Últimas Notícias
Brasil

Brasileira de 44 anos é uma das mortas em forte terremoto na Venezuela

Vanessa Zacarias da Silva, de 44 anos, vivia em La Guaira, cerca de 30 km da capital do país

A brasileira Vanessa Zacarias da Silva, de 44 anos, é uma das vítimas do terremoto que atingiu a Venezuela na noite da última quarta-feira (24). No momento da tragédia, ela estava na zona costeira de La Guaira, cerca de 30 km da capital do país. 



A informação foi divulgada pelo irmão dela, Thiago Nogueira, em suas redes sociais: "Foi viver a sua vida, como sempre fez, mas infelizmente uma fatalidade ocasionada pelos terremotos na Venezuela, tirou essa pessoa maravilhosa do nosso meio", escreveu.


O Itamaraty confirmou duas mortes de brasileiros e informou que está prestando assistência consular.


"O MRE informa, com grande pesar, o falecimento de uma cidadã e um cidadão brasileiros em consequência dos terremotos que atingiram a Venezuela. O MRE informa estar prestando assistência consular às famílias das vítimas", disse o órgão.


Em decorrência do terremoto, cerca de 164 pessoas morreram e outras 971 ficaram feridas na Venezuela.


"Humana e alegre": homenagens à Vanessa

Vanessa tinha 44 anos e vivia anteriormente em Gama, no Distrito Federal. Segundo seu irmão, ela havia se mudado para a Venezuela em busca de novas oportunidades.


"Minha irmã te amo muito, queria te dizer mais uma vez pessoalmente, mas sei que você se foi sabendo disso. Queria mais um abraço, na verdade queria você de qualquer forma", disse Thiago.


Nas redes sociais, outros familiares e amigos prestaram suas últimas homenagens à ela.


Uma familiar afirmou que ela era uma pessoa "alegre, humana e serena": "Nossa irmã mais humana, mais alegre e mais terrena, foi a primeira a deixar a terra, mas sempre estará viva. Foi só o corpo que partiu do sofrimento", escreveu.


Terremoto na Venezuela

A costa norte da Venezuela foi atingida, na quarta-feira, por dois dos maiores terremotos a afetar o país em mais de um século. Autoridades alertam que o número de vítimas pode aumentar.


Os tremores foram sentidos em todo o país, na vizinha Colômbia e no Brasil. Vídeos geolocalizados pela CNN mostram danos extensos a edifícios e infraestruturas em toda a Venezuela, inclusive na capital, Caracas.


Um terremoto de magnitude 7,2 ocorreu cerca de 160 quilômetros a oeste de Caracas, seguido menos de um minuto depois por um tremor de magnitude 7,5, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).


O USGS, com base em modelos preditivos para estimar o número de vítimas, afirmou que o total de mortos pode chegar à casa dos milhares, com probabilidade significativa de ultrapassar 10 mil.


Segundo a presidente interina, o país concentra esforços nas operações de busca e resgate, incluindo a chegada de equipes internacionais nas próximas horas. Ela também agradeceu a líderes estrangeiros, entre eles o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. (CNN)

Mutirão da Mulher Rural e Família começa na próxima semana com serviços gratuitos em distritos de PVH

Ação da Semagric, MDA e parceiros levará diversos atendimentos entre os dias 29 de junho e 3 de julho...


A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e demais parceiros, realiza na próxima semana o Mutirão da Mulher Rural e Família, levando cidadania e serviços gratuitos às comunidades rurais do município.

Nos dias 29 e 30 de junho, os atendimentos acontecerão na sede do Projeto Reca, localizada na BR-364, Km 1071, no distrito de Nova Califórnia. No dia 29, a triagem será realizada das 8h às 12h, com atendimentos das 13h às 16h. Já no dia 30, os serviços estarão disponíveis das 8h às 16h, beneficiando moradores de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã e Abunã.

Já nos dias 2 e 3 de julho, o mutirão será realizado no Cras de Jaci-Paraná, localizado na Via 1, Casa 3, Parque dos Buritis, das 8h às 16h, atendendo também moradores de Rio Pardo, União Bandeirantes e Nova Mutum.

Foto: Reprodução

Durante a ação serão ofertados serviços de emissão e regularização de documentos, Cadastro Único, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), orientações jurídicas, atendimento previdenciário, carteira de trabalho, vacinação, testes rápidos, serviços do Incra, regularização militar, entre outros atendimentos destinados às famílias da zona rural.

O prefeito Léo Moraes destacou que a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em levar os serviços públicos para mais perto da população que vive no campo.

"Nosso compromisso é garantir que os moradores da zona rural tenham acesso aos mesmos serviços e oportunidades oferecidos na área urbana. Esse mutirão representa cuidado, cidadania e respeito às famílias que contribuem diariamente para o desenvolvimento de Porto Velho. Estamos trabalhando para aproximar o poder público das comunidades e oferecer um atendimento cada vez mais digno e eficiente."

O secretário municipal de Agricultura, Douglas Bener, destaca que a iniciativa aproxima os serviços públicos das comunidades rurais. "Nosso objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços, evitando longos deslocamentos até a capital e garantindo mais cidadania para quem vive no campo".

A representante do MDA em Rondônia, Rúbia Costa, reforçou a importância da parceria entre os órgãos. "Essa ação fortalece o atendimento às famílias rurais e amplia o acesso às políticas públicas para quem mais precisa".

A organização orienta que os participantes levem documentos pessoais, documentos da propriedade rural, comprovante de residência e, quando possível, comprovante de renda, para agilizar os atendimentos.

Texto: Jean Carla Costa

Foto: Jean Carla Costa

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Brasil confirma terceiro voo com ajuda humanitária para Venezuela

Dois aviões da FAB decolam ainda neste sábado (27) com médicos, kits de medicamentos e módulos para instalação de hospital de campanha; aeronave enviada na sexta-feira levou equipe para auxiliar nas buscas



O governo brasileiro informou que enviará, na tarde deste sábado (27), um terceiro avião humanitário à Venezuela para ajudar as vítimas dos terremotos. O novo voo irá levar kits de medicamentos e o módulo complementar para a instalação de um hospital de campanha no país.


Mais cedo, por volta das 11h de sábado, um outro voo da FAB (Força Aérea Brasileira) vai decolar da Base Aéra do Galeão, no Rio de Janeiro. Esta aeronave transporta uma unidade avançada de trauma do Hospital de Campanha da Marinha do Brasil, militares para operar o hospital e purificadores de água.


Há ainda um primeiro avião do governo brasileiro enviado para auxiliar as vítimas do terremoto na Venezuela. Os militares pousaram por volta das 23h40 (de Brasília) de sexta-feira (26) na Base Aérea El Libertador, da Força Aérea Venezuelana, em Maracay.


De acordo com o Palácio do Planalto, ao todo, o Brasil enviará cinco kits de calamidade, com total de 111,8 mil medicamentos e insumos à Venezuela.


Com isso, cerca de 1.500 pessoas podem receber atendimento durante um mês. O governo garante que as doações ao país vizinho não comprometem o estoque do SUS (Sistema Único de Saúde).


Outros voos humanitários

O primeiro avião enviado pela FAB (Força Aérea Brasileira) para auxiliar as vítimas do terremoto na Venezuela pousou na noite de ontem na Base Aérea El Libertador, da Força Aérea Venezuelana, em Maracay.


Trata-se da aeronave KC-390 Millennium que transporta médicos, cães farejadores e uma equipe de Busca e Resgate Urbano, formada por profissionais da Sedec/MIDR (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil), militares dos Corpos de Bombeiros dos estados brasileiros, além de especialistas da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).


Além das equipes, o voo de ajuda humanitária leva equipamentos e mantimentos para reforçar as ações de assistência às vítimas do terremoto, ocorrido na última quarta-feira (24), que deixou ao menos 920 pessoas mortas e mais de 1.400 feridas.


A missão foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e é conduzida pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, fazendo parte da mobilização coordenada pela ABC (Agência Brasileira de Cooperação), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.


