Últimas Notícias
Brasil

Hospital de Base realiza tratamento completo a pacientes ortopédicos de alta complexidade

De janeiro a agosto deste ano, o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro realizou 2.072 cirurgias ortopédicas de alta complexidade. O resultado se deu devido à utilização de três salas cirúrgicas e a entrega de dois arcos cirúrgicos, que otimizaram o tempo do procedimento e recuperação dos pacientes.



No começo do ano, uma força tarefa foi criada pela Secretaria de Estado da Saúde – Sesau para desafogar o hospital e Pronto Socorro João Paulo II, distribuindo pacientes de baixa e média complexidade para o Hospital de Retaguarda de Rondônia e de alta complexidade ao Hospital de Base.


Os pacientes transferidos para HBAP são aqueles que precisam de cirurgias no Fêmur, quadril, ombro, joelho e especialidade de membro superior e inferior.


O Hospital de Base também oferece à população o Ambulatório de Trauma Ortopédico – ATO, que atende pacientes conservadores (os quais não precisam de cirurgias) e pacientes pós-operatórios do Hospital de Retaguarda e HBAP. Somente neste ano 3.100 pacientes foram atendidos na unidade.


A coordenadora do ATO, Milene Furtado explicou a necessidade do ambulatorial para a população de Rondônia. “A partir do momento que o paciente é encaminhado para o ATO, ele recebe seu primeiro atendimento. Depois disso, a nossa equipe continua realizando o retorno desse paciente, que facilita uma recuperação rápida e completa”, salientou a coordenadora.


Os pacientes que iniciam o tratamento no ambulatório, retornam de 15 em 15 dias para consulta e avaliação do médico. Os procedimentos que são ofertados na unidade são: curativo, gesso, tipoia, retirada de pontos, retirada de fio de kirchner e fixadores externos.


O diretor da unidade, Rodrigo Bastos destacou a importância do ATO. “ O ambulatório visa diminuir os casos mais simples de lotar o pronto socorro. Nosso principal objetivo é fortalecer este setor para que todos os pacientes pós-operados também tenham seu atendimento mais precoce”, finaliza Rodrigo. (Assessoria)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade