PORTO VELHO, RO - O Ministério da Saúde iniciou, nesta sexta-feira (15), a implementação do teste de biologia molecular DNA-HPV no Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um método moderno e inovador que representa um avanço para o rastreamento organizado do câncer de colo do útero.
FOTO - REPRODUÇÃO |
A oferta possibilitará o rastreamento precoce em cerca de 5,6 milhões de mulheres em cinco anos, nos estados nos quais a iniciativa já começa a ser oferecida gradualmente.
Em Rondônia, o novo teste vai beneficiar, neste período, mais de 133,7 mil mulheres de Porto Velho.
O lançamento da iniciativa ocorreu na Unidade Básica de Saúde Doutor José Adelino da Silva, em Porto Velho, com a presença do assessor da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio.
O estado integra o grupo de 12 contemplados por já contar com serviços de referência para colposcopia e biópsia, garantindo fluxo assistencial completo para mulheres com resultados alterados. Além de Rondônia, a iniciativa já começa a ser oferecida gradualmente em Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Pará, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, além do Distrito Federal.
FONTE - ASSESSORIA.
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com