Até a manhã de terça-feira (1º), nível do rio estava em 11,6 metros. Cota está abaixo da média para esta época do ano.
O Rio Madeira iniciou o mês de fevereiro marcando 11,6 metros em Porto Velho, segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Desde o dia 22 de dezembro, o nível do rio Madeira estava acima dos 10 metros, mas oscilou entre os 9 metros em janeiro e só voltou a marcar acima dos 10 metros na última semana.
| Rio Madeira em Porto Velho; ponte rio Madeira; cidade de Porto Velho |
No ano passado, durante a primeira semana de fevereiro, o rio Madeira marcou a cota de 14,3 metros, cerca de 2,7 metros acima do que o registrado este ano. Segundo o CPRM, o nível do rio está abaixo da média para esta época.
Monitoramento de chuvas
A previsão meteorológica do CPRM indica que devem ocorrer chuvas de intensidade moderada nos próximos 10 dias. Com isso, é provável que o nível do rio Madeira sofra um leve aumento, sem que atinja a zona de atenção para máximas nas próximas semanas.
Ao longo do mês de janeiro, a bacia apresentou uma estimativa de precipitação média de 5 mm de chuva por dia, valor abaixo do que o esperado para o mês que é de 7 mm por dia. Esses volumes de chuva fizeram com que o rio Madeira alcançasse níveis abaixo do esperado para o ano.
Conforme o CPRM, para os próximos 10 dias, é esperado que os episódios de chuva voltem a apresentar valores um pouco mais elevados, fazendo com que o nível do rio aumente. (g1ro)






Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com