Últimas Notícias
Brasil

EM RONDÔNIA: PGR é contra porte de arma para atiradores desportivos

O procurador-geral afirmou que o Supremo já definiu que o porte de arma de fogo é uma temática que afeta a segurança nacional e que, portanto, apenas a União tem competência para legislar sobre a matéria



O procurador-geral da República, Augusto Aras, se manifestou a favor da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) protocolada pelo PSOL no STF (Supremo Tribunal Federal), que questiona lei estadual de Rondônia que reconhece a necessidade do porte de arma de fogo para atiradores desportivos.

 

Em março, a Advocacia Geral da União (AGU) também já havia considerado a lei inconstitucional.

 

De autoria do vice-líder do governo, Ismael Crispin (PSB), a legislação foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Rondônia e sancionada pelo governador Marcos Rocha (União Brasil).

 

Em sua manifestação, Aras observou que a autorização para o porte de arma de fogo é de competência da Polícia Federal, segundo a lei 10.826. Para isso, é necessário demonstrar a sua efetiva necessidade por exercício de atividade profissional de risco ou de ameaça à sua integridade física.

 

Aras também afirmou que o Supremo já definiu que o porte de arma de fogo é uma temática que afeta a segurança nacional e que, portanto, apenas a União tem competência para legislar sobre a matéria.

 

O procurador-geral da República disse, ainda, que a lei estadual “adentrou em seara que deve ser disciplinada mediante estabelecimento de regras uniformes em todo o país, para a fabricação, comercialização, circulação e utilização de armas de fogo, além de ser afeta à formulação de uma política criminal de âmbito nacional, a qual, portanto, deve ficar a cargo exclusivo da União”. (Painel Político)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com