Últimas Notícias
Brasil

Com apoio do Governo, comunidades indígenas se destacam na produção sustentável da Amazônia

 As comunidades indígenas de Rondônia têm evoluído na agricultura de subsistência, incorporando culturas agrícolas comerciais, como a lavoura de café, em suas atividades. E o destaque desses agricultores vem sendo confirmado por suas premiações no Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia – Concafé, com três dos cinco produtores premiados sendo de etnias indígenas Aruá e Suruí.


Essas premiações demonstram a competência desses agricultores, que cultivam café de forma agroecológica, e a importância da assistência técnica prestada pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural para o desenvolvimento de uma agricultura indígena de escala econômica e sustentável.

Além disso, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem previsto o cadastramento de famílias indígenas como fornecedoras de alimentos ao programa, beneficiando simultaneamente as famílias da própria comunidade, que enfrentam quadros de insegurança alimentar.

O governador Marcos Rocha destacou a qualidade do café produzido pelos indígenas de Rondônia, afirmando que "o café robusta amazônico produzido de forma sustentável tem conquistado vários prêmios, colocando esses povos em evidência".

O Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia é uma iniciativa do Governo de Rondônia, elaborado pela Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri e executado pela Emater/RO. Em 2022, os produtores indígenas Wilson Suruí, Maria Aruá e Tawã Aruá conquistaram o terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente.

O reconhecimento dos agricultores indígenas de Rondônia na produção de café sustentável é um exemplo de como a agricultura pode ser desenvolvida de maneira consciente, valorizando as comunidades locais e respeitando o meio ambiente.

Texto R1 RONDÔNIA

Fonte - Governo de Rondônia.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade