Últimas Notícias
Brasil
Mostrando postagens com marcador Notícias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Notícias. Mostrar todas as postagens

Cadela e filhotes são resgatados e Prefeitura reforça atendimento veterinário

A Clinica de Bem Estar Animal realiza atendimento gratuito...

Uma cadela comunitária atropelada na semana do Natal de 2025 e que permaneceu meses sem atendimento veterinário foi resgatada junto com seus três filhotes pela equipe de Proteção e Bem-Estar Animal em Porto Velho. O caso reforça a importância da rede de atendimento gratuito disponível no município para situações de urgência envolvendo animais.

Segundo relato do responsável, o animal foi atingido por uma motocicleta que não parou para prestar socorro. Na época, a cadela estava prenha e, mesmo sem assistência adequada, conseguiu dar à luz quatro filhotes. Um deles já havia sido doado anteriormente, enquanto os outros três foram recolhidos junto à mãe após a ação de resgate.

O caso também chama atenção para o serviço oferecido pela gestão municipal. Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) têm acesso a atendimento veterinário gratuito em situações de acidentes envolvendo cães e gatos.

Nessas ocorrências, o animal pode ser levado diretamente à clínica credenciada. Após alta médica, a pessoa que realizou o resgate fica responsável por dar continuidade ao tratamento em casa.

Famílias inscritas no CadÚnico têm acesso a atendimento veterinário gratuito

Quando não há condições de transporte até a unidade, a orientação é acionar a Proteção Animal da Prefeitura de Porto Velho pelo WhatsApp (69) 98423-4091, garantindo o encaminhamento adequado do caso.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Arthur Borin, destacou o fortalecimento das ações de proteção animal no município.

“Estamos estruturando uma política pública cada vez mais eficiente para garantir atendimento rápido e gratuito em situações de urgência. O objetivo é assegurar que nenhum animal fique sem cuidado, principalmente em casos de atropelamento ou abandono, fortalecendo a rede de proteção e incentivando a guarda responsável”.

O prefeito Léo Moraes destacou a ampliação das ações voltadas à causa animal no município.

“A gestão municipal está fortalecendo uma rede de proteção que garante atendimento gratuito em situações de emergência. Nenhum animal deve ficar desassistido por falta de informação ou de acesso. Também contamos com a colaboração da população para acionar nossos canais sempre que necessário”.

A gestão municipal reforça ainda que as feiras de adoção seguem sendo realizadas como forma de incentivar a adoção responsável e reduzir o abandono de animais na capital.

Texto: João Paulo Prudêncio
Edição: Secom
Foto: Arquivo / Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Semana de Políticas sobre Drogas reforça prevenção e repressão com destruição de entorpecentes

A Policia Civil incinerou 26 quilos de cocaína e 295 quilos de maconha, totalizando 321 quilos de entorpecentes, a ação faz parte da Semana Nacional e Estadual de combate as drogas...

Como parte das atividades da 28ª Semana Nacional e a 6ª Semana Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, com realização de 22 a 26 de junho, foram incinerados nesta quinta-feira, 25, pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), por meio da Polícia Civil de Rondônia 321 quilos de entorpecentes apreendidos em operações de combate ao tráfico de drogas. As atividades relacionadas ao evento é realizada pelo governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod) e mobiliza instituições públicas e privadas em uma programação educativa desenvolvida em parceria com as 10 Secretarias Executivas Regionais do estado. As ações acontecem em diversos municípios rondonienses com ações de conscientização, prevenção e enfrentamento às drogas, envolvendo estudantes, famílias e a sociedade em geral.

Foto: Reprodução

Segundo o presidente do Conepod, David Inácio, a Semana Nacional e a Semana Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas representam importantes instrumentos de mobilização social e conscientização da população. “O trabalho de prevenção, orientação e repressão ao tráfico acontece durante todo o ano por meio da atuação conjunta das instituições governamentais, forças de segurança, entidades da sociedade civil organizada e iniciativa privada. As campanhas fortalecem a mensagem preventiva, mas as ações de enfrentamento às drogas são permanentes e envolvem diversos setores comprometidos com a proteção da vida”, afirmou.

A delegada da 2ª Delegacia de Repressão ao Narcotráfico, Simone Barbieri, informou que foram incinerados 26 quilos de cocaína e 295 quilos de maconha, totalizando 321 quilos de entorpecentes.”O procedimento de incineração ocorre, em média, a cada 40 dias e é realizado em uma cerâmica localizada em Porto Velho, seguindo todos os protocolos legais e de segurança”.

A ação contou com a presença dos servidores do Conepod, o assessor da Secretaria Executiva Regional de Porto Velho, Dabson Bueno da Silva, além de representantes de instituições ligadas à segurança pública, reforçando a integração das atividades da 28ª Semana Nacional e da 6ª Semana Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas.

FONTE - SECOM RO.

Justiça proíbe dentista de fazer cirurgias plásticas após pacientes sofrerem graves lesões em Rondônia

 Decisão definitiva impede a realização e divulgação de procedimentos como rinoplastia e blefaroplastia; multa por descumprimento é de R$ 3 mil por dia...


A Justiça Federal proibiu, em decisão definitiva, que uma cirurgiã-dentista realize cirurgias plásticas como rinoplastia e blefaroplastia, procedimentos considerados exclusivos da medicina. A profissional também está impedida de divulgar ou oferecer esses serviços em redes sociais, sites ou qualquer outro meio de publicidade. Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária de R$ 3 mil.

A sentença confirma uma decisão liminar concedida em 2025 e acolheu o entendimento do Ministério Público Federal (MPF). A ação foi proposta pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero). O processo tramita em segredo de Justiça, por isso a identidade da profissional não foi divulgada.

De acordo com o Cremero, pelo menos quatro mulheres recorreram à Justiça após sofrerem graves lesões físicas e estéticas decorrentes de procedimentos realizados pela dentista. As pacientes precisaram passar por cirurgias reparadoras e enfrentaram longos períodos de internação.

Durante o processo, a profissional alegou que a fiscalização de sua atividade caberia ao Conselho Regional de Odontologia e afirmou que, à época dos procedimentos, existia uma decisão judicial que autorizava dentistas a realizar determinados procedimentos estéticos. Também informou que deixou Rondônia e não atua mais nessa área.

O MPF sustentou, entretanto, que a mudança de estado não elimina o risco de repetição da conduta nem afasta os danos causados às pacientes. O órgão destacou ainda que a manutenção da proibição possui caráter preventivo e serve para evitar que outros profissionais ultrapassem os limites legais da profissão.

Com a decisão, a dentista deverá retirar todas as publicações relacionadas a esses procedimentos de redes sociais, sites e eventuais novos perfis que venha a criar.

Na sentença, foi reconhecido que a realização desses procedimentos violou a Lei do Ato Médico e normas dos conselhos profissionais, colocando a saúde das pacientes em risco. O Ministério Público também reforçou a orientação para que pessoas interessadas em procedimentos estéticos invasivos verifiquem a formação e a habilitação dos profissionais junto aos respectivos conselhos antes de realizar qualquer intervenção.

Avião de pequeno porte parece ter atingido prédio mais alto de Pequim

Não há relatos de vítimas até o momento...


Uma pequena aeronave aparentemente atingiu o edifício mais alto da capital chinesa, Pequim, na tarde desta sexta-feira (26), em um acidente chocante em uma das cidades mais fortificadas do mundo.

Imagens dramáticas publicadas nas redes sociais mostraram destroços caindo da Torre CITIC, de 109 andares, também conhecida como China Zun, além da cauda da aeronave e da janela quebrada de um táxi no chão.

Um jornalista da CNN presenciou pessoas sendo retiradas do arranha-céu reunindo-se nas ruas próximas à entrada, juntamente com caminhões de bombeiros, viaturas policiais e uma ambulância.

A CNN entrou em contato com as autoridades em busca de informações sobre o ocorrido.

Imagens online que mostram o código de registro do avião pareciam indicar uma aeronave leve esportiva de fabricação nacional — um Sunward SA 60L Aurora — pertencente a uma empresa local de aviação geral.

Dados de voo não verificados do Flightradar24 publicados online pareciam indicar uma trajetória de voo com um desvio acentuado da aeronave.

Desde 1º de maio, a capital chinesa está praticamente livre de drones, em virtude de novas regras abrangentes. Os moradores não têm permissão para comprar, alugar ou pilotar drones sem autorização do governo dentro da vasta jurisdição da cidade.

A polícia de Pequim interditou algumas vias que levam ao edifício. Uma testemunha da agência de notícias Reuters observou a ausência de um painel de vidro em um andar elevado, na fachada do prédio.

O edifício é localizado na zona leste de Pequim. Ele abriga a sede do conglomerado estatal CITIC Group e é o prédio mais alto da capital chinesa.

Há uma forte presença policial no local, com algumas vias de acesso ao edifício interditadas para veículos. Policiais foram vistos impedindo pessoas de tirar fotos e orientando-as a se afastarem do prédio.

fonte - Steven Jiang, da CNN.

Pai é preso após confessar ao ChatGPT plano para m*tar o próprio filho para não pagar pensão

A investigação revelou ainda que o suspeito cogitava promover ataques contra escolas, igrejas e autoridades públicas...


Um homem de 36 anos foi preso no Espírito Santo após confessar ao ChatGPT que planejava matar o próprio filho, de 8 anos, para evitar o pagamento de pensão alimentícia. A investigação revelou ainda que o suspeito cogitava promover ataques contra escolas, igrejas e autoridades públicas.

Segundo a Polícia Civil, o caso veio à tona depois que a OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, identificou mensagens com indícios de um crime iminente e repassou as informações às autoridades norte-americanas. O FBI encaminhou o material ao Ministério da Justiça do Brasil, que acionou a Polícia Civil do Espírito Santo.

A prisão ocorreu no dia 19 de junho, na zona rural de São Gabriel da Palha, um dia antes da data em que o investigado pretendia executar o crime, conforme apontaram as investigações.

Nas conversas enviadas à inteligência artificial, o homem relatava que estaria contratando um pistoleiro para assassinar o filho. Ele também mencionava possuir uma arma de fogo, uma corda e cianeto, além de manifestar a intenção de realizar atentados para provocar o maior número possível de vítimas.

Durante o cumprimento dos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, o suspeito inicialmente negou os fatos, mas a Polícia Civil afirmou que as mensagens fornecidas pela OpenAI reuniram elementos suficientes para impedir o crime e dar continuidade às investigações.

O homem foi autuado por ameaças, tentativa de homicídio e incitação ao crime. Os materiais apreendidos foram encaminhados para perícia, e o inquérito segue em andamento para conclusão do indiciamento.

Prefeitura abre credenciamento para artistas e grupos culturais de Porto Velho

Inscrições contemplam diversas linguagens artísticas para atuação em eventos e projetos promovidos pelo município...


A Fundação Cultural do Município de Porto Velho (Funcultural) está com inscrições abertas para o credenciamento de artistas, grupos e agentes culturais interessados em participar das ações, projetos e eventos promovidos pela instituição. O Chamamento Público nº 02/2026 contempla pessoas físicas e jurídicas que atuam no segmento artístico-cultural e visa à futura contratação de serviços para apresentações e atividades culturais realizadas pelo município.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente por meio eletrônico, até o dia 10 de julho de 2026, por meio de formulário digital a ser disponibilizado pela Funcultural. O acesso à plataforma será divulgado (em breve) no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, no portal institucional da Prefeitura de Porto Velho e nos demais canais oficiais de comunicação.

O credenciamento (para pessoas físicas e jurídicas) abrange diversas expressões artísticas e culturais, como apresentações musicais, teatrais, espetáculos de dança, literatura, intervenções culturais, manifestações das culturas populares e tradicionais, oficinas e performances, entre outras atividades.

Conforme a Funcultural, o objetivo do edital é atender às demandas artísticas, culturais e institucionais previstas no calendário anual de eventos do município. O calendário inclui festivais, projetos culturais, eventos cívicos, educativos, turísticos, comunitários e datas comemorativas, além de outras.

Com isso, a Prefeitura busca fortalecer e fomentar a produção cultural local, mediante a ampliação das oportunidades para artistas, coletivos, grupos, companhias e demais profissionais da cadeia produtiva da cultura em Porto Velho.

Interessados devem consultar atentamente todas as exigências, prazos e documentos necessários para participação do certame

Podem participar artistas individuais, representantes de artistas, bandas, grupos artísticos, coletivos e companhias culturais, desde que comprovem experiência mínima de um ano de atuação na área e atendam aos requisitos estabelecidos no edital e seus anexos.

A orientação da Funcultural é que os interessados devem consultar atentamente todas as exigências, prazos e documentos necessários para participação do certame, conforme especificado no edital, antes de efetuar a inscrição.

Também podem se credenciar, profissionais como apresentador/locutor, Djs e outros ligados às artes cênicas, contação de história, intervenções poéticas, captação de áudio e artes plásticas e visuais, entre outros.

O prefeito Léo Moraes ressaltou que o credenciamento evidencia o compromisso da sua gestão com a valorização dos artistas locais e o fortalecimento da cultura em Porto Velho.

“Estamos ampliando as oportunidades para nossos artistas e grupos culturais, garantindo mais espaço nas ações do município e reconhecendo a importância da cultura como ferramenta de desenvolvimento social, econômico e de valorização da nossa identidade”.

As inscrições podem ser feitas neste LINK.

Texto: Augusto Soares
Foto: Arquivo / Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Começa a valer nova regra que facilita inclusão do Exercício de Atividade Remunerada na CNH para motociclistas, em RO

Exigências relacionadas à atividade remunerada para motociclistas foram flexibilizadas para facilitar o acesso de profissionais ao mercado de trabalho...

Novas diretrizes para a inclusão da observação de Exercício de Atividade Remunerada, conhecido como EAR, na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já está disponível em Rondônia. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) explica que as mudanças são significativas para motociclistas, condutores da categoria A. Estabelecidas por meio da Medida Provisória nº 1.360/2026, que revisou as exigências relacionadas à atividade remunerada para motociclistas no país, as mudanças buscam facilitar o acesso de profissionais ao mercado de trabalho, especialmente aqueles que dependem da condução de motocicletas para geração de renda.

A diretora Técnica de Habilitação interina, Danúbia Almeida, explicou que de acordo com as novas diretrizes, a inclusão da EAR deixou de exigir uma série de requisitos que antes eram obrigatórios. “Não há mais necessidade de idade mínima de 21 anos, além de comprovação de tempo mínimo de habilitação de dois anos na categoria A. Também foi eliminada a exigência de realização de curso especializado para motofretistas ou mototaxistas como condição para a inclusão dessa observação na CNH.”

PROCESSO SIMPLIFICADO

Para inserir a EAR, o condutor deverá apenas cumprir os procedimentos já previstos na legislação de trânsito vigente, mantendo-se como obrigatória a realização do exame psicológico.

A solicitação do EAR pode ser feita de duas formas:

  • Alteração de dados: o condutor pode pedir a inclusão do EAR pela Central de Serviços ou em uma unidade do Detran-RO. Depois, será encaminhado para uma avaliação psicológica, pagando pelo serviço. Nessa opção, a data de vencimento da CNH não muda.
  • Renovação da CNH: se a CNH estiver vencida ou perto de vencer, o condutor pode solicitar o EAR ao renovar o documento, também pela Central de Serviços ou em uma unidade. Será necessário fazer exames físico e mental e avaliação psicológica, com pagamento das taxas. Aqui, a data de vencimento da CNH será atualizada.

O condutor pode escolher a opção mais conveniente: a primeira mantém o vencimento atual da CNH, enquanto a segunda altera a data por conta dos novos exames realizados.

REGRAS DE SEGURANÇA

Mototaxistas, motoboys e demais profissionais de motofrete, devem obrigatoriamente, utilizar equipamentos de proteção, como antena corta-pipas, protetor de motor e pernas e colete de segurança com dispositivos retrorrefletivos. É obrigatório possuir a CNH na categoria “A” ou Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC).

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, ressaltou que, apesar da flexibilização das regras, os condutores devem continuar atentos às normas de segurança e às exigências legais para o exercício da atividade remunerada no trânsito.

FONTE - SECOM RO.

2ª Edição do Empreende Pet começa nesta sexta (26) no Parque Alternativo com programação gratuita

Evento segue até domingo (28) com feira de empreendedoras, adoção de pets, gastronomia regional e atrações culturais... 


Começa nesta sexta-feira (26), a partir das 17h, a 2ª edição do Empreende Pet no Espaço Alternativo (Parque Alternativo) , na Avenida Governador Jorge Teixeira. Com entrada gratuita, a programação se estende até domingo (28) e promete agitar a capital com uma mistura de negócios, solidariedade e entretenimento para toda a família, incluindo os animais de estimação.

 

O evento reúne três frentes principais: a Feira de Empreendedoras, que valoriza o protagonismo feminino e gera renda para mulheres locais; a adoção responsável de cães e gatos resgatados, incentivando novos lares; e uma ampla praça de alimentação com gastronomia regional, além de artesanato exclusivo e apresentações culturais com música e dança.

 

“O Empreende Pet é uma oportunidade de movimentar a economia, apoiar as mulheres empreendedoras e promover o acolhimento animal. Convidamos todos a prestigiar esse evento que transforma Porto Velho”, ressalta a deputada estadual Ieda Chaves, apoiadora da iniciativa.


Serviço:

 

· Evento: 2ª Edição do Empreende Pet

· Datas: 26, 27 e 28 de junho de 2026

· Horário: a partir das 17h

· Local: Espaço Alternativo (Parque Alternativo) – Av. Governador Jorge Teixeira

· Entrada: gratuita


FONTE - ASSESSORIA.

Com lema de solidariedade, MPRO mobiliza público na 1ª Campanha de Doação de Sangue de 2026

Reunindo servidores, familiares e amigos em um gesto coletivo de empatia e cidadania o Ministério Público de Rondônia (MPRO) promoveu, na quinta-feira (25/6), a primeira edição do ano da campanha de doação de sangue. A ação, ocorrida em alusão ao Junho Vermelho, aconteceu no auditório do edifício-sede, em Porto Velho, e teve como foco fortalecer os estoques da hemorrede estadual.


Com o slogan “Ser doador é transmitir amor”, a iniciativa foi promovida pelo Grupo de Atuação Especial Cível e de Defesa dos Direitos Humanos (Gaeciv), em parceria com a Seção de Atenção à Saúde (SEAS), contando com o apoio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron).

O projeto
O coordenador do Gaeciv, promotor de Justiça Éverson Pini, ressaltou a importância de iniciativas como essa no âmbito da instituição. “O crescimento histórico da adesão ao longo dos anos da campanha demonstra o sucesso interno da iniciativa e reforça a importância do engajamento dos servidores, e mais que isso, a importância da participação da sociedade civil”, destacou.
O Assessor Técnico da SEAS, Rafael Prestes, disse que a campanha busca valorizar a solidariedade humana como um pilar essencial para o bem-estar da sociedade e o amparo ao próximo. “Entendemos que doar sangue é um ato simples, voluntário, que tem a capacidade de salvar muitas vidas. E o Ministério Público, ao promover essa campanha de doação de sangue reforça o seu compromisso social com a cidadania e, sobretudo, com a valorização da vida”, conclui.
A doação
O processo de doação inclui uma triagem clínica rigorosa, assegurando a proteção tanto do doador, quanto do receptor. Nesta campanha, a adesão superou as expectativas iniciais, contando com mais de 70 intenções de doações entre público interno e externo, demonstrando o forte compromisso dos doadores com a solidariedade e o auxílio ao próximo.
A gerente de captação da Fhemeron, Maria Luiza Pereira, explicou que a parceria duradoura entre as instituições tem garantido um suprimento de sangue com alto padrão de segurança e aproveitamento. “A última coleta ocorreu em dezembro do ano passado, e já registramos uma excelente qualidade do sangue doado. Isso é gratificante, pois o descarte, quando ocorre, é minimizado justamente pela fidelização dos doadores, já que a maioria possui o hábito de doar regularmente”, completa.
Solidariedade
A assistente jurídica Gizelle Mello falou sobre a praticidade de poder realizar a doação no próprio ambiente profissional. Além da conveniência logística, ela enfatizou o acesso imediato a indicadores de saúde pessoal. “A gente pode verificar como está a nossa saúde com os resultados dos exames no mesmo dia, além de realizar a doação. Eu me sinto muito grata por essa oportunidade”, diz.
O estagiário Eduardo de Almeida Ferreira, que é um doador recorrente, descreveu a doação de sangue como um ato de amor capaz de salvar vidas. Ele destacou como a desburocratização do processo incentiva a fidelização dos voluntários e fortalece o espírito de solidariedade comunitária. “A sensação de doar é maravilhosa porque a gente pode transmitir amor, literalmente, para salvar outras pessoas”, conclui.
fonte - MPRO.

Disputa pela gestão da rodoviária de Porto Velho entra em fase decisiva

Três grupos apresentam propostas...

Atualmente funcionando em caráter provisório devido a um contrato considerado irregular firmado na gestão anterior, o Terminal Rodoviário de Porto Velho está mais próximo de ter uma concessionária definitiva. A abertura das propostas da concorrência pública foi realizada na última quinta-feira (25).

Os interessados compareceram à sede da Secretaria Municipal de Contratos e Licitações (SMCL). Três propostas foram apresentadas, porém uma delas foi desclassificada ainda na fase inicial por não atender às exigências previstas no edital publicado pela Prefeitura de Porto Velho.

O processo tem como objetivo garantir uma gestão definitiva para os próximos anos, em conformidade com as normas dos órgãos reguladores e de fiscalização. A expectativa é assegurar o pleno funcionamento da rodoviária, com mais conforto, segurança e qualidade no atendimento aos usuários.

“Essa concorrência pública integra o primeiro grande programa de concessões planejado para a cidade de Porto Velho. Hoje concluímos a primeira etapa, que consiste no recebimento das propostas para identificar a mais vantajosa ao município. Ainda existem outras fases até a declaração da vencedora, mas o trabalho já está bastante avançado”, afirmou o secretário municipal de Contratos e Licitações, Ian Barroso.

Segundo o prefeito Léo Moraes, a iniciativa representa mais um passo para tornar os serviços públicos municipais mais eficientes, por meio de contratos e licitações conduzidos com transparência e dentro das normas estabelecidas pelos órgãos de controle.

“A nossa população merece atendimento de qualidade em todas as estruturas públicas municipais. Esse é um compromisso da gestão: garantir legalidade, eficiência e dignidade nos serviços oferecidos pelo Poder Executivo”, declarou o prefeito.

A previsão é que a concessionária responsável pela administração definitiva da rodoviária de Porto Velho seja anunciada nos próximos meses.

Texto: João Paulo Prudêncio

Imagens: Hellon Luiz 

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

COPA DO MUNDO - Porto Velho segue exemplo de outras capitais e decreta ponto facultativo para jogo da Seleção

Decisão acompanha medidas adotadas por governos e órgãos públicos em todo o país...


A Prefeitura de Porto Velho decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal, em razão da partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo FIFA 2026. Excetuando-se apenas os serviços essenciais (como saúde de urgência, segurança pública e limpeza urbana) que operam em escala de plantão. 

A decisão do prefeito Léo Moraes acompanha o entendimento adotado por outras administrações públicas brasileiras diante da classificação do Brasil para a fase eliminatória da Copa do Mundo.

Capitais e órgãos públicos de abrangência nacional também anunciaram ponto facultativo para a data, entre eles o Governo do Distrito Federal e o Supremo Tribunal Federal, permitindo que servidores acompanhem a partida sem comprometer a prestação dos serviços essenciais.

Em Porto Velho, por meio da publicação 22.150 de 25 de junho, a medida também leva em consideração que o jogo será disputado às 13h e que a Prefeitura promoverá a transmissão oficial da partida na Rua do Hexa, em frente ao Prédio do Relógio. O evento contará com operação especial de trânsito, segurança e logística para receber milhares de torcedores.

O objetivo é permitir que os servidores municipais participem desse momento de integração e patriotismo ao lado da população, fortalecendo o espírito de união que tradicionalmente marca a Copa do Mundo.

"A Copa do Mundo é um momento que une o Brasil acima de qualquer diferença. Queremos que nossos servidores também possam viver essa emoção junto com suas famílias e com a população na Rua do Hexa. Quem precisar de atendimento continuará encontrando a Prefeitura funcionando nas áreas que não podem parar", afirmou o prefeito Léo Moraes.

O decreto estabelece que permanecerão em funcionamento, por meio de escalas de revezamento, os serviços de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), as equipes de limpeza pública, drenagem, pavimentação e tapa-buracos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), o serviço de inspeção animal da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), a fiscalização e segurança do trânsito da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran) e as equipes da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), responsáveis, entre outras atribuições, pela manutenção da iluminação pública.

Com a medida, a Prefeitura de Porto Velho reforça seu compromisso de valorizar os servidores, incentivar a participação da população na Rua do Hexa e assegurar que os serviços de primeira necessidade continuem sendo prestados normalmente durante a realização da partida da Seleção Brasileira.

VEJA O DECRETO AQUI

Texto: Redação

RJ: Drone lança granada e atinge casa durante confronto em Rio das Pedras

Moradores relatam nova madrugada de tiros durante disputa entre grupos criminosos; artefato explosivo atingiu residência na comunidade

Confronto em Rio das Pedras nesta quinta (25) envolve uso de drone para lançar granada, que atingiu uma residência. Polícia reforça o patrulhamento na região.  • Reprodução - Redes Sociais



Moradores de Rio das Pedras, na zona Sudoeste do Rio de Janeiro, viveram mais uma madrugada de violência nesta quinta-feira (25). Em meio a uma semana marcada por confrontos consecutivos na região, criminosos ligados ao CV (Comando Vermelho) voltaram a tentar avançar sobre a comunidade, que é dominada por milicianos.


Segundo relatos de moradores, durante a ação, um drone teria sido utilizado para lançar uma granada, que atingiu a casa de uma família. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o teto atingido.


O confronto ocorreu na área de mata conhecida como Areal, um dos acessos à comunidade. Ainda de acordo com moradores, traficantes tentaram entrar pelo local, mas encontraram resistência de homens armados ligados à milícia, o que provocou uma intensa troca de tiros.


Em nota, a Polícia Militar informou que o policiamento segue reforçado na localidade e entorno e conta com apoio de unidades especiais da corporação.



A Polícia Civil também se manifestou sobre a situação na comunidade e afirmou que mantém atuação permanente contra organizações criminosas que disputam o controle territorial da região. Segundo a instituição, as ações são desenvolvidas de forma contínua por unidades distritais e especializadas.


Nos últimos dias, a corporação realizou operações voltadas ao combate de grupos que atuam em Rio das Pedras. Na quarta-feira (24), uma ação da Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais) teve como alvo integrantes de uma milícia investigada por cobrança de taxas extorsivas de moradores e comerciantes, além da articulação de ações armadas para expansão territorial em Rio das Pedras, Catiri e Catonho.


Na semana anterior, a Polícia Civil deflagrou outra operação com foco no núcleo financeiro de uma milícia que atua na região. De acordo com as investigações, o grupo é suspeito de manter um esquema de extorsão contra comerciantes, moradores e obras públicas, além de operar uma rede de lavagem de dinheiro que teria movimentado mais de R$ 25 milhões.


Advogado que pediu condenação do cliente é encontrado morto em SC

Polícia Civil aguarda exames periciais para determinar a causa da morte de Rodrigo Pantaleão, que não possui sinais de violência

A Polícia Civil de Santa Catarina investiga a morte do advogado Rodrigo Pantaleão, de 53 anos, encontrado morto dentro de casa, em Florianópolis, nesta quinta-feira (25). No dia 28 de maio, ele havia pedido pela condenação do próprio cliente em uma audiência no Tribunal de Justiça Santa Catarina, durante o processo em que ele respondia por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.  



Ainda nesta manhã (25), o 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), atendeu a uma ocorrência gerada após moradores relatarem forte odor proveniente de um imóvel no bairro Itacorubi, em Florianópolis. 


No local, os agentes encontraram o corpo do advogado no interior da residência.  


Além dele, foram encontrados dois cães de grande porte, que foram recolhidos pela Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) da Prefeitura de Florianópolis para os procedimentos cabíveis.  


A Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina informou à CNN Brasil que entrou em contato com as autoridades policiais responsáveis pela investigação para acompanhar o caso e obter informações sobre o andamento da apuração. 


“No entanto, reforça que, se houver qualquer indício de que o crime tenha relação com o exercício da advocacia, a OAB/SC tratará o caso com a seriedade que ele exige e cobrará a responsabilização dos envolvidos”, informou.  


O órgão também ressaltou que a OAB tem a missão de defender as prerrogativas da advocacia, a Constituição da República, o Estado Democrático de Direito, os direitos humanos e a justiça social. 


O caso segue sob investigação da Delegacia de Homicídios da Capital. Até o momento, não foram identificados indícios de morte violenta, mas a Polícia Civil aguarda o resultado dos exames periciais. 


Relembre o caso 

Um advogado pediu pela condenação do próprio cliente em uma audiência no TJSC (Tribunal de Justiça Santa Catarina), durante o processo em que ele respondia por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. O caso ocorreu em 28 de maio, em uma sessão virtual realizada pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Florianópolis.


A audiência era conduzida pela juíza Carolina Ranzolin Nerbass, que não concordou com as alegações do advogado Rodrigo Pantaleão e considerou o réu indefeso.


A sessão era de instrução, fase do processo penal em que são ouvidas testemunhas e o réu, permitindo ao juiz formar sua opinião antes de designar uma sentença final.


A CNN Brasil teve acesso a audiência. Nas imagens é possível ver que, durante grande parte da sessão, o advogado do homem tão pouco olha para a câmera e permanece apenas no celular.


No momento das alegações finais, o defensor concorda com as acusações do promotor de justiça do MP (Ministério Público), pedindo pela condenação do homem.


"A defesa corrobora com as afirmações exaladas pela promotoria de Justiça. Nada mais, excelência", disse.


A resposta surpreendeu a magistrada que, no entanto, não consentiu com a situação e considerou o réu indefeso. "Não posso aceitar suas alegações finais, doutor. Vou considerar o réu indefeso", afirmou.


Logo depois, ela se direciona para o acusado e diz: "Seguinte senhor [réu], o senhor merece uma defesa, ainda que o senhor tenha admitido parte das questões ilícitas", conclui.


Veja o vídeo:



A juíza pede, então, para que o acusado apresente uma nova defesa. Diante da repercussão, a família do homem designou uma nova advogada para defendê-lo no processo, a dra. Nathália Poeta.


"Daqui em diante, a condução do caso será pautada pela estrita observância do devido processo legal e das garantias constitucionais que asseguram o pleno exercício do direito de defesa", disse ela à CNN Brasil.


Em nota, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina informou que o processo terá prosseguimento e que uma nova audiência de instrução deverá ser designada antes do julgamento. Ainda não há data definida para a realização da sessão.


Procurada pela reportagem, a OAB de Santa Catarina (OAB-SC) informou que não tolera condutas que possam representar violação aos deveres da advocacia e afirmou que irá apurar o caso. (CNN)

Discussão por videogame termina com homem m*rto a tir0s e cunhado foragido em Ji-Paraná

Segundo a Polícia Militar, vítima foi atingida por vários disparos após uma briga familiar; principal suspeito fugiu após o crime...

foto - vítima de múltiplos disparos de tiros em Ji-Paraná - reprodução

Um homem identificado como Thalison de Lima Teixeira foi morto a tiros na madrugada desta quinta-feira (25), no bairro São Francisco, em Ji-Paraná. O principal suspeito do crime é o cunhado da vítima, Anthony Emanuel Martins, que fugiu após os disparos e é procurado pela polícia.

De acordo com a Polícia Militar, Thalison discutia com a esposa dentro da residência quando a situação se agravou. Conforme relato da mulher, o casal mantinha um relacionamento conturbado e a discussão teria começado por causa de um videogame.

Durante a confusão, o irmão da esposa também se envolveu. Um primo da vítima informou aos policiais que tentou retirar Thalison do local, mas a briga continuou do lado de fora da casa.

Segundo o boletim de ocorrência, durante o desentendimento, Thalison teria agredido a sogra. Nesse momento, Anthony Emanuel Martins sacou uma arma de fogo e efetuou vários disparos contra a vítima, que morreu no local.

A sogra também relatou ter sido agredida, embora, segundo a Polícia Militar, não apresentasse ferimentos aparentes durante o atendimento da ocorrência.

A Polícia Civil investiga o caso e realiza diligências para localizar o principal suspeito.

PRF e PM apreendem quase 100 mil maços de cigarros contrabandeados na BR-364

Carga de origem boliviana era transportada em caminhão abordado durante ação conjunta das forças de segurança; duas pessoas foram presas...


Uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Batalhão de Polícia de Fronteiras e Divisas (BPFRON), com apoio do Canil do Batalhão de Choque da Polícia Militar, resultou na apreensão de aproximadamente 99,5 mil maços de cigarros contrabandeados na madrugada desta quarta-feira (25), na BR-364, em Rondônia.

A abordagem ocorreu por volta das 3h30, no km 930 da rodovia, durante patrulhamento ostensivo. Os policiais interceptaram um caminhão de carga ocupado por duas pessoas.


Segundo a PRF, a condutora apresentou comportamento considerado suspeito e forneceu informações contraditórias sobre a carga transportada. Já o passageiro afirmou que havia sido contratado apenas para auxiliar no carregamento e descarregamento da mercadoria.

Diante das inconsistências, os agentes realizaram buscas no compartimento de carga e localizaram diversas caixas contendo cigarros de origem estrangeira, provenientes da Bolívia.

Os dois ocupantes receberam voz de prisão em flagrante pelo crime de contrabando. O caminhão, a carga apreendida e os suspeitos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Guajará-Mirim para os procedimentos cabíveis.

Publicidade