Últimas Notícias
Brasil

Áreas de desmatamento em Rondônia passam de 178 km² em maio, diz Imazon

Apenas em maio foram detectados 1.476 km² de desmatamento na Amazônia Legal, sendo que Rondônia foi o quarto estado mais atingido.

Foram registrados 178 quilômetros quadrados de desmatamento em Rondônia em maio deste ano. Isso representa um aumento de 30% em relação a maio de 2021, quando foram desmatados 137 quilômetros quadrados. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (17) pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Área de desmatamento em Rondônia 


O monitoramento também aponta que de janeiro a maio de 2022, a Amazônia perdeu mais de 2 mil campos de futebol por dia de mata nativa. Essa é considerada a maior devastação dos últimos 15 anos para o período.


Apenas no mês de maio foram detectados 1.476 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal, sendo que Rondônia foi o quarto estado mais atingido.



Onde o desmatamento mais acontece?

A maior parte do desmatamento (60%) aconteceu em áreas privadas ou sob estágios de posse. O restante se divide entre assentamentos (23%), Unidades de Conservação (16%) e Terras Indígenas (1%), segundo o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon.


Entre as 10 terras indígenas mais ameaçadas na Amazônia, duas estão em Rondônia: a Karipuna e a Igarapé Ribeirão. Olhando para as Unidades de Conservação, a Resex Rio Preto-Jacundá e a Guajará-Mirim estão entre as 10 mais desmatadas.(G1RO)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com