Últimas Notícias
Brasil
Mostrando postagens com marcador Notícias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Notícias. Mostrar todas as postagens

Governo de RO intensifica operações integradas e fortalece combate à criminalidade em todo o estado

Entre janeiro e junho de 2026, foram realizadas 261 operações integradas, resultado de uma estratégia baseada na atuação conjunta das forças de segurança...

As ações integradas de segurança pública tem sido ampliadas em todas as regiões do estado em um trabalho realizado pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). Entre janeiro e junho de 2026, foram realizadas 261 operações integradas, resultado de uma estratégia baseada na atuação conjunta das forças de segurança, inteligência policial e presença operacional, fortalecendo o enfrentamento à criminalidade e contribuindo para a melhoria dos indicadores de segurança.

As operações são desenvolvidas de forma coordenada pelas instituições que compõem o sistema estadual de segurança pública, com foco na prevenção e repressão qualificada aos crimes, ampliando a presença do estado em áreas urbanas, rurais e de fronteira. Em Porto Velho, as unidades operacionais realizaram 64 operações no período, reforçando o policiamento preventivo, ampliando a sensação de segurança da população e aumentando a capacidade de resposta das forças policiais.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que os resultados obtidos são fruto do trabalho conjunto das forças de segurança e dos investimentos realizados para aprimorar a atuação no estado. “A integração entre os órgãos, aliada ao uso de tecnologia e inteligência, tem contribuído para fortalecer as ações de segurança pública. O objetivo é garantir melhores condições de trabalho aos profissionais e ampliar a proteção da população em todas as regiões.”

Foto: Secom RO

Entre as principais iniciativas está a Operação “Dominus Divisa e Fronteira”, voltada ao combate ao crime organizado em áreas rurais, regiões de fronteira e invasões de terras. A Operação “Máximus” atua na repressão qualificada aos crimes praticados em áreas urbanas, enquanto a Operação “Iléia” concentra esforços no combate aos crimes ambientais por meio da atuação integrada de diversos órgãos estaduais.

A estratégia operacional também contempla a Operação “Visibilidade”, responsável por ampliar a presença das forças de segurança em locais de grande circulação de pessoas e veículos; a Operação “Reforço”, que fortalece o atendimento das ocorrências acionadas pelo telefone 190; e a Operação “Comércio Seguro”, destinada à prevenção de furtos, roubos e atos de vandalismo em áreas comerciais.

Outras ações importantes incluem a Operação “Sonus Off”, que intensifica a fiscalização contra a perturbação do sossego público, e a Operação “Fio Desencapado”, voltada ao combate ao furto de fios elétricos, cabos de telecomunicações e registros de água.

O secretário da Sesdec, Hélio Pachá, salientou que a integração entre os órgãos de segurança tem sido um dos pilares para os resultados obtidos no estado. “Cada operação é planejada com base em dados de inteligência e executada de forma integrada pelas forças de segurança. Essa atuação coordenada permite maior eficiência no combate à criminalidade, amplia a presença do estado nas áreas mais sensíveis e fortalece a proteção da população. O trabalho conjunto continua sendo uma das principais estratégias para manter os avanços conquistados em Rondônia.”

Além das operações regulares, Rondônia mantém forças-tarefas permanentes de combate ao crime organizado, como a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), a Força-Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado (FTICCO) e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Vale do Jamari (FICCOVJ), estruturas que reúnem instituições estaduais e federais em ações coordenadas de inteligência, investigação e repressão qualificada.

As operações integram a política estadual de segurança pública, que prioriza a atuação preventiva, a integração institucional e o uso de tecnologia para ampliar a eficiência das ações e garantir mais segurança para a população rondoniense.

FONTE - SECOM RO.

Cidadania, Ministério Público e parceiros levam atendimentos em diversas áreas na abertura da 13ª edição do MP Itinerante na Ponta do Abunã

Aos 91 anos, seu Eudócio dos Santos foi um dos primeiros moradores atendidos na abertura da 13ª edição do MP Itinerante, realizada na Escola Estadual Bandeirantes, nesta segunda-feira (22/6), em Nova Califórnia, na região da Ponta do Abunã.


Ele recebeu a vacina contra a pneumonia, uma das diversas doses disponibilizadas durante a ação para crianças, jovens, adultos e idosos.

Morador da comunidade, seu Eudócio aprovou a iniciativa. Segundo ele, se não fosse o atendimento oferecido pelo MP Itinerante, seria necessário percorrer cerca de 360 quilômetros até Porto Velho para receber a vacina.
Os atendimentos começaram logo nas primeiras horas da manhã e registraram grande movimento. Ao longo do dia, o Ministério Público de Rondônia e instituições parceiras atuaram em conjunto para atender às demandas da população.

Durante a programação, a coordenadora do Grupo de Atuação Especial da Educação (Gaeduc), promotora de Justiça Luciana Ondei Rodrigues Silva, acompanhada por equipe do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou fiscalização das condições dos ônibus escolares do distrito.
A equipe também conversou com os motoristas para obter informações sobre a prestação do serviço e as condições das estradas utilizadas no transporte dos estudantes.

As atividades do MP Itinerante são coordenadas pelo Centro de Apoio Operacional Unificado (CAOP-UNI). O coordenador do CAOP-UNI, promotor de Justiça Alan Castiel Barbosa, destacou que a proposta da ação é aproximar o Ministério Público da população. “Estamos aqui para atender, ouvir a população, receber suas demandas, prestar orientações e, mais do que isso, construir soluções para as comunidades”, afirmou. O promotor também agradeceu a participação dos órgãos parceiros, que contribuíram para o atendimento da população da região.
O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, esteve na comunidade e ressaltou a importância da presença do Ministério Público nas localidades mais distantes do estado.
Segundo ele, a iniciativa amplia o acesso da população aos serviços públicos, fortalece a cidadania e cria oportunidades para que moradores apresentem suas demandas diretamente às instituições responsáveis.
Entre as atividades realizadas, os promotores de Justiça Edna Capeli, Alan Castiel e Leandro Gandolfo promoveram uma reunião com lideranças comunitárias para ouvir as principais necessidades da população local.

A dona de casa Odália de Andrade Soares também aproveitou os serviços oferecidos durante a ação. Ela recebeu atendimento em diferentes áreas e destacou a praticidade de encontrar vários serviços reunidos em um único local.

“É uma bênção para toda a comunidade de Nova Califórnia. Hoje eu tomei vacina e também fui atendida pela Defensoria Pública. É muito bom ter tudo isso no mesmo lugar”, afirmou.
Parceiros do MPRO

Órgãos federais:
* Ministério Público do Trabalho (MPT);Ministério do Trabalho e Emprego (MTE);Receita Federal.

Órgãos estaduais:

* Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam); Secretaria de Estado de Finanças (Sefin); Sistema Nacional de Emprego (Sine Estadual); Secretaria de Estado da Educação (Seduc); Departamento de Estradas de Rodagem (DER); Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon); Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Defensoria Pública do Estado (DPE); Instituto de Identificação.

Órgãos municipais:

* Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semias); Secretaria Municipal de Saúde (Semusa); Secretaria Municipal de Educação (Semed); 18ª Junta de Serviço Militar; Conselho Tutelar. Outros parceiros
* Cartórios de Registro Civil.

O MP Itinerante segue na Ponta do Abunã. Nesta terça-feira (23/6) os atendimentos serão no Distrito de Extrema, na Escola Estadual Jayme Peixoto de Alencar, das 8h às 17h.

FONTE - MPRO.

Jogo entre França e Iraque é suspenso pela chuva; jogadores não voltaram do intervalo

Temporal começou no fim do primeiro tempo e jogadores não voltaram do intervalo


A partida entre França e Iraque foi interrompida por causa da chuva no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.

O jogo estava no intervalo, a seleção francesa vencia por 1 a 0, com gol de Mbappé, e os atletas não retornaram ao gramado. Torcedores, jornalistas e staff foram orientados a se abrigarem em locais fechados.

O protocolo estabelece que a bola deve voltar a rolar em 30 minutos após o alerta, dado assim que o árbitro apitou o fim do primeiro tempo, mas a paralisação já dura quase uma hora.

Alertas meteorológicos indicam chuvas intensas acompanhadas de raios em Filadélfia, Pensilvânia, e entrada dos torcedores chegou a ser atrasada em 40 minutos por conta das pancadas de chuva.

O problema não é exatamente uma novidade, já que foi recorrente na Copa do Mundo de Clubes de 2025, também sediada nos Estados Unidos. Mas ainda causa dúvidas entre os espectadores.

Procotolos norte-americanos são rígidos

Nos Estados Unidos, há protocolos específicos para eventos esportivos ao ar livre em relação a raios. As regras determinam a interrupção imediata da partida se houver incidência de descargas elétricas num raio de 13 a 16 quilômetros do estádio, suspendendo o jogo por no mínimo 30 minutos.

No artigo 35 do regulamento, que aborda as regras do jogo, a Fifa explica que as paralisações devem acontecer a qualquer sinal de clima extremo. As decisões, portanto, ficam nas mãos da arbitragem, seguindo as leis do comitê médico.


A entidade não explicita qualquer tipo de prazo para o retorno das partidas.

"Condições climáticas extremas podem justificar a implementação de pausas para resfriamento durante a partida, de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Comitê Médico da FIFA e/ou documentados no Manual de Medicina de Emergência do Futebol da FIFA. Tais pausas serão consideradas partida a partida. A responsabilidade pela implementação e controle das pausas para resfriamento é do árbitro".

Qual é o procedimento para os torcedores?

Em casos de partidas suspensas, os torcedores não devem deixar o estádio, já que os ingressos foram validados no primeiro acesso.

O público, orientado pelo estafe do estádio, precisa apenas deixar as arquibancadas. A orientação é que as pessoas busquem abrigo nos corredores de acesso, onde ficam as lojinhas, bares etc.

FONTE - Da CNN Brasil.

Homem é preso com 208 quilos de maconha após operação integrada em Rondônia

 Ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, o 10º BPM, o 2º BPM, o Comando Regional de Policiamento II (CRP-II) e o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), resultou na apreensão de 208 kg de substância análoga à maconha.

A ação ocorreu no final da tarde do último domingo (21), na rodovia 481, zona rural de Santana do Guaporé, município de São Miguel do Guaporé. Após análise de risco e acompanhamento entre as instituições, foi realizada abordagem a um veículo de passeio que realizava ultrapassagens forçadas, colocando em risco a segurança dos demais usuários da via. 

No interior do automóvel, foram encontrados, no total, 208 kg de substância análoga à maconha acondicionada em diversos fardos. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao indivíduo pela prática, em tese, do crime previsto no art. 33 da Lei nº 11.343/2006 (Lei de Drogas). A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Federal de Ji-Paraná/RO.

Ações conjuntas como essa reforçam a integração e o comprometimento das instituições de segurança pública no combate ao tráfico de drogas e na proteção da sociedade, contribuindo para a preservação da ordem pública e da segurança da população.

Mais quatro ruas de Porto Velho são contempladas com a Operação tapa buracos

Compromisso em atender os pontos mais críticos da cidade têm sido prioridade na atual gestão...

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), realizou nesta semana serviços de recuperação asfáltica em quatro vias da capital, reforçando o trabalho contínuo de manutenção da malha viária e melhoria da mobilidade urbana.

As equipes atuaram na Rua Cajú, entre as ruas Maracujá e Tucumã; Rua Isabel Batista com Rua da Eletronorte; Rua Salomão de Oliveira, a partir da Rua Linhão; e no Beco do Cajú. Os serviços de tapa buraco têm como objetivo garantir melhores condições de trafegabilidade, aumentar a segurança viária e proporcionar mais conforto aos cidadãos que utilizam as vias.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Thiago Cantanhede, cada rua recuperada representa uma melhoria direta na rotina dos moradores.

“Quando a equipe chega para recuperar uma via, não estamos apenas tapando buracos. Estamos melhorando o acesso das famílias às suas casas, facilitando o transporte, o deslocamento para o trabalho e trazendo mais segurança para quem passa diariamente por essas ruas”.

O prefeito Léo Moraes ressaltou que a gestão tem mantido equipes nas ruas diariamente para atender as demandas da população.

“A gente sabe que quem mora no bairro percebe imediatamente quando uma rua recebe manutenção. O trânsito flui melhor, o transporte circula com mais segurança e a comunidade sente que o poder público está presente. É por isso que seguimos investindo em ações que fazem diferença no dia a dia da comunidade”.

As ações seguem um planejamento contínuo da Seinfra e atendem demandas identificadas pelas equipes técnicas e pela solicitação da própria população.

Texto: Letícia Regis
Edição: Secom
Foto: Arquivo

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

MPF pede suspensão de licenças de garimpos que utilizam mercúrio em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) acionou a Justiça Federal para obrigar o Governo de Rondônia e a Agência Nacional de Mineração (ANM) a suspenderem licenças e títulos minerários de garimpos que utilizam mercúrio na extração de ouro na Amazônia.

Segundo o MPF, apesar de o uso do mercúrio ser proibido na mineração brasileira e não existir autorização para sua importação pelo Ibama, órgãos públicos continuam concedendo licenças sem verificar se a substância tóxica está sendo utilizada nas atividades minerárias.

A ação civil pública foi inicialmente proposta contra a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e posteriormente ampliada para incluir a ANM. De acordo com as investigações, a agência federal também não exige informações sobre o uso de mercúrio nem documentos que comprovem a origem da substância ao conceder títulos minerários.

Para o MPF, essa falha acaba permitindo a continuidade de atividades consideradas irregulares em áreas de garimpo na Amazônia.

O órgão destaca que o mercúrio é apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das substâncias mais perigosas para a saúde humana. Utilizado no processo de separação do ouro, o metal pode contaminar rios, peixes e populações ribeirinhas e indígenas, além de causar danos neurológicos, especialmente em crianças e gestantes.

Na ação, o Ministério Público pede que a Justiça determine, em caráter de urgência, a revisão das licenças ambientais e dos títulos minerários já concedidos, com a suspensão daqueles que utilizem mercúrio. Também foi solicitado que os órgãos passem a exigir comprovação de métodos seguros e livres da substância para a extração de ouro.

O procurador da República André Luiz Porreca afirmou que não é possível conceder licenças para uma atividade que utiliza um produto cuja entrada no país ocorre de forma ilegal.

“O Estado não pode licenciar aquilo que a própria lei proíbe. Quando um órgão concede licença sem verificar o uso de mercúrio, ou mesmo sabendo que ele está sendo utilizado, acaba dando aparência de legalidade a uma atividade ilícita”, declarou.

Além da suspensão das autorizações, o MPF também pede a condenação dos órgãos ao pagamento de indenização por dano moral coletivo. O caso será analisado pela Justiça Federal.

Com informações MPF/RO.

PRF apreende 28 quilos de crack e cocaína em ônibus e prende passageiro em Rondônia

Um homem de 29 anos foi preso em flagrante após a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreender quase 30 quilos de drogas durante uma fiscalização na BR-425, em Nova Mamoré, na madrugada de domingo (21).

FOTO - PRF/RO

A abordagem ocorreu por volta da 1h11, no quilômetro 82 da rodovia, durante uma operação de combate ao crime em um ônibus de transporte coletivo interestadual.

Segundo a PRF, um dos passageiros apresentou informações contraditórias durante a entrevista realizada pelos policiais, o que levantou suspeitas e motivou uma fiscalização mais detalhada.

FOTO - PRF/RO

Durante as buscas no compartimento de bagagens, os agentes encontraram duas malas contendo 10,35 quilos de substância análoga a crack e 17,75 quilos de substância análoga a cocaína, totalizando 28,05 quilos de entorpecentes.

Diante da situação, o suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Guajará-Mirim, juntamente com a droga apreendida.

FOTO - PRF/RO

O homem deverá responder, em tese, pelo crime de tráfico de drogas, previsto no artigo 33 da Lei de Drogas.

Governo nomeia "Fulano" e "Cicrano de tal" como assistentes do GSI de Lula

Gabinete de Segurança Institucional informou que identificou o ocorrido e que a retificação da publicação será realizada na próxima edição do Diário Oficial da União...


Uma portaria do Departamento de Gestão do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República designou como assistentes de Segurança Presidencial o major do Exército "Fulano de tal" e o tenente da PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) "Cicrano de tal".

As nomeações foram publicadas no DOU (Diário Oficial da União) desta segunda-feira (22) e assinada pelo diretor do Departamento de Gestão do GSI, Vinícius Damasceno do Nascimento.

Além dessas designações, o sargento da Marinha Márcio Adriano Leite também foi nomeado. A partir da publicação da portaria, os três passam a ocupar o cargo de assistente, somado à Gratificação de Representação da Presidência da República código Nível IV.

De acordo com um anexo da lei sobre a remuneração de cargos da administração pública federal, a gratificação citada na portaria do DOU é de R$ 808,61. O benefício é destinado a funcionários de órgãos essenciais ligados diretamente à Presidência da República.

Confira a portaria:


Procurado pela CNN, o GSI informou "que identificou o ocorrido e que a retificação da publicação será realizada no próximo DOU".

A reportagem também procurou o Palácio do Planalto para se manifestar sobre a portaria. O espaço está aberto.

*Estagiária sob supervisão de Mayara da Paz.

FONTE - Helena Prestes, da CNN Brasil*, Brasília.

Rua do Hexa promete diversão e integração para toda a família nesta segunda-feira (22)

Programação contará com atividades recreativas, atrações culturais, feira da agricultura familiar e muita animação para o público...

A Prefeitura de Porto Velho convida a população para mais uma tarde de lazer, cultura e integração na Rua do Hexa, que contará com uma programação especial nesta segunda-feira (22), a partir das 17h.

Entre as atrações confirmadas estão o Aulão da Copa Qualidade de Vida, cujo objetivo é promover saúde e bem-estar para os participantes; Feira da Agricultura Familiar; exposição de maquinários agrícolas e apresentação de DJ, entre outras atividades.

A feira tem o intuito de valorizar o homem do campo e aproximar ainda mais a população do setor produtivo, enfatizando a sua importância para o desenvolvimento econômico da região. Quanto ao DJ, este garante mais animação, descontração e entretenimento durante toda a programação por meio da música.

Diariamente, a Rua do Hexa segue oferecendo uma programação diversificada que caiu no gosto da população. Famílias inteiras e grupos de amigos se encontram no local para prestigiar as apresentações artísticas, atrações culturais, brinquedos infláveis e a gastronomia regional, entre outras.

Criada para celebrar o clima da Copa do Mundo e a esperança do tão sonhado hexacampeonato pela Seleção Brasileira de Futebol, a Rua do Hexa rapidamente conquistou a população e passou a reunir centenas de pessoas diariamente em um espaço que proporciona alegria, interação entre os frequentadores e valorização da cidade.

“A Rua do Hexa é um espaço pensado para reunir as famílias, promover lazer e fortalecer a convivência entre as pessoas. Queremos incentivar a ocupação dos espaços públicos de forma saudável, segura e acolhedora para todos”, destacou o prefeito Léo Moraes.

Texto: Augusto Soares
Edição: Secom
Foto: Hellon Luiz

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Credenciamento abre novas oportunidades para artistas e grupos culturais

Iniciativa busca fortalecer a produção cultural local e ampliar a participação de artistas nos eventos da gestão municipal...



Ação evidencia o empenho da Prefeitura em fomentar e apoiar a produção artística do município

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural do Município (Funcultural), segue investindo na valorização da cultura local e no fortalecimento das diversas manifestações artísticas presentes na capital rondoniense.

Com a publicação do Chamamento Público nº 02/2026, a administração municipal abre novas oportunidades para artistas, grupos, coletivos e agentes culturais interessados em integrar o cadastro de credenciamento que servirá de base para futuras contratações em eventos, projetos e ações culturais promovidos pelo município.

A ação demonstra o comprometimento da Prefeitura com o incentivo à produção artística local, além de garantir espaço para diferentes expressões culturais e ampliar as possibilidades de participação dos fazedores de cultura nas programações oficiais.

Para o prefeito Léo Moraes, investir na cultura é fortalecer a identidade da cidade e criar oportunidades para quem vive da arte.

"Porto Velho possui uma cultura rica e diversa, construída por artistas que mantêm vivas as nossas tradições e ajudam a contar a história do nosso povo. Com este credenciamento, estamos ampliando oportunidades, gerando renda e valorizando quem faz cultura em todas as regiões do município", destacou o prefeito.

Além de fomentar a economia criativa, o edital contribui para a preservação das tradições populares, o fortalecimento da identidade cultural porto-velhense e a democratização do acesso à cultura.

Credenciamento abrange uma ampla diversidade de segmentos e categorias artísticas

O credenciamento contempla uma ampla variedade de segmentos e categorias artísticas. Entre elas, estão as quadrilhas juninas adultas e mirins, escolas de samba, bois-bumbás, fanfarras, bandas musicais, bandas de samba e pagode, grupos folclóricos, grupos de dança e outras agremiações tradicionais que contribuem para a riqueza cultural do município.

Também estão incluídas categorias musicais de diversos estilos, como sertanejo, forró, rock, axé, gospel, MPB e música regional. O edital ainda contempla profissionais das artes cênicas e do entretenimento, como atores, grupos teatrais, apresentadores, locutores, mestres de cerimônia, DJs, orquestras e demais artistas que atuam na promoção da cultura e da arte.

A presidente da Funcultural, Débora Figueredo, ressaltou que o credenciamento amplia o acesso dos artistas às oportunidades oferecidas pelo poder público.

"Queremos que artistas, grupos e coletivos culturais tenham cada vez mais espaço para mostrar seus talentos. Este edital fortalece a transparência, amplia a participação da classe artística e valoriza quem contribui diariamente para o desenvolvimento cultural de Porto Velho".

Ao criar oportunidades para que talentos e grupos culturais participem das programações municipais, a gestão contribui para a difusão da cultura, fortalece as tradições e impulsiona a geração de renda para os profissionais que movimentam o cenário artístico da capital de Rondônia.

Texto: Augusto Soares
Foto: José Carlos / Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Imóvel abandonado será demolido após laudo da Defesa Civil em Porto Velho

Estrutura com mais de 80% de comprometimento representa risco à população e ao entorno turístico. Estrutura com mais de 80% de comprometimento representa risco à população e ao entorno turístico...


A Prefeitura de Porto Velho anunciou que irá realizar a demolição de um imóvel abandonado localizado na região central da capital, após conclusão de análise técnica da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC).
Demolição e a posterior limpeza do local devem ocorrer nos próximos dias

A decisão foi tomada com base em um relatório que apontou que a edificação está com mais de 80% da estrutura comprometida, representando risco potencial à segurança de pedestres e trabalhadores que circulam pela área.

O imóvel, de propriedade privada, há anos vinha apresentando sinais de abandono e, segundo relatos, era utilizado de forma irregular, além de contribuir para a degradação do entorno de importantes pontos turísticos da cidade.

A área fica próxima a espaços como o Mercado Municipal de Porto Velho, o Complexo Madeira-Mamoré e as Três Caixas D’Água, região considerada estratégica para o turismo local e o fluxo de visitantes.

Segundo o superintendente da Defesa Civil, Dr. Marcos Berti, as vistorias técnicas identificaram a necessidade de intervenção imediata para evitar possíveis acidentes. “O nosso trabalho é verificar de maneira técnica e responsável as estruturas do município. Nesse caso, foi constatada a necessidade de intervenção para garantir o bem-estar da população”.

O prefeito Léo Moraes destacou que a situação vinha gerando preocupação para quem vive, trabalha ou visita a região central da cidade. Segundo ele, além do risco estrutural, o local também impactava negativamente o visual urbano de uma das áreas mais visitadas da capital.

“A demolição desse imóvel é uma ação necessária para garantir a segurança das pessoas que circulam pela região central e também para proteger um dos nossos principais cartões-postais. Estamos trabalhando para cuidar da cidade, recuperar espaços e oferecer mais segurança e qualidade urbana à população”, afirmou o prefeito.

Com a decisão já tomada, os trabalhos de demolição e posterior limpeza da área devem ser executados nos próximos dias, segundo a administração municipal.

Texto: João Paulo Prudêncio
Fotos: Hellon Luiz

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Messi marca dois, quebra recorde histórico e garante vaga argentina em vitória sobre Áustria

O argentino Lionel Messi se tornou nesta segunda-feira (22) o maior artilheiro da história da Copa do Mundo. O camisa 10 marcou dois gols e chegou a 18 na vitória sobre a Áustria, pela segunda rodada da edição de 2026.

Antes de alcançar a marca histórica, Messi desperdiçou um pênalti aos 8 minutos do primeiro tempo, ao chutar para fora. O argentino ainda parou em defesas importantes do goleiro Alexander Schlager ao longo da partida. Nos acréscimos, o argentino marcou mais um gol.

Na atual edição, Messi soma cinco gols e lidera a artilharia do torneio.

O ranking histórico ganha um novo líder após 12 anos. O alemão Miroslav Klose, agora em segundo lugar, marcou seu último gol em 2014, na vitória sobre o Brasil por 7 a 1, jogo em que também superou Ronaldo Fenômeno.

Na estreia da Argentina na Copa de 2026, Messi já havia brilhado com um hat-trick diante da Argélia, ultrapassando Pelé em participações diretas em gols no torneio.

Lista de artilheiros das Copas do Mundo:

  • 18 — Lionel Messi
  • 16 — Miroslav Klose
  • 15 — Ronaldo Nazário
  • 14 — Kylian Mbappé
  • 14 — Gerd Müller
  • 13 — Just Fontaine
  • 12 — Pelé
FONTE - SBT NEWS.

Exame toxicológico passa a ser exigido na primeira habilitação das categorias A e B

 Para garantir o cumprimento da nova regra, o Detran-RO já adequou seus sistemas...

foto - reprodução

Para concluir o processo de primeira habilitação nas categorias A e B e receber a Permissão para Dirigir (PPD), os candidatos precisam apresentar resultado negativo em exame toxicológico. A medida foi estabelecida pela Lei nº 15.153, de 2025, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para atender à determinação legal, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realizou adequações em seus sistemas, criando uma etapa específica para verificação do exame antes da emissão da PPD. A iniciativa garante o cumprimento da legislação e a regularidade dos processos de habilitação.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha a medida fortalece as ações voltadas à preservação da vida e à formação de condutores mais conscientes. “A aplicação da legislação contribui para a formação de condutores mais responsáveis e reforça o compromisso com a proteção da vida,” pontuou.

COMO FUNCIONA A NOVA REGRA

O candidato deverá realizar o exame em laboratório credenciado. Após a coleta e análise, o resultado será vinculado automaticamente ao processo de habilitação, permitindo o andamento das demais etapas até a emissão da Permissão para Dirigir.

Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha a autarquia adotou as providências necessárias para garantir a aplicação da lei em todo o estado. “Assim que recebemos as orientações técnicas para implementação da medida, nossas equipes iniciaram os ajustes necessários nos sistemas. O objetivo é assegurar que os processos ocorram de forma regular, transparente e em conformidade com a legislação.”

A diretora técnica de habilitação, Aline Lima explicou que o procedimento já está incorporado ao sistema da autarquia. “O Detran-RO já promoveu todas as adequações necessárias. O exame toxicológico passa a ser um requisito obrigatório antes da emissão da Permissão para Dirigir e a verificação do resultado ocorre de forma integrada ao processo de primeira habilitação.”

Além das adequações tecnológicas o Detran-RO também está orientando servidores, centros de formação de condutores e clínicas credenciadas sobre os novos procedimentos. A ação busca ampliar a divulgação da medida e garantir que os candidatos tenham acesso às informações necessárias para cumprir a nova etapa do processo de habilitação.

FONTE - SECOM RO.

Publicidade