Últimas Notícias
Brasil

Mortes violentas sem causa determinada crescem 326% em Rondônia em seis anos, diz Atlas

Ao todo, foram 171 mortes sem causa determinada entre 2014 e 2019. Dados foram divulgados no Atlas da Violência nesta terça-feira (31).

O número de mortes violentas por causas indeterminadas subiu 326% em Rondônia entre 2014 e 2019, segundo dados inéditos divulgados nesta terça-feira (31) pelo Atlas da Violência 2021. Ao todo, foram 171 vítimas no estado em um período de seis anos.

Mortes sem causas indeterminadas incluem suicídio e acidentes, por exemplo 


Mortes Violentas por Causa Indeterminada (MVCI) são os casos de mortes por causas externas "em que não foi possível estabelecer a causa básica do óbito, ou a motivação que gerou o fato, como sendo resultante de uma lesão autoprovocada (suicídio), de um acidente de trânsito, ou de uma agressão por terceiros ou por intervenção legal (homicídios)".


Nesta categoria, 2019 foi o ano com mais mortes sem causa determinada, com 64 casos considerados MVCI naquele ano.


No período de dez anos, entre 2009 a 2019, o ano com menos casos de mortes sem causa determinada foi 2014, com 15 vítimas.


O Atlas da Violência também indica que, somente entre 2018 2019, as mortes violentas por causas indeterminadas aumentaram 178,3% em Rondônia.


O aumento expressivo dessa estatística é visto pelos autores do Atlas da Violência como um indício da perda da qualidade das informações produzidas pelo sistema de saúde


O estudo foi feito com base em dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) com bases nos atestados de óbito, ambos do Ministério da Saúde.


Homicídios em queda

Mesmo com aumento das mortes violentas sem causa determinada, o levantamento indica queda em relação ao número de homicídios no estado de Rondônia.


A taxa de assassinatos, por 100 mil habitantes, caiu 29,7% entre 2009 e 2019.


Em dez anos, 5.901 pessoas foram vítimas de homicídio no estado, sendo que 2016 foi o mais violento, com 703 assassinatos.


O número de assassinatos em 2019 pode ser ainda maior porque, como o Atlas explica, houve aumento de mortes violentas por causa indeterminada naquele ano.(Atlas da Violência)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com