Advogado Renato Soares nega empurrão e diz que Thomas Yabiku se jogou no chão intencionalmente; sessão foi realizada no Fórum Criminal da Barra Funda
Uma confusão durante um julgamento no Tribunal do Júri, em São Paulo, terminou com a dissolução do Conselho de Sentença e o adiamento da sessão na última quinta-feira (17).
O promotor de Justiça Thomas Mohyico Yabiku caiu no plenário e afirmou ter sido empurrado por um advogado de defesa. Os advogados Mauro Ribas Junior e Renato Soares do Nascimento negam contato físico e alegam que o promotor simulou a queda.
O episódio ocorreu no Plenário 4 da 4ª Vara do Júri de São Paulo, no Fórum Criminal da Barra Funda, zona Oeste da capital paulista, durante o julgamento de Emerson Silva de Brito, presidido pelo juiz Paulo Fernando Deroma de Mello.
Veja as imagens:
Versões divergentes
Segundo o relato de Yabiku registrado em ata, o advogado Renato Soares do Nascimento teria se dirigido a ele de forma agressiva durante a sustentação oral da acusação. O promotor afirmou que o defensor gritou e se posicionou à sua frente, empurrando-o com o corpo até que ele caísse no chão.
Ainda conforme o relato, Mauro Ribas, que acompanhava a sessão na plateia e fez o registro do vídeo, teria passado a ofender e xingar o promotor após o episódio.
A Procuradoria-Geral de Justiça do MPSP (Ministério Público de São Paulo) e a APMP (Associação Paulista do Ministério Público) divulgaram notas de apoio a Yabiku.
As entidades afirmaram que o promotor tem mais de 30 anos de carreira e atua há duas décadas no Tribunal do Júri. Também destacaram que ele não teria revidado a suposta agressão e que se colocou à disposição para dar continuidade ao julgamento.
Defesa afirma que houve simulação
Renato Soares afirmou que o conflito começou quando o promotor se aproximou do réu e fez referência ao direito constitucional ao silêncio.
O advogado diz que pediu a intervenção do juiz e que, na sequência, Yabiku caminhou em sua direção e se jogou intencionalmente no chão. A defesa afirma que a cena foi gravada por Mauro Ribas a partir da plateia e que as imagens mostrariam ausência de contato físico.
Segundo os defensores, o promotor teria dobrado os joelhos, sentado e se jogado de costas no chão enquanto dizia ter sido atingido.
Ribas também relatou que foi orientado pelo juiz a deixar o plenário por causa da gravação. Segundo a defesa, o advogado foi seguido e provocado pelo promotor nos corredores do fórum.
Diante do episódio, os defensores alegaram abalo emocional e afirmaram não ter condições de prosseguir com os debates.
Um segundo vídeo enviado à CNN Brasil mostra Yabiku e o advogado Mauro Ribas em um novo conflito. O promotor aparece gravando o advogado, que diz estar indo embora.
Na gravação, o promotor afirma ter sido xingado, enquanto Ribas reafirma que Yabiku forjou a queda. Veja:
Júri foi dissolvido
O juiz Paulo Fernando Deroma de Mello advertiu os envolvidos e determinou a retirada do advogado que estava na plateia.
Como a defesa se recusou a continuar o julgamento, o magistrado dissolveu o Conselho de Sentença e encerrou a sessão.
Em ata, o juiz registrou que a interrupção do júri gera custos ao Estado e atrasa a prestação jurisdicional. O processo deverá ser levado a julgamento em uma nova data. (CNN)






Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com