Últimas Notícias
Brasil
Mostrando postagens com marcador Educação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Educação. Mostrar todas as postagens

Candidatos ao Enem têm até a noite desta segunda para pagar inscrição

Guia pode ser obtida no na Página do Participante, no site do Inep...

Alunos em sala de aula. Foto: Sam Balye/Unsplash
© Sam Balye/Unsplash

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 têm até as 23 horas e 59 minutos desta segunda-feira (22) para pagar os R$ 85 da taxa de inscrição.

A Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) pode ser obtida na Página do Participante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os participantes devem usar a senha cadastrada no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

Meios de pagamento

O pagamento pode ser feito em qualquer banco, casa lotérica ou aplicativos bancários, por meio de pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança.

Não serão aceitos pagamentos de inscrições por depósito em caixa eletrônico, via postal, transferência ou depósito em conta corrente, nem ordem de pagamento.

Sem devolução de valor

O Inep avisa que o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido, se realizado em duplicidade ou se for diferente de R$ 85.

Assim como não será devolvido o pagamento da taxa de inscrição, exceto em caso de cancelamento desta edição do Enem.

O edital do exame esclarece que é proibido transferir o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição do Enem para outro participante.

Isentos do Enem

No Enem 2026, o Inep concedeu gratuidade para pessoas dos seguintes perfis e, por isso, não será gerada GRU Cobrança para pagamento:

  • alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública, em 2026;
  • estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa;
  • participantes do programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC).
  • pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pertencentes a famílias de baixa renda e com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico);
  • aqueles que usarão os resultados das provas para solicitar o certificado de conclusão do ensino médio e têm registro no CadÚnico.

Cronograma do Enem 2026

O Ministério da Educação (MEC) e o Inep decidiram ampliar o prazo para pagamento da taxa. Assim, um novo calendário foi elaborado:

  • novo prazo para pagamento da taxa de inscrição: de 25 de maio a 22 de junho;
  • resposta à solicitação de atendimento especializado: 26 de junho;
  • recurso à negativa de atendimento especializado: de 29 de junho a 3 de julho;
  • resultado do recurso: 10 de julho;
  • aplicação das provas: 8 e 15 de novembro.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio, que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, é considerado a principal forma de entrada na educação superior no Brasil, por meio de programas federais como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As instituições de ensino públicas e privadas usam os resultados das provas para selecionar os estudantes.

FONTE - AGÊNCIA BRASIL.

Enem 2026: MEC amplia prazo para pagar taxa de inscrição até dia 22

Pagamento pode ser feito por Pix, crédito e débito em conta corrente...

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram, na manhã desta quarta-feira (17), a ampliação do prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 até a segunda-feira (22). Antes do anúncio oficial, a data final de pagamento seria nesta quarta-feira.

A retificação do edital do Enem já está publicada no Diário Oficial da União.

O valor da taxa de inscrição é R$ 85 e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para pagamento é gerada na Página do Participante  no portal do Inep.

Os candidatos não isentos devem usar a senha cadastrada no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

Meios de pagamento

O pagamento da taxa de inscrição do exame pode ser feito pelos candidatos não isentos em qualquer banco, casa lotérica ou por meio de aplicativos bancários.

Não serão aceitos pagamentos de inscrições por meio de depósito em caixa eletrônico, via postal, transferência ou depósito em conta corrente, nem ordem de pagamento.

As opções de pagamento da GRU Cobrança são o Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dentre outros e pode variar de acordo com a instituição financeira do pagador.

Nos casos de Pix, a GRU Cobrança traz o QR Code para o participante quitar a taxa de inscrição.

Somente a quitação da taxa é o que garante a participação dos candidatos não isentos no exame nacional.

Sem devolução de valor

O Inep avisa que o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido, se realizado em duplicidade ou se for diferente de R$ 85.

Assim como não será devolvido o pagamento da taxa de inscrição, exceto em caso de cancelamento desta edição do Enem.

O edital público  do exame esclarece que é proibido transferir o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição do Enem para outro participante.

Isentos do Enem

No Enem 2026, o Inep concedeu gratuidade para pessoas dos seguintes perfis e, por isso, não será gerada GRU Cobrança para pagamento.

·  alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública, em 2026;

·  alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa;

·  estudantes participantes do programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC)

·  pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pertencentes a famílias de baixa renda e com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico);

·  participantes que informaram na inscrição que usarão os resultados das provas para solicitar o certificado de conclusão do ensino médio e têm registro no CadÚnico.

Cronograma do Enem 2026

· novo prazo para pagamento da taxa de inscrição: de 25 de maio a 22 de junho;

· resposta à solicitação de atendimento especializado: 26 de junho;

· recurso à negativa de atendimento especializado: de 29 de junho a 3 de julho;

· resultado do recurso: 10 de julho;

· aplicação das provas: 8 e 15 de novembro.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio, que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, é considerado a principal forma de entrada na educação superior no Brasil, por meio de programas federais como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As instituições de ensino públicas e privadas usam os resultados das provas para selecionar os estudantes.

Desde a edição de 2025, o Enem voltou a certificar a conclusão dessa etapa de ensino para os candidatos com 18 anos de idade completos e que também alcancem a pontuação mínima em cada área do conhecimento nas provas e na redação.

Os resultados individuais do exame também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

FONTE - Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil.

Transmissões da Mediação Tecnológica são restabelecidas e gravações de aulas retomadas

O retorno ocorre de forma gradual e planejada, com o objetivo de garantir a continuidade do atendimento educacional aos estudantes da Rede Estadual de Ensino...

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) retomou, na terça-feira (16), as atividades da Mediação Tecnológica após o restabelecimento do canal de transmissão utilizado para a produção e veiculação das videoaulas. O retorno ocorre de forma gradual e planejada, com o objetivo de garantir a continuidade do atendimento educacional aos estudantes da Rede Estadual de Ensino.

Durante o período de adequações técnicas e reorganização dos serviços, a Seduc adotou medidas para assegurar a continuidade das atividades pedagógicas, disponibilizando materiais e orientações aos estudantes atendidos pela modalidade. A iniciativa buscou minimizar os impactos ao processo de ensino e aprendizagem enquanto eram realizados os ajustes necessários para o restabelecimento do canal.

O titular da Seduc, Massud Badra, enfatizou o compromisso da gestão com a manutenção dos serviços educacionais e a busca por soluções que garantam a continuidade do processo de aprendizagem. “A retomada das transmissões representa o andamento de um trabalho essencial para milhares de estudantes. Seguimos acompanhando todo o processo para garantir a plena normalização das atividades e o atendimento adequado às necessidades da rede estadual.”

ACESSO À EDUCAÇÃO

Foto: Reprodução

A Mediação Tecnológica, coordenada pela Coordenadoria de Mídias Educacionais (CME), é uma importante ferramenta para ampliar o acesso à educação em diferentes regiões do estado, especialmente em localidades mais distantes dos centros urbanos. Com a retomada dos serviços, as gravações das videoaulas já foram reiniciadas e o processo de normalização das transmissões segue em andamento.

A coordenadora de Mídias Educacionais da Seduc, Aline Portal, destacou o empenho dos profissionais envolvidos no processo de retomada das atividades. “Agradecemos a todos os professores ministrantes, que retornaram com 100% das gravações das videoaulas, e aos professores mediadores, que nos apoiaram e colaboraram durante este período de transição e adaptação. O comprometimento de cada um foi fundamental para que conseguíssemos retomar as atividades e garantir a continuidade do atendimento aos nossos estudantes.”

FONTE - SEDUC/RO.

Enem 2026: prazo para pagamento da taxa de inscrição termina na quarta

Guia de Recolhimento da União (GRU) tem valor de R$ 85...

Rio de Janeiro (RJ), 16/11/2025 – Estudantes aguardam abertura dos portões no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no Cefet Maracanã, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil

O prazo para o pagamento do boleto da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2026 termina nesta quarta-feira (17).

O valor é R$ 85, e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para a quitação está disponível na Página do Participante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É preciso usar a senha do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

Em caso de necessidade de reimpressão, o participante deverá gerar novamente a GRU Cobrança na mesma página eletrônica.

Meios de pagamento

O pagamento da taxa de inscrição do exame pode ser feito em qualquer banco, casa lotérica ou por meio de aplicativos bancários.

Não serão aceitos pagamentos de inscrições por meio de depósito em caixa eletrônico, via postal, transferência ou depósito em conta corrente, nem ordem de pagamento.

As opções de pagamento da GRU Cobrança são o Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dentre outros e pode variar de acordo com a instituição financeira do pagador.

Nos casos de Pix, a GRU Cobrança traz o QR Code para o participante quitar a taxa de inscrição.

Sem devolução de valor

O Inep avisa que o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido, exceto em caso de cancelamento desta edição do Enem.

Também não será devolvido o pagamento da taxa de inscrição realizado em duplicidade nem se for enviado um valor diferente de R$ 85.

O edital público do exame esclarece que é proibido transferir o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição do Enem para outro participante.

Confirmação da inscrição

A inscrição será confirmada somente após o processamento do pagamento da taxa de inscrição pelo Banco do Brasil.

Caso o valor do pagamento seja inferior a R$ 85, a inscrição não será confirmada.

Isenção da taxa de inscrição do Enem

O Inep concedeu gratuidade no Enem 2026 a candidatos dos seguintes perfis:

  • alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública, em 2026;
  • alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa;
  • estudantes participantes do programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC).
  • pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pertencentes a famílias de baixa renda e com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico);
  • participantes que informaram na inscrição que usarão os resultados das provas para solicitar o certificado de conclusão do ensino médio e têm registro no CadÚnico;

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. A prova é a principal forma de entrada na educação superior no Brasil, por meio de programas federais como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As instituições de ensino públicas e privadas usam os resultados das provas para selecionar os estudantes.

Desde a edição de 2025, o Enem voltou a certificar a conclusão dessa etapa de ensino para os candidatos com 18 anos de idade completos e que também alcancem a pontuação mínima em cada área do conhecimento nas provas e na redação.

Os resultados individuais do exame também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

FONTE - AGENCIA BRASIL.

Mais de 6 mil alunos ficam sem aulas há quase 15 dias após interrupção de programa em Rondônia

Cerca de seis mil alunos do Ensino Médio com Mediação Tecnológica (Medtec) estão sem acesso às aulas transmitidas há quase 15 dias em Rondônia. A paralisação ocorreu devido a problemas envolvendo o contrato responsável pela operação tecnológica do programa, que atende estudantes de comunidades rurais, indígenas, ribeirinhas, quilombolas e regiões com escassez de professores.

Criado em 2016 para ampliar o acesso à educação em áreas de difícil acesso, o Medtec funciona por meio da transmissão online de aulas ministradas por professores especialistas. Nas escolas, os alunos contam com o acompanhamento presencial de professores mediadores.

Mesmo com a continuidade das atividades pedagógicas presenciais, estudantes relatam prejuízos no aprendizado. Uma aluna de 14 anos, moradora da zona rural de Ariquemes, afirmou que a ausência das videoaulas reduziu a qualidade das explicações e dificultou a manutenção do ritmo de estudos.

A empresa responsável pela execução do programa informou que a suspensão das transmissões tem causado preocupação entre estudantes, familiares e profissionais da educação, destacando a importância do Medtec para garantir o ensino em regiões isoladas do estado. A empresa também ressaltou que alunos atendidos pelo programa vêm apresentando bons resultados no Enem e em outros indicadores educacionais.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que a interrupção está relacionada a ajustes administrativos e contratuais. Segundo a pasta, a licitação para contratação definitiva da empresa não foi concluída na gestão anterior, o que exigiu uma contratação emergencial. Durante a execução do contrato, surgiu a necessidade de revisão de condições e valores previstos.

A Seduc afirmou ainda que trabalha para regularizar a situação e retomar as transmissões o mais rápido possível. 

Enquanto isso, os estudantes seguem recebendo atividades alternativas e a secretaria garante que haverá reposição dos conteúdos para evitar prejuízos ao calendário letivo.

Inscrições para o Enem terminam nesta sexta na página do participante

Isentos de taxa também devem confirmar participação...

Brasília (DF), 24/10/2024 - Professor do colégio Galois, Samuel Rbeiro Costa, em sala de aula com alunos na preparação nos últimos dias antes da prova do Enem 2024.  Foto: José Cruz/Agência Brasil
© José Cruz/Agência Brasil

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 devem se inscrever até as 23 horas e 59 minutos desta sexta-feira (12), no horário de Brasília. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou por uma semana o prazo, que terminaria, até então no dia 5.

A inscrição é on-line e deve ser feita diretamente na Página do Participante no portal do Inep e com o login do portal Gov.br.

Mesmo os alunos que tiveram aprovado o pedido de isenção de taxa precisam acessar o sistema do Inep para fazer a inscrição na prova de 2026.

Inclusão e acessibilidade

O prazo ampliado até esta sexta-feira (12) também vale para solicitar tratamento pelo nome social e, se necessário, pedir atendimento especializado.

O Inep incluiu no Enem 2026 a possibilidade de atendimento especializado para pessoas com fibromialgia e transtornos mentais, como ansiedade, Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), entre as situações.

Todas as condições específicas para pedir recursos de acessibilidade estão descritas no edital.

A resposta preliminar à solicitação de atendimento especializado e ao tratamento pelo nome social sairá em 26 de junho.

Inscrição automática

Pela primeira vez, todos os concluintes do ensino médio de escolas públicas foram inscritos automaticamente pelo governo federal.

A única obrigação do estudante é confirmar, até esta sexta-feira, sua participação no sistema de inscrição, escolher a opção de prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e indicar, se for o caso, a necessidade de recursos de acessibilidade ou se quer ser tratado pelo nome social em todas as fases do exame.

Taxa de inscrição

Após a inscrição, o sistema do Enem vai gerar a GRU Cobrança no valor de R$ 85 aos candidatos não isentos.

Com a prorrogação do período de inscrições, o pagamento da taxa do exame deve ser feito até 17 de junho.

A opções de pagamento são via Pix, cartão de crédito, débito ou boleto. A quitação poderá ser feita em qualquer banco, casa lotérica ou aplicativos bancários.

O Inep destaca que participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC) e os concluintes do ensino médio de escolas públicas são isentos do pagamento.

Mais locais de provas

A aplicação das provas do Enem está agendada para os domingos 8 e 15 de novembro.

De acordo com estimativas do Inep, aproximadamente 80% dos concluintes da rede pública devem fazer as provas nos dois dias, na própria escola em que estudam. A medida tem o objetivo de facilitar o acesso e reduzir deslocamentos.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio, que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, é considerado a principal forma de entrada na educação superior no Brasil, por meio de programas federais como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As instituições de ensino públicas e privadas usam os resultados das provas para selecionar os estudantes.

Desde a edição de 2025, o Enem voltou a certificar a conclusão dessa etapa de ensino para os candidatos com 18 anos de idade completos e que também alcancem a pontuação mínima em cada área do conhecimento nas provas e na redação.

Os resultados individuais do exame também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

FONTE - AGENCIA BRASIL.

Tecnologia e educação se unem em ação de prevenção do câncer em escolas municipais

Carreta educativa transforma aprendizado sobre saúde em missão virtual dentro da escola...


A Unidade Móvel de Educação da Liga de Combate ao Câncer (LCC), integrante da Unidade de Prevenção do Hospital de Amor, esteve na manhã desta quinta-feira (11) na Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon, zona sul de Porto Velho, proporcionando aos estudantes uma experiência inovadora de conscientização sobre saúde, autocuidado e prevenção do câncer. A iniciativa reforça a cultura da prevenção por meio de uma abordagem lúdica, tecnológica e gamificada, aproximando informações importantes da população de forma acessível e interativa.

Na tarde desta quinta-feira, das 13h30 às 17h, a carreta estará na Escola Municipal Pedro Batalha, localizada na Rua Alba, nº 5972, bairro Nova Caiari II.

Voltada para alunos do Ensino Fundamental II, com idades entre 11 e 14 anos, a unidade utiliza recursos de realidade virtual e gamificação para abordar temas como Educação em Saúde, Autocuidado e Prevenção do Câncer de Mama. O objetivo é transformar assuntos complexos em uma experiência envolvente, despertando o interesse dos adolescentes e estimulando a compreensão dos conteúdos.

Durante a atividade, os estudantes assumem o papel de agentes secretos em uma missão científica. Com o auxílio de óculos de realidade virtual, eles percorrem um ambiente imersivo dentro do organismo humano para investigar o caso da personagem Matilda, que apresenta hábitos prejudiciais à saúde. Ao longo da jornada, os participantes identificam sinais de câncer de mama e aprendem, de forma prática e divertida, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Estudantes assumem o papel de agentes secretos em uma missão científica. Com o auxílio de óculos de realidade virtual

O secretário municipal de Educação, Giordani Lima, destacou a relevância da ação para a formação integral dos estudantes.
“Quando levamos iniciativas como essa para dentro das escolas, ampliamos o papel da educação para além da sala de aula. Estamos oferecendo conhecimento que impacta diretamente a qualidade de vida dos nossos alunos e de suas famílias. A prevenção e o autocuidado precisam fazer parte da formação das novas gerações, e essa experiência contribui para que os estudantes se tornem multiplicadores dessas informações”.

A diretora do Departamento de Assistência ao Aluno da Semed, Fernanda Miranda, ressaltou o caráter inovador do projeto e o potencial de alcance da iniciativa. “A linguagem utilizada pela carreta dialoga diretamente com os adolescentes, tornando o aprendizado mais atrativo e eficiente. Além de conscientizar os estudantes, a ação fortalece o vínculo entre saúde e educação, incentivando hábitos saudáveis que podem acompanhar esses jovens por toda a vida e alcançar também suas famílias e comunidades”.

O prefeito Léo Moraes destacou a importância de ações educativas voltadas à prevenção e ao cuidado com a saúde desde a infância e adolescência.
“Levar conhecimento de forma inovadora para dentro das escolas é investir na prevenção e no futuro das nossas crianças e adolescentes. A informação salva vidas e iniciativas como essa fortalecem a consciência sobre o autocuidado desde cedo”.

A unidade móvel

Idealizada em 2019, graças a uma doação do Ministério Público do Trabalho de Rondônia e Acre (MPTROAC), a Unidade Móvel de Educação possui papel fundamental no fortalecimento das ações preventivas e na capacitação de educadores. A proposta é difundir o conhecimento científico sobre autocuidado e prevenção do câncer, formando multiplicadores da informação dentro e fora do ambiente escolar.

A Unidade Móvel de Educação da Liga de Combate ao Câncer integra a estrutura de prevenção do Hospital de Amor e atua na divulgação dos programas de rastreamento de câncer de mama, colo do útero, boca e pele. A iniciativa busca sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre a importância da prevenção, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a própria saúde.

Texto: Meiry Santos
Edição: Secom
Fotos: Semed

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Prazo de inscrições para o Enem 2026 é prorrogado; veja nova data

Data do pagamento da taxa de inscrição também foi adiado pelo Ministério da Educação...


O Ministério da Educação (MEC) prorrogou as inscrições do Enem 2026 (Exame Nacional do Ensino Médio), que teriam fim nesta sexta (5), às 23h59. Agora, os estudantes ganharam mais uma semana e as inscrições se encerram na próxima sexta, 12 de junho. O Inep confirmou a informação para a CNN Brasil.

O prazo para pagamento da taxa de inscrição — para os que não possuem a isenção — também foi aumentado por mais uma semana. O valor de R$ 85 poderá ser pago até 17 de junho (anteriormente o pagamento poderia ser feito até o dia 10).

A data do exame segue a mesma e será aplicado nos dias 8 e 15 de novembro. A partir deste ano, os estudantes do 3.º ano do ensino médio da rede pública do país serão inscritos automaticamente na prova, de acordo com anúncio do MEC (Ministério da Educação).

Já o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que organiza o Enem, ampliou as condições para o recebimento de atendimento especializado.

Agora, candidatos com diagnóstico de fibromialgia e de transtornos mentais — como crise de ansiedade, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) — podem receber suporte diferenciado nos dias de aplicação das provas, como acompanhante (familiar ou profissional) ou um cão de apoio emocional.

O acompanhante deve ficar em uma sala reservada e monitorada por fiscais e será acionado apenas se o participante necessitar de apoio ou estabilização durante o exame.

Veja abaixo as datas mais importantes do Enem 2026:

  • Inscrições: de 25 de maio a 12 de junho;
  • Pagamento da taxa de inscrição: de 25 de maio a 17 de junho;
  • Solicitação de tratamento por nome social: de 25 de maio a 5 de junho;
  • Solicitação de atendimento especializado: de 25 de maio a 5 de junho;
  • Resultado do atendimento especializado: 19 de junho;
  • Recurso do atendimento especializado: de 22 a 26 de junho;
  • Resultado do recurso: 3 de julho;
  • Aplicação das provas: 8 e 15 de novembro.

fonte - Larissa Santos, da CNN Brasil


UNIR abre mais de 100 vagas com ingresso usando notas do ensino médio em Rondônia

Também serão aceitas certificações obtidas pelo Encceja, Enem e Provão...


A Universidade Federal de Rondônia está com mais de 100 vagas abertas para candidatos interessados em ingressar no ensino superior utilizando as notas do ensino médio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 22 de maio.

Segundo a universidade, podem participar estudantes de qualquer modalidade de ensino médio, incluindo regular, técnico e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também serão aceitas certificações obtidas pelo Encceja, Enem e Provão.

O processo seletivo utilizará as notas de Língua Portuguesa e Matemática dos três anos do ensino médio para calcular a média final dos candidatos.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do portal oficial da universidade. 

Após a convocação, os aprovados precisarão acessar o portal discente da instituição para preencher os dados solicitados e enviar a documentação prevista no edital de forma remota.

Há vagas disponíveis para diversos cursos, entre eles Arqueologia, Geografia, Física, História, Letras Português e Inglês, distribuídos em diferentes municípios de Rondônia.

Unir é denunciada por falhas na aplicação da Lei de Cotas, incluindo curso de medicina

Segundo o MPF, vagas que deveriam ser destinadas a cotistas acabaram sendo repassadas para ampla concorrência. A justificativa da universidade seria a falta de tempo.

O Ministério Público Federal (MPF) entrou na Justiça Federal, nesta semana, para pedir que a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e o governo federal passem a aplicar a Lei de Cotas em todas as formas de entrada na universidade. O pedido inclui vagas remanescentes, reingresso e transferência, até mesmo no curso de medicina.



Segundo o MPF, vagas que deveriam ser destinadas a cotistas acabaram sendo repassadas para ampla concorrência. A justificativa da universidade seria a falta de tempo.


O órgão também aponta que o processo seletivo permitia inscrições online de estudantes de outros estados que já cursavam faculdade particular. Como muitos não tinham interesse real em se mudar para Rondônia, várias vagas acabavam ficando vazias. Para o MPF, isso prejudica principalmente moradores da região, como pessoas de baixa renda, negras, indígenas e pessoas com deficiência.


Para evitar essas desistências, o MPF recomendou que a Unir criasse mecanismos, como a confirmação presencial da vaga. A universidade, porém, não aceitou a recomendação.


A Unir informou que segue uma portaria do Ministério da Educação (MEC), que prevê outro tipo de preenchimento para essas vagas, e afirmou que seria necessária uma lei específica para aplicar as cotas nesses casos. O MEC também defendeu a portaria e a autonomia da universidade.


Na ação, o MPF argumenta que a Lei de Cotas foi atualizada em 2023 e passou a determinar que vagas não preenchidas sejam destinadas prioritariamente a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Segundo o órgão, uma portaria não pode contrariar uma lei federal.


O MPF também afirma que as universidades precisam cumprir a legislação e que os recursos públicos devem ajudar na formação de profissionais para atender a população da região, evitando vagas vazias e o chamado “turismo de vagas”.


Por isso, o órgão pediu que a Justiça determine, com urgência, que a Unir aplique as cotas já nos próximos processos seletivos, incluindo vagas remanescentes, transferências e reingresso, sob pena de multa diária.


Além disso, o MPF quer que, ao final do processo, a universidade seja obrigada a aplicar a Lei de Cotas em todas as formas de ingresso e que o governo federal atualize a portaria do MEC para adequá-la à lei.


A Rede Amazônica procurou a Unir, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

Por g1 RO

Divulgado resultado de pedido de isenção da inscrição para o Enem 2026

Quem teve pedido reprovado pode entrar com recurso até sexta-feira...

Rio de Janeiro (RJ) 05/11/2023 - Estudantes chegam para o primeiro dia de provas do Enem 2023, na Universidade Veiga de Almeida, na Tijuca. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil


As pessoas que solicitaram isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2026 podem conferir, a partir desta quarta-feira (13), se o pedido foi aceito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com o Inep, o resultado será publicado ao longo do dia, diretamente na Página do Participante do exame, com o login no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

O Inep também informou que disponibilizará hoje os resultados referentes às justificativas dos candidatos da edição de 2025 que não compareceram aos dois dias de prova, mas querem participar da edição de 2026 gratuitamente.

Recursos

Os candidatos que tiveram negado o pedido de isenção ou tiveram a justificativa de ausência reprovada podem entrar com recurso a partir desta quarta-feira até as 23h59 de sexta-feira (19), também na Página do Participante.

Para a solicitar recurso da isenção da taxa de inscrição, o participante deve enviar documentação que comprove uma das situações definidas pelo MEC:

  • estar matriculado na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2026), em escola pública;
  • ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em unidade de ensino privada;
  • estar em situação de vulnerabilidade e com família inscrita no CadÚnico;
  • ser beneficiário do programa federal Pé-de-Meia, inclusive treineiros do 1º e 2º ano do ensino médio;

Para contestar a negativa da isenção da taxa de inscrição, o participante deve apresentar documentos como a declaração de realização de todo o ensino médio em escola do sistema público (municipal, estadual ou federal) ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura da escola.

Já para entrar com recurso da justificativa de ausência, é preciso enviar nova documentação e nela deverá constar o nome completo do candidato em 2025. As declarações devem estar datadas e assinadas.

Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos, por exemplo, por pais ou responsáveis dos participantes.

O resultado final dos recursos será conhecido em 25 de maio. O candidato que teve o pedido do recurso de isenção negado em definitivo deverá pagar a taxa para se inscrever no exame.

Inscrição

A inscrição no Enem é obrigatória para todos, mesmo para quem solicitou a isenção e teve o deferimento concedido.

O período de inscrição será divulgado pelo MEC em breve.

Enem

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao fim da educação básica e é considerado a principal forma de entrada na educação superior no Brasil, por meio de programas federais como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Instituições de ensino públicas e privadas usam os resultados destas provas para selecionar estudantes.

Desde a edição de 2025, o Enem voltou a certificar a conclusão dessa etapa de ensino para os candidatos com 18 anos completos e que também alcancem a pontuação mínima em cada área do conhecimento nas provas e na redação.

Os resultados individuais do exame também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep.

Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

fonte - agencia brasil.

Publicidade