Carga de origem boliviana era transportada em caminhão abordado durante ação conjunta das forças de segurança; duas pessoas foram presas...
Uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Batalhão de Polícia de Fronteiras e Divisas (BPFRON), com apoio do Canil do Batalhão de Choque da Polícia Militar, resultou na apreensão de aproximadamente 99,5 mil maços de cigarros contrabandeados na madrugada desta quarta-feira (25), na BR-364, em Rondônia.
A abordagem ocorreu por volta das 3h30, no km 930 da rodovia, durante patrulhamento ostensivo. Os policiais interceptaram um caminhão de carga ocupado por duas pessoas.
Segundo a PRF, a condutora apresentou comportamento considerado suspeito e forneceu informações contraditórias sobre a carga transportada. Já o passageiro afirmou que havia sido contratado apenas para auxiliar no carregamento e descarregamento da mercadoria.
Diante das inconsistências, os agentes realizaram buscas no compartimento de carga e localizaram diversas caixas contendo cigarros de origem estrangeira, provenientes da Bolívia.
Os dois ocupantes receberam voz de prisão em flagrante pelo crime de contrabando. O caminhão, a carga apreendida e os suspeitos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Guajará-Mirim para os procedimentos cabíveis.
"Divergências de estratégia não significam divergências de princípios", afirmou o senador após atrito com a ex-primeira-dama...
O pré-candidato à Presidência da República e senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pediu desculpas publicamente à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e afirmou querer uma "união de forças".
"Em nenhum momento eu ofendi ou tive a intenção de ofender a Michelle. Se, em algum momento, fiz isso, mais uma vez peço desculpas", disse Flávio em vídeo publicado nas redes sociais na tarde desta quinta-feira (25).
Segundo o pré-candidato, "divergências de estratégia não significam divergências de princípios". Ele reforçou que todos na família compartilham do mesmo objetivo.
"Tenho total convicção de que todos nós — eu, Michelle, Carlos e também a família inteira — temos o mesmo objetivo", declarou.
Na publicação, Flávio ainda pediu que a ex-primeira-dama aceite o convite para se reunirem e afirmou que seu coração "permanece aberto".
"De coração aberto, quero reforçar o convite que já havia feito à Michelle. Acredito que o diálogo, o respeito e a união serão sempre o melhor caminho", completou.
Entenda o atrito
Michelle Bolsonaro (PL) expôs, em vídeos publicados nas redes sociais na última quarta-feira (24), um atrito com o enteado Flávio Bolsonaro.
O desentendimento surge de uma discordância sobre acordo envolvendo o ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes (PSDB), pré-candidato ao governo do Ceará.
"Ele foi muito ríspido, me desrespeitou e me maltratou ao telefone e eu não tinha feito nada contra ele. Ele disse que seria melhor eu ficar fora das decisões do partido. Disse que eu havia chegado ontem e não entendia nada de política. Diante dessa humilhação, eu disse a ele que estava tudo bem. Entendi que ele não queria o meu apoio ou que este era insignificante e então eu me recolhi", afirmou a ex-primeira-dama.
"Fiquei na minha e assim permaneço. [...] E desde esse dia, ele não me procurou mais. Eu também não procurei, porque estou respeitando o que ele falou e é só isso", acrescentou.
Ainda na noite de ontem, Flávio rebateu às acusações da madrasta.
"Em nenhum momento ofendi ou tive a intenção de ofender a Michelle. Se o fiz em algum momento, mais uma vez, peço desculpas”, escreveu o senador em publicação nas redes sociais. “Tenho por ela respeito e reconhecimento pelo trabalho no PL Mulher, pelo cuidado com meu pai e por tudo o que representa para o Brasil", continuou.
"Toda nossa família está passando por um momento muito difícil. E entendo a angústia da Michelle vendo meu pai, todos os dias, sofrendo com tamanha injustiça", concluiu.
Aulão de zumba, DJs e show musical garantiram o clima de celebração antes e depois da partida da Seleção Brasileira...
Muito antes da bola rolar, quem chegou à Rua do Hexa já encontrou um clima de alegria. Ao som de músicas dançantes, as pessoas participaram do aulão de zumba que abriu a programação da noite, transformando o espaço em uma grande celebração de saúde e convivência.
Antes da bola rolar, teve zumba e muita diversão com Jessica Brenda na Rua do Hexa
À frente da atividade estava a instrutora de zumba Jessica Brenda, que fez o público dançar e entrar no clima da torcida brasileira. “É uma honra estar aqui com essa galera animada, fazendo esse aquecimento antes do jogo. Quero agradecer ao nosso prefeito por proporcionar um evento tão bonito para a população. A zumba é muito importante porque ajuda a combater a depressão, movimenta o corpo, melhora a disposição e faz muito bem para a saúde. Quem dança é mais feliz."
Logo após o aulão, a animação continuou com apresentações do DJ Leylson, que manteve o público envolvido até o início da transmissão da partida da Seleção Brasileira contra a Escócia. A mistura de ritmos e a interação com os torcedores criaram um ambiente descontraído para pessoas de todas as idades.
O artista destacou a energia do público presente. “É gratificante fazer parte de um evento como esse. A música aproxima as pessoas e deixa a torcida ainda mais animada. Ver famílias, amigos e crianças curtindo juntos mostra que a Rua do Hexa já virou um dos grandes encontros da cidade. É uma alegria contribuir com esse momento.”
Música, animação e torcida reunida na Rua do Hexa com o DJ Leylson
Após o apito final, a programação seguiu com o show do grupo Forró dos 3, encerrando mais uma noite de entretenimento promovida pela Prefeitura de Porto Velho.
Além das atrações culturais, a estrutura preparada para receber a população contou com dois telões de alta definição.
A presidente da Funcultural, Débora Figueiredo, ressaltou que a proposta da Rua do Hexa vai muito além da transmissão dos jogos. “Pensamos em uma programação que acolhesse toda a família. As atrações culturais, a dança, a música e o esporte se unem para transformar esse espaço em um ambiente de convivência, valorizando nossos artistas locais e proporcionando momentos que ficarão na memória da população.”
O prefeito Léo Moraes falou que a iniciativa demonstra como o esporte e a cultura podem caminhar juntos para fortalecer a cidade. “Cada detalhe da Rua do Hexa foi pensado para que as famílias se sintam acolhidas e tenham orgulho de viver em Porto Velho. Ver nossos artistas, professores de dança, DJs e músicos levando alegria para milhares de pessoas mostra que investir em cultura, esporte e lazer é investir na qualidade de vida da nossa população. Esse é o tipo de cidade que queremos construir: viva, participativa e feita para todos.”
Texto: Jhon Silva Edição: Secom Fotos: José Carlos
Quadrilhas juninas, shows musicais e boi-bumbá estão na agenda...
Começa hoje (25), a edição 2026 do Arraiá do Bera , evento promovido pela Prefeitura de Porto Velho e que segue até o próximo domingo (28), no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, no centro histórico da capital. A entrada será pelo Cai N’Água.
A partir das 19h, os portões serão abertos oficialmente para a festa, que contará com dois palcos. O Palco Boto receberá as apresentações culturais, entre bois-bumbás e quadrilhas juninas. Já o Palco Cordel será destinado aos shows musicais, com apresentações de artistas locais e DJs.
Durante os quatro dias de programação, a expectativa é de que milhares de porto-velhenses participem do evento, seja para prestigiar as quadrilhas que disputarão R$ 45 mil em premiações ou para aproveitar os espaços preparados especialmente para o público.
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, convidou a população a prestigiar o Arraiá do Bera, destacando a importância da iniciativa para a valorização da cultura popular e para a ocupação dos espaços públicos da cidade.
“O Arraiá do Bera vai além da festa. Ele representa a valorização da cultura da nossa gente e demonstra o avanço das políticas culturais. Estão todos convidados para celebrar momentos inesquecíveis”.
Programação desta quinta-feira:
Palco Boto
19h – Boi Mirim Veludinho
(DJ)
19h45 – Boi Mirim Marronzinho
(DJ)
20h30 – Abertura oficial do evento
(DJ)
21h – Quadrilha Coração Dourado
(DJ)
22h05 – Quadrilha Mocidade Junina
(DJ)
23h10 – Quadrilha Rosas de Ouro
Palco Cordel
19h – Tati Reis
(DJ)
21h15 – Thammy Nunes
(DJ)
22h30 – Forró Madeira
(DJ até as 2h da manhã)
A entrada é gratuita e a organização orienta o público a chegar com antecedência para garantir mais conforto e aproveitar toda a programação do primeiro dia do Arraiá do Bera.
Texto: João Paulo Prudêncio Edição: Secom Fotos: Hellon Luiz
A iniciativa reuniu empresários e representantes dos setores produtivos do Peru, que conheceram a estrutura operacional e o potencial logístico do Porto de Porto Velho...
Com o objetivo de fortalecer as relações comerciais e ampliar as oportunidades de negócios entre Brasil e Peru, integrantes da Missão Comercial e Logística Brasil-Peru 2026 visitaram, na quarta-feira (24), o Porto Organizado de Porto Velho. A comitiva conheceu a estrutura operacional e o potencial logístico administrado pela Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph). A iniciativa reuniu empresários, representantes do setor produtivo e autoridades brasileiras e peruanas para discutir estratégias de integração econômica, fortalecimento das relações comerciais e consolidação de corredores logísticos estratégicos entre os dois países.
A visita integrou a programação do Seminário sobre Oportunidades de Comércio e Logística entre Brasil e Peru, promovido por uma empresa de assessoria e consultoria especializada em comércio exterior, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) e o Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru (Mincetur).
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a visita reforça o papel estratégico do Porto Organizado de Porto Velho na integração logística sul-americana, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional e para a ampliação das relações comerciais entre Brasil e Peru.
Durante a visita técnica, o diretor-presidente da Soph, Fernando Parente, apresentou as novas instalações administrativas do Porto Organizado de Porto Velho e conduziu a comitiva ao Cais Flutuante, onde os participantes puderam acompanhar de perto as operações de movimentação e embarque de cargas destinadas ao mercado internacional. “Estamos fortalecendo a relação com o comércio exterior. Apresentar nossa estrutura, os investimentos realizados e o funcionamento das operações portuárias aos representantes peruanos reforça o potencial de Rondônia como corredor logístico estratégico da Região Norte. Essa aproximação cria novas oportunidades para que empresários rondonienses ampliem seus negócios e fortaleçam relações comerciais com o mercado peruano”, afirmou.
Entre os participantes da missão esteve o vice-ministro do Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru, César Augusto Llona Silva, que destacou a importância de conhecer de perto a infraestrutura logística de Rondônia. “Observamos o potencial logístico de Rondônia e os avanços na estrutura e na operação voltados ao comércio exterior. Estamos diversificando nossas relações comerciais e buscando identificar novas oportunidades para fortalecer os negócios entre Peru e Brasil”, ressaltou.
Foto: Reprodução
Segundo a diretora-executiva da empresa de assessoria e consultoria especializada em comércio exterior, Ivanilda Frazão, a missão alcançou resultados positivos ao aproximar empresários rondonienses do mercado peruano.
A integração logística e comercial entre Brasil e Peru representa uma oportunidade estratégica para ampliar mercados e fortalecer a economia regional do estado de Rondônia. Atualmente, o Porto Organizado de Porto Velho mantém operações de exportação para o Peru, realizando cerca de quatro embarques por ano, com cargas entre 1,5 mil e 2 mil toneladas de açúcar e óleo de soja em cada operação. Em média, o transporte leva aproximadamente 25 dias para chegar ao destino final.
Droga estava escondida em duas malas no compartimento de carga de um ônibus interestadual que seguia do Acre para o Paraná...
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 79,3 quilos de cocaína durante uma fiscalização na BR-364, em Ji-Paraná. Um homem de 30 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas.
A apreensão ocorreu no km 352 da rodovia, quando os policiais abordaram um ônibus interestadual que fazia o trajeto entre Rio Branco (AC) e Cascavel (PR).
Durante a fiscalização, um dos passageiros apresentou comportamento considerado suspeito e forneceu informações contraditórias aos agentes, o que motivou uma inspeção mais detalhada em suas bagagens.
Nas buscas, os policiais encontraram 79,3 quilos de substância análoga à cocaína distribuídos em tabletes e escondidos em duas malas armazenadas no compartimento de carga do veículo.
O suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado, juntamente com o entorpecente apreendido, à Delegacia da Polícia Federal em Ji-Paraná, onde responderá, em tese, pelo crime de tráfico de drogas.
Relator do Caso Master no STF indeferiu pedido da defesa do ex-banqueiro para que ele fosse transferido para prisão domiciliar...
O ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou, nesta quinta-feira (25), a transferência do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, para o 19º Batalhão da Polícia Militar no Distrito Federal, a Papudinha.
O empresário estava detido na Superintendência da Polícia Federal, em cela especial, à espera da homologação de um acordo de delação premiada. A última proposta, porém, foi recusada tanto pela Polícia Federal como pela PGR (Procuradoria-Geral da República).
Na decisão, Mendonça ressalta que a manutenção de Vorcaro na Superintendência da Polícia Federal não é mais adequada, tampouco sua prisão em cela comum do sistema prisional por risco de morte.
"A autoridade policial responsável pela administração da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal ponderou que a manutenção do custodiado em suas dependências, por tempo adicional, não se revelaria adequada", ressalta o ministro.
O relator do processo do Banco Master indeferiu pedido da defesa do empresário de prisão domiciliar, já que, na visão dele, não há “novos elementos capazes de afastar a motivação” de que ele siga em regime fechado.
E observa que a transferência para a chamada Papudinha foi uma sugestão da Polícia Federal porque reúne “condições mais adequadas de segurança, custódia e suporte” ao empresário preso.
“A custódia deverá ocorrer em cela, ala ou espaço compatível com sua situação de vulnerabilidade específica, resguardados o controle estatal efetivo, o acesso regular à defesa técnica e a observância dos direitos mínimos assegurados às pessoas privadas de liberdade”, ressaltou.
Mendonça também determinou que Vorcaro não tenha contato com outros investigados pela operação policial Compliance Zero que estejam detidos na Papudinha.
“Eu determino a transferência, no prazo de 24 horas. A transferência deve ser feita pelo meio considerado mais adequado à movimentação, com adoção das providências necessárias à preservação da integridade física do custodiado e à segurança da diligência”, determinou.
A Polícia Militar informou que o trecho apresentava grande quantidade de poeira, fator que pode ter reduzido a visibilidade dos motoristas e contribuído para o acidente...
Um motociclista de 46 anos morreu na quarta-feira (24) após se envolver em um grave acidente de trânsito na zona rural de Alto Paraíso, em Rondônia. A vítima, identificada como Valdomiro Calixto Severo, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local da colisão.
Segundo as informações apuradas pelas autoridades, Valdomiro seguia pela rodovia quando tentou realizar uma ultrapassagem em um caminhão que trafegava à sua frente. Durante a manobra, acabou invadindo a pista contrária e colidiu frontalmente com um automóvel que vinha no sentido oposto.
A Polícia Militar informou que o trecho apresentava grande quantidade de poeira, fator que pode ter reduzido a visibilidade dos motoristas e contribuído para o acidente.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas apenas pôde constatar o óbito do motociclista.
O motorista do carro e o passageiro sofreram apenas ferimentos leves, receberam atendimento e foram liberados.
As circunstâncias do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.
Além de horários, itinerários e consulta de rotas, a plataforma disponibiliza diversos serviços que tornam o transporte público mais acessível e eficiente...
A Prefeitura de Porto Velho continua investindo em tecnologia e inovação com o propósito de facilitar o dia a dia das pessoas. Entre as ações voltadas à modernização está o transporte coletivo, por meio da plataforma PVH+. A ferramenta disponibiliza uma série de informações e serviços que permitem aos usuários acompanhar, consultar e interagir com o sistema de transporte público de forma rápida e prática.
Por meio da plataforma, qualquer cidadão com acesso à internet pode consultar horários dos ônibus, visualizar mapas dos itinerários, pesquisar linhas pelo nome ou número e realizar buscas por rotas para identificar a melhor forma de chegar ao seu destino. A plataforma também permite baixar o aplicativo no celular e garante acesso às informações em qualquer lugar e a qualquer momento.
Para o prefeito Léo Moraes, a tecnologia faz parte do compromisso da gestão municipal com a modernização dos serviços públicos e a melhoria da mobilidade urbana.
"Nosso compromisso é investir em inovação para oferecer serviços públicos mais eficientes e acessíveis. Estamos avançando na modernização do transporte coletivo, com soluções que trazem mais comodidade, transparência e qualidade de vida para os usuários", destacou o prefeito.
OUTROS SERVIÇOS
Qualquer cidadão com acesso à internet pode consultar os horários dos ônibus
Além das consultas, o PVH+ oferece diversos serviços relacionados ao transporte coletivo. Entre eles estão a solicitação para instalar ou remover pontos de ônibus, denúncias sobre descumprimento de metas pela concessionária, comunicação de irregularidades na prestação do serviço e solicitação de visita domiciliar para atualização cadastral, entre outros atendimentos.
A ideia é concentrar, em um único ambiente digital, ferramentas que facilitem a vida dos usuários e que permitam a participação da população na melhoria contínua do sistema.
Segundo o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran), Iremar Torres, a tecnologia tem sido uma importante aliada para aproximar os serviços públicos da população e torná-la protagonista dos serviços inovadores .
"Estamos utilizando a tecnologia para tornar o transporte coletivo mais acessível e eficiente. Com o PVH+, os usuários têm informações e serviços disponíveis na palma da mão, com mais praticidade e comodidade no dia a dia".
Disse ainda que a gestão do prefeito Léo Moraes tem como compromisso e prioridade oferecer soluções inovadoras que garantam mais transparência, agilidade e comodidade aos usuários do transporte coletivo e à população em geral.
Medidas estão publicadas no Diário Oficial da União...
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão do suplemento alimentar em cápsulas da marca Artro100, produzido por empresa desconhecida. A resolução, publicada nesta quinta-feira (25) no Diário Oficial da União, também proíbe a venda, a distribuição, a fabricação, a divulgação e o uso do produto.
Em nota, a Anvisa informou que a medida foi adotada porque o suplemento tem origem e composição indeterminadas, além de apresentar propagandas com alegações terapêuticas indevidas para alimentos, como combater inflamações, fortalecer articulações, aliviar desconfortos e melhorar a mobilidade.
Recolhimento voluntário
Outra resolução da agência determinou a suspensão da comercialização, da distribuição, da divulgação e do consumo dos lotes 0061.02.2026, 0367.11.2025 e 0012.01.2026 do suplemento alimentar de creatina em gomas mastigáveis sabor uva verde, da empresa Idn Labs Indústria Farmacêutica & Food Supplements Ltda.
Segundo a Anvisa, a própria empresa comunicou o recolhimento após identificar teor de creatina fora dos limites estabelecidos.
“Além disso, os produtos apresentavam irregularidades de rotulagem, com uso de alegações não autorizadas, divergências quanto ao fabricante e outras inconformidades que comprometem a segurança e a conformidade regulatória do produto.”
O presidente Luiz Inácio Lula assinou, nesta terça (23), um decreto que transformou o Projeto “Celular Seguro” em política pública permanente. A legislação criou o Banco Nacional de Celulares com Restrição (BNCR), uma plataforma para reunir informações de aparelhos roubados, furtados ou extraviados em todo o País.
“A partir desse decreto, muita coisa vai mudar na atuação do governo federal, dos governos estaduais e também muita coisa vai mudar nas pessoas que ousarem roubar um celular daqui para frente”, disse o presidente no anúncio em São Paulo.
O presidente defendeu a medida para reduzir a violência no País.
“A gente quer punir quem rouba, a gente quer punir quem vende, a gente quer punir o crime organizado. Mas é importante que você tenha mais cuidado ao utilizar o celular porque é um patrimônio seu”.
Contra a cadeia criminosa
O secretário nacional de Segurança Pública, Francisco Lucas Veloso, explicou que a iniciativa representa uma mudança na estratégia de combate aos crimes patrimoniais relacionados a dispositivos móveis. “Essa é uma nova etapa de um programa que vai combater efetivamente o roubo, furto e toda a cadeia criminosa que envolve os celulares”, disse.
A plataforma deve reunir dados do Programa Celular Seguro, boletins de ocorrência registrados pelas Polícias Civis, operadoras de telefonia, sistemas nacionais de segurança pública, Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI) da Anatel e ABR Telecom. Inicialmente já há informações com mais de 3,3 milhões de aparelhos aptos à recuperação.
“A plataforma é um cadastro negativo, é o Serasa dos celulares roubados”, disse o secretário. Uma das inovações do programa é o chamado “Modo Recuperação”. A ideia é que o IMEI (número de registro do aparelho) permaneça ativo e passe a ser monitorado nacionalmente. O governo explica que, quando uma nova linha telefônica for habilitada no dispositivo, o sistema identificará a utilização do aparelho e iniciará o fluxo de recuperação.
O governo poderá identificar aparelhos com registro de roubo ou furto em utilização e encaminhar notificações aos usuários para devolução voluntária e regularização da situação junto às autoridades policiais.
Ferramenta de consulta
Uma novidade é a criação de uma ferramenta pública de consulta. Isso porque, antes de adquirir um celular de terceiros, qualquer pessoa vai poder verificar, no aplicativo ou portal do Celular Seguro, se o aparelho possui algum registro de restrição.
A consulta será feita a partir do número IMEI e retornará apenas duas possibilidades: "Sem Restrição" ou "Com Restrição". A ideia é que a recuperação dos aparelhos seja realizada pelas Polícias Civis dos estados. A tecnologia que inspira a nova fase já foi adotada no Piauí, Amazonas, Bahia e Ceará.
Ele explicou que o trabalho é fazer a integração nacional das informações. O secretário acrescentou que há, em média, 1 milhão de celulares roubados por ano no Brasil registrados via boletim de ocorrência. Inclusive, o próprio governo considera que pode haver subnotificação.
“O celular hoje traz identidade e aplicativos bancários, por exemplo. Ninguém vive mais sem celular (...) A gente percebeu que existe um mercado que muita gente lucra milhões com o comércio ilegal de celular roubado, com a fraude digital e com outros crimes”, afirmou.
Consciência
A aposta do governo também é recuperar telefones roubados com o consumidor final. Com um banco de informações, as pessoas que compram celulares, de forma informal, poderão verificar se trata de um aparelho que não foi roubado ou perdido. O Banco Nacional de celulares com restrição terão informações de todas as unidades da federação.
“Quando uma pessoa devolver um celular com restrição, estará desestimulando o crime e salvando a vida de alguém que não vai ser mais assassinado num assalto, que não vai ter mais um bem subtraído”, disse o secretário nacional de segurança pública.
Dez grupos vão concorrer ao título da competição junina, que distribuirá R$ 45 mil em premiação entre os vencedores...
As quadrilhas juninas que irão disputar o concurso do Arraiá do Bera 2026 já estão definidas. A ordem de apresentação dos grupos foi conhecida durante sorteio pela Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), reunindo representantes das agremiações inscritas para a competição.
O processo ocorreu após o encerramento das inscrições, finalizadas no último dia 20 de junho. Ao todo, dez quadrilhas garantiram participação no Arraiá do Bera, que acontecerá entre os dias 25 a 28 de junho, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Participam da disputa as quadrilhas:
Coração Dourado
Mocidade Junina
Rosas de Ouro
Junina Tradição
Nação Caipira
Jucadiro
Nova Junina do Orgulho
Os Matutos do Socialista
Flor da Primavera
Rádio Farol
Débora Figueiredo destacou a importância do concurso para a valorização das manifestações culturais da capital
As apresentações serão distribuídas ao longo dos três primeiros dias de competição. No dia 25 de junho, três quadrilhas se apresentam no tablado; no dia 26, outras três entram em cena; e, no dia 27 de junho, as quatro últimas encerram a disputa.
A competição contará com premiação total de R$ 45 mil. A quadrilha campeã receberá R$ 20 mil. O segundo lugar será premiado com R$ 15 mil e a terceira colocada receberá R$ 10 mil.
A presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Débora Figueiredo, destacou a importância do concurso para a valorização das manifestações culturais da capital.
“O Arraiá do Bera é uma grande vitrine para os nossos grupos folclóricos e para os artistas que mantêm viva a tradição junina em Porto Velho. Estamos muito felizes com a participação das quadrilhas e com o envolvimento das comunidades que se dedicam durante todo o ano para apresentar seus espetáculos ao público.”
Além da competição junina, o evento contará com apresentações culturais, atrações musicais, bois-bumbás, praça de alimentação, área infantil e espaços voltados para toda a família.
Segundo a organização, a expectativa é receber milhares de visitantes durante os quatro dias de programação, consolidando o Arraiá do Bera como um dos maiores eventos culturais do município.
Para o prefeito Léo Moraes, a competição representa um importante incentivo à cultura popular e ao trabalho desenvolvido pelos grupos folclóricos da cidade. “As quadrilhas juninas carregam histórias, tradições e o sentimento de pertencimento das comunidades. O Arraiá do Bera foi criado para valorizar essa cultura tão forte em Porto Velho e proporcionar um espaço onde nossos artistas possam mostrar seu talento para toda a população. Tenho certeza de que será uma festa inesquecível para os participantes e para o público.”