Últimas Notícias
Brasil

Câncer matou 1,8 vezes mais do que Covid em 2020, Silvia Cristina é a nossa voz no Congresso na luta contra a doença

Nesse último final de semana duas personalidades públicas morreram devido ao Câncer. A atriz Eva Wilma e o prefeito de São Paulo Bruno Covas. O câncer mata a cada 2 horas e meia morre um brasileiro atingido pelo câncer. Em 2020 foram 7,6 milhões que morreram vitimizados dessa maldita doença no Mundo. O número de vítimas pela Covid-19 foi de aproximadamente 3 milhões e 300 mil no mesmo período. A relação é de 1,8 vezes maior de mortes entre portadores de câncer à Covid-19.Desse total, metade está na faixa etária dos 25 e 50 anos.

Um bom apoio clínico no tratamento do câncer requer uma competente equipe multiprofissional que cerca os pacientes de cuidados levando em conta critérios objetivos de qualidade. O Brasil é um dos países que mais sofrem com a precariedade no tratamento em pacientes com câncer. Quando se tem parlamentares que lutam pela causa não só pela viés política, mas também como causa social, torna-se importante o apoio à esses parlamentares que sabem e conhecem o quanto essa doença maltrata e destrói além dos pacientes vitimizados seus familiares e amigos. 

Câncer matou 18 vezes mais do que Covid em 2020

Para combater a doença no país, existe a Frente Parlamentar Mista da Luta Contra o Câncer, criada no Congresso Nacional e que conta com uma deputada de Rondônia. A deputada federal Silvia Cristina luta pelas causas de pacientes com câncer desde quando era professora em Ji-Paraná. Ela mesma foi uma vítima de câncer, porém, conseguiu a cura, após anos de luta e tratamento.

Após ser acometida por câncer de mama, Silvia passou a trabalhar na prevenção e tratamento da doença na região central e no estado de Rondônia. A deputada também atuou como coordenadora voluntária do Hospital de Câncer de Barretos (HCB) por 12 anos.

Silvia tem na bandeira da saúde pública e do câncer seus ideais políticos na representação do povo de Rondônia na Câmara dos Deputados.

“O objetivo é buscar de forma suprapartidária, discutir, avaliar e propor medidas que proporcionem um efetivo combate a esse mal que assola o nosso país, integrando o Poder Legislativo aos demais poderes, reunindo entidades representativas e principalmente setores de pesquisa e desenvolvimento científico que permitam a busca de tratamentos e cura para essa grave doença”, informou a deputada.

Centro de Prevenção de Câncer de Rondônia

O Centro de Prevenção de Câncer de Rondônia, que tem sede em Ji-Paraná, é fruto de uma emenda parlamentar de R$ 10 milhões disponibilizada pela deputada federal que, sabendo da dificuldade que o rondoniense tem para conseguir diagnosticar a doença e fazer seus exames preventivos, lutou para que a construção se tornasse realidade.

“Será uma obra revolucionária, sendo o primeiro centro de prevenção de Rondônia que terá todos os tipos de exames à disposição dos pacientes”, disse.

Já na capital, Porto Velho, foi disponibilizada uma verba de mais de R$ 16 milhões para a construção do Centro de Reabilitação, que será uma das obras mais importantes do estado de Rondônia. A obra está sendo construída pela mantenedora, a Fundação Pio XII, e terá sede nas dependências do Hospital de Amor de Porto Velho.

A unidade na capital não irá atender apenas pacientes com câncer, mas todos os pacientes com necessidades especiais físicas, entre estas, pessoas que foram acometidas por acidentes e tiveram seus membros amputados ou que tiveram lesão medular, pacientes cognitivos com autismo, síndrome de Down e dificuldades auditivas e visuais. 


Fonte: Jornalista Victoria Bacon - Assessora de Imprensa.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade