Lideranças se reúnem na defesa de ações para a adaptação climática e contra o aquecimento global após a primeira semana de COP30
A capital do Pará, Belém, cidade onde acontece a COP30, amanheceu neste sábado (15), com uma Marcha Mundial pelo Clima.
Um dia após o final da primeira semana de Cúpula, lideranças indígenas, amazônicas e comunitárias nacionais e internacionais, se reúnem no Mercado de São Brás para uma marcha em defesa de pautas climáticas globais, reivindicando principalmente a demarcação de territórios tradicionais, a necessidade de financiamento climático para uma transição justa até uma economia de baixo carbono, além de ações para a adaptação climática e contra o aquecimento global.
A caminhada deve passar por vários pontos da cidade até chegar na Aldeia Amazônica, local conhecido por sediar o carnaval de Belém.
A programação da marcha inclui atividades culturais, como oficinas de estandartes e cartazes, bonecos infláveis e também um desfile da cultura paraense com destaque para figuras folclóricas.
A intenção, de acordo com a organização, "é reafirmar o papel fundamental dos territórios na formulação e na implementação de políticas de enfrentamento à crise climática".
Ao final do evento, a Cúpula dos Povos deve lançar uma carta, formulada ao longo dessa primeira semana de COP e que deve conter as principais reivindicações do grupo no que diz respeito à adaptação e medidas contra mudança climática. (Fonte: CNN)






Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com