Últimas Notícias
Brasil

Vacinação de rotina segue abaixo da meta esperada em Porto Velho

O temor é o retorno de doenças já erradicadas

A procura pelas vacinas do calendário regular segue abaixo do esperado nas unidades básicas de saúde de Porto Velho. Cerca de 60% das crianças menores de um ano receberam os imunizantes, que são fundamentais para a proteção contra doenças já erradicadas.



Segundo a gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Elizeth Gomes, a baixa adesão às vacinas de rotina, que são disponibilizadas gratuitamente pela Prefeitura, é preocupante.


“Estamos com índice expressivamente inferior se comparado aos anos anteriores à pandemia da covid-19. Em 2018, atingimos a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95% do público-alvo. Já em 2019, pouco mais de 90% e em 2020 tivemos apenas 60% das crianças imunizadas”, explica.


PREVENÇÃO


Ao longo do ano, a Divisão de Imunização da Semusa promove ações nas unidades básicas de saúde para estimular os pais a levarem seus filhos.


Para Elizeth, o risco da volta de doenças já erradicadas aumenta quando a procura pelas vacinas se encontra baixa. “As crianças ficam totalmente expostas aos variados tipos de vírus e bactérias. É necessário atualizar a caderneta para que novos surtos não apareçam em nosso município. Temos 19 unidades que atendem com vacinas de rotina, mas em oito delas a parte da tarde é reservada para a imunização contra a covid-19”, explica a gerente de imunização.


As unidades de saúde Santo Antônio e Vila Princesa atendem com vacinas de rotina e contra a covid-19 apenas no período da manhã. (portovelho.ro)(AI)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com