A Polícia Civil trata o caso como estelionato sentimental, modalidade de golpe em que o criminoso utiliza um vínculo afetivo para obter vantagem financeira da vítima...
De acordo com o boletim de ocorrência, os dois chegaram a se encontrar pessoalmente apenas uma vez. Durante o período em que mantiveram contato, o homem alegava enfrentar dificuldades financeiras e afirmava que precisava reconstruir a própria vida, solicitando dinheiro para a compra de diversos bens.
Convencida pelas promessas de um futuro ao lado do suspeito, a mulher realizou mais de R$ 50 mil em transferências via Pix. Além disso, foi persuadida a contratar empréstimos que ultrapassaram R$ 30 mil, elevando o prejuízo total para aproximadamente R$ 80 mil.
Segundo o relato da vítima, quando as parcelas dos financiamentos começaram a vencer, Melque tentou quitar a dívida oferecendo objetos como uma arma de fogo, um freezer e até uma motocicleta.
A Polícia Civil trata o caso como estelionato sentimental, modalidade de golpe em que o criminoso utiliza um vínculo afetivo para obter vantagem financeira da vítima.
Ainda conforme o registro policial, o suspeito chegou a telefonar para a mulher pedindo que ela não procurasse a polícia. Na ligação, informou que estaria no município de Costa Marques.
Até a última atualização, Melque Nascimento de Sousa não havia sido localizado. O caso segue sob investigação e a defesa do suspeito não havia sido encontrada para se manifestar.
Investigação teve início após apreensão de 412 quilos de drogas em pista clandestina; suspeitos são investigados por tráfico, associação criminosa e receptação...
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (26), a Operação Divisa para aprofundar as investigações contra um grupo suspeito de atuar no transporte, armazenamento e distribuição de drogas em Rondônia. A ação foi realizada no município de Alta Floresta d'Oeste, onde foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, além da aplicação de medidas cautelares contra dois investigados.
As ordens judiciais foram expedidas pela Vara de Garantias da Comarca de Porto Velho e fazem parte do desdobramento de uma investigação iniciada após uma grande apreensão de entorpecentes realizada em agosto de 2025.
Na ocasião, policiais localizaram aproximadamente 412 quilos de drogas em uma pista clandestina na zona rural de Rolim de Moura. A carga era composta por cocaína, pasta base de cocaína, maconha e haxixe, transportados em um veículo.
Durante a ação policial, os suspeitos efetuaram disparos contra as equipes de segurança e conseguiram fugir por uma área de mata. No local, os agentes apreenderam ainda um rádio comunicador, cerca de 200 litros de combustível de aviação e um equipamento de internet via satélite.
As investigações identificaram que o veículo utilizado para o transporte da droga apresentava sinais de adulteração e possuía registro de roubo no estado do Paraná. Além disso, elementos reunidos pela Polícia Federal indicam ligação dos investigados com o equipamento de internet via satélite encontrado durante a ocorrência.
Com o avanço das investigações, os suspeitos poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, receptação de veículo e outros delitos que eventualmente sejam identificados no decorrer do inquérito.
A Polícia Federal informou que as diligências continuam para identificar outros envolvidos e esclarecer toda a estrutura utilizada pela organização criminosa.
A operação foi realizada na quinta-feira (25), durante fiscalização na BR-364, em Porto Velho...
Durante a abordagem a um veículo de carga, os policiais localizaram 199 caixas contendo cigarros de diversas marcas e de origem estrangeira. Segundo as equipes, a mercadoria havia ingressado ilegalmente no país, caracterizando o crime de contrabando.
Duas pessoas foram presas em flagrante durante a ação. Elas foram encaminhadas para os procedimentos legais e permanecerão à disposição da Justiça.
Após a apreensão, toda a carga foi encaminhada à Receita Federal em Guajará-Mirim, responsável pela adoção das medidas administrativas cabíveis.
De acordo com a Polícia Federal, a operação integra o trabalho conjunto das forças de segurança no combate ao contrabando e aos crimes transfronteiriços, intensificando a fiscalização nas principais rotas utilizadas por organizações criminosas que atuam na região de fronteira.
Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva em Porto Velho...
Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva em Porto Velho. As ordens judiciais também determinaram o sequestro de bens, direitos e valores dos investigados.
As investigações foram conduzidas com o apoio da Centralizadora de Inteligência de Segurança da Caixa Econômica Federal e identificaram indícios da atuação de uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias, falsificação de documentos e lavagem de capitais.
Durante o cumprimento dos mandados, os agentes apreenderam aparelhos eletrônicos, documentos, duas motocicletas e um veículo, materiais que serão analisados para aprofundar as investigações.
Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato, uso de documentos falsos, organização criminosa e lavagem de capitais, além de outros delitos que eventualmente sejam identificados ao longo da apuração.
A Polícia Federal informou que as investigações continuam para identificar todos os envolvidos e dimensionar a extensão dos prejuízos provocados pelo esquema criminoso.
Apresentação de quadrilhas, boi-bumbá e muita música estão previstas para esta sexta-feira...
Após o sucesso da abertura do Arraiá do Bera, o segundo dia do evento promete reunir novamente milhares de pessoas em uma grande celebração da cultura popular. Promovido pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural (Funcultural), o arraial segue com a programação festiva até o dia 28 de junho.
A partir das 19h, os portões estarão abertos para receber o público no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Duas grandes estruturas foram preparadas para valorizar os artistas locais e proporcionar entretenimento para todas as idades.
No Palco Boto, o público poderá prestigiar apresentações de bois-bumbás e quadrilhas juninas, que mantêm vivas as tradições culturais da região. Já no Palco Cordel, artistas locais e DJs comandam a festa com muita música regional, garantindo animação durante toda a noite.
A expectativa é que o segundo dia repita o grande sucesso da abertura do evento, movimentando a economia local e fortalecendo as manifestações culturais do município. No encerramento do Arraiá do Bera, as quadrilhas participantes disputarão uma premiação de R$ 45 mil, incentivando a participação dos grupos folclóricos e contribuindo para o fortalecimento da cultura porto-velhense.

O prefeito Léo Moraes destacou a importância de eventos que valorizem as tradições culturais na capital. “O Arraiá do Bera é um espaço de encontro das famílias, de valorização dos nossos artistas e de fortalecimento da cultura popular. É uma festa preparada com muito carinho para que a população possa celebrar nossas tradições, movimentando também a economia e incentivando os grupos culturais que mantêm viva a identidade de Porto Velho”.
Programação dia 26/06:
Palco Boto
19:00 – Boi Bumbá Mimoso
19:45 – Operários - Cia de Dança Tsunami
20:30 – DJ Lacaia
21:00 – Quadrilha Tradição
22:05 – Quadrilha Nação Caipira
23:10 – Quadrilha Jucadiro
Palco Cordel
19:00 – Lene Ventura
21:00 – DJ Mário
21:15 – Estação do Forró
23:15 – DJ Mário
23:30 – Banda Pé de Serra
01:30 – DJ Mário
O evento é gratuito e promete alegrar a noite junina da população.
Texto: Letícia Regis
Edição: Secom
Foto: Anderson Flôres
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Durante a operação, foram inutilizadas 29 (vinte e nove) dragas, embarcações e motores utilizados na extração irregular de minério...
Nesta quinta-feira (25/06), a Polícia Federal, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), deflagrou a Operação IRACEMA, ação voltada ao combate à exploração ilegal de minério no Rio Madeira e aos crimes correlatos.
Durante a operação, foram inutilizadas 29 (vinte e nove) dragas, embarcações e motores utilizados na extração irregular de minério, impondo significativo golpe à estrutura operacional dos grupos que atuam na região de forma clandestina e predatória.
Foi instaurado inquérito policial para apurar os fatos, identificar os financiadores das operações criminosas e responsabilizar os executores das atividades ilícitas, nos termos da legislação penal e ambiental vigente.
A atividade garimpeira ilegal representa uma das formas mais severas de agressão ao meio ambiente. O processo de extração irregular de minério implica o lançamento de mercúrio e outras substâncias tóxicas nos cursos d'água, contaminando a fauna, a flora e comprometendo a saúde das populações ribeirinhas que dependem dos rios para subsistência. Os danos causados por essa modalidade criminosa são frequentemente irreversíveis, afetando ecossistemas inteiros e violando direitos fundamentais das comunidades tradicionais.
A Polícia Federal tem intensificado suas ações no enfrentamento ao garimpo ilegal na bacia do Rio Madeira, reconhecida como uma das regiões mais vulneráveis à exploração mineral clandestina no estado de Rondônia.
A operação IRACEMA representa mais um passo consistente nessa frente de trabalho, reafirmando o compromisso da Polícia Federal com a proteção da Amazônia, a preservação dos recursos naturais e a aplicação da lei.
As investigações prosseguem, e outras medidas legais cabíveis poderão ser adotadas no decorrer dos trabalhos.
fonte - PF/RO.
Público pode acompanhar de qualquer lugar do mundo pelo YouTube...
O Arraiá do Bera, realizado pela Prefeitura de Porto Velho entre os dias 25 e 28 de junho no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, está sendo transmitido ao vivo todos os dias pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube.
A iniciativa permite que o público acompanhe, em tempo real, toda a programação do evento, incluindo apresentações de quadrilhas juninas, boi-bumbá e shows musicais que movimentam diariamente o espaço histórico da capital.
O evento, que reúne milhares de pessoas por dia, transforma a Madeira-Mamoré em um grande palco de cultura, tradição e lazer, valorizando um dos principais patrimônios históricos de Porto Velho.
Com a transmissão ao vivo diária, o evento junino ultrapassa as barreiras físicas do espaço e chega a qualquer lugar, permitindo que moradores da capital, do interior e até de fora do país possam acompanhar cada detalhe da programação.
A presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Débora Figueiredo, destacou que a transmissão amplia o alcance da festa e reforça o acesso à cultura.
“É uma alegria ver o Arraiá do Bera chegando a mais pessoas por meio da transmissão ao vivo. Essa iniciativa garante que o público possa acompanhar toda a programação, independentemente de onde esteja, fortalecendo a valorização da nossa cultura e ampliando o alcance desse grande evento popular”.
O prefeito Léo Moraes destacou que a transmissão amplia o acesso da população à cultura e fortalece a identidade do município.
"O Arraiá do Bera é um momento de celebração da nossa cultura e da nossa história. A transmissão ao vivo todos os dias garante que ninguém fique de fora dessa experiência, levando a alegria, a tradição e a energia do nosso povo para muito além da Madeira-Mamoré. É Porto Velho mostrando sua força cultural para o mundo inteiro".
A transmissão oficial pode ser acompanhada diariamente pelo canal da Prefeitura de Porto Velho no YouTube: youtube.com/@prefeitura_pvh
Texto: João Paulo Prudêncio
Edição: Secom
Fotos: Arquivo / Secom
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
A Clinica de Bem Estar Animal realiza atendimento gratuito...
Uma cadela comunitária atropelada na semana do Natal de 2025 e que permaneceu meses sem atendimento veterinário foi resgatada junto com seus três filhotes pela equipe de Proteção e Bem-Estar Animal em Porto Velho. O caso reforça a importância da rede de atendimento gratuito disponível no município para situações de urgência envolvendo animais.
Segundo relato do responsável, o animal foi atingido por uma motocicleta que não parou para prestar socorro. Na época, a cadela estava prenha e, mesmo sem assistência adequada, conseguiu dar à luz quatro filhotes. Um deles já havia sido doado anteriormente, enquanto os outros três foram recolhidos junto à mãe após a ação de resgate.
O caso também chama atenção para o serviço oferecido pela gestão municipal. Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) têm acesso a atendimento veterinário gratuito em situações de acidentes envolvendo cães e gatos.
Nessas ocorrências, o animal pode ser levado diretamente à clínica credenciada. Após alta médica, a pessoa que realizou o resgate fica responsável por dar continuidade ao tratamento em casa.

Quando não há condições de transporte até a unidade, a orientação é acionar a Proteção Animal da Prefeitura de Porto Velho pelo WhatsApp (69) 98423-4091, garantindo o encaminhamento adequado do caso.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Arthur Borin, destacou o fortalecimento das ações de proteção animal no município.
“Estamos estruturando uma política pública cada vez mais eficiente para garantir atendimento rápido e gratuito em situações de urgência. O objetivo é assegurar que nenhum animal fique sem cuidado, principalmente em casos de atropelamento ou abandono, fortalecendo a rede de proteção e incentivando a guarda responsável”.
O prefeito Léo Moraes destacou a ampliação das ações voltadas à causa animal no município.
“A gestão municipal está fortalecendo uma rede de proteção que garante atendimento gratuito em situações de emergência. Nenhum animal deve ficar desassistido por falta de informação ou de acesso. Também contamos com a colaboração da população para acionar nossos canais sempre que necessário”.
A gestão municipal reforça ainda que as feiras de adoção seguem sendo realizadas como forma de incentivar a adoção responsável e reduzir o abandono de animais na capital.
Texto: João Paulo Prudêncio
Edição: Secom
Foto: Arquivo / Secom
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
A Policia Civil incinerou 26 quilos de cocaína e 295 quilos de maconha, totalizando 321 quilos de entorpecentes, a ação faz parte da Semana Nacional e Estadual de combate as drogas...

Como parte das atividades da 28ª Semana Nacional e a 6ª Semana Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, com realização de 22 a 26 de junho, foram incinerados nesta quinta-feira, 25, pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), por meio da Polícia Civil de Rondônia 321 quilos de entorpecentes apreendidos em operações de combate ao tráfico de drogas. As atividades relacionadas ao evento é realizada pelo governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod) e mobiliza instituições públicas e privadas em uma programação educativa desenvolvida em parceria com as 10 Secretarias Executivas Regionais do estado. As ações acontecem em diversos municípios rondonienses com ações de conscientização, prevenção e enfrentamento às drogas, envolvendo estudantes, famílias e a sociedade em geral.

Segundo o presidente do Conepod, David Inácio, a Semana Nacional e a Semana Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas representam importantes instrumentos de mobilização social e conscientização da população. “O trabalho de prevenção, orientação e repressão ao tráfico acontece durante todo o ano por meio da atuação conjunta das instituições governamentais, forças de segurança, entidades da sociedade civil organizada e iniciativa privada. As campanhas fortalecem a mensagem preventiva, mas as ações de enfrentamento às drogas são permanentes e envolvem diversos setores comprometidos com a proteção da vida”, afirmou.
A delegada da 2ª Delegacia de Repressão ao Narcotráfico, Simone Barbieri, informou que foram incinerados 26 quilos de cocaína e 295 quilos de maconha, totalizando 321 quilos de entorpecentes.”O procedimento de incineração ocorre, em média, a cada 40 dias e é realizado em uma cerâmica localizada em Porto Velho, seguindo todos os protocolos legais e de segurança”.
A ação contou com a presença dos servidores do Conepod, o assessor da Secretaria Executiva Regional de Porto Velho, Dabson Bueno da Silva, além de representantes de instituições ligadas à segurança pública, reforçando a integração das atividades da 28ª Semana Nacional e da 6ª Semana Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas.
FONTE - SECOM RO.
+ Lidas do Mês
-
Uma cozinheira morreu após a explosão de uma panela de pressão, na noite de quinta-feira (9), em uma churrascaria no bairro Distrito Industr...
-
Erle Santos da Silva, acusado de matar o amigo Wesley Carlos de Oliveira Guimarães, será julgado pelo Juízo do 2º Tribunal do Júri da Comarc...
-
O adolescente Thaylo Freire Farias, 16, foi encontrado morto a tiros na tarde desta terça-feira (7), próximo de um lago em uma fazenda, nos ...
-
Um homem foi baleado na cabeça durante uma tentativa de homicídio no Garimpo Bom Futuro, próximo a Ariquemes (RO). Segundo informações do bo...
-
A Policia Militar foi acionada pela esposa da vítima e ao se dirigir ao local encontrou a vítima andando ensanguentado. O crime aconteceu na...




