Últimas Notícias
Brasil

Morre a cantora Elza Soares aos 91 anos no Rio de Janeiro

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista.

Elza Soares, uma das maiores cantoras do Brasil, morreu nesta quinta-feira, 20, aos 91 anos. Segundo informações divulgadas pela assessoria da artista, ela morreu em casa, no Rio de Janeiro, às 15h45, de causas naturais.

 


Nascida em 23 de junho de 1930 e criada na favela de Moça Bonita, no Rio de Janeiro, Elza Soares veio de uma família muito pobre, composta por dez irmãos, e antes de se tornar um ícone da música popular brasileira, precisou vencer o machismo e o racismo.

 

Com uma história de vida de luta e dificuldades, a cantora se tornou nos últimos anos inspiração para toda uma geração de artistas mulheres e negras do Brasil e do mundo. Ela nunca parou de trabalhar e, mesmo aos 91 anos, se manteve ativa, gravando novas músicas e lançando discos. No dia 3 de fevereiro, por exemplo, tinha show marcado na Casa Natura, em São Paulo, ao lado do rapper Renegado, com quem lançou uma série de músicas.

 

As dificuldades que Elza enfrentou são tão impressionantes, que a artista costumava dizer que já tinha vivido várias vidas em uma só. Na adolescência, ela sofreu abuso de um homem e foi obrigada pelo pai a se casar com ele para “limpar a honra da filha”. Obviamente que isso não iria dar certo, e Elza sofreu ainda mais violências sexuais e físicas do marido.

 

Antes mesmo de completar quinze anos, já tinha dado à luz seu primeiro filho. Aos quinze, já era mãe de dois e sofre mais um trauma. O segundo filho morre de fome e ela começa a trabalhar numa fábrica de sabão. Aos 20 anos, sua filha Dilma é raptada e ela só iria reencontrá-la novamente depois de adulta. Anos depois o marido morre e Elza começa a cantar em barzinhos.


A íntegra do comunicado.

 

“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais. Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim” (VEJA)

 

Pedro Loureiro, Vanessa Soares, familiares e Equipe Elza



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade