Últimas Notícias
Brasil

Detran alerta condutores para os cuidados com o veículo ao pegar estrada

É importante antes de pegar a estrada fazer um planejamento da viagem

No final e início de ano aumenta consideravelmente o fluxo de veículos nas estradas Brasil a fora, pois muita gente costuma programar viagens com a família nessa época do ano, principalmente por causa das férias escolares e das festividades de Natal e Réveillon. 



Por isso, alguns cuidados são fundamentais para garantir uma viagem segura, como: fazer a revisão no veículo e praticar direção defensiva e respeitar a legislação de trânsito.

 

O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida, ressalta que é importante antes de pegar a estrada fazer um planejamento da viagem. Saber quantos quilômetros do ponto de partida até o destino, procurar informações sobre as condições da estrada, se está em obras e em boas condições de trafegabilidade, se precisar pernoitar e qual o local, pois sempre é bom escolher um local seguro.

 

“Outra recomendação importante é verificar o óleo do motor. Se não estiver sendo bem lubrificado, pode até fundir, o que pode comprometer o período de férias com a família. Além de ficar com o carro quebrado na estrada, vai ter que desembolsar um valor considerável, pois refazer um motor de carro não fica barato”, ressalta o diretor.

 

Outro detalhe que precisa ser visto é o óleo do freio; verificar se não há vazamentos e ficar atento para saber se o óleo esta mantendo as funções normais. Se a cor estiver preta ou gelatinosa, é um indício que a troca é necessária. O condutor não pode esquecer de olhar a água do radiador; é o que mantém o motor frio, por isso a água é importante.

 

Para garantir a viagem segura, os pneus devem estar em boas condições de uso. A verificação envolve vários fatores, como a calibragem e o estado de conservação. E por fim, verificar se todas as lâmpadas, como: faróis, lanternas, luzes de freio, de ré e setas estão funcionando. E não esquecer de vistoriar se as ferramentas do veículo estão em ordem, caso precise trocar o pneu, irá precisar da chave de roda, macaco e do triângulo para sinalizar o acostamento da via. (Assessoria)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade