Últimas Notícias
Brasil

Publicado decreto que revoga concessão de trecho do Rio Madeira à iniciativa privada

O decreto 12.856 foi publicado na manhã de hoje (24) no Diário oficial da União, e suspende a concessão de trecho dos rios Madeira, Tocantins e Tapajós. A suspensão ocorre após anúncio do Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, e pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, atendendo às reinvindicações de povos indígenas do baixo tapajós.


A concessão dos rios ocorreu após a publicação do decreto nº 12.600. em agosto de 2025, e na prática, abriu caminho para a iniciativa privada iniciar obras de infraestrutura voltadas ao escoamento de commodities, como soja e milho.


Em declaração dada a jornalistas durante anúncio da revogação, o ministro Guilherme Boulos defendeu:

"Esse é um governo que tem compromisso com a escuta do povo, com a escuta dos trabalhadores, com a escuta dos povos indígenas. Esse é um governo, inclusive, que leva a escuta ao ponto de recuar de uma decisão própria, por entender, compreender a posição desses povos. Esse não é o governo que passa por cima da floresta, que passa por cima dos povos originários".

LEIA MAIS - Governo revoga decreto de concessão da hidrovia do Rio Madeira e recua em projeto na Amazônia após pressão indígena

As informações são da agência Brasil.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade