A ação integra as estratégias permanentes de segurança...
Com objetivo de reforçar a segurança no sistema prisional o governo de Rondônia realizou, entre os dias 4 e 14 de junho, a Operação Saturação em unidades prisionais de Porto Velho, com revistas gerais e ações de fiscalização que mobilizaram cerca de 60 policiais penais.
A iniciativa ampliou o controle interno das unidades e reforçou o acompanhamento dos submetidos à monitoração eletrônica, contribuindo para a prevenção de ilícitos e o fortalecimento da ordem pública.
A ação integra as estratégias permanentes de segurança desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), com foco na manutenção da disciplina e fortalecimento das medidas de controle nas unidades prisionais.
Durante a operação, foram realizadas inspeções estruturais e fiscalizações voltadas ao cumprimento das determinações judiciais por monitorados eletronicamente.
PLANEJAMENTO E ATUAÇÃO INTEGRADA
As ações foram coordenadas pela Sejus e executadas pelo Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape), Gerência Especializada em Operações Penais (Geop) e Unidade de Monitoramento Eletrônico do Sistema Prisional (Umesp).
Segundo o gerente de Operações Penais da Sejus, Reginaldo Barbosa Lima, a Operação Saturação é uma ferramenta estratégica que permite uma atuação intensiva e coordenada das equipes. “Além de identificar possíveis vulnerabilidades, conseguimos reforçar os protocolos de segurança e ampliar o controle sobre situações que possam comprometer a ordem e a disciplina no ambiente prisional”, pontuou.
O secretário da Sejus, Marcus Rito, destacou que o trabalho integrado das equipes fortalece o controle das unidades e contribui diretamente para a preservação da ordem, da segurança dos servidores e das pessoas privadas de liberdade.
Cronograma da Operação Saturação:
04/06 – Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso 05/06 – Penitenciária Estadual Edvan Mariano Rosendo 06/06 – Penitenciária de Médio Porte (Pandinha) 07/06 – Centro de Detenção Provisória de Porto Velho 08/06 – Penitenciária Estadual Aruana e Colônia Agrícola Penal Ênio dos Santos Pinheiro 09/06 – Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho 10/06 – Centro de Ressocialização Vale do Guaporé 11/06 – Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso 12/06 – Fiscalização da Unidade de Monitoramento Eletrônico do Sistema Prisional 13/06 – Fiscalização da Unidade de Monitoramento Eletrônico do Sistema Prisional 14/06 – Fiscalização da Unidade de Monitoramento Eletrônico do Sistema Prisional.
Evento acontece no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré...
A partir das 17h da próxima quinta-feira (25), os portões do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré serão abertos para receber os visitantes da edição 2026 do Arraiá do Bera. Promovido pela Prefeitura de Porto Velho, o evento promete diversão, cultura e momentos especiais em família para os moradores da capital rondoniense.
A programação acontece entre os dias 25 e 28 de junho e contará com apresentações musicais, brinquedos para as crianças, espaço dedicado à economia criativa e uma grande variedade de comidas típicas da região Norte.
Durante todos os dias de festa haverá discotecagem com o DJ Lacaia, apresentação do Boto Madeirinho e shows de forró pé de serra. A tradicional competição entre quadrilhas também será um dos destaques do evento, com premiação total de R$ 45 mil para os grupos vencedores.
Segundo o prefeito Léo Moraes, serão quatro dias de celebração da cultura local em um dos espaços mais históricos da cidade, com uma estrutura especialmente preparada para proporcionar conforto, segurança e entretenimento ao público.
“Essa é a segunda edição do Arraiá do Bera, um evento que já se consolidou na agenda cultural da nossa cidade. Toda a população está convidada para participar dessa festa, celebrar a nossa história e manter acesa a chama do pertencimento de cada cidadão ao nosso município”.
A entrada é gratuita. Não perca essa grande festa e venha celebrar a cultura de Porto Velho no Arraiá do Bera 2026.
A bola segue rolando na Copa do Mundo FIFA e a programação da Rua do Hexa para esta terça-feira (23) contará com muita animação e incentivo à prática esportiva com a realização de mais uma edição da Fun Pace, saindo em frente ao Prédio do Relógio.
Um grande treino educativo de corrida de rua será realizado para o público presente a partir das 18h. A largada dos corredores, que percorrerão um trajeto de cinco quilômetros pelas ruas do centro da cidade, está prevista para às 19h30.
Para a criançada, a estrutura de brinquedos infláveis, mesas de jogos e outros atrativos seguirá disponível durante toda a noite, garantindo diversão, saúde e lazer para toda a família.
“A Rua do Hexa é de toda a população porto-velhense, um espaço preparado com muito carinho para receber as famílias e proporcionar experiências memoráveis. Todos estão convidados. Não percam!”, destacou o prefeito Léo Moraes.
Localizada em um dos pontos mais históricos de Porto Velho, a Rua do Hexa funciona no cruzamento das avenidas Farquar e Sete de Setembro, reunindo esporte, entretenimento e integração comunitária em um ambiente seguro e acolhedor.
Participe e venha viver mais uma noite especial na Rua do Hexa!
Evento promovido pela Prefeitura, Embrapa Rondônia e Ecoporé reunirá produtores rurais para discutir manejo, alimentação do rebanho e recuperação ambiental...
Produtores rurais de Porto Velho terão a oportunidade de conhecer novas técnicas e práticas voltadas ao fortalecimento da pecuária sustentável durante o Dia de Campo Pecuária Sustentável, que será realizado no próximo dia 25 de junho, das 8h às 13h, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, localizado às margens da BR-364, no quilômetro 5,5.
A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), em parceria com a Ecoporé e a Embrapa Rondônia. O objetivo é levar conhecimento técnico, inovação e estratégias sustentáveis para auxiliar os produtores na preparação das propriedades durante o período de estiagem amazônica.
Durante o evento, serão apresentadas alternativas para o manejo de pastagens, alimentação do rebanho na seca, bem-estar animal e recuperação ambiental das propriedades rurais, temas considerados fundamentais para aumentar a produtividade e garantir maior sustentabilidade no campo.
A programação contará ainda com a participação de especialistas e representantes das instituições organizadoras, que estarão disponíveis para esclarecer dúvidas e compartilhar experiências voltadas ao desenvolvimento da atividade pecuária na região.
Evento gratuito no Espaço Alternativo reúne feira de mulheres empreendedoras, gastronomia regional, artesanato e atrações culturais nos dias 26, 27 e 28 de junho...
A capital rondoniense se prepara para receber a 2ª edição do Empreende Pet, evento que consolida o setor pet como vetor de economia, negócios e inovação na região. Realizado nos dias 26, 27 e 28 de junho de 2026, a partir das 17h, no Espaço Alternativo de Porto Velho (Av. Governador Jorge Teixeira), a programação gratuita promete movimentar a cidade com atrações para toda a família, incluindo os amigos de quatro patas.
Com três eixos centrais: empreendedorismo feminino, adoção responsável de animais e gastronomia regional, o Empreende Pet oferece uma experiência completa ao público. A feira conta com expositores de produtos e serviços para pets, artesanato com peças exclusivas, praça de alimentação com sabores que agradam todos os paladares e atrações culturais com música, dança e apresentações artísticas.
Um dos destaques da programação é a Feira de Empreendedoras, que valoriza e fortalece o empreendedorismo feminino local, oferecendo visibilidade e geração de renda para mulheres que atuam nos mais diversos segmentos. O evento também promove a adoção responsável, incentivando o acolhimento de cães e gatos resgatados e dando a oportunidade de o público encontrar um novo melhor amigo.
“O Empreende Pet é um projeto que une aquilo que há de mais importante: gerar oportunidades para as mulheres empreendedoras, incentivar a adoção responsável e movimentar a economia local com cultura e inovação. Convidamos toda a população de Porto Velho para prestigiar essa programação especial”, destaca a deputada estadual Ieda Chaves, que apoia a iniciativa.
