Evento segue até domingo (28) com feira de empreendedoras, adoção de pets, gastronomia regional e atrações culturais...
Começa nesta sexta-feira (26), a partir das 17h, a 2ª edição do Empreende Pet no Espaço Alternativo (Parque Alternativo) , na Avenida Governador Jorge Teixeira. Com entrada gratuita, a programação se estende até domingo (28) e promete agitar a capital com uma mistura de negócios, solidariedade e entretenimento para toda a família, incluindo os animais de estimação.
O evento reúne três frentes principais: a Feira de Empreendedoras, que valoriza o protagonismo feminino e gera renda para mulheres locais; a adoção responsável de cães e gatos resgatados, incentivando novos lares; e uma ampla praça de alimentação com gastronomia regional, além de artesanato exclusivo e apresentações culturais com música e dança.
“O Empreende Pet é uma oportunidade de movimentar a economia, apoiar as mulheres empreendedoras e promover o acolhimento animal. Convidamos todos a prestigiar esse evento que transforma Porto Velho”, ressalta a deputada estadual Ieda Chaves, apoiadora da iniciativa.
Atualmente funcionando em caráter provisório devido a um contrato considerado irregular firmado na gestão anterior, o Terminal Rodoviário de Porto Velho está mais próximo de ter uma concessionária definitiva. A abertura das propostas da concorrência pública foi realizada na última quinta-feira (25).
Os interessados compareceram à sede da Secretaria Municipal de Contratos e Licitações (SMCL). Três propostas foram apresentadas, porém uma delas foi desclassificada ainda na fase inicial por não atender às exigências previstas no edital publicado pela Prefeitura de Porto Velho.
O processo tem como objetivo garantir uma gestão definitiva para os próximos anos, em conformidade com as normas dos órgãos reguladores e de fiscalização. A expectativa é assegurar o pleno funcionamento da rodoviária, com mais conforto, segurança e qualidade no atendimento aos usuários.
“Essa concorrência pública integra o primeiro grande programa de concessões planejado para a cidade de Porto Velho. Hoje concluímos a primeira etapa, que consiste no recebimento das propostas para identificar a mais vantajosa ao município. Ainda existem outras fases até a declaração da vencedora, mas o trabalho já está bastante avançado”, afirmou o secretário municipal de Contratos e Licitações, Ian Barroso.
Segundo o prefeito Léo Moraes, a iniciativa representa mais um passo para tornar os serviços públicos municipais mais eficientes, por meio de contratos e licitações conduzidos com transparência e dentro das normas estabelecidas pelos órgãos de controle.
“A nossa população merece atendimento de qualidade em todas as estruturas públicas municipais. Esse é um compromisso da gestão: garantir legalidade, eficiência e dignidade nos serviços oferecidos pelo Poder Executivo”, declarou o prefeito.
A previsão é que a concessionária responsável pela administração definitiva da rodoviária de Porto Velho seja anunciada nos próximos meses.
Decisão acompanha medidas adotadas por governos e órgãos públicos em todo o país...
A Prefeitura de Porto Velho decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal, em razão da partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo FIFA 2026. Excetuando-se apenas os serviços essenciais (como saúde de urgência, segurança pública e limpeza urbana) que operam em escala de plantão.
A decisão do prefeito Léo Moraes acompanha o entendimento adotado por outras administrações públicas brasileiras diante da classificação do Brasil para a fase eliminatória da Copa do Mundo.
Capitais e órgãos públicos de abrangência nacional também anunciaram ponto facultativo para a data, entre eles o Governo do Distrito Federal e o Supremo Tribunal Federal, permitindo que servidores acompanhem a partida sem comprometer a prestação dos serviços essenciais.
Em Porto Velho, por meio da publicação 22.150 de 25 de junho, a medida também leva em consideração que o jogo será disputado às 13h e que a Prefeitura promoverá a transmissão oficial da partida na Rua do Hexa, em frente ao Prédio do Relógio. O evento contará com operação especial de trânsito, segurança e logística para receber milhares de torcedores.
O objetivo é permitir que os servidores municipais participem desse momento de integração e patriotismo ao lado da população, fortalecendo o espírito de união que tradicionalmente marca a Copa do Mundo.
"A Copa do Mundo é um momento que une o Brasil acima de qualquer diferença. Queremos que nossos servidores também possam viver essa emoção junto com suas famílias e com a população na Rua do Hexa. Quem precisar de atendimento continuará encontrando a Prefeitura funcionando nas áreas que não podem parar", afirmou o prefeito Léo Moraes.
O decreto estabelece que permanecerão em funcionamento, por meio de escalas de revezamento, os serviços de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), as equipes de limpeza pública, drenagem, pavimentação e tapa-buracos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), o serviço de inspeção animal da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), a fiscalização e segurança do trânsito da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran) e as equipes da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), responsáveis, entre outras atribuições, pela manutenção da iluminação pública.
Com a medida, a Prefeitura de Porto Velho reforça seu compromisso de valorizar os servidores, incentivar a participação da população na Rua do Hexa e assegurar que os serviços de primeira necessidade continuem sendo prestados normalmente durante a realização da partida da Seleção Brasileira.
Aulão de zumba, DJs e show musical garantiram o clima de celebração antes e depois da partida da Seleção Brasileira...
Muito antes da bola rolar, quem chegou à Rua do Hexa já encontrou um clima de alegria. Ao som de músicas dançantes, as pessoas participaram do aulão de zumba que abriu a programação da noite, transformando o espaço em uma grande celebração de saúde e convivência.
Antes da bola rolar, teve zumba e muita diversão com Jessica Brenda na Rua do Hexa
À frente da atividade estava a instrutora de zumba Jessica Brenda, que fez o público dançar e entrar no clima da torcida brasileira. “É uma honra estar aqui com essa galera animada, fazendo esse aquecimento antes do jogo. Quero agradecer ao nosso prefeito por proporcionar um evento tão bonito para a população. A zumba é muito importante porque ajuda a combater a depressão, movimenta o corpo, melhora a disposição e faz muito bem para a saúde. Quem dança é mais feliz."
Logo após o aulão, a animação continuou com apresentações do DJ Leylson, que manteve o público envolvido até o início da transmissão da partida da Seleção Brasileira contra a Escócia. A mistura de ritmos e a interação com os torcedores criaram um ambiente descontraído para pessoas de todas as idades.
O artista destacou a energia do público presente. “É gratificante fazer parte de um evento como esse. A música aproxima as pessoas e deixa a torcida ainda mais animada. Ver famílias, amigos e crianças curtindo juntos mostra que a Rua do Hexa já virou um dos grandes encontros da cidade. É uma alegria contribuir com esse momento.”
Música, animação e torcida reunida na Rua do Hexa com o DJ Leylson
Após o apito final, a programação seguiu com o show do grupo Forró dos 3, encerrando mais uma noite de entretenimento promovida pela Prefeitura de Porto Velho.
Além das atrações culturais, a estrutura preparada para receber a população contou com dois telões de alta definição.
A presidente da Funcultural, Débora Figueiredo, ressaltou que a proposta da Rua do Hexa vai muito além da transmissão dos jogos. “Pensamos em uma programação que acolhesse toda a família. As atrações culturais, a dança, a música e o esporte se unem para transformar esse espaço em um ambiente de convivência, valorizando nossos artistas locais e proporcionando momentos que ficarão na memória da população.”
O prefeito Léo Moraes falou que a iniciativa demonstra como o esporte e a cultura podem caminhar juntos para fortalecer a cidade. “Cada detalhe da Rua do Hexa foi pensado para que as famílias se sintam acolhidas e tenham orgulho de viver em Porto Velho. Ver nossos artistas, professores de dança, DJs e músicos levando alegria para milhares de pessoas mostra que investir em cultura, esporte e lazer é investir na qualidade de vida da nossa população. Esse é o tipo de cidade que queremos construir: viva, participativa e feita para todos.”
Texto: Jhon Silva Edição: Secom Fotos: José Carlos
Quadrilhas juninas, shows musicais e boi-bumbá estão na agenda...
Começa hoje (25), a edição 2026 do Arraiá do Bera , evento promovido pela Prefeitura de Porto Velho e que segue até o próximo domingo (28), no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, no centro histórico da capital. A entrada será pelo Cai N’Água.
A partir das 19h, os portões serão abertos oficialmente para a festa, que contará com dois palcos. O Palco Boto receberá as apresentações culturais, entre bois-bumbás e quadrilhas juninas. Já o Palco Cordel será destinado aos shows musicais, com apresentações de artistas locais e DJs.
Durante os quatro dias de programação, a expectativa é de que milhares de porto-velhenses participem do evento, seja para prestigiar as quadrilhas que disputarão R$ 45 mil em premiações ou para aproveitar os espaços preparados especialmente para o público.
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, convidou a população a prestigiar o Arraiá do Bera, destacando a importância da iniciativa para a valorização da cultura popular e para a ocupação dos espaços públicos da cidade.
“O Arraiá do Bera vai além da festa. Ele representa a valorização da cultura da nossa gente e demonstra o avanço das políticas culturais. Estão todos convidados para celebrar momentos inesquecíveis”.
Programação desta quinta-feira:
Palco Boto
19h – Boi Mirim Veludinho
(DJ)
19h45 – Boi Mirim Marronzinho
(DJ)
20h30 – Abertura oficial do evento
(DJ)
21h – Quadrilha Coração Dourado
(DJ)
22h05 – Quadrilha Mocidade Junina
(DJ)
23h10 – Quadrilha Rosas de Ouro
Palco Cordel
19h – Tati Reis
(DJ)
21h15 – Thammy Nunes
(DJ)
22h30 – Forró Madeira
(DJ até as 2h da manhã)
A entrada é gratuita e a organização orienta o público a chegar com antecedência para garantir mais conforto e aproveitar toda a programação do primeiro dia do Arraiá do Bera.
Texto: João Paulo Prudêncio Edição: Secom Fotos: Hellon Luiz
Além de horários, itinerários e consulta de rotas, a plataforma disponibiliza diversos serviços que tornam o transporte público mais acessível e eficiente...
A Prefeitura de Porto Velho continua investindo em tecnologia e inovação com o propósito de facilitar o dia a dia das pessoas. Entre as ações voltadas à modernização está o transporte coletivo, por meio da plataforma PVH+. A ferramenta disponibiliza uma série de informações e serviços que permitem aos usuários acompanhar, consultar e interagir com o sistema de transporte público de forma rápida e prática.
Por meio da plataforma, qualquer cidadão com acesso à internet pode consultar horários dos ônibus, visualizar mapas dos itinerários, pesquisar linhas pelo nome ou número e realizar buscas por rotas para identificar a melhor forma de chegar ao seu destino. A plataforma também permite baixar o aplicativo no celular e garante acesso às informações em qualquer lugar e a qualquer momento.
Para o prefeito Léo Moraes, a tecnologia faz parte do compromisso da gestão municipal com a modernização dos serviços públicos e a melhoria da mobilidade urbana.
"Nosso compromisso é investir em inovação para oferecer serviços públicos mais eficientes e acessíveis. Estamos avançando na modernização do transporte coletivo, com soluções que trazem mais comodidade, transparência e qualidade de vida para os usuários", destacou o prefeito.
OUTROS SERVIÇOS
Qualquer cidadão com acesso à internet pode consultar os horários dos ônibus
Além das consultas, o PVH+ oferece diversos serviços relacionados ao transporte coletivo. Entre eles estão a solicitação para instalar ou remover pontos de ônibus, denúncias sobre descumprimento de metas pela concessionária, comunicação de irregularidades na prestação do serviço e solicitação de visita domiciliar para atualização cadastral, entre outros atendimentos.
A ideia é concentrar, em um único ambiente digital, ferramentas que facilitem a vida dos usuários e que permitam a participação da população na melhoria contínua do sistema.
Segundo o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran), Iremar Torres, a tecnologia tem sido uma importante aliada para aproximar os serviços públicos da população e torná-la protagonista dos serviços inovadores .
"Estamos utilizando a tecnologia para tornar o transporte coletivo mais acessível e eficiente. Com o PVH+, os usuários têm informações e serviços disponíveis na palma da mão, com mais praticidade e comodidade no dia a dia".
Disse ainda que a gestão do prefeito Léo Moraes tem como compromisso e prioridade oferecer soluções inovadoras que garantam mais transparência, agilidade e comodidade aos usuários do transporte coletivo e à população em geral.
Dez grupos vão concorrer ao título da competição junina, que distribuirá R$ 45 mil em premiação entre os vencedores...
As quadrilhas juninas que irão disputar o concurso do Arraiá do Bera 2026 já estão definidas. A ordem de apresentação dos grupos foi conhecida durante sorteio pela Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), reunindo representantes das agremiações inscritas para a competição.
O processo ocorreu após o encerramento das inscrições, finalizadas no último dia 20 de junho. Ao todo, dez quadrilhas garantiram participação no Arraiá do Bera, que acontecerá entre os dias 25 a 28 de junho, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Participam da disputa as quadrilhas:
Coração Dourado
Mocidade Junina
Rosas de Ouro
Junina Tradição
Nação Caipira
Jucadiro
Nova Junina do Orgulho
Os Matutos do Socialista
Flor da Primavera
Rádio Farol
Débora Figueiredo destacou a importância do concurso para a valorização das manifestações culturais da capital
As apresentações serão distribuídas ao longo dos três primeiros dias de competição. No dia 25 de junho, três quadrilhas se apresentam no tablado; no dia 26, outras três entram em cena; e, no dia 27 de junho, as quatro últimas encerram a disputa.
A competição contará com premiação total de R$ 45 mil. A quadrilha campeã receberá R$ 20 mil. O segundo lugar será premiado com R$ 15 mil e a terceira colocada receberá R$ 10 mil.
A presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Débora Figueiredo, destacou a importância do concurso para a valorização das manifestações culturais da capital.
“O Arraiá do Bera é uma grande vitrine para os nossos grupos folclóricos e para os artistas que mantêm viva a tradição junina em Porto Velho. Estamos muito felizes com a participação das quadrilhas e com o envolvimento das comunidades que se dedicam durante todo o ano para apresentar seus espetáculos ao público.”
Além da competição junina, o evento contará com apresentações culturais, atrações musicais, bois-bumbás, praça de alimentação, área infantil e espaços voltados para toda a família.
Segundo a organização, a expectativa é receber milhares de visitantes durante os quatro dias de programação, consolidando o Arraiá do Bera como um dos maiores eventos culturais do município.
Para o prefeito Léo Moraes, a competição representa um importante incentivo à cultura popular e ao trabalho desenvolvido pelos grupos folclóricos da cidade. “As quadrilhas juninas carregam histórias, tradições e o sentimento de pertencimento das comunidades. O Arraiá do Bera foi criado para valorizar essa cultura tão forte em Porto Velho e proporcionar um espaço onde nossos artistas possam mostrar seu talento para toda a população. Tenho certeza de que será uma festa inesquecível para os participantes e para o público.”
Quadrilha do bairro Mariana será a responsável por abrir o concurso junino e promete emocionar...
Quando as luzes da arena se acenderem e os primeiros acordes ecoarem pelo Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, será a Quadrilha Junina Coração Dourado a responsável por dar início a um dos momentos mais aguardados do Arraiá do Bera.
Marcos Douglas afirma que a ansiedade aumenta diariamente
Mas antes da apresentação, existe uma mistura de sentimentos que acompanha cada integrante. Entre eles está Marcos Douglas, noivo da quadrilha e integrante da agremiação há cinco anos. Para ele, a ansiedade aumenta a cada dia que passa. "A expectativa é muito grande. Tem muito nervosismo também. Estamos ensaiando todos os dias, de segunda a sexta-feira. Vai ser a primeira vez que eu vou dançar e competir no Bera, então o nervosismo está grande".
Fundada há nove anos no bairro Mariana, a Coração Dourado nasceu do amor pela cultura popular e, ao longo do tempo, tornou-se uma das representantes do movimento junino da comunidade. Os ensaios acontecem na praça do bairro, espaço que se transforma em ponto de encontro para brincantes, familiares e moradores que acompanham de perto a preparação para a temporada junina.
Neste ano, a responsabilidade será ainda maior. A quadrilha foi sorteada para abrir o concurso do Arraiá do Bera, tornando-se a primeira agremiação a entrar na arena durante a disputa.
Ser a primeira apresentação significa carregar o desafio de abrir oficialmente a competição, enfrentar o nervosismo inicial e dar o tom da festa para o público e para os jurados.
Integrante há cinco anos, Diogo da Silva dá vida ao personagem Lampião na quadrilha
Quem conhece bem essa sensação é Diogo da Silva, personagem Lampião da quadrilha e integrante do grupo há cinco anos. "O Arraiá do Bera é um lugar especial. Eu dancei lá no ano passado e senti uma energia diferente. A gente pode entrar na arena vinte vezes que as vinte vezes vai dar aquele nervosismo. Mas a gente dança porque gosta, porque sente essa energia do São João".
Apesar da responsabilidade de abrir o concurso, os integrantes garantem que a preparação segue intensa e focada em entregar um grande espetáculo ao público.
Neste ano, a Coração Dourado levará para a arena o tema "Legado do Rio Madeira", uma homenagem a um dos maiores símbolos da história, da cultura e do desenvolvimento de Porto Velho.
A proposta é contar, por meio da dança, da música e dos personagens, a importância do rio que ajudou a construir a identidade da capital rondoniense e segue sendo parte fundamental da vida de milhares de pessoas.
"Nosso tema vai falar um pouco sobre o Rio Madeira. É o Legado do Rio Madeira. Vamos contar um pouco dessa história para o público", adianta Marcos Douglas.
Expectativa é que o espetáculo emocione quem estiver presente
A expectativa é que o espetáculo emocione quem estiver presente e apresente ao público uma narrativa conectada às raízes culturais da região.
Para o prefeito Léo Moraes, a participação do Coração Dourado representa o espírito que o Arraiá do Bera busca valorizar. "A cultura popular é construída por pessoas que se dedicam durante meses para manter viva a tradição junina. Ver uma quadrilha da comunidade do Mariana abrir o concurso mostra a força dos nossos bairros e o talento dos nossos brincantes. Tenho certeza de que será uma apresentação emocionante para todos que estiverem prestigiando o evento".
O Arraiá do Bera acontece entre os dias 25 e 28 de junho, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. O evento promovido pela Prefeitura de Porto Velho reunirá quadrilhas juninas, apresentações culturais e atrações musicais, além da competição que distribuirá R$ 45 mil em premiações. A quadrilha campeã receberá R$ 20 mil, o segundo lugar R$ 15 mil e o terceiro colocado R$ 10 mil.
E quando chegar a hora da abertura, a Coração Dourado terá a missão de dar o primeiro passo na arena. Um momento carregado de nervosismo, responsabilidade e orgulho para uma quadrilha que carrega no nome e na história a paixão pelo São João.
A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 21/2026, de autoria do prefeito Léo Moraes, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2027.
A matéria define as metas e prioridades da administração municipal e servirá como base para a elaboração do orçamento do próximo ano.
A aprovação da LDO representa um importante avanço para o planejamento da gestão municipal, estabelecendo regras para a aplicação dos recursos públicos, manutenção do equilíbrio fiscal e continuidade dos investimentos em áreas estratégicas da capital.
Entre os principais pontos da proposta estão a criação de reserva de contingência para situações emergenciais, a previsão de realização de concursos públicos, valorização dos servidores, participação popular na construção do orçamento e mecanismos para fortalecimento da arrecadação municipal.
Antes do encaminhamento da proposta ao Legislativo, a Prefeitura realizou reuniões técnicas envolvendo a equipe econômica, secretários municipais e setores de planejamento da administração para definir as prioridades que irão nortear os investimentos públicos em 2027.
Para o prefeito Léo Moraes, a aprovação da matéria consolida uma etapa importante do planejamento estratégico da cidade.
"A aprovação da LDO representa um avanço importante para o futuro de Porto Velho. Estamos construindo uma cidade organizada, com responsabilidade fiscal, segurança para investir e condições para gerar desenvolvimento econômico. Esse planejamento garante que Porto Velho continue avançando de forma gradual, sustentável e preparada para viver novos tempos de prosperidade, com mais oportunidades e qualidade de vida para a nossa população", destacou o prefeito.
Com a aprovação da LDO, a Prefeitura poderá avançar na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), instrumento que definirá os recursos destinados a cada secretaria, programa e ação governamental ao longo do exercício de 2027.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o funcionamento das unidades ocorreu dentro da normalidade, garantindo assistência rápida...
Enquanto milhões de brasileiros acompanhavam a partida da Seleção Brasileira pela segunda rodada da Copa do Mundo FIFA 2026, nesta quarta-feira (24), as unidades de urgência e emergência administradas pela Prefeitura de Porto Velho registraram um cenário positivo: baixa demanda, atendimento ágil e ausência de filas.
A Policlínica Dra. Ana Adelaide e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) das zonas Sul e Leste mantiveram fluxo tranquilo de pacientes durante todo o período do jogo, sem registro de superlotação ou demora nos atendimentos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o funcionamento das unidades ocorreu dentro da normalidade, garantindo assistência rápida aos usuários que buscaram atendimento durante a partida da Seleção.
O cenário reforça a capacidade da rede municipal de urgência e emergência em manter a qualidade dos serviços mesmo em períodos de grande mobilização popular, como eventos esportivos de alcance nacional.
A orientação da Prefeitura de Porto Velho é para que a população continue procurando as unidades de saúde sempre que necessário, especialmente em casos de urgência e emergência, contribuindo para o atendimento adequado e oportuno de todos os pacientes