Últimas Notícias
Brasil

Número de divórcios sobe 9,36% em Rondônia durante a pandemia em 2021

Ao todo, 654 casais se separam no estado de janeiro a junho deste ano, segundo os dados do Colégio Notarial do Brasil


O número de divórcios feitos em cartórios de notas de Rondônia subiu 9,36% no primeiro semestre de 2021, pico da pandemia de coronavírus, em relação ao mesmo período de 2020. Foram 654 separações no estado de janeiro a junho deste ano, segundo os dados do Colégio Notarial do Brasil.

Abril foi o mês com mais separações oficiais em Rondônia
Abril foi o mês com mais separações oficiais em Rondônia

No primeiro semestre deste ano, abril foi o mês com mais separações oficiais: foram 137 casais que se separaram em um único mês.


Ainda segundo o Colégio Notarial do Brasil, este foi o terceiro ano seguido em que o número de divórcios aumentou no primeiro semestre em Rondônia.


Janeiro a junho 2021: 654

Janeiro a junho 2020: 598

Janeiro a junho 2019: 592

Abaixo, veja a tabela com o número de divórcios por mês:


Divórcios em Rondônia


Mês 2019 2020 2021

Janeiro 93 111 100

Fevereiro 95 104 131

Março 103 95 129

Abril 109 72 137

Maio 114 110 104

Junho 78 106 53

Fonte: Colégio Notarial do Brasil


Ao site, o Colégio Notarial informou que os dados de 2021 correspondem apenas até o dia 16 de junho e, mesmo com esse dado "paliativo", o número de divórcios no estado já supera os primeiros semestres dos outros anos.


Os dados também mostram que houve um aumento na quantidade de divórcio desde que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deu autorização para o processo ser feito de forma online.


Desde maio do ano passado, por causa da pandemia de coronavírus, os casais interessados em fazer pedidos de divórcio ou separação podem solicitar o serviço pela internet.


O principal requisito para formular a separação oficial é que não haja conflito entre as partes, com o marido e a mulher em comum acordo sobre todas as questões.


Também não pode haver pendências sobre a guarda, visitas e alimentação dos filhos. Se houver, é obrigatório que a questão já esteja resolvida na Justiça.


Como solicitar o divórcio?


O primeiro passo é solicitar um "certificado e-notariado" em um cartório credenciado. É preciso levar documento de identidade e comprovante de endereço.


Com o certificado digital, basta acessar este link, logar com sua credencial e iniciar o pedido de divórcio ou separação. Durante o processo, é necessário pelo menos um advogado mediando as partes. Tudo é feito por videoconferência.


O ato deverá ser assinado digitalmente pelas partes e pelo tabelião. A segurança do processo é garantida por meio da criptografia de todos dos documentos. A transmissão deverá ser gravada e arquivada junto ao ato notarial.Fonte: G1RO



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com