Últimas Notícias
Brasil

Rondônia leva cinco prêmios no 'Coffee of the Year 2021' durante Semana Internacional do Café

Na categoria de fermentação induzida canéfora, o primeiro lugar foi conquistado por uma mulher rondoniense pelo segundo ano consecutivo. Confira vencedores.

O palco da cerimônia de premiação do 'Coffee of the Year 2021' foi tomado pelas cores da bandeira de Rondônia na noite desta sexta-feira (12), durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG). Os cafeicultores da região das Matas de Rondônia ganharam cinco prêmios, no total.

Vencedores de Rondônia no Coffee of the Year 2021 em MG 

Na categoria de fermentação induzida canéfora, o primeiro lugar foi conquistado por uma mulher rondoniense pelo segundo ano consecutivo. Em 2021 o prêmio vai para Poliana Perrut de Lima. No ano passado o troféu foi para Ediana Capich. As duas são de Novo Horizonte do Oeste (RO).


Ainda na categoria de fermentação induzida canéfora, Alessandra Inácio Lopez Frez ganhou o segundo lugar e Geanderson Gambarte Vieira o terceiro. Todos produtores também de Novo Horizonte.


Na categoria canéforas naturais, ficou com o segundo lugar Deigson Mendes Bento e Dione Mendes Bento em terceiro. Os dois representam o Café Don Bento de Cacoal (RO).


O que é o 'Coffee of the Year'?

A competição foi criada em 2012, com o objetivo de reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.



O concurso, que acontece anualmente na Semana Nacional do Café, conta com duas fases. Na primeira, as amostras enviadas por produtores de todo o Brasil são torradas e provadas por profissionais licenciados pelo Coffee Quality Institute (CQI). Na segunda fase, as melhores amostras participam da Semana Internacional do Café e são provadas por compradores.


Ao final, as 21 melhores amostras classificadas vão para a final do concurso, sendo 10 de café arábica, cinco de canéfora, três de fermentação induzida arábica e três de fermentação induzida canéfora. A revelação e premiação do café mais pontuado acontece durante a semana.(g1ro)


 



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com