Últimas Notícias
Brasil
Mostrando postagens com marcador Internacional. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Internacional. Mostrar todas as postagens

Brasil confirma terceiro voo com ajuda humanitária para Venezuela

Dois aviões da FAB decolam ainda neste sábado (27) com médicos, kits de medicamentos e módulos para instalação de hospital de campanha; aeronave enviada na sexta-feira levou equipe para auxiliar nas buscas



O governo brasileiro informou que enviará, na tarde deste sábado (27), um terceiro avião humanitário à Venezuela para ajudar as vítimas dos terremotos. O novo voo irá levar kits de medicamentos e o módulo complementar para a instalação de um hospital de campanha no país.


Mais cedo, por volta das 11h de sábado, um outro voo da FAB (Força Aérea Brasileira) vai decolar da Base Aéra do Galeão, no Rio de Janeiro. Esta aeronave transporta uma unidade avançada de trauma do Hospital de Campanha da Marinha do Brasil, militares para operar o hospital e purificadores de água.


Há ainda um primeiro avião do governo brasileiro enviado para auxiliar as vítimas do terremoto na Venezuela. Os militares pousaram por volta das 23h40 (de Brasília) de sexta-feira (26) na Base Aérea El Libertador, da Força Aérea Venezuelana, em Maracay.


De acordo com o Palácio do Planalto, ao todo, o Brasil enviará cinco kits de calamidade, com total de 111,8 mil medicamentos e insumos à Venezuela.


Com isso, cerca de 1.500 pessoas podem receber atendimento durante um mês. O governo garante que as doações ao país vizinho não comprometem o estoque do SUS (Sistema Único de Saúde).


Outros voos humanitários

O primeiro avião enviado pela FAB (Força Aérea Brasileira) para auxiliar as vítimas do terremoto na Venezuela pousou na noite de ontem na Base Aérea El Libertador, da Força Aérea Venezuelana, em Maracay.


Trata-se da aeronave KC-390 Millennium que transporta médicos, cães farejadores e uma equipe de Busca e Resgate Urbano, formada por profissionais da Sedec/MIDR (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil), militares dos Corpos de Bombeiros dos estados brasileiros, além de especialistas da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).


Além das equipes, o voo de ajuda humanitária leva equipamentos e mantimentos para reforçar as ações de assistência às vítimas do terremoto, ocorrido na última quarta-feira (24), que deixou ao menos 920 pessoas mortas e mais de 1.400 feridas.


A missão foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e é conduzida pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, fazendo parte da mobilização coordenada pela ABC (Agência Brasileira de Cooperação), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.


Terremoto na Venezuela

A costa norte da Venezuela foi atingida, na quarta-feira (24), por dois dos maiores terremotos a afetar o país em mais de um século. Autoridades alertam que o número de vítimas pode aumentar.


Os tremores foram sentidos em todo o país, na vizinha Colômbia e no Brasil. Vídeos geolocalizados pela CNN Brasil mostram danos extensos a edifícios e infraestruturas em toda a Venezuela, inclusive na capital, Caracas.


Um terremoto de magnitude 7,2 na escala Richter ocorreu cerca de 160 quilômetros a oeste de Caracas, seguido menos de um minuto depois por um tremor de magnitude 7,5, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. (CNN)


Irã faz ataques contra alvos dos EUA após ofensiva no Estreito de Ormuz

Ofensiva de Teerã acontece após o Comando Central dos Estados Unidos realizar ataques contra infraestrutura iraniana na região do Estreito de Ormuz...

A IRGC (Guarda Revolucionária Islâmica) afirmou que realizou ataques contra pontos de posicionamento do exército dos EUA na região nesta sexta-feira (26).

Em comunicado, a IRGC acusou Washington de violar seu compromisso após lançar ataques na costa da República Islâmica do Irã.  A nota acrescenta que a violação foi respondida "à altura - e assim continuará sendo feito".

A ofensiva iraniana acontece após o CENTCOM (Comando Central dos EUA) realizar ataques contra infraestrutura iraniana na região do Estreito de Ormuz, em retaliação após Teerã realizar disparos contra um navio comercial que transitava no Estreito de Ormuz.

Ainda segundo a publicação, locais de armazenamento de mísseis e drones foram atingidos, além de instalações de radar costeiro do Irã.

O CENTCOM acrescentou que deve continuar coordenando a passagem segura e prestar apoio aos navios comerciais que transitam pela via navegável.

O navio de carga foi atingido a estibordo por um projétil não identificado, o que danificou a ponte de comando, segundo a UKMTO (United Kingdom Maritime Trade Operations), órgão que monitora o tráfego marítimo na região. Não houve relatos de vítimas ou de impacto ambiental.

Acusações e Trump

Mais cedo, o presidente dos EUA, Donald Trump, acusou Teerã de violar o cessar-fogo estabelecido entre os dois países.

Segundo o presidente americano,o regime iraniano disparou ao menos quatro drones contra navios no Estreito de Ormuz, atingindo ao menos uma embarcação de carga. Esse navio foi danificado, mas continuou navegando.

Trump afirmou ainda que os EUA abateram três drones.

"Obviamente, trata-se de uma violação insensata do nosso acordo de cessar-fogo", comentou o presidente em publicação na Truth Social.

Estados Unidos e Irã concordaram em manter um cessar-fogo para negociar o fim permanente da guerra.

O memorando de entendimento assinado entre as duas nações tem 14 pontos, segundo documento divulgado pelo governo americano.

fonte - CNN BRASIL.

Novo terremoto de magnitude 4,9 é sentido na Venezuela; veja

Testemunhas da Reuters em Caracas e Maracay sentiram os tremores, dias depois dos terremotos históricos que destruíram prédios e mataram quase mil pessoas no país...


Um novo terremoto atingiu a costa da Venezuela, nesta sexta-feira (26), dias depois de dois tremores históricos terem destruído prédios e matado quase mil pessoas no país.

Testemunhas da Reuters em Caracas e Maracay sentiram o terremoto, que, segundo o centro de monitoramento sísmico EMSC (Centro Sismológico Euro-Mediterrânico), teve magnitude 4,9.

*Em atualização.

Avião de pequeno porte bate no arranha-céu mais alto de Pequim, na China; VÍDEO

Não há relatos de vítimas até o momento...


Uma pequena aeronave aparentemente atingiu o edifício mais alto da capital chinesa, Pequim, na tarde desta sexta-feira (26), em um acidente chocante em uma das cidades mais fortificadas do mundo.

Imagens dramáticas publicadas nas redes sociais mostraram destroços caindo da Torre CITIC, de 109 andares, também conhecida como China Zun, além da cauda da aeronave e da janela quebrada de um táxi no chão.

Um jornalista da CNN presenciou pessoas sendo retiradas do arranha-céu reunindo-se nas ruas próximas à entrada, juntamente com caminhões de bombeiros, viaturas policiais e uma ambulância.

A CNN entrou em contato com as autoridades em busca de informações sobre o ocorrido.

Imagens online que mostram o código de registro do avião pareciam indicar uma aeronave leve esportiva de fabricação nacional — um Sunward SA 60L Aurora — pertencente a uma empresa local de aviação geral.

Dados de voo não verificados do Flightradar24 publicados online pareciam indicar uma trajetória de voo com um desvio acentuado da aeronave.

Desde 1º de maio, a capital chinesa está praticamente livre de drones, em virtude de novas regras abrangentes. Os moradores não têm permissão para comprar, alugar ou pilotar drones sem autorização do governo dentro da vasta jurisdição da cidade.

A polícia de Pequim interditou algumas vias que levam ao edifício. Uma testemunha da agência de notícias Reuters observou a ausência de um painel de vidro em um andar elevado, na fachada do prédio.

O edifício é localizado na zona leste de Pequim. Ele abriga a sede do conglomerado estatal CITIC Group e é o prédio mais alto da capital chinesa.

Há uma forte presença policial no local, com algumas vias de acesso ao edifício interditadas para veículos. Policiais foram vistos impedindo pessoas de tirar fotos e orientando-as a se afastarem do prédio.

fonte - Steven Jiang, da CNN.

Delcy Rodríguez declara emergência na Venezuela após terremotos; veja

Tremores de magnitudes 7,2 e 7,5 atingiram o país; especialistas estimam alto número de vítimas e danos extensos...

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou que vai declarar estado de emergência após os fortes terremotos que atingiram o país.

Um terremoto poderoso sacudiu a costa norte da Venezuela na quarta-feira (24), provocando o desabamento de edifícios em Caracas.

Segundo o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos), o tremor teve magnitude preliminar de 7,5. Ele ocorreu apenas 40 segundos depois de um tremor precursor de magnitude 7,2 que atingiu a região.

O que sabemos sobre os terremotos na Venezuela

De acordo com os Centros de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos, existia a possibilidade de ocorrência de ondas de tsunami perigosas em áreas costeiras localizadas a menos de 300 quilômetros do epicentro. O alerta foi cancelado algum tempo depois.

Segundo a presidente interina, vários países ofereceram ajuda humanitária, incluindo o Brasil. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que, até a publicação do comunicado, divulgado por volta das 22h, não há notícias de brasileiros atingidos pelos tremores.

Delcy Rodríguez ainda confirmou que o Aeroporto Internacional em Caracas está fechado por causa dos danos. Imagens divulgadas por uma testemunha mostraram a destruição causada no Aeroporto Internacional Simón Bolívar.

Um vídeo mostra pessoas correndo, destroços pelo chão e a estrutura do aeroporto destruída. Até agora, não há informações oficiais sobre vítimas ou a extensão dos danos.


FONTE - Da CNN Brasil*.

Ao menos 164 pessoas morreram após terremotos na Venezuela, diz presidente

l

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirma que pelo menos 164 pessoas morreram e outras 971 ficaram feridas, após os fortes terremotos que atingiram o país na noite de quarta-feira (24).

A costa norte da Venezuela foi atingida, na quarta-feira, por dois dos maiores terremotos a afetar o país em mais de um século. Autoridades alertam que o número de vítimas pode aumentar.

Os tremores foram sentidos em todo o país, na vizinha Colômbia e no Brasil. Vídeos geolocalizados pela CNN mostram danos extensos a edifícios e infraestruturas em toda a Venezuela, inclusive na capital, Caracas.

Um terremoto de magnitude 7,2 ocorreu cerca de 160 quilômetros a oeste de Caracas, seguido menos de um minuto depois por um tremor de magnitude 7,5, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).


O USGS, com base em modelos preditivos para estimar o número de vítimas, afirmou que o total de mortos pode chegar à casa dos milhares, com probabilidade significativa de ultrapassar 10 mil.


Segundo a presidente interina, o país concentra esforços nas operações de busca e resgate, incluindo a chegada de equipes internacionais nas próximas horas. Ela também agradeceu a líderes estrangeiros, entre eles o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.


Trump afirmou em uma publicação nas redes sociais que os EUA estão “prontos, dispostos e capacitados para ajudar” diante do desastre.

Moradores relataram momentos de pânico durante os tremores. “Quando descemos, a cena parecia um filme de terror”, disse Maria Alejandra, moradora de um prédio vizinho.

Aeroporto fechado e aulas suspensas

O principal aeroporto do país, em Maiquetía, ao norte de Caracas, foi fechado devido aos danos causados pelos tremores, informou Rodríguez.

As aulas foram suspensas até o fim da semana para que as autoridades avaliem a extensão dos prejuízos.

Hospitais da capital reforçaram equipes para atender os feridos. No Hospital de Clínicas de Caracas, funcionários foram convocados para ampliar os plantões noturnos.

fonte - Da Reuters.

Jogo entre França e Iraque é suspenso pela chuva; jogadores não voltaram do intervalo

Temporal começou no fim do primeiro tempo e jogadores não voltaram do intervalo


A partida entre França e Iraque foi interrompida por causa da chuva no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.

O jogo estava no intervalo, a seleção francesa vencia por 1 a 0, com gol de Mbappé, e os atletas não retornaram ao gramado. Torcedores, jornalistas e staff foram orientados a se abrigarem em locais fechados.

O protocolo estabelece que a bola deve voltar a rolar em 30 minutos após o alerta, dado assim que o árbitro apitou o fim do primeiro tempo, mas a paralisação já dura quase uma hora.

Alertas meteorológicos indicam chuvas intensas acompanhadas de raios em Filadélfia, Pensilvânia, e entrada dos torcedores chegou a ser atrasada em 40 minutos por conta das pancadas de chuva.

O problema não é exatamente uma novidade, já que foi recorrente na Copa do Mundo de Clubes de 2025, também sediada nos Estados Unidos. Mas ainda causa dúvidas entre os espectadores.

Procotolos norte-americanos são rígidos

Nos Estados Unidos, há protocolos específicos para eventos esportivos ao ar livre em relação a raios. As regras determinam a interrupção imediata da partida se houver incidência de descargas elétricas num raio de 13 a 16 quilômetros do estádio, suspendendo o jogo por no mínimo 30 minutos.

No artigo 35 do regulamento, que aborda as regras do jogo, a Fifa explica que as paralisações devem acontecer a qualquer sinal de clima extremo. As decisões, portanto, ficam nas mãos da arbitragem, seguindo as leis do comitê médico.


A entidade não explicita qualquer tipo de prazo para o retorno das partidas.

"Condições climáticas extremas podem justificar a implementação de pausas para resfriamento durante a partida, de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Comitê Médico da FIFA e/ou documentados no Manual de Medicina de Emergência do Futebol da FIFA. Tais pausas serão consideradas partida a partida. A responsabilidade pela implementação e controle das pausas para resfriamento é do árbitro".

Qual é o procedimento para os torcedores?

Em casos de partidas suspensas, os torcedores não devem deixar o estádio, já que os ingressos foram validados no primeiro acesso.

O público, orientado pelo estafe do estádio, precisa apenas deixar as arquibancadas. A orientação é que as pessoas busquem abrigo nos corredores de acesso, onde ficam as lojinhas, bares etc.

FONTE - Da CNN Brasil.

Colômbia: boca de urna aponta vitória de Espriella, candidato da direita

Com 99,65% das urnas apuradas, candidato de direita apoiado por Trump obteve 49,65% dos votos, superando o esquerdista Iván Cepeda

Levantamento de boca de urna indica que Abelardo de la Espriella, candidato de direita, venceu as eleições presidenciais na Colômbia. O país foi às urnas neste domingo (21/6), em um cenário de forte polarização. Com 99,65% das urnas apuradas, Espriella obteve 49,65% dos votos, superando Iván Cepeda, candidato de esquerda e aliado do presidente Gustavo Petro, que teve 48,70%.



O resultado divulgado neste domingo pelo Registro Nacional, porém, é preliminar. Ao longo da semana, juízes eleitorais ratificam a votação em uma contagem oficial, que determinará o resultado da eleição. Historicamente, essa checagem nunca foi diferente do resultado da pré-contagem dos votos.


No primeiro turno, Espriella obteve 43,78% dos votos (10.366.143), enquanto Cepeda conquistou 40,98% (9.703.921), em uma votação que contou com participação de 57% dos eleitores, já que na Colômbia o voto não é obrigatório. No segundo turno, 62,51% dos aptos a votar participaram do processo eleitoral.


A vitória de Espriella sinaliza uma guinada à direita no país. Ele conta com apoio público do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que busca ampliar a influência de governos alinhados na América Latina.


Advogado de 47 anos, Abelardo de la Espriella é filiado ao movimento Defensores da Pátria e ganhou notoriedade com propostas duras na área de segurança pública. Ele se inspira em líderes como o presidente da Argentina, Javier Milei, e o de El Salvador, Nayib Bukele, defendendo a redução do tamanho do Estado e uma postura mais rígida no combate à violência.


Entre as propostas, estão a construção de megaprisões nos moldes das adotadas em El Salvador, o endurecimento de penas, o fim da política de “paz total” de Gustavo Petro e a intensificação de operações militares contra grupos armados.


Apelidado de “El Tigre”, Espriella nunca ocupou cargo eletivo e se apresenta como um “outsider”, distante da classe política tradicional. Ele deve tomar posse em 7 de agosto de 2026.


Segurança pública no centro do debate

Se Cepeda fosse eleito, representaria a continuidade do projeto político de Petro, primeiro presidente de esquerda da história da Colômbia, que não pôde disputar a reeleição, já que a legislação do país não permite mandatos consecutivos.


Durante seu governo, Petro aprovou reformas trabalhista, que ampliou direitos, e tributária, com aumento de impostos sobre os mais ricos. No entanto, sua política de “paz total” enfrentou críticas por não conter o avanço de grupos armados.


Com isso, a segurança pública foi um dos principais temas da disputa. A Colômbia enfrenta a expansão de organizações como o Exército de Libertação Nacional (ELN), dissidências das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e o Clã do Golfo.


Ao longo do mandato, Petro tentou implementar o chamado “Plano de Paz”, que previa negociações com guerrilhas e acordos de rendição judicial para integrantes do crime organizado.


As medidas não conseguiram frear a escalada da violência. Segundo o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), 322.688 pessoas foram deslocadas no país em 2025, mais que o dobro do registrado no ano anterior. No mesmo período, 965 pessoas foram feridas ou mortas por artefatos explosivos, a maioria civis. (Metrópoles)

Trump diz que não haverá pedágio em Ormuz a menos que seja imposto pelos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (20) que não haverá cobrança de pedágio para navios que utilizam o Estreito de Ormuz durante o período de cessar-fogo provisório de 60 dias com o Irã. Segundo ele, a passagem continuará livre mesmo após esse prazo, a menos que os próprios Estados Unidos decidam impor uma taxa caso as negociações de paz fracassem.



A declaração foi publicada na rede Truth Social e ocorre em meio às tratativas entre Washington e Teerã para um acordo definitivo após meses de tensão na região. Trump afirmou que uma eventual cobrança serviria como compensação pelos custos e pela atuação dos EUA como garantidores da segurança dos países do Oriente Médio.


O Estreito de Ormuz é uma das rotas marítimas mais estratégicas do planeta, responsável por uma parcela significativa do transporte mundial de petróleo e gás natural. Qualquer restrição ao tráfego na região costuma provocar impactos imediatos nos mercados internacionais de energia.


A fala de Trump ocorre após avanços recentes nas negociações entre Estados Unidos e Irã, que incluem a manutenção da livre navegação pelo estreito durante o período de negociações.

Irã fecha Ormuz por suposta violação do acordo de cessar-fogo, diz agência

Segundo a mídia estatal, principal comando militar conjunto do país disse que outras medidas serão tomadas caso agressão continue

O principal comando militar conjunto do Irã, o Quartel-General Central de Khatam al-Anbiya, disse neste sábado (20) que o Estreito de Ormuz seria fechado ao tráfego de embarcações, citando supostas violações de um acordo de cessar-fogo por parte dos Estados Unidos e de Israel, informou a agência de notícias estatal iraniana Mehr e pela emissora estatal IRIB.



Os militares afirmaram que o fechamento foi o "primeiro passo" em resposta ao que descreveu como violações de compromissos e alertou que outras medidas seriam tomadas caso a "agressão" continuasse.


O principal comando militar conjunto do Irã, o Quartel-General Central de Khatam al-Anbiya, disse neste sábado (20) que o Estreito de Ormuz seria fechado ao tráfego de embarcações, citando supostas violações de um acordo de cessar-fogo por parte dos Estados Unidos e de Israel, informou a agência de notícias estatal iraniana Mehr e pela emissora estatal IRIB.


Os militares afirmaram que o fechamento foi o "primeiro passo" em resposta ao que descreveu como violações de compromissos e alertou que outras medidas seriam tomadas caso a "agressão" continuasse.


Ataques israelenses atingiram várias cidades no sul do Líbano na manhã deste sábado (20), matando pelo menos 16 pessoas, informou a Defesa Civil libanesa, apesar de Israel e do Hezbollah terem renovado o cessar-fogo na sexta-feira (19).


Citando “ataques em curso” na área de Nabatieh, a Defesa Civil disse que as suas equipes retiraram 47 cidadãos para locais seguros e transferiram 16 corpos e 12 feridos para hospitais.


Israel e o Líbano devem participar de outra rodada de reuniões diplomáticas em Washington na próxima semana. (CNN)

Césio-137 na Argentina: perigo está na abertura da cápsula

Especialista alerta sobre riscos de contato com o material; cápsula roubada continha a mesma substância que provocou o acidente radiológico de Goiânia, em 1987...

De acordo com a Autoridade Reguladora Nuclear da Argentina, a fonte radioativa era usada para calibrar equipamentos de medicina nuclear. O governo argentino informou que o risco radiológico é considerado baixo, mas orientou a população a não tocar nem manipular o objeto caso ele seja encontrado.

Em entrevista ao SBT News, o pesquisador da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e professor do Instituto Mauá de Tecnologia, Eduardo Cabral, afirmou que o césio-137 exige protocolos rigorosos de segurança, mas que a cápsula não oferece grande risco enquanto permanecer intacta. "A fonte em si não oferece risco porque é blindada. Se a pessoa não manipular a fonte, ela não oferece grandes riscos", afirmou.

Segundo ele, o problema começa se a cápsula for aberta ou danificada. Nesse caso, o material radioativo pode ficar exposto e se tornar perigoso para quem tiver contato com ele. "Se a pessoa abrir a fonte ou retirar o material radioativo de dentro da cápsula, aí sim o perigo é muito grande, como aconteceu em Goiânia", disse.

O acidente na capital goiana começou quando dois catadores encontraram um equipamento abandonado em uma clínica desativada e o venderam para um ferro-velho sem saber que continha material radioativo. Depois que a cápsula foi aberta, diversas pessoas tiveram contato com o césio-137 e apresentaram sintomas de contaminação.

Quais são os riscos do césio-137?

Segundo o pesquisador, o césio-137 emite partículas beta e raios gama.

As partículas beta são mais perigosas quando o material é ingerido ou entra no organismo. Já os raios gama podem causar danos mesmo sem contato físico com a substância. "Basta ficar próximo da fonte para receber radiação. Dependendo da intensidade e do tempo de exposição, podem ocorrer lesões na pele, danos à medula óssea e até morte", afirmou o pesquisador.

O risco aumenta muito se o material radioativo for retirado da cápsula de proteção.

Por que Goiânia ainda convive com as consequências?

Quase quatro décadas após o acidente, o material contaminado continua armazenado em um repositório construído em Goiânia.

Cabral afirmou que isso acontece porque o césio-137 tem meia-vida de cerca de 30 anos. Isso significa que a radioatividade cai pela metade a cada três décadas. "Como passaram pouco menos de 40 anos desde o acidente, a atividade radioativa ainda é relativamente alta", afirmou.

Segundo ele, um material radioativo costuma ser considerado inativo apenas depois de cerca de dez meias-vidas. No caso do césio-137, isso representa aproximadamente 300 anos.

Por isso, o material precisa permanecer sob vigilância e controle por um período muito longo.

FONTE - SBT NEWS.

Líder supremo do Irã diz que Trump pressionou por acordo "por desespero"

O líder supremo iraniano disse ter concedido autorização para a assinatura devido a um compromisso com o presidente e o Conselho de Segurança Nacional



O líder supremo do Irã, Mojtaba Khamenei, disse nesta quinta (18), que o presidente americano, Donald Trump, "por desespero, utilizou todo tipo de pressão e influência para viabilizar o memorando de entendimento" entre Estados Unidos e Irã.


Khamenei afirmou que tinha uma visão diferente em relação ao acordo com os EUA, mas que, devido ao compromisso assumido com o presidente iraniano e outros membros do Conselho Supremo de Segurança Nacional, concedeu autorização para o acordo. Segundo Khamenei, as autoridades garantiram que assumiriam a responsabilidade pela "proteção dos direitos da nação iraniana e da Frente de Resistência".


No entanto, o líder supremo alertou que as futuras negociações presenciais que vão ocorrer não significam aceitar "o ponto de vista do inimigo" e que se o lado americano fizer exigências excessivas, o Irã não as aceitará.


EUA e Irã assinam acordo de paz antes do previsto

Memorando para pôr fim à guerra no Oriente Médio seria assinado em uma cerimônia marcada para sexta-feira (19), em Genebra, na Suíça...

Os Estados Unidos e o Irã anteciparam para esta quarta-feira (17) a assinatura do acordo de paz provisório para pôr fim à guerra no Oriente Médio e reabrir o Estreito de Ormuz. O memorando, que inicialmente seria formalizado em uma cerimônia marcada para sexta-feira (19), em Genebra, na Suíça, foi assinado eletronicamente pelos presidentes Donald Trump e Masoud Pezeshkian e já entrou em vigor.

Com a mudança de planos, foi cancelada a cerimônia presencial que marcaria a assinatura formal do acordo. Apesar disso, segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Ismael Bagaei, delegações de alto nível dos dois países se reunirão na Suíça para dar início à primeira rodada de negociações técnicas sobre a implementação das medidas previstas no memorando.

No domingo (14), o memorando já havia sido assinado digitalmente pelo vice-presidente J.D. Vance e pelo presidente do Parlamento do Irã, Mohammad Bagher Ghalibaf, na presença de Trump. Agora, o documento foi assinado pelo presidente Trump e pelo presidente Pezeshkian, consolidando oficialmente o acordo provisório.

De acordo com o site "Axios", a decisão de antecipar a formalização foi tomada para acelerar a execução dos compromissos assumidos pelas duas partes. Horas antes da assinatura eletrônica, o governo americano divulgou os 14 pontos do documento, apresentados a jornalistas por um alto funcionário da Casa Branca durante uma teleconferência.

Intitulado "Memorando de Entendimento de Islamabad entre os Estados Unidos da América e a República Islâmica do Irã", o documento determina o fim imediato das operações militares em todas as frentes do conflito. O texto também prevê o respeito mútuo à soberania dos dois países e estabelece o compromisso de concluir, em até 60 dias, um acordo definitivo que consolide o encerramento da guerra.

O memorando inclui ainda medidas voltadas à normalização econômica e comercial da região. Entre elas estão a reabertura gradual da navegação no Estreito de Ormuz, a retirada de forças militares americanas das proximidades do Irã, a suspensão de restrições ao comércio de petróleo iraniano e a liberação de ativos financeiros atualmente congelados.

Além disso, Washington se compromete a elaborar um plano de reconstrução econômica para o Irã e a negociar o fim das sanções impostas ao país. As medidas fazem parte de um esforço mais amplo para restabelecer a estabilidade regional e criar condições para a implementação de um acordo permanente.

Na área nuclear, o Irã reafirma que não desenvolverá armas atômicas, enquanto os dois países negociarão uma solução para os estoques de material enriquecido e o futuro do programa nuclear iraniano sob supervisão internacional. Até um acordo final, o Irã não ampliará seu programa nuclear, e os EUA não imporão novas sanções nem enviarão tropas adicionais à região.

FONTE - SBT NEWS.

Daveigh Chase, atriz de “O Chamado”, morre aos 35 anos

De acordo com site, atriz teve meningite e infecção no sangue, que causou problemas de sepse...


A atriz Daveigh Chase, que ficou conhecida por interpretar a Samara em “O Chamado”, morreu nesta terça-feira (16). A informação foi concedida ao portal TMZ, pelo namorado da atriz, Roy Hernandez, que confirmou a causa da morte.

Segundo o site, a atriz teve uma meningite e infecção sanguínea, que causou uma sepse, levando à falência de seus órgãos. No início de junho, Daveigh foi internada em um hospital de Los Angeles devido a um quadro de desnutrição.

Sua atuação mais famosa foi como Samara Morgan, estrelando na obra de terror lançada em 2002, “O Chamado”, pelo qual ganhou o prêmio de Melhor Vilã no MTV Movie Awards. Além de atuar, Daveigh ficou conhecida por dar voz à personagem Lilo na animação da Disney "Lilo & Stitch", lançada em 2002, e posteriormente na série de televisão inspirada no filme. Na dublagem, também interpretou Chihiro Ogino na versão em inglês de "A Viagem de Chihiro".

Em 2006, Daveigh passou a integrar o elenco da série "Big Love", da HBO, que retrata o cotidiano de uma família mórmon. Na produção, ela deu vida à personagem Rhonda Volmer, participando de 32 episódios distribuídos ao longo das cinco temporadas.

A atriz também acumulou trabalhos em produções como "Donnie Darko", "Beethoven's 5th", "Sabrina, Aprendiz de Feiticeira", "ER", "Mercy", entre diversos outros títulos.

FONTE - SBT NEWS.

No G7, Trump diz que situação política no Brasil é perigosa

Declaração do presidente americano ocorreu após ele se encontrar com Lula em coletiva na França, questionado sobre tarifas...

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse nessa quarta (17) em Évian-les-Bains, na França, durante uma coletiva, que a situação política no Brasil se tornou perigosa.

Trump foi questionado por um dos repórteres que participaram da coletiva se havia conversado sobre as novas tarifas dos EUA contra o Brasil e sobre a designação de facções criminosas como organizações terroristas pelo governo americano.

"Na verdade, passei bastante tempo com ele [Lula]. E o Brasil se tornou um país um pouco complicado, não é? Politicamente. A situação política ficou um pouco perigosa. Você está falando do Brasil, certo? Tem sido algo desagradável. Ouvi dizer que prenderam hoje uma pessoa que estava concorrendo a um cargo público. Fiquei sabendo disso depois que saí de lá", respondeu o Republicano.

Trump disse que tinha acabado de se despedir de Lula quando ficou sabendo que "prenderam Bolsonaro Jr".

"Ele estava indo bem nas pesquisas e o prenderam porque fez uma declaração no Texas. Prenderam, ou querem prendê-lo, para ter algo contra ele", afirmou. E continuou criticando o sistema eleitoral americnao: "Eles jogam duro. Mas ninguém joga mais duro do que os Estados Unidos. Veja bem, nossas eleições são totalmente manipuladas. Nós temos eleições manipuladas."

fonte - Da CNN Brasil.

Publicidade