Terremoto na Venezuela

A costa norte da Venezuela foi atingida, na quarta-feira (24), por dois dos maiores terremotos a afetar o país em mais de um século. Autoridades alertam que o número de vítimas pode aumentar.


Os tremores foram sentidos em todo o país, na vizinha Colômbia e no Brasil. Vídeos geolocalizados pela CNN Brasil mostram danos extensos a edifícios e infraestruturas em toda a Venezuela, inclusive na capital, Caracas.


Um terremoto de magnitude 7,2 na escala Richter ocorreu cerca de 160 quilômetros a oeste de Caracas, seguido menos de um minuto depois por um tremor de magnitude 7,5, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. (CNN)


Cabo Verde faz história, avança na Copa e vai enfrentar a Argentina

Espanha termina Grupo H em 1º, elimina Uruguai e aguarda adversário...

Soccer Football - FIFA World Cup 2026 - Group H - Cape Verde v Saudi Arabia - Houston Stadium, Houston, Texas, U.S. - June 26, 2026 Cape Verde players celebrate after the match as they qualify for the knockout stages of the World Cup IMAGN IMAGES via Reuters/Troy Taormina
© Reuters/TROY TAORMINA/Proibida reprodução

A Argentina de Lionel Messi terá pela frente um adversário que fala português nos 16 avos de final da Copa do Mundo. Não é o Brasil de Neymar e Vinícius Júnior, nem Portugal de Cristiano Ronaldo. Será o Cabo Verde de Vozinha.

Sensação maior do Mundial deste ano, a estreante seleção lusófona assegurou, na noite de sexta-feira (26), uma histórica classificação à fase seguinte da competição.

A vaga veio com o empate sem gols com a Arábia Saudita em Houston (Estados Unidos). Houve, ainda, uma "ajudinha" da Espanha, que superou o Uruguai por 1 a 0 no Estádio Akron, em Guadalajara (México).

Os Tubarões Azuis - como é conhecida a equipe caboverdiana - se classificaram sem segundo lugar no Grupo H, com três pontos.

A vice-liderança colocou Cabo Verde no caminho dos argentinos. O duelo será na sexta-feira que vem (3), às 19h (horário de Brasília), em Miami (Estados Unidos).

A ponta da chave ficou com os espanhóis, com sete pontos. Um dia antes, às 16h, eles enfrentam quem ficar em segundo no Grupo J, o dos hermanos, em Los Angeles (Estados Unidos). A briga está entre Áustria e Argélia.

O Uruguai, por sua vez, volta para casa. A seleção celeste é a primeira equipe sul-americana a se despedir da Copa.

Com apenas dois pontos, a equipe não conseguiu ficar entre as oito melhores terceiras colocadas, que também avançam aos 16 avos de final. Os sauditas, com os mesmos dois pontos dos uruguaios, também deram adeus.

Falha de Muslera é letal

A bola começou a rolar ao mesmo tempo nos dois jogos, às 21h. O cenário inicial. Espanha na liderança, com cinco pontos; Uruguai e Cabo Verde com três pontos, com os sul-americanos à frente, em segundo, pelo número de gols (três a dois); Arábia Saudita em último, com dois pontos. A seleção lusófona ocupava, naquele momento, um posto na próxima fase como um dos melhores terceiros.

A mudança crucial na classificação veio aos 41 minutos do primeiro tempo, em Guadalajara. Apesar de controlar a posse, a Espanha não vinha conseguindo entrar na área uruguaia e até dava espaços para contra-ataques.

Até que o lateral Marcos Llorente cruzou rasteiro pela direita e o meia Alex Baena dominou, conseguiu o giro sobre o lateral Guillermo Varela, mas o chute saiu fraco. Mesmo assim, o goleiro Fernando Muslera falhou e deixou a bola entrar.

O gol mantinha os espanhóis na ponta do Grupo H, agora com sete pontos, mas mexia na segunda colocação, que passava a ser de Cabo Verde, com três pontos.

Os uruguaios, com os mesmos dois pontos da Arábia, ficando à frente pelo saldo de gols, estavam ficando fora do grupo dos melhores terceiros e dando adeus ao Mundial.

As duas partidas recomeçaram às 22h09. No México, o Uruguai se lançava desorganizado à frente em busca do empate.

Em Houston, o jogo entre Cabo Verde e Arábia Saudita estava truncado, com muitos erros de passes e alguma superioridade dos Tubarões Azuis, que esbarravam na ansiedade.

Na melhor chance, aos 29 minutos, o atacante Nuno da Costa disparou em contra-ataque e deixou o volante Laros Duarte na frente do gol, mas o goleiro Mohammed Al-Owais fez milagre e salvou.

A partida em Houston terminou primeiro, com o empate sem gols. Os jogadores de Cabo Verde, então, reuniram-se em torno de um celular para acompanhar os instantes finais de Espanha e Uruguai.

Os sul-americanos, desesperados, perderam o atacante Agustín Canobbio, expulso, pouco antes do apito final em Guadalajara, que deu início à festa caboverdiana. A história foi escrita na Copa do Mundo.

FONTE - AGENCIA BRASIL.

Escolas estaduais de Rondônia conquistam posições de destaque no Enem 2025

Escolas da Rede Estadual de Ensino de Rondônia conquistaram posições de destaque no Enem entre as instituições públicas do estado...

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 evidenciaram o desempenho de escolas da Rede Estadual de Ensino de Rondônia, que conquistaram posições de destaque entre as instituições públicas. o Colégio Tiradentes da Polícia Militar I (CTPM I), de Porto Velho, obteve a melhor colocação entre as escolas estaduais.

O levantamento aponta escolas localizadas em diferentes municípios rondonienses entre as mais bem classificadas do estado, refletindo os investimentos realizados pelo governo de Rondônia na qualidade da educação e na consolidação da aprendizagem dos estudantes. Além do CTPM I, figuram entre as dez melhores escolas estaduais: a Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (EEEMTI) Heitor Villa-Lobos, de Ariquemes; a EEEMTI Juscelino Kubitschek de Oliveira, de Alta Floresta d’Oeste; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Felipe Camarão, de São Felipe d’Oeste; a EEEMTI Jovem Gonçalves Vilela e a EEEMTI Professor Alejandro Yague Mayor, ambas de Ji-Paraná; o CTPM XII, de Ouro Preto do Oeste; a EEEFM Barão do Solimões, de Porto Velho; a EEEMTI Cândido Portinari, de Rolim de Moura; e o Colégio Militar Dom Pedro II (CMDP II) Unidade I, de Porto Velho, que conquistou a 10ª colocação estadual e o 3º lugar entre as escolas estaduais da Capital.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o desempenho alcançado pelas escolas estaduais no Enem é resultado de um trabalho de consolidação da aprendizagem, valorização dos profissionais da educação e investimentos na estrutura e nas políticas educacionais. Esses resultados mostram que Rondônia segue avançando e garantindo mais oportunidades para os estudantes.

O titular da Seduc, Massud Badra, ressaltou que a conquista é fruto do esforço coletivo desenvolvido nas unidades de ensino. “Cada resultado alcançado representa o empenho dos estudantes, professores, gestores e de toda a comunidade escolar. O desempenho das escolas evidencia a efetividade das ações pedagógicas implementadas pela rede estadual e reforça o compromisso de continuar investindo em estratégias que contribuam para a melhoria da aprendizagem”.

A superintendente regional de educação de Porto Velho, Irany Oliveira, destacou que o desempenho das escolas da Capital no Enem 2025 é resultado do trabalho integrado desenvolvido pela rede estadual. “Os resultados alcançados refletem o compromisso das equipes escolares com a aprendizagem, o empenho dos estudantes e o acompanhamento pedagógico realizado ao longo de todo o ano letivo. Ver escolas estaduais de Porto Velho entre as melhores colocadas reforça a importância das ações educacionais desenvolvidas e demonstra que estamos no caminho certo para garantir uma educação cada vez mais eficiente e transformadora”, ressaltou.

Além da liderança estadual conquistada pelo CTPM I, Porto Velho também se destacou com a presença de outras unidades entre as melhores colocadas da rede estadual. O Barão do Solimões alcançou a 2ª colocação entre as escolas estaduais da Capital e a 8ª posição no ranking estadual, enquanto o CMDP II Unidade I conquistou o 3º lugar na Capital e a 10ª colocação em Rondônia. A Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia também obteve resultado expressivo, alcançando a 4ª colocação entre as escolas estaduais de Porto Velho e a 13ª posição no ranking estadual.

FONTE - SECOM RO.

Fim de semana reúne Copa do Mundo, cinema inclusivo, ações promocionais e programação de lazer para o público

O Porto Velho Shopping reúne, neste fim de semana, uma programação que combina experiências de lazer, entretenimento, cinema e ações promocionais voltadas ao público. As atividades incluem opções para famílias, torcedores e clientes que participam do programa de benefícios aMais.


Entre os destaques está a campanha de Dia dos Namorados, que segue em seus últimos dias. Por meio do desafio no programa de relacionamento aMais, disponível no aplicativo do Porto Velho Shopping, os clientes podem acumular 450 pontos e trocar pelo benefício de um vinho Seleção Pinot Grigio & Rioesling (branco).

Para participar, é obrigatória a inclusão do CPF na nota fiscal, não sendo aceitas notas sem CPF ou com dados de terceiros. O resgate é limitado a uma unidade por CPF e ocorre no ponto de trocas localizado no 2º piso, ao lado do Federal Burger.


A Central da Copa também segue aberta no 2º piso, ao lado do Federal Burger, reunindo torcedores em um espaço temático com atividades como troca de figurinhas, venda de álbuns e pacotinhos, futebol de botão e outras atrações voltadas à experiência da Copa do Mundo. A programação completa de jogos e atividades pode ser acompanhada nas redes sociais do shopping.


O fim de semana também contará com transmissões de jogos da Copa do Mundo na Praça de Alimentação e no Quintal do Madeira, reforçando o espaço como ponto de encontro para torcedores que desejam assistir às partidas em grupo.


No cinema, o Cine Araújo realiza no dia 27 de junho, às 13h, uma Sessão Inclusiva do filme Toy Story 5, com adaptações específicas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A sessão contará com som reduzido, luzes parcialmente acesas, ausência de trailers e liberdade de circulação durante a exibição, proporcionando uma experiência mais confortável e acolhedora para o público e suas famílias.


Serviço


Campanha Dia dos Namorados – aMais

Até 30 de junho

2º piso – ao lado do Federal Burger

Resgate: vinho Seleção Pinot Grigio & Rioesling (branco) – 450 pontos no app aMais

CPF obrigatório na nota fiscal | limite de 1 unidade por CPF


Central da Copa

2º piso – ao lado do Federal Burger

Troca de figurinhas, futebol de botão e atividades temáticas


Transmissão de jogos da Copa

Praça de Alimentação e Quintal do Madeira


Sessão Inclusiva – Cine Araújo

Toy Story 5

27 de junho | 13h

Sessão adaptada para pessoas com TEA.


fonte - ASSESSORIA.

Expediente no MPRO terá horário diferenciado na segunda, com atendimento de plantão para urgências

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), nas unidades da capital e do interior, terá horário diferenciado de expediente, das 7h às 11h, na próxima segunda-feira, 29 de junho, em virtude da partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2026.

De acordo com a Portaria nº 774/PGJ, assinada pelo Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Jesus de Queiroz Santiago, o funcionamento das unidades do MPRO será em horário diferenciado, considerando o impacto do evento esportivo na rotina social e na mobilidade urbana.

A medida leva em conta a ampla mobilização da população durante os jogos da seleção, além dos reflexos no trânsito e no transporte coletivo, especialmente no período que antecede a partida, marcada para as 13h, horário de Rondônia.
O MPRO destaca que as demandas urgentes continuarão sendo atendidas normalmente por meio do Plantão Ministerial, assegurando a continuidade dos serviços essenciais à população.
Plantões
Em Porto Velho, os serviços de plantão podem ser acessados pelos seguintes contatos:
Porto Velho (saúde) (69) 99970-9683
Porto Velho (cível genérico)
(69) 98484-0389
Porto Velho (criminal)
(69) 99970-7656
Porto Velho (1ª Vara dos Juízes de Garantias)
(69) 99970-5929
Porto Velho (2ª Vara dos Juízes de Garantias)
(69) 99970-7105
Os telefones de plantão das Promotorias de Justiça do interior podem ser consultados AQUI. 

fonte - MPRO.

Prefeitura de Porto Velho inicia recuperação de mais de 280 maquinários parados há anos

Atual gestão trabalha para devolver a capacidade operacional da frota municipal...


Mais de 280 veículos e máquinas da Prefeitura de Porto Velho, que permaneceram parados por mais de dois anos, estão sendo recuperados pela atual gestão. 

A força-tarefa coordenada pela gestão do prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, busca reverter o cenário encontrado no início da administração, quando grande parte da frota municipal estava fora de operação por falta de manutenção.


Ao todo, a frota da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e do setor de Estradas Vicinais é composta por 484 veículos e máquinas. Desse total, 284 equipamentos passam por manutenção, recebendo desde revisões preventivas e troca de óleo até reformas completas de motores. Outros 160 veículos e máquinas já foram encaminhados para manutenção, ampliando o cronograma de recuperação.


Os equipamentos ficaram mais de dois anos sem receber os reparos necessários, reduzindo significativamente a capacidade da Prefeitura de executar serviços de infraestrutura na capital, nos distritos e na zona rural.


Entre as máquinas que estão voltando à operação estão retroescavadeiras, pás carregadeiras, caminhões-caçamba, caminhões-pipa, rolos compactadores, tratores agrícolas, escavadeiras hidráulicas e motoniveladoras, equipamentos essenciais para obras, manutenção de vias e recuperação das estradas vicinais.

Segundo o prefeito Léo Moraes, a prioridade da gestão é recuperar a frota para restabelecer a capacidade de atendimento do município.


"Recebemos uma frota bastante comprometida, com muitos equipamentos sem condições de uso. O desafio é grande, mas, com inteligência, capacidade e poder de gestão, estamos transformando essa realidade para garantir que Porto Velho receba, de forma cada vez mais intensa, as ações de infraestrutura que a população merece."

Com o avanço da recuperação dos mais de 280 maquinários que ficaram parados por mais de dois anos, a expectativa é ampliar gradativamente o número de equipamentos em operação e acelerar a execução de obras em todas as regiões de Porto Velho.

Texto: Redação.

França goleia Noruega, lidera e coloca Haaland no caminho do Brasil na Copa

A França confirmou o favoritismo, venceu a Noruega por 4 a 1 nesta sexta-feira (26) e garantiu a liderança do Grupo I da Copa do Mundo de 2026.


Em grande tarde no Gillette Stadium, em Foxborough, Ousmane Dembélé marcou três gols iniciais da equipe francesa e Doué fechou a porteira, enquanto Thelo Aasgaard descontou para os noruegueses. O goleiro Mike Maignan ainda brilhou ao defender um pênalti cobrado por Jørgen Strand Larsen no início da etapa final. Veja os melhores momentos:

Já classificadas antes da bola rolar, as duas seleções disputavam apenas a primeira posição da chave. Com o resultado, a França termina em primeiro e aguarda a definição dos demais grupos para conhecer seu adversário na fase de 16 avos de final, que deve ser um dos melhores terceiros colocados. A Noruega avança em segundo, encara a Costa do Marfim na próxima fase e, caso avance, enfrentará o vencedor de Brasil x Japão nas oitavas de final.

A superioridade francesa apareceu desde os primeiros minutos. Logo no lance inicial, Mbappé acertou o travessão e quase abriu o placar. Aos seis minutos, porém, encontrou Dembélé em velocidade, e o atacante bateu firme para fazer 1 a 0.

O domínio continuou absoluto. Com posse de bola, intensidade e pressão no campo ofensivo, a França ampliou aos 20 minutos. Novamente após assistência de Mbappé, Dembélé recebeu na entrada da área, levou para o meio e finalizou no canto de Selvik.

A Noruega reagiu pouco depois. Aos 23, Thelo Aasgaard aproveitou uma rápida troca de passes dentro da área e diminuiu o marcador, recolocando os vikings na partida.

A esperança, no entanto, durou pouco. Aos 32 minutos, Dembélé voltou a aparecer. Cercado por marcadores, limpou a jogada com categoria e finalizou de esquerda no canto para completar o hat-trick ainda antes do intervalo e estabelecer o placar de 3 a 1.

Na segunda etapa, a Noruega teve a melhor oportunidade para diminuir logo aos quatro minutos, quando Oscar Bobb sofreu pênalti. Jørgen Strand Larsen foi para a cobrança, mas bateu mal, e Maignan defendeu sem dar rebote, frustrando a reação norueguesa.

Os franceses passaram a administrar a vantagem, controlando a posse de bola e neutralizando as investidas do time de Erling Haaland, que pouco conseguiu produzir diante da sólida defesa adversária. A Noruega ainda criou algumas oportunidades com Oscar Bobb e Aasgaard, mas Maignan voltou a aparecer com boas intervenções para garantir a vitória.

Nos acréscimos, Doué recebeu um cruzamento na medida e cabeceou para o fundo do gol, dando números finais ao confronto.

Sem sofrer sustos nos minutos finais, a França confirmou o triunfo por 4 a 1, assegurou a liderança do Grupo I e segue entre as principais candidatas ao título. Já a Noruega mantém vivo o sonho de uma campanha histórica, mas terá um duro desafio contra a Costa do Marfim antes de pensar em um possível duelo com o Brasil nas oitavas de final.

Por fim, no mesmo grupo, Senegal venceu o Iraque por goleada e ainda nutre a esperança de se classificar como um dos três melhores colocados.

fonte - CNN BRASIL.

Vídeo registra momento raro em que boto lança peixe-elétrico para fora da água em rio de Rondônia; veja vídeo

Segundo o biólogo Flávio Terassini, o comportamento pode representar uma estratégia de caça ou de defesa...

FOTO - REPRODUÇÃO

Uma cena incomum da fauna amazônica chamou a atenção nas redes sociais e já ultrapassou dois milhões de visualizações. Durante uma pescaria no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste, um boto foi filmado arremessando um peixe-elétrico para fora da água com sucessivos golpes de cauda, em um comportamento considerado raro por especialistas.

As imagens foram registradas pelo morador de Vilhena, Bruno José, e mostram o animal impulsionando o peixe para o alto diversas vezes. Em cada lançamento, o peixe gira no ar antes de retornar ao rio, repetindo a cena pelo menos seis vezes.

Bruno relatou que acompanhar o episódio de perto foi uma experiência única.

"Eu tive o prazer de participar da pescaria e pude presenciar essa cena maravilhosa da natureza, que é o confronto entre o boto e o peixe-elétrico. É uma cena muito rara de se ver e muito bonita", afirmou.

Segundo o biólogo Flávio Terassini, o comportamento pode representar uma estratégia de caça ou de defesa. De acordo com ele, o boto utiliza a força da cauda para lançar o peixe para fora da água, tentando provocar impactos suficientes para neutralizá-lo.

"Ele está tentando matar o peixe-elétrico. O boto usa a cauda para lançar o peixe para fora da água e, com o impacto da queda, tenta matá-lo. É um comportamento semelhante ao observado em orcas, que também são cetáceos e parentes dos botos", explicou.

Apesar da sequência de golpes, o especialista acredita que o peixe-elétrico tenha resistido. Conforme explicou, a espécie possui grande resistência física, embora não seja possível confirmar o desfecho do confronto.

Para Bruno José, além de revelar um comportamento pouco conhecido da fauna amazônica, o vídeo também ajuda a destacar o potencial turístico da região.

"Isso demonstra o quanto a nossa fauna é rica e ajuda a atrair pessoas que procuram turismo ecológico e pesca esportiva. O Rio Guaporé é muito bonito, assim como os rios de Rondônia", destacou.


Publicidade