O evento tem o apoio cultural da SEDEC, do Governo de Rondônia e da deputada Ieda Chaves, e integra as ações do BVOQ e da Feira da Mulher Empreendedora, fortalecendo o ecossistema de negócios e o bem-estar animal na capital.
Serviço:
· Evento: 2ª Edição do Empreende Pet
· Datas: 26, 27 e 28 de junho de 2026
· Horário: a partir das 17h
· Local: Espaço Alternativo de Porto Velho – Av. Governador Jorge Teixeira
· Entrada: gratuita
· Programação: Feira Pet, Feira de Empreendedoras, Adoção Responsável, Artesanato, Gastronomia e Atrações Culturais.
Programação contará com atividades recreativas, atrações culturais, feira da agricultura familiar e muita animação para o público...
A Prefeitura de Porto Velho convida a população para mais uma tarde de lazer, cultura e integração na Rua do Hexa, que contará com uma programação especial nesta segunda-feira (22), a partir das 17h.
Entre as atrações confirmadas estão o Aulão da Copa Qualidade de Vida, cujo objetivo é promover saúde e bem-estar para os participantes; Feira da Agricultura Familiar; exposição de maquinários agrícolas e apresentação de DJ, entre outras atividades.
A feira tem o intuito de valorizar o homem do campo e aproximar ainda mais a população do setor produtivo, enfatizando a sua importância para o desenvolvimento econômico da região. Quanto ao DJ, este garante mais animação, descontração e entretenimento durante toda a programação por meio da música.
Diariamente, a Rua do Hexa segue oferecendo uma programação diversificada que caiu no gosto da população. Famílias inteiras e grupos de amigos se encontram no local para prestigiar as apresentações artísticas, atrações culturais, brinquedos infláveis e a gastronomia regional, entre outras.
Criada para celebrar o clima da Copa do Mundo e a esperança do tão sonhado hexacampeonato pela Seleção Brasileira de Futebol, a Rua do Hexa rapidamente conquistou a população e passou a reunir centenas de pessoas diariamente em um espaço que proporciona alegria, interação entre os frequentadores e valorização da cidade.
“A Rua do Hexa é um espaço pensado para reunir as famílias, promover lazer e fortalecer a convivência entre as pessoas. Queremos incentivar a ocupação dos espaços públicos de forma saudável, segura e acolhedora para todos”, destacou o prefeito Léo Moraes.
Texto: Augusto Soares Edição: Secom Foto: Hellon Luiz
Estrutura com mais de 80% de comprometimento representa risco à população e ao entorno turístico. Estrutura com mais de 80% de comprometimento representa risco à população e ao entorno turístico...
A Prefeitura de Porto Velho anunciou que irá realizar a demolição de um imóvel abandonado localizado na região central da capital, após conclusão de análise técnica da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC).
Demolição e a posterior limpeza do local devem ocorrer nos próximos dias
A decisão foi tomada com base em um relatório que apontou que a edificação está com mais de 80% da estrutura comprometida, representando risco potencial à segurança de pedestres e trabalhadores que circulam pela área.
O imóvel, de propriedade privada, há anos vinha apresentando sinais de abandono e, segundo relatos, era utilizado de forma irregular, além de contribuir para a degradação do entorno de importantes pontos turísticos da cidade.
A área fica próxima a espaços como o Mercado Municipal de Porto Velho, o Complexo Madeira-Mamoré e as Três Caixas D’Água, região considerada estratégica para o turismo local e o fluxo de visitantes.
Segundo o superintendente da Defesa Civil, Dr. Marcos Berti, as vistorias técnicas identificaram a necessidade de intervenção imediata para evitar possíveis acidentes. “O nosso trabalho é verificar de maneira técnica e responsável as estruturas do município. Nesse caso, foi constatada a necessidade de intervenção para garantir o bem-estar da população”.
O prefeito Léo Moraes destacou que a situação vinha gerando preocupação para quem vive, trabalha ou visita a região central da cidade. Segundo ele, além do risco estrutural, o local também impactava negativamente o visual urbano de uma das áreas mais visitadas da capital.
“A demolição desse imóvel é uma ação necessária para garantir a segurança das pessoas que circulam pela região central e também para proteger um dos nossos principais cartões-postais. Estamos trabalhando para cuidar da cidade, recuperar espaços e oferecer mais segurança e qualidade urbana à população”, afirmou o prefeito.
Com a decisão já tomada, os trabalhos de demolição e posterior limpeza da área devem ser executados nos próximos dias, segundo a administração municipal.
A Prefeitura de Porto Velho celebrou o sucesso da Feira de Adoção realizada na Rua do Hexa, que garantiu um novo lar para 51 animais em menos de uma hora. A ação mobilizou dezenas de famílias interessadas em oferecer amor, cuidado e uma nova oportunidade para cães e gatos.
Ao todo, foram adotados 33 cães e 18 gatos, totalizando 51 pets que agora passam a integrar novos lares.
Os animais disponibilizados para adoção eram provenientes da Clínica de Bem-Estar Animal, de protetoras independentes e também de munícipes que buscavam famílias responsáveis para seus pets.
A grande procura logo nos primeiros minutos do evento demonstrou o compromisso da população portovelhense com a causa animal.
O prefeito Léo Moraes destacou a importância de ações que incentivam a adoção responsável e o cuidado com os animais.
“Esse resultado é motivo de alegria para todos nós. Em menos de uma hora, 51 animais encontraram um novo lar. Isso mostra a sensibilidade da população de Porto Velho e reforça o compromisso da nossa gestão com o bem-estar animal e o combate ao abandono”.
A iniciativa integra as ações da Prefeitura voltadas à proteção animal e à conscientização sobre a guarda responsável. O sucesso da feira reforça a importância da parceria entre o poder público, protetoras independentes, clínica e a comunidade para transformar a vida de animais que aguardavam uma nova chance.
Além da transmissão de Brasil x Haiti, evento reuniu atrações musicais e culturais...
Antes da bola rolar entre Brasil e Haiti, a festa já havia começado na Rua do Hexa. Ao som da cantora Marla Souza e com a energia contagiante dos dançarinos que acompanharam a apresentação, milhares de pessoas encontraram no espaço montado pela Prefeitura de Porto Velho um ambiente de lazer, cultura e convivência para toda a família.
Na noite da última sexta-feira (19), a avenida Farquar com a rua Sete de Setembro se transformou em um verdadeiro palco a céu aberto, reunindo música, dança, entretenimento e a paixão dos brasileiros pela Seleção.
Responsável por abrir a programação da noite, a cantora Marla Souza destacou a alegria de participar de um evento que levou cultura e diversão para a população. “É uma grande responsabilidade e também um motivo de gratidão. A gente agradece ao prefeito Léo Moraes por trazer essa estrutura para a Rua do Hexa. Ficou tudo muito bonito. Hoje estamos fazendo o show de abertura e é muito especial ver a população ocupando esse espaço. A cultura tem sido valorizada em vários eventos, nos parques, nas praças e nos arraiais. São momentos que aproximam as pessoas e fortalecem a nossa cidade”.
Renan Bonni levou animação ao palco da Rua do Hexa
Entre os artistas que participaram da apresentação estava o dançarino Renan Bonni, que acompanhou de perto a reação do público durante a festa. “Tá sendo maravilhoso, inesquecível e marcante. Pela primeira vez na nossa cidade tem algo tão bonito para a gente comemorar. É muito emocionante ver tantas famílias reunidas e felizes participando desse momento”.
A programação cultural foi pensada para aquecer a torcida antes da partida e proporcionar uma experiência completa para quem escolheu acompanhar o jogo na Rua do Hexa. Além da estrutura com telões gigantes, banheiros climatizados, bebedouros e espaço infantil, a música teve papel fundamental na construção do clima festivo que tomou conta do centro da cidade.
Música, dança e futebol tomaram conta da Rua do Hexa em uma noite de festa, cultura e muita animação
Após a transmissão da partida, o público continuou celebrando ao som da Banda Café com Leite, que encerrou a noite mantendo a animação dos torcedores.
Para o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, a proposta da Rua do Hexa vai além do futebol. “Queremos que a população tenha acesso a momentos como esse, onde esporte, cultura, lazer e convivência caminham juntos. A Rua do Hexa foi pensada para reunir famílias, valorizar nossos artistas e criar oportunidades para que as pessoas ocupem a cidade de forma positiva. Ver milhares de porto-velhenses participando, cantando, dançando e vivendo esse momento mostra que estamos no caminho certo para construir uma cidade cada vez mais viva, acolhedora e cheia de oportunidades para todos.”
Evento na avenida Farquar com Sete de Setembro levou famílias, música e clima de Copa do Mundo ao centro da capital...
A paixão pelo futebol tomou conta do centro de Porto Velho na última sexta-feira (19). Milhares de pessoas se reuniram na Rua do Hexa, montada na avenida Farquar com a rua Sete de Setembro, para acompanhar a partida entre Brasil e Haiti pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo da FIFA.
A fisioterapeuta Márcia Vívian aproveitou a Rua do Hexa ao lado dos filhos e celebrou a união da torcida
O espaço foi preparado para receber torcedores de todas as idades e se transformou em um grande ponto de encontro para famílias, amigos e apaixonados pela Seleção Brasileira. Antes da bola rolar, o público acompanhou o show da cantora Marla Souza, que animou a torcida e ajudou a criar o clima de festa. Após a partida, a comemoração continuou ao som da Banda Café com Leite.
A estrutura contou com dois telões gigantes para transmissão do jogo, além de banheiros climatizados, bebedouros, brinquedos infláveis e atividades recreativas voltadas para as crianças, garantindo conforto e entretenimento para quem escolheu acompanhar a partida no local.
Milhares de torcedores lotaram a Rua do Hexa
Entre os milhares de torcedores presentes estava a vendedora Angélica Braga, que participou do evento ao lado do esposo Daniel e da filha Sofia. Para ela, a iniciativa proporcionou um momento especial para a família. “Tá sendo maravilhoso, inesquecível também, marcante. Pela primeira vez na nossa cidade tem algo tão bonito pra gente poder comemorar. É muito especial viver esse momento com a minha família e com tanta gente torcendo junto pelo Brasil”, relatou.
A fisioterapeuta Márcia Vívian também aproveitou a programação ao lado dos filhos Miguel, de 3 anos, Mariana, de 7, e Maria Carolina, de 17 anos, moradores do bairro São Cristóvão. “É satisfatório. Eu acredito que essa é a alegria do brasileiro. A cada quatro anos a gente confia, acredita, veste a camisa e torce muito. É muito bom estar aqui, curtir esse momento antes do jogo e acreditar que a gente vai chegar lá, passar pelo Haiti e seguir para a próxima fase”.
O prefeito Léo Moraes destacou a importância da Rua do Hexa como espaço de valorização da cidade
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, acompanhou a movimentação e ressaltou a participação popular no evento. “Tudo isso foi feito com muito carinho. Hoje recebemos o nosso segundo jogo nessa retomada da nossa confiança, rumo à vitória e ao título. Ficamos muito felizes pela presença da população, que se reúne em torno da bandeira do Brasil, da Seleção, mas também pelo amor à nossa cidade. É um momento de união, de convivência e de valorização da nossa Porto Velho. Estamos felizes pelo que estamos vivendo e confiantes de que o que vem pela frente será ainda melhor”, declarou.
E a festa ficou completa com a vitória da Seleção Brasileira por 3 a 0, levando a torcida ao delírio nos telões da Rua do Hexa. A cada gol, o público vibrou, cantou e celebrou como em uma verdadeira noite de Copa do Mundo. O resultado garantiu mais confiança na caminhada brasileira na competição e transformou o centro de Porto Velho em um grande palco de alegria, união e esperança pelo tão sonhado hexacampeonato.