Últimas Notícias
Brasil

Festejada chegada de paratleta de RO, campeão mundial escolar de Judô

Atleta estudante garantiu o título após vitórias nas lutas durante a Gymnasiade 2022 na França

O paratleta campeão mundial escolar de Judô com a medalha em mãos, Danilo Silva, desfilou pelas principais vias de Porto Velho na manhã na última segunda-feira (23). O atleta estudante garantiu o título após vitórias nas lutas durante a Gymnasiade 2022 na França. A homenagem foi uma iniciativa do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, que tem acompanhado a trajetória do paratleta.

 


Foram duas recepções calorosas, uma no Aeroporto Internacional Jorge Teixeira e outra em cima do caminhão do Corpo e Bombeiros Militar – CBMRO. Familiares, amigos e atletas do Judô não paravam de gritar “Danilo campeão!” até a chegada na Escola Estadual Marechal Castelo Branco.

 

A mãe, Cleuzeni Gerônimo, e o sensei (mestre/professor), José Oliveira estiveram ao lado do paratleta na festa pelas ruas da cidade. A comitiva da Seduc acompanhou o caminhão em carreata.

Amigos da academia foram recepcionar o grande campeão


Ao falar sobre a conquista, Danilo Silva demonstra estar bastante orgulhoso da performance após muitos dias de treino e relata como se sente por ter tido uma recepção repleta de carinho. “Eu consegui ganhar experiência e representar Rondônia na França. E ser recebido dessa forma, com muita gente gritando meu nome me traz muita alegria em ser campeão mundial e ter apresentado o meu melhor. O esporte muda até a nossa forma de pensar; é uma grande ferramenta que temos para um mundo melhor”, complementa.

 

Emocionada, a mãe do atleta estudante, diz estar muito feliz e destaca que o filho é forte e determinado, pois, apesar da sua deficiência visual, foi capaz de dar o seu melhor. “Eu não esperava isso; quando ele falava em ser campeão mundial, para mim, pensava que era algo mais distante. Mas provou o contrário, realizou esse sonho. Tenho muito orgulho dele e agradeço a Deus por ter me escolhido em ser mãe do Danilo”, discorre em lágrimas, Cleuzeni Gerônimo.

Civis e servidores aplaudiram Danilo Silva pela conquista


Para o sensei, a sensação é a melhor possível e se sente maravilhado por ver um menino que treinou desde a infância atingir o sucesso em um campeonato mundial. Para ele, Danilo Silva é motivo de orgulho para os pais, família do Judô, para o esporte escolar de Rondônia, alunos e todo o sistema educacional. “Um menino que saiu da base e chegou ao topo do mundo. A avaliação do Danilo como campeão mundial é nota dez”, afirma.

 

O titular da Gerência de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar – Gefacee, Expedito Santana, comenta que a Seduc tem trabalhado para atender o esporte escolar no Estado. “O atleta já participou dos nossos Jogos Escolares de Rondônia – Joer, representa constantemente o Estado em competições nacionais e poder homenagear nosso atleta campeão mundial dessa forma nos envaidece muito”, comenta.

Equipe da Seduc, familiares e amigos foram prestigiar a chegada de Danilo no aeroporto


A gerência tem dado apoio aos atletas nos centros de treinamentos em parceria com o Rondoniense Paralímpica Escolar – Frop e a Rondônia Clube Paralímpico – RCP.

 

Expedito Santana ressaltou que a Federação de Esporte Escolar de Rondônia – Feero, filiada a Confederação Brasileira do Desporto Escolar – CBDE, contribuíram para o momento de hoje.

 

CONVOCAÇÃO PARA SELEÇÃO

 

Danilo Silva mal chegou e já foi convocado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais – CBDV para integrar à Seleção Brasileira de Judô Paralímpico.

 

O II Campo de Treinamento de Base da modalidade de campo acontecerá entre 5 e 13 de junho em São Paulo.

 

A expectativa é que Danilo Silva possa representar o País na Seleção Brasileira Paralímpica nas Paralimpíadas de 2024, em Paris. (Assessoria)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com