Últimas Notícias
Brasil

Após denúncias de infecções, MP-RO investiga empresa que fez cirurgias oftalmológicas em mutirão do governo

Mutirão aconteceu em fevereiro deste ano e denúncias apontam que pelo menos 40 pessoas sofreram infecção oftalmológica pós-cirúrgica.

A Promotoria de Justiça da Saúde de Porto Velho instaurou um procedimento para apurar a possível falha na prestação de serviço da clínica que fez cirurgias oftalmológicas durante mutirão do Governo do Estado. A informação foi confirmada pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO) nesta quarta-feira (16).

MP-RO em Porto Velho


O mutirão aconteceu durante o "Projeto Enxergar," em fevereiro deste ano. Porém no pós-operatório pacientes começaram a relatar casos de infecções. O Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) diz que pelo menos 40 pessoas foram diagnosticadas com endoftalmite, sendo que 13 foram positivadas para a bactéria pseudômonas, a mais grave na especialidade.


A intenção da promotoria é investigar se a empresa teve condutas que levaram ao prejuízo da saúde oftalmológica dos atendidos pelo projeto.



Segundo o MP, foram enviados ofícios à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), solicitando relatórios sobre a produção da empresa, o número de pessoas atendidas e quais os prejuízos identificados após os procedimentos.


O que diz o Governo de Rondônia?

Quando as denúncias foram divulgadas, o g1 entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), questionando a situação. A pasta respondeu, por meio de nota, que no dia 23 de fevereiro de 2022 foi detectado o primeiro caso suspeito de endoftalmite (infecção oftalmológica pós-cirurgia).


"Imediatamente a Sesau suspendeu cautelarmente as novas cirurgias oftalmológicas pela empresa contratada, bem como notificou a contratada para apresentar o relatório dos casos e medidas de tratamento. Além disso, também foi aberto processo para apuração dos fatos e das respectivas responsabilidades", consta na nota da Sesau.


A Sesau destacou ainda que os pacientes identificados "estão devidamente assistidos e em tratamento para conter a infecção de acordo com os protocolos clínicos orientados", e acrescentou que está semanalmente realizando supervisão sobre o quadro clínico de cada paciente.


"Até o momento a infecção está controlada, sem risco de agravamento nos casos ou perda de visão total dos infectados. O Governo de Rondônia enfatiza que realizou 14 mil cirurgias oftalmológicas e que não houve, no momento presente, mais casos de endoftalmite", consta na nota. (g1ro)




« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com