Últimas Notícias
Brasil
Mostrando postagens com marcador Porto Velho. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Porto Velho. Mostrar todas as postagens

PVH+ amplia acesso a informações e serviços para usuários de Porto Velho

Além de horários, itinerários e consulta de rotas, a plataforma disponibiliza diversos serviços que tornam o transporte público mais acessível e eficiente...



A Prefeitura de Porto Velho continua investindo em tecnologia e inovação com o propósito de facilitar o dia a dia das pessoas. Entre as ações voltadas à modernização está o transporte coletivo, por meio da plataforma PVH+. A ferramenta disponibiliza uma série de informações e serviços que permitem aos usuários acompanhar, consultar e interagir com o sistema de transporte público de forma rápida e prática.

Por meio da plataforma, qualquer cidadão com acesso à internet pode consultar horários dos ônibus, visualizar mapas dos itinerários, pesquisar linhas pelo nome ou número e realizar buscas por rotas para identificar a melhor forma de chegar ao seu destino. A plataforma também permite baixar o aplicativo no celular e garante acesso às informações em qualquer lugar e a qualquer momento.

Para o prefeito Léo Moraes, a tecnologia faz parte do compromisso da gestão municipal com a modernização dos serviços públicos e a melhoria da mobilidade urbana.

"Nosso compromisso é investir em inovação para oferecer serviços públicos mais eficientes e acessíveis. Estamos avançando na modernização do transporte coletivo, com soluções que trazem mais comodidade, transparência e qualidade de vida para os usuários", destacou o prefeito.

OUTROS SERVIÇOS

Qualquer cidadão com acesso à internet pode consultar os horários dos ônibus

Além das consultas, o PVH+ oferece diversos serviços relacionados ao transporte coletivo. Entre eles estão a solicitação para instalar ou remover pontos de ônibus, denúncias sobre descumprimento de metas pela concessionária, comunicação de irregularidades na prestação do serviço e solicitação de visita domiciliar para atualização cadastral, entre outros atendimentos.

A ideia é concentrar, em um único ambiente digital, ferramentas que facilitem a vida dos usuários e que permitam a participação da população na melhoria contínua do sistema.

Segundo o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran), Iremar Torres, a tecnologia tem sido uma importante aliada para aproximar os serviços públicos da população e torná-la protagonista dos serviços inovadores .

"Estamos utilizando a tecnologia para tornar o transporte coletivo mais acessível e eficiente. Com o PVH+, os usuários têm informações e serviços disponíveis na palma da mão, com mais praticidade e comodidade no dia a dia".

Disse ainda que a gestão do prefeito Léo Moraes tem como compromisso e prioridade oferecer soluções inovadoras que garantam mais transparência, agilidade e comodidade aos usuários do transporte coletivo e à população em geral.

Texto: Augusto Soares
Foto: José Carlos

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Conheça as quadrilhas selecionadas para o Arraiá do Bera 2026 em Porto Velho

Dez grupos vão concorrer ao título da competição junina, que distribuirá R$ 45 mil em premiação entre os vencedores...

As quadrilhas juninas que irão disputar o concurso do Arraiá do Bera 2026 já estão definidas. A ordem de apresentação dos grupos foi conhecida durante sorteio pela Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), reunindo representantes das agremiações inscritas para a competição.

O processo ocorreu após o encerramento das inscrições, finalizadas no último dia 20 de junho. Ao todo, dez quadrilhas garantiram participação no Arraiá do Bera, que acontecerá entre os dias 25 a 28 de junho, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Participam da disputa as quadrilhas:

  • Coração Dourado
  • Mocidade Junina
  • Rosas de Ouro
  • Junina Tradição
  • Nação Caipira
  • Jucadiro
  • Nova Junina do Orgulho
  • Os Matutos do Socialista
  • Flor da Primavera
  • Rádio Farol
Débora Figueiredo destacou a importância do concurso para a valorização das manifestações culturais da capital

As apresentações serão distribuídas ao longo dos três primeiros dias de competição. No dia 25 de junho, três quadrilhas se apresentam no tablado; no dia 26, outras três entram em cena; e, no dia 27 de junho, as quatro últimas encerram a disputa.

A competição contará com premiação total de R$ 45 mil. A quadrilha campeã receberá R$ 20 mil. O segundo lugar será premiado com R$ 15 mil e a terceira colocada receberá R$ 10 mil.

A presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Débora Figueiredo, destacou a importância do concurso para a valorização das manifestações culturais da capital.

“O Arraiá do Bera é uma grande vitrine para os nossos grupos folclóricos e para os artistas que mantêm viva a tradição junina em Porto Velho. Estamos muito felizes com a participação das quadrilhas e com o envolvimento das comunidades que se dedicam durante todo o ano para apresentar seus espetáculos ao público.”

Além da competição junina, o evento contará com apresentações culturais, atrações musicais, bois-bumbás, praça de alimentação, área infantil e espaços voltados para toda a família.

Segundo a organização, a expectativa é receber milhares de visitantes durante os quatro dias de programação, consolidando o Arraiá do Bera como um dos maiores eventos culturais do município.

Para o prefeito Léo Moraes, a competição representa um importante incentivo à cultura popular e ao trabalho desenvolvido pelos grupos folclóricos da cidade. “As quadrilhas juninas carregam histórias, tradições e o sentimento de pertencimento das comunidades. O Arraiá do Bera foi criado para valorizar essa cultura tão forte em Porto Velho e proporcionar um espaço onde nossos artistas possam mostrar seu talento para toda a população. Tenho certeza de que será uma festa inesquecível para os participantes e para o público.”

Texto: Jhon Silva

Edição: Secom

Fotos: Hellon Luiz/ José Carlos

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

Coração Dourado carrega emoção e responsabilidade na abertura do Arraiá do Bera

Quadrilha do bairro Mariana será a responsável por abrir o concurso junino e promete emocionar...

Quando as luzes da arena se acenderem e os primeiros acordes ecoarem pelo Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, será a Quadrilha Junina Coração Dourado a responsável por dar início a um dos momentos mais aguardados do Arraiá do Bera.

Marcos Douglas afirma que a ansiedade aumenta diariamente

Mas antes da apresentação, existe uma mistura de sentimentos que acompanha cada integrante. Entre eles está Marcos Douglas, noivo da quadrilha e integrante da agremiação há cinco anos. Para ele, a ansiedade aumenta a cada dia que passa. "A expectativa é muito grande. Tem muito nervosismo também. Estamos ensaiando todos os dias, de segunda a sexta-feira. Vai ser a primeira vez que eu vou dançar e competir no Bera, então o nervosismo está grande".

Fundada há nove anos no bairro Mariana, a Coração Dourado nasceu do amor pela cultura popular e, ao longo do tempo, tornou-se uma das representantes do movimento junino da comunidade. Os ensaios acontecem na praça do bairro, espaço que se transforma em ponto de encontro para brincantes, familiares e moradores que acompanham de perto a preparação para a temporada junina.

Neste ano, a responsabilidade será ainda maior. A quadrilha foi sorteada para abrir o concurso do Arraiá do Bera, tornando-se a primeira agremiação a entrar na arena durante a disputa.

Ser a primeira apresentação significa carregar o desafio de abrir oficialmente a competição, enfrentar o nervosismo inicial e dar o tom da festa para o público e para os jurados.

Integrante há cinco anos, Diogo da Silva dá vida ao personagem Lampião na quadrilha

Quem conhece bem essa sensação é Diogo da Silva, personagem Lampião da quadrilha e integrante do grupo há cinco anos. "O Arraiá do Bera é um lugar especial. Eu dancei lá no ano passado e senti uma energia diferente. A gente pode entrar na arena vinte vezes que as vinte vezes vai dar aquele nervosismo. Mas a gente dança porque gosta, porque sente essa energia do São João".

Apesar da responsabilidade de abrir o concurso, os integrantes garantem que a preparação segue intensa e focada em entregar um grande espetáculo ao público.

Neste ano, a Coração Dourado levará para a arena o tema "Legado do Rio Madeira", uma homenagem a um dos maiores símbolos da história, da cultura e do desenvolvimento de Porto Velho.

A proposta é contar, por meio da dança, da música e dos personagens, a importância do rio que ajudou a construir a identidade da capital rondoniense e segue sendo parte fundamental da vida de milhares de pessoas.

"Nosso tema vai falar um pouco sobre o Rio Madeira. É o Legado do Rio Madeira. Vamos contar um pouco dessa história para o público", adianta Marcos Douglas.

Expectativa é que o espetáculo emocione quem estiver presente

A expectativa é que o espetáculo emocione quem estiver presente e apresente ao público uma narrativa conectada às raízes culturais da região.

Para o prefeito Léo Moraes, a participação do Coração Dourado representa o espírito que o Arraiá do Bera busca valorizar. "A cultura popular é construída por pessoas que se dedicam durante meses para manter viva a tradição junina. Ver uma quadrilha da comunidade do Mariana abrir o concurso mostra a força dos nossos bairros e o talento dos nossos brincantes. Tenho certeza de que será uma apresentação emocionante para todos que estiverem prestigiando o evento".

O Arraiá do Bera acontece entre os dias 25 e 28 de junho, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. O evento promovido pela Prefeitura de Porto Velho reunirá quadrilhas juninas, apresentações culturais e atrações musicais, além da competição que distribuirá R$ 45 mil em premiações. A quadrilha campeã receberá R$ 20 mil, o segundo lugar R$ 15 mil e o terceiro colocado R$ 10 mil.

E quando chegar a hora da abertura, a Coração Dourado terá a missão de dar o primeiro passo na arena. Um momento carregado de nervosismo, responsabilidade e orgulho para uma quadrilha que carrega no nome e na história a paixão pelo São João.

Texto: Jhon Silva
Edição: Secom
Fotos: Hellon Luiz

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

PLANEJAMENTO - LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

Lei passa a valer a partir de  2027...


A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 21/2026, de autoria do prefeito Léo Moraes, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2027. 

A matéria define as metas e prioridades da administração municipal e servirá como base para a elaboração do orçamento do próximo ano.

A aprovação da LDO representa um importante avanço para o planejamento da gestão municipal, estabelecendo regras para a aplicação dos recursos públicos, manutenção do equilíbrio fiscal e continuidade dos investimentos em áreas estratégicas da capital.

Entre os principais pontos da proposta estão a criação de reserva de contingência para situações emergenciais, a previsão de realização de concursos públicos, valorização dos servidores, participação popular na construção do orçamento e mecanismos para fortalecimento da arrecadação municipal.


Antes do encaminhamento da proposta ao Legislativo, a Prefeitura realizou reuniões técnicas envolvendo a equipe econômica, secretários municipais e setores de planejamento da administração para definir as prioridades que irão nortear os investimentos públicos em 2027.

Para o prefeito Léo Moraes, a aprovação da matéria consolida uma etapa importante do planejamento estratégico da cidade.

"A aprovação da LDO representa um avanço importante para o futuro de Porto Velho. Estamos construindo uma cidade organizada, com responsabilidade fiscal, segurança para investir e condições para gerar desenvolvimento econômico. Esse planejamento garante que Porto Velho continue avançando de forma gradual, sustentável e preparada para viver novos tempos de prosperidade, com mais oportunidades e qualidade de vida para a nossa população", destacou o prefeito.

Com a aprovação da LDO, a Prefeitura poderá avançar na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), instrumento que definirá os recursos destinados a cada secretaria, programa e ação governamental ao longo do exercício de 2027.

Texto: Da Redação.

Durante jogo do Brasil, UPAs e Policlínica de Porto Velho registram baixa demanda; veja vídeo

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o funcionamento das unidades ocorreu dentro da normalidade, garantindo assistência rápida...

Enquanto milhões de brasileiros acompanhavam a partida da Seleção Brasileira pela segunda rodada da Copa do Mundo FIFA 2026, nesta quarta-feira (24), as unidades de urgência e emergência administradas pela Prefeitura de Porto Velho registraram um cenário positivo: baixa demanda, atendimento ágil e ausência de filas.

A Policlínica Dra. Ana Adelaide e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) das zonas Sul e Leste mantiveram fluxo tranquilo de pacientes durante todo o período do jogo, sem registro de superlotação ou demora nos atendimentos.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o funcionamento das unidades ocorreu dentro da normalidade, garantindo assistência rápida aos usuários que buscaram atendimento durante a partida da Seleção.

O cenário reforça a capacidade da rede municipal de urgência e emergência em manter a qualidade dos serviços mesmo em períodos de grande mobilização popular, como eventos esportivos de alcance nacional.

A orientação da Prefeitura de Porto Velho é para que a população continue procurando as unidades de saúde sempre que necessário, especialmente em casos de urgência e emergência, contribuindo para o atendimento adequado e oportuno de todos os pacientes


Texto: Redação.

Equipe da Atividade Delegada impede furto de motocicleta após intervenção no Centro de Porto Velho; veja

A presença ostensiva dos agentes na área permitiu uma resposta rápida logo após uma tentativa de furto ser interrompida por um popular...


Durante o patrulhamento preventivo realizado pela Atividade Delegada, na região central de Porto Velho, a equipe foi acionada por um cidadão que transitava pelo local com sua família. A presença ostensiva dos agentes na área permitiu uma resposta rápida logo após uma tentativa de furto ser interrompida por um popular.

O munícipe relatou ter avistado dois indivíduos em atitude suspeita, um deles portando uma mochila de entregas ("beg"), mexendo em uma motocicleta. Ao perceber a movimentação, o cidadão decidiu dar a volta com seu carro e, no momento em que os suspeitos ligaram o veículo, ele gritou anunciando uma abordagem, o que causou o pânico dos criminosos.

Assustados, os indivíduos abandonaram a motocicleta e fugiram em outro veículo que utilizavam para apoio. A equipe da Atividade Delegada chegou ao local no exato momento da fuga, prestando assistência imediata à testemunha e garantindo a segurança do perímetro onde o veículo foi deixado.

A motocicleta foi recuperada e encaminhada pelos agentes para as dependências da Prefeitura, onde permanece à disposição para os trâmites legais. Os agentes destacaram que, embora não tenha havido um confronto direto no momento da chegada, a ação foi fundamental para evitar a consumação do crime e recuperar o bem.

Após o registro da ocorrência e a guarda do veículo, a equipe informou que retornaria ao local do incidente para manter o monitoramento. A estratégia da Atividade Delegada visa coibir novas tentativas, uma vez que existe a possibilidade de os suspeitos retornarem à região para tentar reaver o veículo abandonado ou realizar novas infrações.

Texto: Redação

Forte chuva encobre rua e motorista cai com carro em córrego de Porto Velho

 Veículo caiu em área de escoamento após alagamento esconder os limites da pista; é o segundo acidente registrado no mesmo local em 2026...

foto - reprodução

Um grave acidente registrado na manhã desta terça-feira (23) tirou a vida do empresário Keniel Luiz Alves, de 26 anos, na BR-364, entre os municípios de Presidente Médici e Ji-Paraná.

Imagens captadas por uma câmera instalada em um caminhão mostram o momento em que a Toyota Hilux conduzida por Keniel tenta realizar uma ultrapassagem. Durante a manobra, o veículo colide na lateral de uma carreta que trafegava no sentido contrário, sai da pista e capota às margens da rodovia.

Segundo informações apuradas, havia forte neblina na região no momento do acidente, o que pode ter comprometido a visibilidade dos motoristas.

Keniel chegou a ser socorrido e encaminhado para uma unidade hospitalar de Ji-Paraná, mas não resistiu aos ferimentos. Natural de Vilhena, ele morava em Cacoal há cerca de cinco anos e era proprietário de uma empresa do ramo de panificação.

As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

Rua do Hexa terá transmissão de Brasil x Escócia, zumba e show musical nesta quarta-feira (24)

Após a partida, haverá show musical até as 22h...


A Seleção Brasileira entra em campo nesta quarta-feira (24) pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo FIFA 2026. A bola rola a partir das 18h, com transmissão ao vivo em telões instalados na Rua do Hexa.

Antes da partida, o público poderá participar de um aulão de zumba, que começa às 16h30, seguido por apresentações de DJs locais. Após o jogo, o grupo Forró dos 3 anima a festa até as 22h.

Sucesso de público, a Rua do Hexa integra as ações promovidas pela Prefeitura de Porto Velho para fortalecer o sentimento de pertencimento dos cidadãos porto-velhenses à cidade, proporcionando momentos de integração, lazer e convivência que ficam marcados na memória da população.

De acordo com o prefeito Léo Moraes, este é um momento para que a população se una em torno da torcida pela Seleção Brasileira, aproveitando uma programação pensada para toda a família.

“Vamos celebrar este momento que a nossa cidade está vivendo. Venha para a Rua do Hexa, traga a sua família e viva a sua cidade. A programação é especial, voltada para as famílias, e conta com uma estrutura que garante conforto e segurança para todos”.

Mais do que acompanhar o jogo da Seleção Brasileira, a Rua do Hexa se consolidou como um espaço de encontro, convivência e valorização da nossa cultura. Preparamos uma programação especial para que as famílias possam torcer juntas, se divertir e aproveitar a cidade com segurança e alegria”, destacou Débora Figueiredo, presidente da Funcultural.

Além de dois telões para a transmissão da partida, a Rua do Hexa conta com banheiros climatizados, praça de alimentação e espaços instagramáveis para registros e interação do público.

Texto: João Paulo Prudêncio
Edição: Secom
Foto: Arquivo / Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

Operação Saturação reforça segurança e fiscalização em unidades prisionais de Porto Velho

A ação integra as estratégias permanentes de segurança...

Com objetivo de reforçar a segurança no sistema prisional o governo de Rondônia realizou, entre os dias 4 e 14 de junho, a Operação Saturação em unidades prisionais de Porto Velho, com revistas gerais e ações de fiscalização que mobilizaram cerca de 60 policiais penais. 

A iniciativa ampliou o controle interno das unidades e reforçou o acompanhamento dos submetidos à monitoração eletrônica, contribuindo para a prevenção de ilícitos e o fortalecimento da ordem pública.


A ação integra as estratégias permanentes de segurança desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), com foco na manutenção da disciplina e fortalecimento das medidas de controle nas unidades prisionais. 

Durante a operação, foram realizadas inspeções estruturais e fiscalizações voltadas ao cumprimento das determinações judiciais por monitorados eletronicamente.

PLANEJAMENTO E ATUAÇÃO INTEGRADA

As ações foram coordenadas pela Sejus e executadas pelo Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape), Gerência Especializada em Operações Penais (Geop) e Unidade de Monitoramento Eletrônico do Sistema Prisional (Umesp).

Segundo o gerente de Operações Penais da Sejus, Reginaldo Barbosa Lima, a Operação Saturação é uma ferramenta estratégica que permite uma atuação intensiva e coordenada das equipes. “Além de identificar possíveis vulnerabilidades, conseguimos reforçar os protocolos de segurança e ampliar o controle sobre situações que possam comprometer a ordem e a disciplina no ambiente prisional”, pontuou.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, destacou que o trabalho integrado das equipes fortalece o controle das unidades e contribui diretamente para a preservação da ordem, da segurança dos servidores e das pessoas privadas de liberdade.

Cronograma da Operação Saturação:

04/06 – Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso
05/06 – Penitenciária Estadual Edvan Mariano Rosendo
06/06 – Penitenciária de Médio Porte (Pandinha)
07/06 – Centro de Detenção Provisória de Porto Velho
08/06 – Penitenciária Estadual Aruana e Colônia Agrícola Penal Ênio dos Santos Pinheiro
09/06 – Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho
10/06 – Centro de Ressocialização Vale do Guaporé
11/06 – Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso
12/06 – Fiscalização da Unidade de Monitoramento Eletrônico do Sistema Prisional
13/06 – Fiscalização da Unidade de Monitoramento Eletrônico do Sistema Prisional
14/06 – Fiscalização da Unidade de Monitoramento Eletrônico do Sistema Prisional.

FONTE - SECOM RO.

Publicidade