Últimas Notícias
Brasil

Em Porto Velho, Semusa deve vacinar 4 mil pessoas com comorbidades a partir de 30 anos

Quatro mil agendamentos foram realizados para a vacinação contra o Coronavírus, do público acima de 30 anos, com comorbidades, que começou na manhã desta quarta-feira (2), na Faculdade Uniron, no Bairro Lagoinha, na Zona Leste de Porto Velho.


Em Porto Velho, Semusa deve vacinar 4 mil pessoas com comorbidades a partir de 30 anos


Longas filas já eram registradas durante o início da vacinação, que acontece das 9h às 16h, e conta com o auxílio de Policiais Civis, militares do exército e servidores do município para organizar e dar agilidade no atendimento, e assim evitar aglomerações no local.

Segundo a Prefeitura, cerca de 4.200 doses da AstraZeneca estarão disponíveis para esse público alvo, que deve estar cadastrado e agendado no aplicativo Sasi, além de trazer a comprovação da comorbidade quando comparecer ao local de vacinação.

Ainda de acordo com a Prefeitura, além de pessoas com 30 anos ou mais com comorbidade, serão atendidas ainda nesta quarta-feira:


  • • Pessoas com doenças renais crônicas, acima de 18 anos;
  • • Pessoas com Síndrome de Down, acima de 18 anos;
  • • Gestantes e puérperas, com e sem comorbidades, acima de 18 anos com prescrição médica;
  • • Pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), com 30 anos ou mais.


Para a comprovação da comorbidade deverá ser realizada, a Prefeitura esclarece que ocorre segundo a Nota Técnica 467/2021, conforme recomendações do Plano Nacional de Imunização, no ato da vacinação. A comprovação da doença pré-existente pode ser feita através de exames, receitas, relatório médico, prescrição médica, laudo, cartão do BPC, cartão do hiperdia, entre outros.

São definidas como comorbidades, neste caso, as seguintes doenças: diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica grave (de difícil controle e/ou com lesão de órgão-alvo), doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme e obesidade grave.

O município voltou a imunizar também gestantes e puérperas sem comorbidades de acordo com expedição de norma técnica do Ministério da Saúde. No caso das gestantes e puérperas com comorbidades é preciso comprovar a condição de risco por meio de laudo, declaração ou prescrição médica.

Já grávidas sem comorbidades devem apresentar a caderneta da gestante. As puérperas sem comorbidades devem apresentar a certidão ou declaração de nascimento da criança. Em ambos os casos, de acordo com a nota técnica, é obrigatória a apresentação de prescrição médica.

Esse público continuará sendo atendido com a vacina da Pfizer/BioNTech, conforme orientação do Ministério da Saúde.

A realização do cadastro é feito pelo aplicativo SASI, que está disponível em todas as lojas virtuais dos smartphones e pode ser baixado gratuitamente.


Para baixar o aplicativo no sistema Android, basta acessar o link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.sasi.app


Para baixar no sistema IOS, clique no link https://apps.apple.com/br/app/sasi/id1467748272



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com