Últimas Notícias
Brasil

Candidatos à primeira habilitação são inseridos nas ações da Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas

Durante a Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas, o governo de Rondônia lançou uma série de ações voltadas aos candidatos à primeira habilitação, especialmente da categoria ‘A’, que contempla os motociclistas. Uma das atividades promovidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), através da Escola Pública de Trânsito (Eptran) foi realizada em parceria com a Diretoria Técnica de Habilitação (DTH), no dia 29 de julho, e incluiu dinâmicas interativas e diálogos com foco na segurança no trânsito.



De acordo com dados do Observatório Nacional de Trânsito, o Brasil conta com 34 milhões de motocicletas nas ruas e, em Rondônia, a frota já chega a quase 50,8%. Nacionalmente, mais da metade dos motociclistas não possui habilitação válida, o que acarreta no alto número de sinistros, que representam a maioria das internações por traumas no Sistema Único de Saúde (SUS).


O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou o papel fundamental do estado na promoção da segurança viária. “Investir em educação e prevenção é salvar vidas. Ações como esta fortalecem o compromisso do governo com a integridade dos rondonienses, formando novos condutores com mais responsabilidade e sensibilidade no trânsito.”


EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO 


Uma das atividades desenvolvidas foi a ação de humanização realizada com candidatos à primeira habilitação, antes do teste prático ou teórico. A equipe do Detran-RO realizou uma roda de conversa com os candidatos, executou uma sessão de alongamentos e promoveu uma mostra de vídeos sobre educação de trânsito. 


O objetivo é conscientizar sobre itens de segurança, para evitar acidentes, lesão e mortes no trânsito


O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, destacou a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é, além de preparar tecnicamente os futuros condutores, oferecer um ambiente acolhedor, que diminua a ansiedade dos alunos e reforce valores de cidadania e responsabilidade. A motocicleta é um veículo ágil, mas também vulnerável, e exige atenção redobrada por parte do condutor. Queremos formar motociclistas conscientes desde o primeiro momento.”


 PATRULHA EDUCATIVA 


Seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Detran-RO está realizando a ação denominada “Patrulha Educativa” como uma das ações da Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas. O objetivo consiste em um trabalho direto com este público buscando sempre levar a conscientização dos itens de segurança, para evitar acidentes, e a consequente lesão e mortes no trânsito. 


O diretor da Eptran, Fábio Pessolato, salientou que “cada sinistro é mais do que um número. É uma vida abalada, uma família afetada, um leito de hospital ocupado por algo que poderia ter sido evitado. Por este motivo, o Detran-RO continuará orientando, conscientizando e educando os condutores para que todos cheguem ao destino com segurança.” 



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade