Últimas Notícias
Brasil

Fechamento da av. Lauro Sodré revolta praticantes de exercícios físicos

Frequentadores contam que há cerca de um mês são impedidos, por soldados armados, de caminhar na rua que dá acesso à Base Área de Porto Velho


O fechamento de ruas por parte da Base Aérea de Porto Velho continua motivando questionamentos contrários por parte de moradores da capital. Dessa vez, a denúncia foi feita por cidadãos que estão indignados com a proibição de circulação na rua Lauro Sodré, que dá acesso à base militar, localizada próximo ao aeroporto Jorge Teixeira. 

Fechamento da av. Lauro Sodré revolta praticantes de exercícios físicos

O local é muito usado para a prática de exercícios físicos como caminhada, ciclismo e corrida. 

Uma dessas pessoas que usa essa parte da avenida Lauro Sodré para se exercitar é a professora de inglês e servidora pública, Maria Elisa Bucar. Ela classificou essa ação do comando da base área como lamentável. 

 

“Acho o fechamento da rua uma total falta de bom senso e respeito com a população de Porto Velho. Também acho arbitrário e um abuso de poder. Começaram a fechar a rua que leva até a Base Aérea e ao SIVAM/SIPAM em março de 2021. Alegam que é para a segurança dos transeuntes. Já abordei vários policiais militares que ficam impedindo a nossa entrada e cada um diz uma coisa”, disse.

 

A professora contou também que recorreu ao Ministério Público para tentar entender o motivo do trancamento da via. Na denúncia, ela conta que sempre usou aquele espaço para se exercitar há pelo menos 22 anos e nunca teve nenhum problema. Porém, há cerca de um mês essa situação mudou e foi proibido o trânsito de pedestre e ciclistas na rua.

 

Fechamento da av. Lauro Sodré revolta praticantes de exercícios físicos


“Na primeira vez, fui surpreendida por placas com a inscrição ‘Proibido trânsito de ciclistas e pedestres’, juntamente com quatro policiais armados com fuzis. Os oficiais foram grosseiros quando perguntei o motivo da proibição. Após esse dia, diariamente, eles estão lá, armados, com raiva e nos impedindo de caminhar naquele trecho. Senhores, fiquei indignada com essa atitude. Completamente pasma e assustada”, declarou.

 

Decepção

 

Maria Elisa declarou que sempre teve muito carinho e admiração pela Base Aérea, por sempre realizar atividades de aproximação com a comunidade de Porto Velho. Ela citou como exemplo, o evento “Base Aérea Portões Abertos”. 

 

“Era um evento incrível! De fato, eles recebiam a comunidade com carinho e respeito. Mas, pelo visto, esse tempo acabou, porque o gestor atual daquele órgão, está jogando toda essa relação com a comunidade de Porto Velho, no lixo. Mas não pretendo me calar com essa situação”, ressaltou.

 

Outro frequentador do espaço, que usa para praticar ciclismo com um grupo de amigos, e está indignado com a proibição do comando da base aérea é o engenheiro Liandro de Almeida Loyola. Segundo ele, a alegação dos militares para impedir a circulação no local é muito fraca. 

 

“Eles alegam que é para proteção. Mas proteção de quê, se a vida toda passou aberta? A base aérea, bem como o SIPAM, são todos cercados, possuem segurança, restrição de entrada e etc... Na nossa opinião, é incorreto! A iluminação pública de lá, pavimentação e tudo mais, é pago com recursos públicos, o qual todos colaboramos. Achamos que isso é abuso de autoridade e fere nosso direito de ir e vir”, avaliou.

 

Podem fechar

 

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), e conversou com o secretário da pasta, Coronel Ronaldo Flores. Ele contou que a administração da base área pode proibir as pessoas que circularem na via.

 

“Lá na Lauro Sodré, trecho compreendido entre a avenida Jorge Teixeira e a Base Aérea é área da Aeronáutica. Aquela via não é pública. Quando fecharam eu questionei ao secretário da SEMUR(Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo) sobre se aquela via era pública ou particular da aeronáutica e ele me confirmou que a área é da Aeronáutica”, explicou.


Fonte: Rondoniaovivo



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com