Últimas Notícias
Brasil

Onça-pintada é resgatada no meio do mar, a quase 3 km da costa da Colômbia

Pescadores colombianos não acreditaram no que viram: uma onça-pintada, nadando, exausta, no meio do mar, no Golfo de Urabá, a cerca de 2,7 km da costa. O animal, que estava sem forças e com risco iminente de se afogar, foi encontrado entre os municípios de Antioquia e Córdoba, próximo à boca do rio Léon, mas já nas águas do Caribe, ao noroeste do país.



Graças aos pescadores, que rapidamente entraram em contato com a Guarda Costeira, foi montada uma operação de resgate. Um tronco de madeira foi jogado na água e a onça-pintada se agarrou a ele. Com cuidado, ela foi sendo “rebocada” até terra firme, durante uma hora, e dali em diante, a organização Corpouraba levou o felino até uma área protegida de mangues.

A onça-pintada, agarrada no tronco, e sendo trazida
 para terra firme
Apesar de onças-pintadas conseguirem nadar bem, as autoridades locais não têm ideia de como o animal foi parar tão longe da costa.


A espécie (Panthera onca) é o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo. Também chamada de jaguar (assim ela é conhecida em espanhol), originalmente era encontrada desde o sudoeste dos Estados Unidos até o norte argentino. Atualmente, está oficialmente extinta em território americano, é muito rara no México, mas ainda pode ser vista na Argentina, Peru, Paraguai, Brasil e Colômbia. Estima-se que neste último sejam pouco mais de 16 mil indivíduos na vida selvagem.


Todavia, assim como em nosso país, a onça-pintada também enfrenta o desmatamento, a caça ilegal e outras ameaças nos demais países da América Latina.

O animal, exausto, sobre o tronco
Curiosidades sobre a onça-pintada

– Comprimento total: até 2,70 m (máximo);

– Peso: entre 35 kg e 158 kg. No Brasil, as onças de áreas abertas, como o Pantanal, são maiores. As onças da região do Parque Nacional do Iguaçu pesam até 100 kg. Os machos são maiores que as fêmeas;

– Dieta: alimentam-se de mamíferos médios, répteis e aves até grandes animais como antas, queixadas, veados, jacarés, porcos-do-mato e capivaras;

– Número de filhotes: um a quatro, mas o mais comum são dois filhotes;

– Gestação: 90 a 115  dias;

– Filhotes nascem cegos e totalmente dependentes da mãe. Com duas semanas de vida abrem os olhos, e mamam até os 2 meses, quando já começam a comer carne;

– Com cerca de dois anos, as jovens fêmeas se separam da mãe para buscar seu próprio território;

– Longevidade: vivem cerca de 12 a 15 anos em vida livre. Em cativeiro podem atingir bem mais, quase o dobro dessa idade;

– Onças fêmeas começam a se reproduzir com 2 a 3 anos de idade, e machos com 3 a 4 anos de idade;

– A onça-pintada é ativa durante o dia e à noite, mas a maior atividade é noturna;

– Onças são solitárias, geralmente macho e fêmea só se encontram para acasalar. Para evitar contato entre si, os machos esturram (rugem) para demarcar seu território. Eles também usam urina e fezes para essa demarcação.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com