Eleitor fará seis escolhas no primeiro turno, começando por deputado federal e terminando com presidente da República...
Os eleitores vão às urnas neste domingo (4) para o primeiro turno das Eleições 2026. Na hora de votar, é importante ficar atento à sequência dos cargos apresentada pela urna eletrônica.
A votação começa pelo cargo de deputado federal, cujo número possui quatro dígitos. Em seguida, o eleitor escolhe deputado estadual ou distrital, com cinco dígitos.
Depois, será a vez de votar para o Senado. Neste ano, duas vagas estão em disputa, por isso o eleitor deverá fazer duas escolhas para senador, cada uma com três dígitos e para candidatos diferentes.
A ordem de votação é:
- Deputado federal – 4 dígitos
- Deputado estadual ou distrital – 5 dígitos
- Senador – primeira vaga – 3 dígitos
- Senador – segunda vaga – 3 dígitos
- Governador – 2 dígitos
- Presidente da República – 2 dígitos
Para facilitar e agilizar o processo, o eleitor pode levar uma “colinha” de papel com os números dos candidatos na ordem em que aparecem na urna. Antes de confirmar cada voto, é importante conferir as informações exibidas na tela.
A votação ocorre das 8h às 17h, pelo horário de Brasília. Quem estiver na fila até o horário de encerramento terá o direito de votar.
Celulares, câmeras, filmadoras ou outros equipamentos capazes de comprometer o sigilo do voto não podem ser levados para a cabine de votação, mesmo desligados.





Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com