A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (4/9), a Operação Fragmentos, destinada a combater a prática de garimpo ilegal no interior da Terra Indígena Zoró.
| FOTO - PF/RO |
As investigações tiveram início a partir de representações encaminhadas pelo Ministério Público Federal e pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), relatando extração ilegal de minérios e madeira na região.
Diligências realizadas pela Polícia Federal, com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da FUNAI, confirmaram a existência de atividades criminosas em áreas próximas à Aldeia Ikarej (Pepuj), no interior da Terra Indígena Zoró.
Durante as incursões em campo, foram localizados diversos acampamentos, estruturas de extração de ouro, desmatamento irregular e equipamentos utilizados nas práticas ilegais. As diligências também permitiram a identificação de indivíduos envolvidos na logística e no financiamento das atividades criminosas.
A operação tem como objetivo desarticular a organização criminosa atuante na exploração ilegal de recursos naturais na Terra Indígena Zoró, além de promover a descapitalização econômica dos investigados por meio da constrição judicial de bens e valores. A investigação prossegue com a análise do material apreendido.
FONTE - PF/RO.






Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com