Últimas Notícias
Brasil

Capitania proíbe navegação noturna no Madeira após rio atingir 3,75 metros em Porto Velho

Medidas são necessárias para garantir a segurança do transporte fluvial, diz comandante. Na segunda-feira (9), uma balsa virou no Madeira após bater em um pedral.

A Capital Fluvial decidiu proibir a navegação noturna no rio Madeira, a partir desta terça-feira (10), devido a uma baixa no nível da água, que chegou a 3,75 metros na segunda-feira (9).

Marinha proíbe navegação noturna no Rio Madeira
Marinha proíbe navegação noturna no Rio Madeira


O comandante da capitania dos portos, Marcelo de Souza Barbosa, explicou que as medidas são necessárias para garantir a segurança do transporte fluvial de passageiros e mercadorias, principalmente nos trechos mais complicados já mapeados.


"Visando a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica é que a Capitania vem fazendo acompanhamento da régua do rio Madeira. Assim, no dia de ontem, por bater essa marca de 3,75 metros, aplicamos essas restrições às embarcações", disse.


A partir de agora, embarcações com calado (igual ou superior a 2,20 metros de altura) não podem navegar no rio Madeira durante a noite.


"A restrição de urna nós temos separado ela por vários trechos, então o navegante tem que conferir a portaria, pois ela dá [nesses trechos críticos] várias determinações", afirma.


O Capitão de Fragata afirma que existem 24 pontos críticos de navegação no Madeira nesta época do ano, incluindo banco de areias e pedras.


Seca histórica

Na semana passada, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou que a seca do rio Madeira em 2021 pode ser uma das piores, caso ocorra um atraso no início da estação chuvosa além de outubro.


A expectativa era que o nível do rio ficasse abaixo de 4 metros só no fim de agosto. Até outubro, devido ao período de estiagem, o nível do rio deve atingir os 2,58 metros.(G1RO) 



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade