiência no combate à criminalidade, amplia a presença do estado nas áreas mais sensíveis e fortalece a proteção da população. O trabalho conjunto continua sendo uma das principais estratégias para manter os avanços conquistados em Rondônia.”

Além das operações regulares, Rondônia mantém forças-tarefas permanentes de combate ao crime organizado, como a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), a Força-Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado (FTICCO) e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Vale do Jamari (FICCOVJ), estruturas que reúnem instituições estaduais e federais em ações coordenadas de inteligência, investigação e repressão qualificada.

As operações integram a política estadual de segurança pública, que prioriza a atuação preventiva, a integração institucional e o uso de tecnologia para ampliar a eficiência das ações e garantir mais segurança para a população rondoniense.

FONTE - SECOM RO.

Cidadania, Ministério Público e parceiros levam atendimentos em diversas áreas na abertura da 13ª edição do MP Itinerante na Ponta do Abunã

Aos 91 anos, seu Eudócio dos Santos foi um dos primeiros moradores atendidos na abertura da 13ª edição do MP Itinerante, realizada na Escola Estadual Bandeirantes, nesta segunda-feira (22/6), em Nova Califórnia, na região da Ponta do Abunã.


Ele recebeu a vacina contra a pneumonia, uma das diversas doses disponibilizadas durante a ação para crianças, jovens, adultos e idosos.

Morador da comunidade, seu Eudócio aprovou a iniciativa. Segundo ele, se não fosse o atendimento oferecido pelo MP Itinerante, seria necessário percorrer cerca de 360 quilômetros até Porto Velho para receber a vacina.
Os atendimentos começaram logo nas primeiras horas da manhã e registraram grande movimento. Ao longo do dia, o Ministério Público de Rondônia e instituições parceiras atuaram em conjunto para atender às demandas da população.

Durante a programação, a coordenadora do Grupo de Atuação Especial da Educação (Gaeduc), promotora de Justiça Luciana Ondei Rodrigues Silva, acompanhada por equipe do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou fiscalização das condições dos ônibus escolares do distrito.
A equipe também conversou com os motoristas para obter informações sobre a prestação do serviço e as condições das estradas utilizadas no transporte dos estudantes.

As atividades do MP Itinerante são coordenadas pelo Centro de Apoio Operacional Unificado (CAOP-UNI). O coordenador do CAOP-UNI, promotor de Justiça Alan Castiel Barbosa, destacou que a proposta da ação é aproximar o Ministério Público da população. “Estamos aqui para atender, ouvir a população, receber suas demandas, prestar orientações e, mais do que isso, construir soluções para as comunidades”, afirmou. O promotor também agradeceu a participação dos órgãos parceiros, que contribuíram para o atendimento da população da região.
O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, esteve na comunidade e ressaltou a importância da presença do Ministério Público nas localidades mais distantes do estado.
Segundo ele, a iniciativa amplia o acesso da população aos serviços públicos, fortalece a cidadania e cria oportunidades para que moradores apresentem suas demandas diretamente às instituições responsáveis.
Entre as atividades realizadas, os promotores de Justiça Edna Capeli, Alan Castiel e Leandro Gandolfo promoveram uma reunião com lideranças comunitárias para ouvir as principais necessidades da população local.

A dona de casa Odália de Andrade Soares também aproveitou os serviços oferecidos durante a ação. Ela recebeu atendimento em diferentes áreas e destacou a praticidade de encontrar vários serviços reunidos em um único local.

“É uma bênção para toda a comunidade de Nova Califórnia. Hoje eu tomei vacina e também fui atendida pela Defensoria Pública. É muito bom ter tudo isso no mesmo lugar”, afirmou.
Parceiros do MPRO

Órgãos federais:
* Ministério Público do Trabalho (MPT);Ministério do Trabalho e Emprego (MTE);Receita Federal.

Órgãos estaduais:

* Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam); Secretaria de Estado de Finanças (Sefin); Sistema Nacional de Emprego (Sine Estadual); Secretaria de Estado da Educação (Seduc); Departamento de Estradas de Rodagem (DER); Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon); Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Defensoria Pública do Estado (DPE); Instituto de Identificação.

Órgãos municipais:

* Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semias); Secretaria Municipal de Saúde (Semusa); Secretaria Municipal de Educação (Semed); 18ª Junta de Serviço Militar; Conselho Tutelar. Outros parceiros
* Cartórios de Registro Civil.

O MP Itinerante segue na Ponta do Abunã. Nesta terça-feira (23/6) os atendimentos serão no Distrito de Extrema, na Escola Estadual Jayme Peixoto de Alencar, das 8h às 17h.

FONTE - MPRO.

Jogo entre França e Iraque é suspenso pela chuva; jogadores não voltaram do intervalo

Temporal começou no fim do primeiro tempo e jogadores não voltaram do intervalo


A partida entre França e Iraque foi interrompida por causa da chuva no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.

O jogo estava no intervalo, a seleção francesa vencia por 1 a 0, com gol de Mbappé, e os atletas não retornaram ao gramado. Torcedores, jornalistas e staff foram orientados a se abrigarem em locais fechados.

O protocolo estabelece que a bola deve voltar a rolar em 30 minutos após o alerta, dado assim que o árbitro apitou o fim do primeiro tempo, mas a paralisação já dura quase uma hora.

Alertas meteorológicos indicam chuvas intensas acompanhadas de raios em Filadélfia, Pensilvânia, e entrada dos torcedores chegou a ser atrasada em 40 minutos por conta das pancadas de chuva.

O problema não é exatamente uma novidade, já que foi recorrente na Copa do Mundo de Clubes de 2025, também sediada nos Estados Unidos. Mas ainda causa dúvidas entre os espectadores.

Procotolos norte-americanos são rígidos

Nos Estados Unidos, há protocolos específicos para eventos esportivos ao ar livre em relação a raios. As regras determinam a interrupção imediata da partida se houver incidência de descargas elétricas num raio de 13 a 16 quilômetros do estádio, suspendendo o jogo por no mínimo 30 minutos.

No artigo 35 do regulamento, que aborda as regras do jogo, a Fifa explica que as paralisações devem acontecer a qualquer sinal de clima extremo. As decisões, portanto, ficam nas mãos da arbitragem, seguindo as leis do comitê médico.


A entidade não explicita qualquer tipo de prazo para o retorno das partidas.

"Condições climáticas extremas podem justificar a implementação de pausas para resfriamento durante a partida, de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Comitê Médico da FIFA e/ou documentados no Manual de Medicina de Emergência do Futebol da FIFA. Tais pausas serão consideradas partida a partida. A responsabilidade pela implementação e controle das pausas para resfriamento é do árbitro".

Qual é o procedimento para os torcedores?

Em casos de partidas suspensas, os torcedores não devem deixar o estádio, já que os ingressos foram validados no primeiro acesso.

O público, orientado pelo estafe do estádio, precisa apenas deixar as arquibancadas. A orientação é que as pessoas busquem abrigo nos corredores de acesso, onde ficam as lojinhas, bares etc.

FONTE - Da CNN Brasil.

Homem é preso com 208 quilos de maconha após operação integrada em Rondônia

 Ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, o 10º BPM, o 2º BPM, o Comando Regional de Policiamento II (CRP-II) e o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), resultou na apreensão de 208 kg de substância análoga à maconha.

A ação ocorreu no final da tarde do último domingo (21), na rodovia 481, zona rural de Santana do Guaporé, município de São Miguel do Guaporé. Após análise de risco e acompanhamento entre as instituições, foi realizada abordagem a um veículo de passeio que realizava ultrapassagens forçadas, colocando em risco a segurança dos demais usuários da via. 

No interior do automóvel, foram encontrados, no total, 208 kg de substância análoga à maconha acondicionada em diversos fardos. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao indivíduo pela prática, em tese, do crime previsto no art. 33 da Lei nº 11.343/2006 (Lei de Drogas). A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Federal de Ji-Paraná/RO.

Ações conjuntas como essa reforçam a integração e o comprometimento das instituições de segurança pública no combate ao tráfico de drogas e na proteção da sociedade, contribuindo para a preservação da ordem pública e da segurança da população.

Mais quatro ruas de Porto Velho são contempladas com a Operação tapa buracos

Compromisso em atender os pontos mais críticos da cidade têm sido prioridade na atual gestão...

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), realizou nesta semana serviços de recuperação asfáltica em quatro vias da capital, reforçando o trabalho contínuo de manutenção da malha viária e melhoria da mobilidade urbana.

As equipes atuaram na Rua Cajú, entre as ruas Maracujá e Tucumã; Rua Isabel Batista com Rua da Eletronorte; Rua Salomão de Oliveira, a partir da Rua Linhão; e no Beco do Cajú. Os serviços de tapa buraco têm como objetivo garantir melhores condições de trafegabilidade, aumentar a segurança viária e proporcionar mais conforto aos cidadãos que utilizam as vias.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Thiago Cantanhede, cada rua recuperada representa uma melhoria direta na rotina dos moradores.

“Quando a equipe chega para recuperar uma via, não estamos apenas tapando buracos. Estamos melhorando o acesso das famílias às suas casas, facilitando o transporte, o deslocamento para o trabalho e trazendo mais segurança para quem passa diariamente por essas ruas”.

O prefeito Léo Moraes ressaltou que a gestão tem mantido equipes nas ruas diariamente para atender as demandas da população.

“A gente sabe que quem mora no bairro percebe imediatamente quando uma rua recebe manutenção. O trânsito flui melhor, o transporte circula com mais segurança e a comunidade sente que o poder público está presente. É por isso que seguimos investindo em ações que fazem diferença no dia a dia da comunidade”.

As ações seguem um planejamento contínuo da Seinfra e atendem demandas identificadas pelas equipes técnicas e pela solicitação da própria população.

Texto: Letícia Regis
Edição: Secom
Foto: Arquivo

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

MPF pede suspensão de licenças de garimpos que utilizam mercúrio em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) acionou a Justiça Federal para obrigar o Governo de Rondônia e a Agência Nacional de Mineração (ANM) a suspenderem licenças e títulos minerários de garimpos que utilizam mercúrio na extração de ouro na Amazônia.

Segundo o MPF, apesar de o uso do mercúrio ser proibido na mineração brasileira e não existir autorização para sua importação pelo Ibama, órgãos públicos continuam concedendo licenças sem verificar se a substância tóxica está sendo utilizada nas atividades minerárias.

A ação civil pública foi inicialmente proposta contra a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e posteriormente ampliada para incluir a ANM. De acordo com as investigações, a agência federal também não exige informações sobre o uso de mercúrio nem documentos que comprovem a origem da substância ao conceder títulos minerários.

Para o MPF, essa falha acaba permitindo a continuidade de atividades consideradas irregulares em áreas de garimpo na Amazônia.

O órgão destaca que o mercúrio é apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das substâncias mais perigosas para a saúde humana. Utilizado no processo de separação do ouro, o metal pode contaminar rios, peixes e populações ribeirinhas e indígenas, além de causar danos neurológicos, especialmente em crianças e gestantes.

Na ação, o Ministério Público pede que a Justiça determine, em caráter de urgência, a revisão das licenças ambientais e dos títulos minerários já concedidos, com a suspensão daqueles que utilizem mercúrio. Também foi solicitado que os órgãos passem a exigir comprovação de métodos seguros e livres da substância para a extração de ouro.

O procurador da República André Luiz Porreca afirmou que não é possível conceder licenças para uma atividade que utiliza um produto cuja entrada no país ocorre de forma ilegal.

“O Estado não pode licenciar aquilo que a própria lei proíbe. Quando um órgão concede licença sem verificar o uso de mercúrio, ou mesmo sabendo que ele está sendo utilizado, acaba dando aparência de legalidade a uma atividade ilícita”, declarou.

Além da suspensão das autorizações, o MPF também pede a condenação dos órgãos ao pagamento de indenização por dano moral coletivo. O caso será analisado pela Justiça Federal.

Com informações MPF/RO.

PRF apreende 28 quilos de crack e cocaína em ônibus e prende passageiro em Rondônia

Um homem de 29 anos foi preso em flagrante após a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreender quase 30 quilos de drogas durante uma fiscalização na BR-425, em Nova Mamoré, na madrugada de domingo (21).

FOTO - PRF/RO

A abordagem ocorreu por volta da 1h11, no quilômetro 82 da rodovia, durante uma operação de combate ao crime em um ônibus de transporte coletivo interestadual.

Segundo a PRF, um dos passageiros apresentou informações contraditórias durante a entrevista realizada pelos policiais, o que levantou suspeitas e motivou uma fiscalização mais detalhada.

FOTO - PRF/RO

Durante as buscas no compartimento de bagagens, os agentes encontraram duas malas contendo 10,35 quilos de substância análoga a crack e 17,75 quilos de substância análoga a cocaína, totalizando 28,05 quilos de entorpecentes.

Diante da situação, o suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Guajará-Mirim, juntamente com a droga apreendida.

FOTO - PRF/RO

O homem deverá responder, em tese, pelo crime de tráfico de drogas, previsto no artigo 33 da Lei de Drogas.

Governo nomeia "Fulano" e "Cicrano de tal" como assistentes do GSI de Lula

Gabinete de Segurança Institucional informou que identificou o ocorrido e que a retificação da publicação será realizada na próxima edição do Diário Oficial da União...


Uma portaria do Departamento de Gestão do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República designou como assistentes de Segurança Presidencial o major do Exército "Fulano de tal" e o tenente da PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) "Cicrano de tal".

As nomeações foram publicadas no DOU (Diário Oficial da União) desta segunda-feira (22) e assinada pelo diretor do Departamento de Gestão do GSI, Vinícius Damasceno do Nascimento.

Além dessas designações, o sargento da Marinha Márcio Adriano Leite também foi nomeado. A partir da publicação da portaria, os três passam a ocupar o cargo de assistente, somado à Gratificação de Representação da Presidência da República código Nível IV.

De acordo com um anexo da lei sobre a remuneração de cargos da administração pública federal, a gratificação citada na portaria do DOU é de R$ 808,61. O benefício é destinado a funcionários de órgãos essenciais ligados diretamente à Presidência da República.

Confira a portaria:


Procurado pela CNN, o GSI informou "que identificou o ocorrido e que a retificação da publicação será realizada no próximo DOU".

A reportagem também procurou o Palácio do Planalto para se manifestar sobre a portaria. O espaço está aberto.

*Estagiária sob supervisão de Mayara da Paz.

FONTE - Helena Prestes, da CNN Brasil*, Brasília.

Rua do Hexa promete diversão e integração para toda a família nesta segunda-feira (22)

Programação contará com atividades recreativas, atrações culturais, feira da agricultura familiar e muita animação para o público...

A Prefeitura de Porto Velho convida a população para mais uma tarde de lazer, cultura e integração na Rua do Hexa, que contará com uma programação especial nesta segunda-feira (22), a partir das 17h.

Entre as atrações confirmadas estão o Aulão da Copa Qualidade de Vida, cujo objetivo é promover saúde e bem-estar para os participantes; Feira da Agricultura Familiar; exposição de maquinários agrícolas e apresentação de DJ, entre outras atividades.

A feira tem o intuito de valorizar o homem do campo e aproximar ainda mais a população do setor produtivo, enfatizando a sua importância para o desenvolvimento econômico da região. Quanto ao DJ, este garante mais animação, descontração e entretenimento durante toda a programação por meio da música.

Diariamente, a Rua do Hexa segue oferecendo uma programação diversificada que caiu no gosto da população. Famílias inteiras e grupos de amigos se encontram no local para prestigiar as apresentações artísticas, atrações culturais, brinquedos infláveis e a gastronomia regional, entre outras.

Criada para celebrar o clima da Copa do Mundo e a esperança do tão sonhado hexacampeonato pela Seleção Brasileira de Futebol, a Rua do Hexa rapidamente conquistou a população e passou a reunir centenas de pessoas diariamente em um espaço que proporciona alegria, interação entre os frequentadores e valorização da cidade.

“A Rua do Hexa é um espaço pensado para reunir as famílias, promover lazer e fortalecer a convivência entre as pessoas. Queremos incentivar a ocupação dos espaços públicos de forma saudável, segura e acolhedora para todos”, destacou o prefeito Léo Moraes.

Texto: Augusto Soares
Edição: Secom
Foto: Hellon Luiz

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Credenciamento abre novas oportunidades para artistas e grupos culturais

Iniciativa busca fortalecer a produção cultural local e ampliar a participação de artistas nos eventos da gestão municipal...



Ação evidencia o empenho da Prefeitura em fomentar e apoiar a produção artística do município

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural do Município (Funcultural), segue investindo na valorização da cultura local e no fortalecimento das diversas manifestações artísticas presentes na capital rondoniense.

Com a publicação do Chamamento Público nº 02/2026, a administração municipal abre novas oportunidades para artistas, grupos, coletivos e agentes culturais interessados em integrar o cadastro de credenciamento que servirá de base para futuras contratações em eventos, projetos e ações culturais promovidos pelo município.

A ação demonstra o comprometimento da Prefeitura com o incentivo à produção artística local, além de garantir espaço para diferentes expressões culturais e ampliar as possibilidades de participação dos fazedores de cultura nas programações oficiais.

Para o prefeito Léo Moraes, investir na cultura é fortalecer a identidade da cidade e criar oportunidades para quem vive da arte.

"Porto Velho possui uma cultura rica e diversa, construída por artistas que mantêm vivas as nossas tradições e ajudam a contar a história do nosso povo. Com este credenciamento, estamos ampliando oportunidades, gerando renda e valorizando quem faz cultura em todas as regiões do município", destacou o prefeito.

Além de fomentar a economia criativa, o edital contribui para a preservação das tradições populares, o fortalecimento da identidade cultural porto-velhense e a democratização do acesso à cultura.

Credenciamento abrange uma ampla diversidade de segmentos e categorias artísticas

O credenciamento contempla uma ampla variedade de segmentos e categorias artísticas. Entre elas, estão as quadrilhas juninas adultas e mirins, escolas de samba, bois-bumbás, fanfarras, bandas musicais, bandas de samba e pagode, grupos folclóricos, grupos de dança e outras agremiações tradicionais que contribuem para a riqueza cultural do município.

Também estão incluídas categorias musicais de diversos estilos, como sertanejo, forró, rock, axé, gospel, MPB e música regional. O edital ainda contempla profissionais das artes cênicas e do entretenimento, como atores, grupos teatrais, apresentadores, locutores, mestres de cerimônia, DJs, orquestras e demais artistas que atuam na promoção da cultura e da arte.

A presidente da Funcultural, Débora Figueredo, ressaltou que o credenciamento amplia o acesso dos artistas às oportunidades oferecidas pelo poder público.

"Queremos que artistas, grupos e coletivos culturais tenham cada vez mais espaço para mostrar seus talentos. Este edital fortalece a transparência, amplia a participação da classe artística e valoriza quem contribui diariamente para o desenvolvimento cultural de Porto Velho".

Ao criar oportunidades para que talentos e grupos culturais participem das programações municipais, a gestão contribui para a difusão da cultura, fortalece as tradições e impulsiona a geração de renda para os profissionais que movimentam o cenário artístico da capital de Rondônia.

Texto: Augusto Soares
Foto: José Carlos / Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Publicidade