Entre os destaques, a assinatura do Termo de Fomento com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que marca o início da restauração da Locomotiva 18, construída há quase 90 anos na Alemanha, e agora, com recursos próprios da Prefeitura, será restaurada e devolvida ao seu movimento original: sobre trilhos.
![]() |
FOTO - SMC |
Outras obras previstas foram anunciadas, como a reforma do Mercado do Pescado do Cai N’Água e a requalificação da Beira-Rio, ambas com recursos oriundos de emenda do senador Confúcio Moura, no valor de R$ 7 milhões.
NOVA IDENTIDADE VISUAL
A cerimônia também marcou o lançamento da nova identidade visual do turismo local, um marco simbólico e estratégico para alavancar o setor e posicionar Porto Velho como destino turístico nacional. A marca foi pensada para valorizar a originalidade e a riqueza cultural da cidade, conectando passado, presente e futuro.
O prefeito Léo Moraes reforçou o papel da gestão municipal na valorização da cultura local. “Hoje apresentamos a nova identidade visual do turismo, o novo mapa de turismo da nossa capital e, com muito orgulho, assinamos o termo de fomento para restaurar nossa Maria Fumaça, a locomotiva 18. É respeito aos que vieram antes de nós, é memória, é gratidão e também oportunidade de desenvolvimento. Quem não cultua sua história, vive em bando, e isso nós não permitiremos. Turismo é também economia, é oportunidade, é orgulho de ser de Porto Velho.”
Segundo o secretário da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Paulo Moraes Júnior, o momento é de celebração, mas também de avanço. "Hoje, além de tudo, nós comemoramos 113 anos do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, uma data festiva onde aproveitamos para entregar a nova identidade visual, não apenas do turismo, mas do que nos move. Estamos devolvendo Porto Velho aos porto-velhenses. Com tantas ações, mostramos que nossa cidade tem muito a oferecer, temos pesca esportiva, o pôr do sol mais bonito do Brasil, e, acima de tudo, o melhor de PVH: o nosso povo.”
VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA
O secretário executivo de Turismo, Aleks Palitot, destacou a conexão histórica entre a cidade e a ferrovia:l. “A história da Estrada de Ferro está no hino de Porto Velho, está na nossa alma. Foram homens e mulheres que enfrentaram a selva e o impossível para conectar mundos. Hoje, apresentamos novos produtos turísticos, uma nova marca, um novo mapa municipal e ações concretas para preservar esse legado. É memória viva sendo cuidada.”
A superintendente do Complexo da Madeira-Mamoré, Daniele Carneiro, também se emocionou ao lembrar das raízes familiares. “Como tataraneta do coronel Aluízio, é emocionante estar à frente da gestão deste espaço. A gente trabalha todos os dias para que a Madeira-Mamoré siga viva por muitos anos. Queremos que nossos filhos e netos desfrutem desse patrimônio que é de todos".
NOVO CICLO SOBRE TRILHOS
Com os anúncios e entregas feitos durante a celebração dos 113 anos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a Prefeitura de Porto Velho não apenas homenageia o passado, mas inaugura um novo momento para a cidade. Um futuro construído com identidade, com raízes profundas e olhos voltados para o horizonte.
Entre locomotivas restauradas, mapas atualizados, projetos em execução e rostos emocionados, Porto Velho reafirma sua essência: uma cidade que pulsa história, que valoriza seu povo e que transforma memória em futuro.
Texto: Jhon Silva
Fotos: José Carlos/ Eduardo Freitas
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com