Últimas Notícias
Brasil

Aplicação do Enem 2021 ficará para o próximo ano

Em reunião com membros do Conselho Nacional de Educação (CNE) nesta quinta-feira(13), Danilo Dupas, presidente do Instituto Nacional de Estudos Avançados Anísio Teixeira (Inep), comunicou que a edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada no início do próximo ano. 

 

Aplicação do Enem 2021 ficará para o próximo ano

A informação foi publicada no jornal O Globo. De acordo com o texto,  a falta de orçamento para a realização das provas é o principal motivo. O adiamento do exame já vinha sendo bastante discutido, mas a repercussão aumentou depois da publicação de uma portaria no Diário Oficial da União pelo Inep, que estabelecia como objetivos a serem cumpridos apenas a preparação técnica e o planejamento do Enem neste ano. O documento deixa de citar a aplicação das provas. 

A ausência de mais detalhes sobre o Enem chama a atenção porque outros exames realizados pelo Inep, como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), estão entre as metas e aparecem com o número de aplicações previstas — uma para cada prova. 

Para efeito de comparação, em anos anteriores, as portarias relacionadas às metas institucionais globais e intermediárias, que foram publicadas pelo Inep no Diário Oficial da União, apresentam a quantidade de vezes que será aplicado o Enem.

Em resposta a assessoria de comunicação da instituição responsável pelas provas negou que Danilo Dupas tenha comunicado ao CNE planos de aplicar o Enem 2021 no próximo ano. 

Em gravação compartilhada da reunião da Câmara de Educação Básica do CNE, Dupas afirma que está trabalhando para realizar o exame ainda em 2021. “Nós estamos engajados para que o Enem ocorra nesse ano, mas existem variáveis sensíveis que estamos alinhando junto ao MEC e em breve nós iremos alinhar com vocês a data, tá? Então, pode ter certeza que os servidores estão engajados, buscaremos também a excelência na aplicação” afirma.


Fonte: Guia do Estudante.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com