Últimas Notícias
Brasil
Mostrando postagens com marcador Notícias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Notícias. Mostrar todas as postagens

Prefeitura de Porto Velho inicia recuperação de mais de 280 maquinários parados há anos

Atual gestão trabalha para devolver a capacidade operacional da frota municipal...


Mais de 280 veículos e máquinas da Prefeitura de Porto Velho, que permaneceram parados por mais de dois anos, estão sendo recuperados pela atual gestão. 

A força-tarefa coordenada pela gestão do prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, busca reverter o cenário encontrado no início da administração, quando grande parte da frota municipal estava fora de operação por falta de manutenção.


Ao todo, a frota da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e do setor de Estradas Vicinais é composta por 484 veículos e máquinas. Desse total, 284 equipamentos passam por manutenção, recebendo desde revisões preventivas e troca de óleo até reformas completas de motores. Outros 160 veículos e máquinas já foram encaminhados para manutenção, ampliando o cronograma de recuperação.


Os equipamentos ficaram mais de dois anos sem receber os reparos necessários, reduzindo significativamente a capacidade da Prefeitura de executar serviços de infraestrutura na capital, nos distritos e na zona rural.


Entre as máquinas que estão voltando à operação estão retroescavadeiras, pás carregadeiras, caminhões-caçamba, caminhões-pipa, rolos compactadores, tratores agrícolas, escavadeiras hidráulicas e motoniveladoras, equipamentos essenciais para obras, manutenção de vias e recuperação das estradas vicinais.

Segundo o prefeito Léo Moraes, a prioridade da gestão é recuperar a frota para restabelecer a capacidade de atendimento do município.


"Recebemos uma frota bastante comprometida, com muitos equipamentos sem condições de uso. O desafio é grande, mas, com inteligência, capacidade e poder de gestão, estamos transformando essa realidade para garantir que Porto Velho receba, de forma cada vez mais intensa, as ações de infraestrutura que a população merece."

Com o avanço da recuperação dos mais de 280 maquinários que ficaram parados por mais de dois anos, a expectativa é ampliar gradativamente o número de equipamentos em operação e acelerar a execução de obras em todas as regiões de Porto Velho.

Texto: Redação.

França goleia Noruega, lidera e coloca Haaland no caminho do Brasil na Copa

A França confirmou o favoritismo, venceu a Noruega por 4 a 1 nesta sexta-feira (26) e garantiu a liderança do Grupo I da Copa do Mundo de 2026.


Em grande tarde no Gillette Stadium, em Foxborough, Ousmane Dembélé marcou três gols iniciais da equipe francesa e Doué fechou a porteira, enquanto Thelo Aasgaard descontou para os noruegueses. O goleiro Mike Maignan ainda brilhou ao defender um pênalti cobrado por Jørgen Strand Larsen no início da etapa final. Veja os melhores momentos:

Já classificadas antes da bola rolar, as duas seleções disputavam apenas a primeira posição da chave. Com o resultado, a França termina em primeiro e aguarda a definição dos demais grupos para conhecer seu adversário na fase de 16 avos de final, que deve ser um dos melhores terceiros colocados. A Noruega avança em segundo, encara a Costa do Marfim na próxima fase e, caso avance, enfrentará o vencedor de Brasil x Japão nas oitavas de final.

A superioridade francesa apareceu desde os primeiros minutos. Logo no lance inicial, Mbappé acertou o travessão e quase abriu o placar. Aos seis minutos, porém, encontrou Dembélé em velocidade, e o atacante bateu firme para fazer 1 a 0.

O domínio continuou absoluto. Com posse de bola, intensidade e pressão no campo ofensivo, a França ampliou aos 20 minutos. Novamente após assistência de Mbappé, Dembélé recebeu na entrada da área, levou para o meio e finalizou no canto de Selvik.

A Noruega reagiu pouco depois. Aos 23, Thelo Aasgaard aproveitou uma rápida troca de passes dentro da área e diminuiu o marcador, recolocando os vikings na partida.

A esperança, no entanto, durou pouco. Aos 32 minutos, Dembélé voltou a aparecer. Cercado por marcadores, limpou a jogada com categoria e finalizou de esquerda no canto para completar o hat-trick ainda antes do intervalo e estabelecer o placar de 3 a 1.

Na segunda etapa, a Noruega teve a melhor oportunidade para diminuir logo aos quatro minutos, quando Oscar Bobb sofreu pênalti. Jørgen Strand Larsen foi para a cobrança, mas bateu mal, e Maignan defendeu sem dar rebote, frustrando a reação norueguesa.

Os franceses passaram a administrar a vantagem, controlando a posse de bola e neutralizando as investidas do time de Erling Haaland, que pouco conseguiu produzir diante da sólida defesa adversária. A Noruega ainda criou algumas oportunidades com Oscar Bobb e Aasgaard, mas Maignan voltou a aparecer com boas intervenções para garantir a vitória.

Nos acréscimos, Doué recebeu um cruzamento na medida e cabeceou para o fundo do gol, dando números finais ao confronto.

Sem sofrer sustos nos minutos finais, a França confirmou o triunfo por 4 a 1, assegurou a liderança do Grupo I e segue entre as principais candidatas ao título. Já a Noruega mantém vivo o sonho de uma campanha histórica, mas terá um duro desafio contra a Costa do Marfim antes de pensar em um possível duelo com o Brasil nas oitavas de final.

Por fim, no mesmo grupo, Senegal venceu o Iraque por goleada e ainda nutre a esperança de se classificar como um dos três melhores colocados.

fonte - CNN BRASIL.

Vídeo registra momento raro em que boto lança peixe-elétrico para fora da água em rio de Rondônia; veja vídeo

Segundo o biólogo Flávio Terassini, o comportamento pode representar uma estratégia de caça ou de defesa...

FOTO - REPRODUÇÃO

Uma cena incomum da fauna amazônica chamou a atenção nas redes sociais e já ultrapassou dois milhões de visualizações. Durante uma pescaria no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste, um boto foi filmado arremessando um peixe-elétrico para fora da água com sucessivos golpes de cauda, em um comportamento considerado raro por especialistas.

As imagens foram registradas pelo morador de Vilhena, Bruno José, e mostram o animal impulsionando o peixe para o alto diversas vezes. Em cada lançamento, o peixe gira no ar antes de retornar ao rio, repetindo a cena pelo menos seis vezes.

Bruno relatou que acompanhar o episódio de perto foi uma experiência única.

"Eu tive o prazer de participar da pescaria e pude presenciar essa cena maravilhosa da natureza, que é o confronto entre o boto e o peixe-elétrico. É uma cena muito rara de se ver e muito bonita", afirmou.

Segundo o biólogo Flávio Terassini, o comportamento pode representar uma estratégia de caça ou de defesa. De acordo com ele, o boto utiliza a força da cauda para lançar o peixe para fora da água, tentando provocar impactos suficientes para neutralizá-lo.

"Ele está tentando matar o peixe-elétrico. O boto usa a cauda para lançar o peixe para fora da água e, com o impacto da queda, tenta matá-lo. É um comportamento semelhante ao observado em orcas, que também são cetáceos e parentes dos botos", explicou.

Apesar da sequência de golpes, o especialista acredita que o peixe-elétrico tenha resistido. Conforme explicou, a espécie possui grande resistência física, embora não seja possível confirmar o desfecho do confronto.

Para Bruno José, além de revelar um comportamento pouco conhecido da fauna amazônica, o vídeo também ajuda a destacar o potencial turístico da região.

"Isso demonstra o quanto a nossa fauna é rica e ajuda a atrair pessoas que procuram turismo ecológico e pesca esportiva. O Rio Guaporé é muito bonito, assim como os rios de Rondônia", destacou.


Irã faz ataques contra alvos dos EUA após ofensiva no Estreito de Ormuz

Ofensiva de Teerã acontece após o Comando Central dos Estados Unidos realizar ataques contra infraestrutura iraniana na região do Estreito de Ormuz...

A IRGC (Guarda Revolucionária Islâmica) afirmou que realizou ataques contra pontos de posicionamento do exército dos EUA na região nesta sexta-feira (26).

Em comunicado, a IRGC acusou Washington de violar seu compromisso após lançar ataques na costa da República Islâmica do Irã.  A nota acrescenta que a violação foi respondida "à altura - e assim continuará sendo feito".

A ofensiva iraniana acontece após o CENTCOM (Comando Central dos EUA) realizar ataques contra infraestrutura iraniana na região do Estreito de Ormuz, em retaliação após Teerã realizar disparos contra um navio comercial que transitava no Estreito de Ormuz.

Ainda segundo a publicação, locais de armazenamento de mísseis e drones foram atingidos, além de instalações de radar costeiro do Irã.

O CENTCOM acrescentou que deve continuar coordenando a passagem segura e prestar apoio aos navios comerciais que transitam pela via navegável.

O navio de carga foi atingido a estibordo por um projétil não identificado, o que danificou a ponte de comando, segundo a UKMTO (United Kingdom Maritime Trade Operations), órgão que monitora o tráfego marítimo na região. Não houve relatos de vítimas ou de impacto ambiental.

Acusações e Trump

Mais cedo, o presidente dos EUA, Donald Trump, acusou Teerã de violar o cessar-fogo estabelecido entre os dois países.

Segundo o presidente americano,o regime iraniano disparou ao menos quatro drones contra navios no Estreito de Ormuz, atingindo ao menos uma embarcação de carga. Esse navio foi danificado, mas continuou navegando.

Trump afirmou ainda que os EUA abateram três drones.

"Obviamente, trata-se de uma violação insensata do nosso acordo de cessar-fogo", comentou o presidente em publicação na Truth Social.

Estados Unidos e Irã concordaram em manter um cessar-fogo para negociar o fim permanente da guerra.

O memorando de entendimento assinado entre as duas nações tem 14 pontos, segundo documento divulgado pelo governo americano.

fonte - CNN BRASIL.

Em resposta aos fãs, Paramount Pictures muda título de filme com Ariana Grande para 'Entrando Numa Grande Fria'

Com Robert De Niro e Ben Stiller no elenco, quarto filme da franquia de comédia estreia em 26 novembro nos cinemas...

Atendendo ao pedido dos fãs, a Paramount Pictures anuncia hoje, 26 de junho, no dia do aniversário de Ariana Grande, a atualização do título oficial da nova comédia com a atriz no Brasil: “Entrando Numa Grande Fria”. A mudança faz referência ao sobrenome da artista, que divide o protagonismo do filme ao lado de Robert De Niro e Ben Stiller.

Neste novo capítulo da franquia, Henry (Skyler Gisondo), filho de Greg (Ben Stiller) e Pam (Teri Polo), se apaixona por Olivia Jones (Ariana Grande), uma mulher que parece não combinar nada com ele. 

A sequência ainda conta com Owen Wilson, Beanie Feldstein e Blythe Danner no elenco. 

John Hamburg, que produziu “Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família”, agora assume a direção e o roteiro do quarto longa. O filme é produzido pela Delirious Media e a Particular Pictures. A distribuição é da Paramount Pictures. 

Entrando Numa Grande Fria - 26 de novembro de 2026 nos cinemas.

Prazo de regularização anual para veículos com placa final 6 termina no dia 30 de junho

Proprietários de veículos automotores em Rondônia, devem ficar atentos ao calendário de regularização de licenciamento anual...

Proprietários de veículos automotores em Rondônia, devem ficar atentos ao calendário de regularização de licenciamento anual, estabelecido pela Portaria nº 30 de 5 de janeiro de 2017. O período regulamentar para a atualização do documento com placas que terminam com o dígito 6 se encerra no próximo dia 30 de junho.

Para realizar a emissão da taxa, o usuário dispõe da Central de Serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), devendo informar a placa e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), e de forma rápida, realizar a atualização do documento.

O documento será renovado quando o proprietário quitar, além da taxa de licenciamento, todas as obrigações tributárias e/ou administrativas do veículo, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e possíveis multas vencidas. 

Qualquer unidade de atendimento da autarquia poderá emitir as taxas de licenciamento gratuitamente. Motocicletas de até 170 cilindradas contam com o benefício de isenção do IPVA instituído pelo Governo do Estado de Rondônia.

CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

Algarismo Final da Placa

Prazo para Licenciar

1,2,3

até 31 de março

4

até 30 de abril

5

até 30 de maio

6

até 30 de junho

7

até 31 de julho

8

até 29 de agosto

9

até 30 de setembro

0

Até 31 de outubro


Novo terremoto de magnitude 4,9 é sentido na Venezuela; veja

Testemunhas da Reuters em Caracas e Maracay sentiram os tremores, dias depois dos terremotos históricos que destruíram prédios e mataram quase mil pessoas no país...


Um novo terremoto atingiu a costa da Venezuela, nesta sexta-feira (26), dias depois de dois tremores históricos terem destruído prédios e matado quase mil pessoas no país.

Testemunhas da Reuters em Caracas e Maracay sentiram o terremoto, que, segundo o centro de monitoramento sísmico EMSC (Centro Sismológico Euro-Mediterrânico), teve magnitude 4,9.

*Em atualização.

Mulher perde R$ 80 mil após cair em golpe de falso relacionamento amoroso em Rondônia

A Polícia Civil trata o caso como estelionato sentimental, modalidade de golpe em que o criminoso utiliza um vínculo afetivo para obter vantagem financeira da vítima...


Uma mulher perdeu cerca de R$ 80 mil após ser vítima de um golpe conhecido como estelionato sentimental, praticado por um homem que conheceu pela internet. O suspeito, identificado como Melque Nascimento de Sousa, é investigado por induzir a vítima a realizar transferências bancárias e contratar empréstimos sob a promessa de construir um relacionamento amoroso.

De acordo com o boletim de ocorrência, os dois chegaram a se encontrar pessoalmente apenas uma vez. Durante o período em que mantiveram contato, o homem alegava enfrentar dificuldades financeiras e afirmava que precisava reconstruir a própria vida, solicitando dinheiro para a compra de diversos bens.

Convencida pelas promessas de um futuro ao lado do suspeito, a mulher realizou mais de R$ 50 mil em transferências via Pix. Além disso, foi persuadida a contratar empréstimos que ultrapassaram R$ 30 mil, elevando o prejuízo total para aproximadamente R$ 80 mil.

Segundo o relato da vítima, quando as parcelas dos financiamentos começaram a vencer, Melque tentou quitar a dívida oferecendo objetos como uma arma de fogo, um freezer e até uma motocicleta. 

A Polícia Civil trata o caso como estelionato sentimental, modalidade de golpe em que o criminoso utiliza um vínculo afetivo para obter vantagem financeira da vítima.

Ainda conforme o registro policial, o suspeito chegou a telefonar para a mulher pedindo que ela não procurasse a polícia. Na ligação, informou que estaria no município de Costa Marques.

Até a última atualização, Melque Nascimento de Sousa não havia sido localizado. O caso segue sob investigação e a defesa do suspeito não havia sido encontrada para se manifestar.

PF mira grupo ligado ao tráfico de drogas e cumpre mandados em Rondônia

 Investigação teve início após apreensão de 412 quilos de drogas em pista clandestina; suspeitos são investigados por tráfico, associação criminosa e receptação...


A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (26), a Operação Divisa para aprofundar as investigações contra um grupo suspeito de atuar no transporte, armazenamento e distribuição de drogas em Rondônia. A ação foi realizada no município de Alta Floresta d'Oeste, onde foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, além da aplicação de medidas cautelares contra dois investigados.

As ordens judiciais foram expedidas pela Vara de Garantias da Comarca de Porto Velho e fazem parte do desdobramento de uma investigação iniciada após uma grande apreensão de entorpecentes realizada em agosto de 2025.

Na ocasião, policiais localizaram aproximadamente 412 quilos de drogas em uma pista clandestina na zona rural de Rolim de Moura. A carga era composta por cocaína, pasta base de cocaína, maconha e haxixe, transportados em um veículo.


Durante a ação policial, os suspeitos efetuaram disparos contra as equipes de segurança e conseguiram fugir por uma área de mata. No local, os agentes apreenderam ainda um rádio comunicador, cerca de 200 litros de combustível de aviação e um equipamento de internet via satélite.

As investigações identificaram que o veículo utilizado para o transporte da droga apresentava sinais de adulteração e possuía registro de roubo no estado do Paraná. Além disso, elementos reunidos pela Polícia Federal indicam ligação dos investigados com o equipamento de internet via satélite encontrado durante a ocorrência.

Com o avanço das investigações, os suspeitos poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, receptação de veículo e outros delitos que eventualmente sejam identificados no decorrer do inquérito.

A Polícia Federal informou que as diligências continuam para identificar outros envolvidos e esclarecer toda a estrutura utilizada pela organização criminosa.

Força-tarefa apreende quase 100 mil maços de cigarros contrabandeados em Rondônia

A operação foi realizada na quinta-feira (25), durante fiscalização na BR-364, em Porto Velho...


Uma ação integrada entre a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas (BPFRON) e o Canil do Batalhão de Polícia de Choque resultou na apreensão de aproximadamente 99,5 mil maços de cigarros contrabandeados em Rondônia. A operação foi realizada na quinta-feira (25), durante fiscalização na BR-364, em Porto Velho.


Durante a abordagem a um veículo de carga, os policiais localizaram 199 caixas contendo cigarros de diversas marcas e de origem estrangeira. Segundo as equipes, a mercadoria havia ingressado ilegalmente no país, caracterizando o crime de contrabando.

Duas pessoas foram presas em flagrante durante a ação. Elas foram encaminhadas para os procedimentos legais e permanecerão à disposição da Justiça.

Após a apreensão, toda a carga foi encaminhada à Receita Federal em Guajará-Mirim, responsável pela adoção das medidas administrativas cabíveis.

De acordo com a Polícia Federal, a operação integra o trabalho conjunto das forças de segurança no combate ao contrabando e aos crimes transfronteiriços, intensificando a fiscalização nas principais rotas utilizadas por organizações criminosas que atuam na região de fronteira.

PF desarticula grupo suspeito de aplicar fraudes bancárias de R$ 780 mil em Rondônia

Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva em Porto Velho... 


A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (26), a Operação Contragambito para desarticular uma organização criminosa suspeita de aplicar fraudes bancárias em Rondônia. A investigação aponta que o grupo teria causado prejuízos superiores a R$ 780 mil por meio da utilização de documentos falsos para obter vantagens ilícitas junto a instituições financeiras.

Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva em Porto Velho. As ordens judiciais também determinaram o sequestro de bens, direitos e valores dos investigados.

As investigações foram conduzidas com o apoio da Centralizadora de Inteligência de Segurança da Caixa Econômica Federal e identificaram indícios da atuação de uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias, falsificação de documentos e lavagem de capitais.


Segundo a Polícia Federal, as diligências apontam que o grupo estaria envolvido em pelo menos 34 fraudes praticadas contra instituições financeiras instaladas em Rondônia.

Durante o cumprimento dos mandados, os agentes apreenderam aparelhos eletrônicos, documentos, duas motocicletas e um veículo, materiais que serão analisados para aprofundar as investigações.

Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato, uso de documentos falsos, organização criminosa e lavagem de capitais, além de outros delitos que eventualmente sejam identificados ao longo da apuração. 

A Polícia Federal informou que as investigações continuam para identificar todos os envolvidos e dimensionar a extensão dos prejuízos provocados pelo esquema criminoso.

Programação do 'Arraiá do Béra' desta sexta-feira (26) promete animar o público

Apresentação de quadrilhas, boi-bumbá e muita música estão previstas para esta sexta-feira...


Após o sucesso da abertura do Arraiá do Bera, o segundo dia do evento promete reunir novamente milhares de pessoas em uma grande celebração da cultura popular. Promovido pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural (Funcultural), o arraial segue com a programação festiva até o dia 28 de junho.

A partir das 19h, os portões estarão abertos para receber o público no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Duas grandes estruturas foram preparadas para valorizar os artistas locais e proporcionar entretenimento para todas as idades.

No Palco Boto, o público poderá prestigiar apresentações de bois-bumbás e quadrilhas juninas, que mantêm vivas as tradições culturais da região. Já no Palco Cordel, artistas locais e DJs comandam a festa com muita música regional, garantindo animação durante toda a noite.

A expectativa é que o segundo dia repita o grande sucesso da abertura do evento, movimentando a economia local e fortalecendo as manifestações culturais do município. No encerramento do Arraiá do Bera, as quadrilhas participantes disputarão uma premiação de R$ 45 mil, incentivando a participação dos grupos folclóricos e contribuindo para o fortalecimento da cultura porto-velhense.

Expectativa é que o segundo dia repita o grande sucesso da abertura do evento

O prefeito Léo Moraes destacou a importância de eventos que valorizem as tradições culturais na capital. “O Arraiá do Bera é um espaço de encontro das famílias, de valorização dos nossos artistas e de fortalecimento da cultura popular. É uma festa preparada com muito carinho para que a população possa celebrar nossas tradições, movimentando também a economia e incentivando os grupos culturais que mantêm viva a identidade de Porto Velho”.

Programação dia 26/06:

Palco Boto

19:00 – Boi Bumbá Mimoso

19:45 – Operários - Cia de Dança Tsunami

20:30 – DJ Lacaia

21:00 – Quadrilha Tradição

22:05 – Quadrilha Nação Caipira

23:10 – Quadrilha Jucadiro

Palco Cordel

19:00 – Lene Ventura

21:00 – DJ Mário

21:15 – Estação do Forró

23:15 – DJ Mário

23:30 – Banda Pé de Serra

01:30 – DJ Mário

O evento é gratuito e promete alegrar a noite junina da população.

Texto: Letícia Regis

Edição: Secom

Foto: Anderson Flôres

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

TJRO suspende prazos e altera horário de expediente na próxima segunda-feira (29)

Expediente do Judiciário de Rondônia será encerrado às 12h...


O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) informa que na próxima segunda-feira, 29 de junho, o expediente nas unidades do Poder Judiciário estadual e o atendimento ao público externo serão encerrados às 12 horas. A medida foi estabelecida por meio do Ato nº 1397/2026.

Em razão da alteração no funcionamento das unidades judiciárias, os prazos processuais ficarão suspensos durante todo o dia 29 de junho. A decisão observa o Código de Processo Civil e a Resolução nº 326/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que autoriza a adoção de expediente diferenciado em situações excepcionais.

As sessões do Tribunal do Júri e as audiências previamente marcadas para iniciar após as 12 horas poderão ser redesignadas pelo(a) magistrado(a) responsável.

Nas serventias extrajudiciais, como cartórios, o encerramento do expediente às 12 horas será facultativo, a critério do(a) delegatário(a). Em qualquer hipótese, deverão ser mantidos os serviços indispensáveis e o atendimento às medidas urgentes, conforme as normas da Corregedoria-Geral da Justiça.

O TJRO informa ainda que permanecem inalterados os serviços de plantão judiciário e todas as atividades consideradas essenciais, garantindo o atendimento das demandas urgentes.

FONTE - TJRO.
Publicidade