Últimas Notícias
Brasil

Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito destacou a capacidade de diálogo, articulação política e liderança do senador...

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), durante evento realizado em Porto Velho. Na ocasião, o prefeito da capital, Léo Moraes (Pode), declarou apoio ao projeto liderado pelo senador para as eleições de 2026.

Ao anunciar seu apoio, Léo Moraes destacou a capacidade de diálogo, articulação política e liderança de Marcos Rogério, além da parceria construída em favor de Porto Velho ao longo dos últimos anos.

Segundo o prefeito, o senador tem sido um importante aliado da capital em Brasília, contribuindo para a destinação de recursos e investimentos voltados à melhoria da infraestrutura e dos serviços públicos.

Léo Moraes também ressaltou a trajetória política de Marcos Rogério, lembrando que o senador sempre esteve entre os candidatos mais votados de Rondônia, tanto para a Câmara dos Deputados quanto para o Senado Federal.

Durante seu pronunciamento, o prefeito afirmou ainda que divergências políticas do passado foram superadas em nome de um objetivo maior: o desenvolvimento de Rondônia.

"Tivemos maturidade e fomos homens suficientes para resolver as nossas diferenças. O que nos une hoje é o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento do nosso estado e pela melhoria da vida da nossa população", declarou.

Para Léo Moraes, a experiência, a capacidade de articulação e o diálogo permanente de Marcos Rogério o credenciam para liderar um novo projeto de desenvolvimento para Rondônia.

A declaração pública de apoio foi um dos momentos de destaque do evento e reforça a ampliação da base política que vem sendo construída em torno da pré-candidatura de Marcos Rogério ao Governo do Estado.

fonte - Diana Braga | Assessoria.

Rodrigo Camargo destaca combate ao crime após ser anunciado como vice de Marcos Rogério

Deputado defendeu o enfrentamento às facções criminosas, a valorização das forças de segurança e reafirmou compromisso com o projeto para Rondônia...


O deputado estadual Rodrigo Camargo (Pode) fez um discurso marcado pela defesa da segurança pública na noite desta segunda-feira (22), em Porto Velho, após ser anunciado pelo senador Marcos Rogério (PL) como pré-candidato a vice-governador na chapa que disputará o Governo de Rondônia em 2026.


Ao agradecer a confiança recebida, Camargo afirmou que dedicou sua vida à segurança pública e defendeu ações mais firmes no combate à criminalidade no estado.

Segundo o parlamentar, Rondônia precisa garantir mais tranquilidade às famílias e fortalecer o enfrentamento às organizações criminosas.

“Não vamos aceitar que o cidadão de bem viva trancado dentro de casa enquanto criminosos ditam as regras. A mudança que as famílias rondonienses esperam está chegando. Uma mudança em que as facções criminosas não darão mais as regras de dentro dos presídios para as nossas famílias aqui fora”, afirmou.

Durante o pronunciamento, Rodrigo Camargo também defendeu a valorização das forças de segurança e destacou o papel dos profissionais que atuam diariamente no combate à criminalidade.

“Nossos policiais precisam ser verdadeiramente valorizados. As forças de segurança sabem o que precisa ser feito. O crime será enfrentado de uma forma nunca vista antes em Rondônia”, declarou.

Ao encerrar sua fala, Rodrigo Camargo reforçou o compromisso com a pré-candidatura de Marcos Rogério e afirmou que estará ao lado do senador na construção de um novo projeto para Rondônia.

“Saiba que terá aqui uma pessoa fiel e verdadeira para transformar o nosso estado. Conte comigo. A mudança vem aí. Vamos em frente”, disse.

O anúncio de Rodrigo Camargo como pré-candidato a vice-governador foi um dos momentos mais aguardados do evento realizado no Villa Privilege, em Porto Velho, e marcou mais um passo na consolidação do projeto liderado por Marcos Rogério para as eleições de 2026.

Com Léo Moraes ao lado, Marcos Rogério oficializa Rodrigo Camargo como vice na disputa pelo governo de RO; veja

Evento em Porto Velho reuniu lideranças políticas, parlamentares, prefeitos e apoiadores, consolidando alianças para a disputa ao Governo de Rondônia…

O senador Marcos Rogério (PL) oficializou o deputado estadual Rodrigo Camargo (Podemos) como pré-candidato a vice-governador durante evento realizado em Porto Velho na noite desta segunda-feira (22). O encontro marcou mais um passo na construção da chapa para as eleições de 2026.

A mobilização reuniu lideranças políticas de diversas regiões do estado, além de deputados, prefeitos, vereadores, empresários e apoiadores. Um dos destaques da noite foi o anúncio do apoio do prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), ao projeto liderado por Marcos Rogério.

Ao apresentar Rodrigo Camargo como companheiro de chapa, o senador destacou a experiência do parlamentar na área da segurança pública e afirmou que a união fortalece o compromisso com o enfrentamento da criminalidade e o desenvolvimento de Rondônia.

fonte - R1 Rondônia

MPF aciona Justiça para exigir postos de saúde, água tratada e saneamento em aldeias Uru-Eu-Wau-Wau

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública, com pedido de liminar, para obrigar a União a construir Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI), sistemas de abastecimento de água e banheiros comunitários em aldeias da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, em Guajará-Mirim (RO). 

Foto: MPF

O órgão afirma que a omissão do governo federal viola direitos fundamentais à vida e à dignidade, deixando indígenas das aldeias Pedreira, Cristo Rei/Marina, Laranjal e São Luiz em situação de extrema vulnerabilidade. O MPF destaca que faltam espaços adequados para consultas e exames ginecológicos, prejudicando os atendimentos à saúde das mulheres indígenas.

Inspeções realizadas pelo MPF nas aldeias revelaram um cenário de abandono institucional e falha estrutural contínua. Na aldeia Pedreira, o local de atendimento médico é um único cômodo improvisado, construído pela própria comunidade, que serve simultaneamente como clínica, farmácia, cozinha e dormitório para os profissionais de saúde. Na aldeia Laranjal, não existe estrutura de saúde e os moradores consomem água do rio sem tratamento, o que causa frequentes problemas gastrointestinais.

Já na aldeia Cristo Rei/Marina, a escola é ocupada para atendimentos médicos e odontológicos, prejudicando as aulas. Na aldeia São Luiz, o prédio do Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) está em ruínas e o serviço odontológico limita-se à extração de dentes por falta de equipamentos para próteses, causando prejuízo à estética e à alimentação dos indígenas.

O MPF destaca que a ausência de postos de saúde estruturados atinge as mulheres de forma desproporcional sob uma perspectiva de gênero. Devido à falta de consultórios, os exames ginecológicos preventivos são realizados dentro das casas das pacientes, muitas vezes em ambientes sem higiene adequada, na presença de animais domésticos e sem qualquer privacidade.

Segundo a ação, essa situação gera constrangimento e inibição, levando muitas mulheres a desistirem do cuidado preventivo. A falta de estrutura também dificulta que relatos de eventuais violações a direitos – especialmente violência física e psíquica, liberdade sexual e de direitos reprodutivos – cheguem ao conhecimento das autoridades. As mulheres indígenas também reclamaram ao MPF sobre as interrupções no fornecimento de contraceptivos e a demora excessiva para a realização de mamografias, que dependem da passagem esporádica de um barco da saúde.

Foto: MPF
Foto: Reprodução

Mudanças climáticas – O procurador da República Leonardo Caberlon e a procuradora da República Caroline Helpa, autores da ação, destacam que a urgência das obras de saneamento e abastecimento é acentuada pelas mudanças climáticas. As aldeias são distantes e acessíveis apenas por via aérea ou fluvial, demorando até 10 horas de barco para se chegar a uma delas a partir da área urbana de Guajará-Mirim. Durante a seca extrema de 2024, o Rio Pacaás ficou inavegável, forçando os indígenas a arrastar embarcações por trechos secos e bancos de areia por até sete dias. Esse isolamento severo deixou as aldeias sem remédios e alimentos, sem água potável, dependendo de operações aéreas emergenciais para sobrevivência.

O MPF sustenta que a omissão estatal ultrapassa falhas administrativas pontuais, configurando uma violação massiva e prolongada de direitos fundamentais que compromete a dignidade e a própria organização social das comunidades Pedreira, Cristo Rei/Marina, Laranjal e São Luiz. O órgão pediu à Justiça Federal que a ação seja julgada sob a perspectiva de gênero, uma vez que afeta consideravelmente as mulheres indígenas, e também com a visão da necessária adaptação às mudanças climáticas identificadas na região, que foi severamente atingida pela estiagem em 2024.

Os pedidos do MPF são para que a Justiça Federal obrigue a União a:

• construir, equipar e manter, de forma adequada e contínua, um posto de saúde indígena na aldeia Pedreira e um outro na aldeia Laranjal ou na aldeia São Luiz (local ainda a ser definido pela comunidade indígena, mediante consulta livre, prévia e informada);
• provisoriamente, fazer melhorias dos espaços existentes para o atendimento de saúde nas aldeias Pedreira, Cristo Rei/Marina, Laranjal e São Luiz;
• construir banheiros (sanitários, chuveiros e lavabo) de uso comunitário e implementar sistema de abastecimento de água nas quatro aldeias;
• pagar R$ 500 mil por danos morais coletivos, a serem revertidos em projetos nas aldeias;
• pagar indenização por danos climáticos, com medidas que garantam a não repetição da tragédia humanitária ocorrida durante a seca extrema de 2024, assegurando o fortalecimento da capacidade de adaptação e de resiliência das comunidades indígenas e sistemas naturais.

FONTE - MPF/RO.

Tragédia na BR-364 deixa casal m*rto; motoristas fogem sem prestar socorro

Homem e mulher caíram na pista após colisão envolvendo outra motocicleta e foram atingidos por um caminhão; motoristas fugiram sem prestar socorro...

FOTO - Reprodução

Um grave acidente registrado na manhã desta terça-feira (23) deixou duas pessoas mortas no km 417 da BR-364, em Jaru. As vítimas foram identificadas como Saulo Henrique de Castro dos Santos, de 25 anos, e Maria Luiza Neves de Lima, de 22.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o casal seguia de motocicleta de Ouro Preto do Oeste para Jaru quando se envolveu em uma colisão com outra moto. Com o impacto, ambos caíram sobre a pista e foram atropelados por um caminhão que trafegava no sentido contrário.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os condutores da outra motocicleta e do caminhão deixaram o local sem prestar socorro. 

A rodovia permaneceu interditada por cerca de duas horas para os trabalhos da perícia, e as circunstâncias do acidente serão investigadas.

Operação Saturação reforça segurança e fiscalização em unidades prisionais de Porto Velho

A ação integra as estratégias permanentes de segurança...

Com objetivo de reforçar a segurança no sistema prisional o governo de Rondônia realizou, entre os dias 4 e 14 de junho, a Operação Saturação em unidades prisionais de Porto Velho, com revistas gerais e ações de fiscalização que mobilizaram cerca de 60 policiais penais. 

A iniciativa ampliou o controle interno das unidades e reforçou o acompanhamento dos submetidos à monitoração eletrônica, contribuindo para a prevenção de ilícitos e o fortalecimento da ordem pública.


A ação integra as estratégias permanentes de segurança desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), com foco na manutenção da disciplina e fortalecimento das medidas de controle nas unidades prisionais. 

Durante a operação, foram realizadas inspeções estruturais e fiscalizações voltadas ao cumprimento das determinações judiciais por monitorados eletronicamente.

PLANEJAMENTO E ATUAÇÃO INTEGRADA

As ações foram coordenadas pela Sejus e executadas pelo Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape), Gerência Especializada em Operações Penais (Geop) e Unidade de Monitoramento Eletrônico do Sistema Prisional (Umesp).

Segundo o gerente de Operações Penais da Sejus, Reginaldo Barbosa Lima, a Operação Saturação é uma ferramenta estratégica que permite uma atuação intensiva e coordenada das equipes. “Além de identificar possíveis vulnerabilidades, conseguimos reforçar os protocolos de segurança e ampliar o controle sobre situações que possam comprometer a ordem e a disciplina no ambiente prisional”, pontuou.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, destacou que o trabalho integrado das equipes fortalece o controle das unidades e contribui diretamente para a preservação da ordem, da segurança dos servidores e das pessoas privadas de liberdade.

Cronograma da Operação Saturação:

04/06 – Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso
05/06 – Penitenciária Estadual Edvan Mariano Rosendo
06/06 – Penitenciária de Médio Porte (Pandinha)
07/06 – Centro de Detenção Provisória de Porto Velho
08/06 – Penitenciária Estadual Aruana e Colônia Agrícola Penal Ênio dos Santos Pinheiro
09/06 – Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho
10/06 – Centro de Ressocialização Vale do Guaporé
11/06 – Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso
12/06 – Fiscalização da Unidade de Monitoramento Eletrônico do Sistema Prisional
13/06 – Fiscalização da Unidade de Monitoramento Eletrônico do Sistema Prisional
14/06 – Fiscalização da Unidade de Monitoramento Eletrônico do Sistema Prisional.

FONTE - SECOM RO.

Teste de aceitabilidade da merenda escolar segue até dia 26 de junho em Vilhena

A ação segue até o dia 26 de junho e tem como objetivo avaliar a aceitação dos cardápios oferecidos aos estudantes, contribuindo para o aprimoramento da merenda escolar...

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência Regional de Educação de Vilhena, iniciou, no dia 16 de junho, a aplicação dos testes de aceitabilidade da alimentação escolar nas unidades da rede estadual de ensino. A ação segue até o dia 26 de junho e tem como objetivo avaliar a aceitação dos cardápios oferecidos aos estudantes, contribuindo para o aprimoramento da merenda escolar.

Os testes são conduzidos pelos nutricionistas da superintendência e fazem parte das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A avaliação utiliza, principalmente, a escala hedônica, método no qual os próprios alunos registram sua opinião sobre a refeição consumida, indicando o grau de satisfação em relação aos alimentos servidos.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, pontuou que a merenda escolar é um fator essencial para o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes. “Avaliar a aceitação dos cardápios permite aperfeiçoar o serviço oferecido nas escolas e garantir refeições cada vez mais adequadas aos alunos”.

Segundo o titular da Seduc, Massud Badra, a iniciativa fortalece a gestão da alimentação escolar e garante maior qualidade nos cardápios. “Os testes fornecem informações importantes para que os nutricionistas possam realizar ajustes quando necessário, promovendo uma alimentação mais nutritiva e bem aceita pelos estudantes da rede estadual”, ressaltou.

REALIZAÇÃO PERIÓDICA

Além da aplicação em Ariquemes, a Seduc realiza os testes de aceitabilidade de forma periódica em toda a rede estadual de ensino, por meio do quadro técnico de nutricionistas que atua nas 18 Superintendências Regionais de Educação.

A nutricionista da Seduc, Aucinete Sena, explica que a aplicação dos testes segue critérios técnicos padronizados em toda a rede estadual. A aplicação dos testes é conduzida pelos profissionais nutricionistas da alimentação escolar que atuam nas 18 Superintendências Regionais de Educação, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Entre os métodos utilizados estão a escala hedônica, na qual os estudantes expressam sua opinião sobre a refeição servida, e a avaliação do índice de resto-ingestão, que permite analisar a quantidade de alimento consumida e descartada.

Foto: Reprodução

Segundo a gerente de Programas de Alimentação Escolar da Seduc, Elisangela Moreira, os testes são fundamentais para o aperfeiçoamento da alimentação escolar oferecida aos estudantes. Os resultados dessas avaliações orientam diversas ações técnicas, como a revisão do modo de preparo dos alimentos, a capacitação das equipes de manipulação e o desenvolvimento de atividades de educação alimentar e nutricional com os estudantes. “Quando necessário, também adequações nos cardápios para garantir uma melhor aceitação das refeições. Todo esse processo é registrado no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o que assegura transparência, acompanhamento e rastreabilidade das ações desenvolvidas pela Seduc”, explicou.

Os resultados obtidos fornecem subsídios técnicos para o aperfeiçoamento do Programa de Alimentação Escolar. A partir das informações coletadas, a equipe de nutricionistas pode promover ajustes nos cardápios dentro das normativas permitidas pelo PNAE, revisar preparações, fortalecer ações de educação alimentar e nutricional e orientar as equipes responsáveis (agente de alimentação escolar) pelo preparo das refeições. Além de atender às exigências do PNAE, os testes de aceitabilidade contribuem para a redução do desperdício de alimentos, a melhoria da qualidade das refeições e o aumento da adesão dos estudantes à alimentação escolar.

fonte - SECOM RO.

Ação da Prefeitura fortalece cobertura vacinal na Escola Brasília

Parceria entre Semusa e unidade de ensino amplia acesso às vacinas para estudantes e profissionais da educação...



Nem sempre a correria do dia a dia permite que pais e responsáveis levem os filhos até uma unidade de saúde para colocar a vacinação em dia. Pensando nisso, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), levou uma ação de imunização até a Escola Brasília, onde cerca de 400 alunos e servidores tiveram a oportunidade de atualizar a caderneta vacinal sem sair do ambiente escolar.

A iniciativa faz parte de um trabalho realizado em parceria com as escolas e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, além de facilitar o acesso às vacinas para toda a comunidade escolar.

O prefeito Léo Moraes destacou a importância de levar os serviços públicos até onde a população está.

“Nosso compromisso é facilitar o acesso da população à saúde. Quando levamos a vacinação para dentro das escolas, garantimos mais proteção aos estudantes, mais tranquilidade para as famílias e fortalecemos a prevenção, que é uma das ferramentas mais importantes para cuidar das pessoas”.

A técnica de enfermagem e vacinadora da Semusa, Soraya Eiki, explica que a ação vem sendo realizada regularmente e tem alcançado resultados importantes.

“Muitas vezes os pais não conseguem levar esses alunos até o posto de saúde. Então a equipe vem até a escola, sempre com autorização dos responsáveis, para fazer essa imunização. É um trabalho que já acontece há alguns anos e ajuda muito a manter a vacinação em dia”.

Segundo Soraya Eiki, a ação é realizada regularmente e tem apresentado resultados positivos

Durante a ação, foram disponibilizadas vacinas previstas no calendário vacinal dos adolescentes, como HPV, meningite ACWY, gripe, hepatite B, febre amarela e reforços necessários para cada faixa etária, além da atualização da situação vacinal dos servidores da unidade.

Para a professora de Física Saiaka, a presença da equipe de saúde dentro da escola traz benefícios que vão além da prevenção.

“É muito importante ter o SUS aqui dentro da escola. Todos os anos eles vêm realizar essa imunização e isso ajuda muito no nosso dia a dia. Quando um aluno adoece, acaba transmitindo para outros colegas, porque convivemos muitas horas juntos. Com a vacinação, conseguimos reduzir essas situações e proteger tanto os estudantes quanto os funcionários”.

Entre os alunos, a ação também foi bem recebida. Alex Sales destacou a praticidade de poder se vacinar na própria escola.

“A vacinação é importante para a saúde dos estudantes. Muitas vezes a rotina é corrida e nem todo mundo consegue ir até um posto de saúde. Ter esse atendimento aqui facilita bastante e ajuda a prevenir doenças”.

A estudante Kerlin Silva também aprovou a iniciativa e acredita que a ação ajuda a alcançar quem ainda não conseguiu atualizar a caderneta.

Para Saiaka, a presença da equipe de saúde na escola gera benefícios que vão além da prevenção

“Tem pessoas que não têm tempo, e muitos pais acabam não conseguindo levar os filhos para vacinar. Então eu acho muito importante trazer a vacinação para dentro da escola, porque ajuda a proteger mais pessoas”.

Levar a vacinação até as escolas é uma estratégia que aproxima os serviços de saúde da população e contribui para aumentar a cobertura vacinal entre crianças, adolescentes e profissionais da educação.

A secretária da Semusa, Sandra Cardoso, reforçou que ações como essa facilitam o acesso à imunização e fortalecem a prevenção dentro do ambiente escolar.

“Quando a saúde vai ao encontro das pessoas, conseguimos ampliar a proteção e garantir que mais estudantes e profissionais estejam com a vacinação em dia. É uma ação simples, mas que faz diferença na prevenção de doenças e na promoção da saúde”.

Com a iniciativa, a Escola Brasília transformou salas de aula em um espaço de cuidado e prevenção, reforçando a importância da vacinação como uma das formas mais eficazes de proteger a saúde de toda a comunidade escolar.

Texto: Helen Paiva
Edição: Secom
Fotos: Hellon Luiz

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas, uma audiência pública para discutir os direitos das pessoas com deficiência e o fortalecimento das políticas públicas de inclusão no estado.


O evento acontecerá no plenário da Assembleia Legislativa e reunirá representantes de entidades, associações, órgãos públicos, profissionais da área, familiares e pessoas com deficiência, criando um espaço de diálogo para a construção de propostas e soluções voltadas à garantia de direitos e à promoção da acessibilidade.

A audiência é resultado de um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dois anos pela equipe do gabinete parlamentar, período em que foram realizados levantamentos, estudos e reuniões para identificar os principais desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência em Rondônia.

Durante o encontro, será apresentado um diagnóstico detalhado da realidade vivida por esse público, contendo informações que poderão subsidiar a criação e o aperfeiçoamento de políticas públicas em diversas áreas, como saúde, educação, assistência social, mobilidade urbana e mercado de trabalho.

Segundo Alex Redano, a audiência pública será um momento importante para ouvir a sociedade e ampliar o debate sobre inclusão.

“Nosso objetivo é garantir que as pessoas com deficiência tenham voz e participação ativa na construção das políticas públicas. Queremos ouvir as demandas, conhecer as dificuldades enfrentadas no dia a dia e buscar, de forma conjunta, caminhos que promovam mais dignidade, respeito e oportunidades para todos”, destacou o parlamentar.

A iniciativa reforça o compromisso do deputado com a defesa dos direitos das pessoas com deficiência e com a construção de uma sociedade mais acessível e inclusiva. A participação é aberta ao público.

Texto: Mateus Andrade

Foto: Rafael Oliveira

Obras do acesso ao Porto Novo avançam e reforçam desenvolvimento logístico de Rondônia

As obras do acesso ao Porto Novo avançam em Porto Velho e representam um dos mais importantes investimentos em infraestrutura logística já realizados em Rondônia. Equipes atuam em diferentes frentes ao longo do traçado, com serviços preparatórios que permitirão o avanço das próximas etapas do empreendimento.


A obra conta com 224 colaboradores entre profissionais diretos e indiretos e impulsionam a geração de emprego e renda. Com o avanço das próximas etapas, a expectativa é alcançar a marca de 280 postos de trabalho.

Equipes atuam nas obras do acesso ao Porto Novo, em Porto Velho

Com investimento de R$ 258 milhões, o acesso ao Porto Novo terá 34,5 quilômetros de extensão e representa uma transformação na mobilidade e na logística da capital. A nova via foi planejada para melhorar a conexão entre a BR-364 e o complexo portuário, proporcionando mais eficiência ao transporte de cargas e mais segurança para quem circula pela cidade.

A obra terá papel fundamental no desenvolvimento econômico de Rondônia, fortalecendo a competitividade do estado e contribuindo para o escoamento da produção agrícola que abastece mercados nacionais e internacionais. Além disso, o empreendimento irá retirar aproximadamente 1,2 mil veículos pesados por dia do perímetro urbano de Porto Velho, reduzirá conflitos no trânsito para melhorar a fluidez viária.

Para a Nova 364, o acesso ao Porto Novo simboliza um legado de infraestrutura que impulsionará o crescimento da capital e de todo o estado, criará condições para que Rondônia amplie sua importância estratégica na logística da Região Norte e do agronegócio brasileiro.

FONTE - ASSESSORIA.

Porto Velho terá quatro dias de cultura e muita animação durante o Arraiá do Béra

Evento acontece no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré...


A partir das 17h da próxima quinta-feira (25), os portões do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré serão abertos para receber os visitantes da edição 2026 do Arraiá do Bera. Promovido pela Prefeitura de Porto Velho, o evento promete diversão, cultura e momentos especiais em família para os moradores da capital rondoniense.

A programação acontece entre os dias 25 e 28 de junho e contará com apresentações musicais, brinquedos para as crianças, espaço dedicado à economia criativa e uma grande variedade de comidas típicas da região Norte.

Durante todos os dias de festa haverá discotecagem com o DJ Lacaia, apresentação do Boto Madeirinho e shows de forró pé de serra. A tradicional competição entre quadrilhas também será um dos destaques do evento, com premiação total de R$ 45 mil para os grupos vencedores.

Segundo o prefeito Léo Moraes, serão quatro dias de celebração da cultura local em um dos espaços mais históricos da cidade, com uma estrutura especialmente preparada para proporcionar conforto, segurança e entretenimento ao público.

“Essa é a segunda edição do Arraiá do Bera, um evento que já se consolidou na agenda cultural da nossa cidade. Toda a população está convidada para participar dessa festa, celebrar a nossa história e manter acesa a chama do pertencimento de cada cidadão ao nosso município”.

A entrada é gratuita. Não perca essa grande festa e venha celebrar a cultura de Porto Velho no Arraiá do Bera 2026.

Texto: João Paulo Prudêncio

Edição: Secom

Foto: Hellon Luiz

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).


Publicidade