Últimas Notícias
Brasil

Enem 2022: Inep confirma datas; confira como estudar gratuitamente pela internet

 

Inscrição será de 10 a 21 de maio e aplicação da prova em 13 e 20 de novembro.

As datas oficiais de inscrição e aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgadas no início da manhã desta sexta-feira, 29. Os estudantes poderão se inscrever entre os dias 10 e 20 de maio. Quem não teve direito à isenção deverá pagar a taxa de inscrição que custará R$ 85. O pagamento deverá ser feito até o dia 27 de maio.


Vale lembrar que antes da inscrição, quem ainda não possuir, deve fazer um cadastro no portal gov.br, com login e senha. Com esses dados, o candidato deve, então, acessar a Página do Participante do Enem e realizar a inscrição no exame.

Já a aplicação do Enem 2022 será em dois domingos consecutivos de novembro, dias 13 e 20, tanto na versão impressa quanto na digital. Os estudantes podem escolher as opções no ato de inscrição. A previsão do Inep é de que o cartão de confirmação com informações, como o local de prova, deve ser liberado em outubro.

No dia 13, das 13h às 19h, os estudantes farão a redação mais as objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que contemplam as disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que abrangem questões de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira, além de Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.  Já no dia 20 de novembro, das 13h às 18h30, serão aplicadas as provas de Matemática e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza.

O Enem é considerado o maior vestibular do país, pois a partir da sua realização é possível ingressar no ensino superior através dos programas de incentivo educacional como o Sistema Unificado de Seleção (Sisu), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni). 

Preparação Enem 2022

A maratona de estudos para a avaliação começa muito antes das inscrições serem liberadas. Além de cursinhos pré-Enem e reforço na escola para aqueles que estão no último ano do Ensino Médio, é possível encontrar diferentes formas de estudar gratuitamente na internet. O Educa Mais Brasil – programa de inclusão educacional privado que oferece bolsas de estudo em diferentes etapas de ensino – também disponibiliza ferramentas de estudo para auxiliar os vestibulandos a alcançarem um bom desempenho na avaliação.

Guia Enem é um site que reúne materiais gratuitos de diversas disciplinas que estão presentes no Enem e em outros vestibulares. Nele são disponibilizados artigos com os resumos das principais áreas de conhecimento do exame. Para cada disciplina, há diferentes textos focados nas informações mais relevantes.

Já o Educa Mais Brasil Explica! é um projeto criado pelo programa para o YouTube. No canal, um time de professores produz videoaulas curtas e objetivas com dicas, resumos e análises dos assuntos cobrados pelo Enem.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade