Últimas Notícias
Brasil

Nova CNH: modelo começa a valer em junho em Rondônia

Carteira de motorista começará a ser emitida a partir de 1º de junho de 2022. Não haverá necessidade de troca imediata para novo padrão.

O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começa a ser emitido a partir de 1° de junho deste ano. A decisão é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e foi tomada em dezembro de 2021, por meio da resolução n° 886.

Nova Carteira Nacional de Habilitação


Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), na terça-feira (31) não haverá impressão de CNH, mas os outros serviços prestados pela autarquia funcionarão normalmente. Essa parada técnica é necessária por causa dos ajustes que devem ser feitos no sistema da Base Nacional — retomando a produção com o novo modelo no dia 1° de junho.


Ainda de acordo com o Detran-RO, os condutores que estão com documentação em dia não devem se preocupar imediatamente em realizar a mudança da CNH.


"Os condutores só irão receber o novo documento à medida que forem renovando ou emitindo a segunda via, adicionar categoria ou tiver que mudar algum dado impresso. Quem não se enquadra nesses casos pode esperar até a renovação, ou seja, não haverá necessidade de troca imediata para o novo padrão, estando com a CNH válida", informou o Detran.


Quem tirar a primeira habilitação após junho já vai receber o documento no novo modelo.



Novo modelo

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 23 de dezembro. A nova CNH tem predominância das cores verde e amarelo e trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir (veja acima).


A primeira coluna terá a categoria da CNH, seguida por uma imagem do automóvel e a indicação se o dono do documento está habilitado para dirigir aquele tipo de veículo.


O documento também vai apontar se o condutor tem apenas permissão para dirigir, por meio da letra "P", ou se já possui CNH definitiva, com o uso da letra "D". O modelo também mostrará se o condutor utiliza a CNH para trabalhar, e terá um campo para apresentar possíveis restrições médicas.


A nova CNH mantém o QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de 2017. O código vai armazenar todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do motorista. (G1RO)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com