Últimas Notícias
Brasil

Comitiva peruana visita Porto de Porto Velho e destaca potencial logístico de Rondônia para o comércio exterior

A iniciativa reuniu empresários e representantes dos setores produtivos do Peru, que conheceram a estrutura operacional e o potencial logístico do Porto de Porto Velho...

Com o objetivo de fortalecer as relações comerciais e ampliar as oportunidades de negócios entre Brasil e Peru, integrantes da Missão Comercial e Logística Brasil-Peru 2026 visitaram, na quarta-feira (24), o Porto Organizado de Porto Velho. A comitiva conheceu a estrutura operacional e o potencial logístico administrado pela Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph). A iniciativa reuniu empresários, representantes do setor produtivo e autoridades brasileiras e peruanas para discutir estratégias de integração econômica, fortalecimento das relações comerciais e consolidação de corredores logísticos estratégicos entre os dois países.

A visita integrou a programação do Seminário sobre Oportunidades de Comércio e Logística entre Brasil e Peru, promovido por uma empresa de assessoria e consultoria especializada em comércio exterior, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) e o Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru (Mincetur).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a visita reforça o papel estratégico do Porto Organizado de Porto Velho na integração logística sul-americana, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional e para a ampliação das relações comerciais entre Brasil e Peru.

Durante a visita técnica, o diretor-presidente da Soph, Fernando Parente, apresentou as novas instalações administrativas do Porto Organizado de Porto Velho e conduziu a comitiva ao Cais Flutuante, onde os participantes puderam acompanhar de perto as operações de movimentação e embarque de cargas destinadas ao mercado internacional. “Estamos fortalecendo a relação com o comércio exterior. Apresentar nossa estrutura, os investimentos realizados e o funcionamento das operações portuárias aos representantes peruanos reforça o potencial de Rondônia como corredor logístico estratégico da Região Norte. Essa aproximação cria novas oportunidades para que empresários rondonienses ampliem seus negócios e fortaleçam relações comerciais com o mercado peruano”, afirmou.

Entre os participantes da missão esteve o vice-ministro do Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru, César Augusto Llona Silva, que destacou a importância de conhecer de perto a infraestrutura logística de Rondônia. “Observamos o potencial logístico de Rondônia e os avanços na estrutura e na operação voltados ao comércio exterior. Estamos diversificando nossas relações comerciais e buscando identificar novas oportunidades para fortalecer os negócios entre Peru e Brasil”, ressaltou.

Foto: Reprodução

Segundo a diretora-executiva da empresa de assessoria e consultoria especializada em comércio exterior, Ivanilda Frazão, a missão alcançou resultados positivos ao aproximar empresários rondonienses do mercado peruano.

A integração logística e comercial entre Brasil e Peru representa uma oportunidade estratégica para ampliar mercados e fortalecer a economia regional do estado de Rondônia. Atualmente, o Porto Organizado de Porto Velho mantém operações de exportação para o Peru, realizando cerca de quatro embarques por ano, com cargas entre 1,5 mil e 2 mil toneladas de açúcar e óleo de soja em cada operação. Em média, o transporte leva aproximadamente 25 dias para chegar ao destino final.

fonte - SECOM RO.

PRF apreende quase 80 kg de cocaína em ônibus na BR-364 e prende passageiro em Ji-Paraná

Droga estava escondida em duas malas no compartimento de carga de um ônibus interestadual que seguia do Acre para o Paraná...


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 79,3 quilos de cocaína durante uma fiscalização na BR-364, em Ji-Paraná. Um homem de 30 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

A apreensão ocorreu no km 352 da rodovia, quando os policiais abordaram um ônibus interestadual que fazia o trajeto entre Rio Branco (AC) e Cascavel (PR).


Durante a fiscalização, um dos passageiros apresentou comportamento considerado suspeito e forneceu informações contraditórias aos agentes, o que motivou uma inspeção mais detalhada em suas bagagens.

Nas buscas, os policiais encontraram 79,3 quilos de substância análoga à cocaína distribuídos em tabletes e escondidos em duas malas armazenadas no compartimento de carga do veículo.


O suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado, juntamente com o entorpecente apreendido, à Delegacia da Polícia Federal em Ji-Paraná, onde responderá, em tese, pelo crime de tráfico de drogas.

Mendonça determina que Vorcaro seja transferido para Papudinha

Relator do Caso Master no STF indeferiu pedido da defesa do ex-banqueiro para que ele fosse transferido para prisão domiciliar...

O ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou, nesta quinta-feira (25), a transferência do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, para o 19º Batalhão da Polícia Militar no Distrito Federal, a Papudinha.

O empresário estava detido na Superintendência da Polícia Federal, em cela especial, à espera da homologação de um acordo de delação premiada. A última proposta, porém, foi recusada tanto pela Polícia Federal como pela PGR (Procuradoria-Geral da República).

Na decisão, Mendonça ressalta que a manutenção de Vorcaro na Superintendência da Polícia Federal não é mais adequada, tampouco sua prisão em cela comum do sistema prisional por risco de morte.

"A autoridade policial responsável pela administração da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal ponderou que a manutenção do custodiado em suas dependências, por tempo adicional, não se revelaria adequada", ressalta o ministro.

O relator do processo do Banco Master indeferiu pedido da defesa do empresário de prisão domiciliar, já que, na visão dele, não há “novos elementos capazes de afastar a motivação” de que ele siga em regime fechado.

E observa que a transferência para a chamada Papudinha foi uma sugestão da Polícia Federal porque reúne “condições mais adequadas de segurança, custódia e suporte” ao empresário preso.

“A custódia deverá ocorrer em cela, ala ou espaço compatível com sua situação de vulnerabilidade específica, resguardados o controle estatal efetivo, o acesso regular à defesa técnica e a observância dos direitos mínimos assegurados às pessoas privadas de liberdade”, ressaltou.

Mendonça também determinou que Vorcaro não tenha contato com outros investigados pela operação policial Compliance Zero que estejam detidos na Papudinha.

“Eu determino a transferência, no prazo de 24 horas. A transferência deve ser feita pelo meio considerado mais adequado à movimentação, com adoção das providências necessárias à preservação da integridade física do custodiado e à segurança da diligência”, determinou.

fonte - CNN BRASIL.

Motociclista m#rre após tentar ultrapassar caminhão e bater de frente com carro em Rondônia

A Polícia Militar informou que o trecho apresentava grande quantidade de poeira, fator que pode ter reduzido a visibilidade dos motoristas e contribuído para o acidente...


Um motociclista de 46 anos morreu na quarta-feira (24) após se envolver em um grave acidente de trânsito na zona rural de Alto Paraíso, em Rondônia. A vítima, identificada como Valdomiro Calixto Severo, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local da colisão.

Segundo as informações apuradas pelas autoridades, Valdomiro seguia pela rodovia quando tentou realizar uma ultrapassagem em um caminhão que trafegava à sua frente. Durante a manobra, acabou invadindo a pista contrária e colidiu frontalmente com um automóvel que vinha no sentido oposto.

A Polícia Militar informou que o trecho apresentava grande quantidade de poeira, fator que pode ter reduzido a visibilidade dos motoristas e contribuído para o acidente.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas apenas pôde constatar o óbito do motociclista.

O motorista do carro e o passageiro sofreram apenas ferimentos leves, receberam atendimento e foram liberados. 

As circunstâncias do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.

PVH+ amplia acesso a informações e serviços para usuários de Porto Velho

Além de horários, itinerários e consulta de rotas, a plataforma disponibiliza diversos serviços que tornam o transporte público mais acessível e eficiente...



A Prefeitura de Porto Velho continua investindo em tecnologia e inovação com o propósito de facilitar o dia a dia das pessoas. Entre as ações voltadas à modernização está o transporte coletivo, por meio da plataforma PVH+. A ferramenta disponibiliza uma série de informações e serviços que permitem aos usuários acompanhar, consultar e interagir com o sistema de transporte público de forma rápida e prática.

Por meio da plataforma, qualquer cidadão com acesso à internet pode consultar horários dos ônibus, visualizar mapas dos itinerários, pesquisar linhas pelo nome ou número e realizar buscas por rotas para identificar a melhor forma de chegar ao seu destino. A plataforma também permite baixar o aplicativo no celular e garante acesso às informações em qualquer lugar e a qualquer momento.

Para o prefeito Léo Moraes, a tecnologia faz parte do compromisso da gestão municipal com a modernização dos serviços públicos e a melhoria da mobilidade urbana.

"Nosso compromisso é investir em inovação para oferecer serviços públicos mais eficientes e acessíveis. Estamos avançando na modernização do transporte coletivo, com soluções que trazem mais comodidade, transparência e qualidade de vida para os usuários", destacou o prefeito.

OUTROS SERVIÇOS

Qualquer cidadão com acesso à internet pode consultar os horários dos ônibus

Além das consultas, o PVH+ oferece diversos serviços relacionados ao transporte coletivo. Entre eles estão a solicitação para instalar ou remover pontos de ônibus, denúncias sobre descumprimento de metas pela concessionária, comunicação de irregularidades na prestação do serviço e solicitação de visita domiciliar para atualização cadastral, entre outros atendimentos.

A ideia é concentrar, em um único ambiente digital, ferramentas que facilitem a vida dos usuários e que permitam a participação da população na melhoria contínua do sistema.

Segundo o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran), Iremar Torres, a tecnologia tem sido uma importante aliada para aproximar os serviços públicos da população e torná-la protagonista dos serviços inovadores .

"Estamos utilizando a tecnologia para tornar o transporte coletivo mais acessível e eficiente. Com o PVH+, os usuários têm informações e serviços disponíveis na palma da mão, com mais praticidade e comodidade no dia a dia".

Disse ainda que a gestão do prefeito Léo Moraes tem como compromisso e prioridade oferecer soluções inovadoras que garantam mais transparência, agilidade e comodidade aos usuários do transporte coletivo e à população em geral.

Texto: Augusto Soares
Foto: José Carlos

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Anvisa proíbe suplemento irregular e suspende lotes de creatina

Medidas estão publicadas no Diário Oficial da União...


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão do suplemento alimentar em cápsulas da marca Artro100, produzido por empresa desconhecida. A resolução, publicada nesta quinta-feira (25) no Diário Oficial da União, também proíbe a venda, a distribuição, a fabricação, a divulgação e o uso do produto.

Em nota, a Anvisa informou que a medida foi adotada porque o suplemento tem origem e composição indeterminadas, além de apresentar propagandas com alegações terapêuticas indevidas para alimentos, como combater inflamações, fortalecer articulações, aliviar desconfortos e melhorar a mobilidade.

Recolhimento voluntário

Outra resolução da agência determinou a suspensão da comercialização, da distribuição, da divulgação e do consumo dos lotes 0061.02.2026, 0367.11.2025 e 0012.01.2026 do suplemento alimentar de creatina em gomas mastigáveis sabor uva verde, da empresa Idn Labs Indústria Farmacêutica & Food Supplements Ltda.

Segundo a Anvisa, a própria empresa comunicou o recolhimento após identificar teor de creatina fora dos limites estabelecidos. 

“Além disso, os produtos apresentavam irregularidades de rotulagem, com uso de alegações não autorizadas, divergências quanto ao fabricante e outras inconformidades que comprometem a segurança e a conformidade regulatória do produto.”

fonte - agencia brasil.

Lula cria plataforma para coibir roubos de celulares e vendas ilegais

Presidente assinou na terça decreto do "celular seguro"...

São Paulo (SP), 23/06/2026 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante anúncio sobre o Programa Celular Seguro. Foto: Ricardo Stuckert/PR
© Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula assinou, nesta terça (23), um decreto que transformou o Projeto “Celular Seguro” em política pública permanente. A legislação criou o Banco Nacional de Celulares com Restrição (BNCR), uma plataforma para reunir informações de aparelhos roubados, furtados ou extraviados em todo o País.

“A partir desse decreto, muita coisa vai mudar na atuação do governo federal, dos governos estaduais e também muita coisa vai mudar nas pessoas que ousarem roubar um celular daqui para frente”, disse o presidente no anúncio em São Paulo.

O presidente defendeu a medida para reduzir a violência no País.

“A gente quer punir quem rouba, a gente quer punir quem vende, a gente quer punir o crime organizado. Mas é importante que você tenha mais cuidado ao utilizar o celular porque é um patrimônio seu”.

Contra a cadeia criminosa

O secretário nacional de Segurança Pública, Francisco Lucas Veloso, explicou que a iniciativa representa uma mudança na estratégia de combate aos crimes patrimoniais relacionados a dispositivos móveis. “Essa é uma nova etapa de um programa que vai combater efetivamente o roubo, furto e toda a cadeia criminosa que envolve os celulares”, disse.

A plataforma deve reunir dados do Programa Celular Seguro, boletins de ocorrência registrados pelas Polícias Civis, operadoras de telefonia, sistemas nacionais de segurança pública, Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI) da Anatel e ABR Telecom. Inicialmente já há informações com mais de 3,3 milhões de aparelhos aptos à recuperação.

“A plataforma é um cadastro negativo, é o Serasa dos celulares roubados”, disse o secretário. Uma das inovações do programa é o chamado “Modo Recuperação”. A ideia é que o IMEI (número de registro do aparelho) permaneça ativo e passe a ser monitorado nacionalmente. O governo explica que, quando uma nova linha telefônica for habilitada no dispositivo, o sistema identificará a utilização do aparelho e iniciará o fluxo de recuperação.

O governo poderá identificar aparelhos com registro de roubo ou furto em utilização e encaminhar notificações aos usuários para devolução voluntária e regularização da situação junto às autoridades policiais.

Ferramenta de consulta

Uma novidade é a criação de uma ferramenta pública de consulta. Isso porque, antes de adquirir um celular de terceiros, qualquer pessoa vai poder verificar, no aplicativo ou portal do Celular Seguro, se o aparelho possui algum registro de restrição.

A consulta será feita a partir do número IMEI e retornará apenas duas possibilidades: "Sem Restrição" ou "Com Restrição". A ideia é que a recuperação dos aparelhos seja realizada pelas Polícias Civis dos estados. A tecnologia que inspira a nova fase já foi adotada no Piauí, Amazonas, Bahia e Ceará.

Ele explicou que o trabalho é fazer a integração nacional das informações. O secretário acrescentou que há, em média, 1 milhão de celulares roubados por ano no Brasil registrados via boletim de ocorrência. Inclusive, o próprio governo considera que pode haver subnotificação.

“O celular hoje traz identidade e aplicativos bancários, por exemplo. Ninguém vive mais sem celular (...) A gente percebeu que existe um mercado que muita gente lucra milhões com o comércio ilegal de celular roubado, com a fraude digital e com outros crimes”, afirmou.

Consciência

A aposta do governo também é recuperar telefones roubados com o consumidor final. Com um banco de informações, as pessoas que compram celulares, de forma informal, poderão verificar se trata de um aparelho que não foi roubado ou perdido. O Banco Nacional de celulares com restrição terão informações de todas as unidades da federação.

“Quando uma pessoa devolver um celular com restrição, estará desestimulando o crime e salvando a vida de alguém que não vai ser mais assassinado num assalto, que não vai ter mais um bem subtraído”, disse o secretário nacional de segurança pública.

fonte - agência brasil.

Conheça as quadrilhas selecionadas para o Arraiá do Bera 2026 em Porto Velho

Dez grupos vão concorrer ao título da competição junina, que distribuirá R$ 45 mil em premiação entre os vencedores...

As quadrilhas juninas que irão disputar o concurso do Arraiá do Bera 2026 já estão definidas. A ordem de apresentação dos grupos foi conhecida durante sorteio pela Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), reunindo representantes das agremiações inscritas para a competição.

O processo ocorreu após o encerramento das inscrições, finalizadas no último dia 20 de junho. Ao todo, dez quadrilhas garantiram participação no Arraiá do Bera, que acontecerá entre os dias 25 a 28 de junho, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Participam da disputa as quadrilhas:

  • Coração Dourado
  • Mocidade Junina
  • Rosas de Ouro
  • Junina Tradição
  • Nação Caipira
  • Jucadiro
  • Nova Junina do Orgulho
  • Os Matutos do Socialista
  • Flor da Primavera
  • Rádio Farol
Débora Figueiredo destacou a importância do concurso para a valorização das manifestações culturais da capital

As apresentações serão distribuídas ao longo dos três primeiros dias de competição. No dia 25 de junho, três quadrilhas se apresentam no tablado; no dia 26, outras três entram em cena; e, no dia 27 de junho, as quatro últimas encerram a disputa.

A competição contará com premiação total de R$ 45 mil. A quadrilha campeã receberá R$ 20 mil. O segundo lugar será premiado com R$ 15 mil e a terceira colocada receberá R$ 10 mil.

A presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Débora Figueiredo, destacou a importância do concurso para a valorização das manifestações culturais da capital.

“O Arraiá do Bera é uma grande vitrine para os nossos grupos folclóricos e para os artistas que mantêm viva a tradição junina em Porto Velho. Estamos muito felizes com a participação das quadrilhas e com o envolvimento das comunidades que se dedicam durante todo o ano para apresentar seus espetáculos ao público.”

Além da competição junina, o evento contará com apresentações culturais, atrações musicais, bois-bumbás, praça de alimentação, área infantil e espaços voltados para toda a família.

Segundo a organização, a expectativa é receber milhares de visitantes durante os quatro dias de programação, consolidando o Arraiá do Bera como um dos maiores eventos culturais do município.

Para o prefeito Léo Moraes, a competição representa um importante incentivo à cultura popular e ao trabalho desenvolvido pelos grupos folclóricos da cidade. “As quadrilhas juninas carregam histórias, tradições e o sentimento de pertencimento das comunidades. O Arraiá do Bera foi criado para valorizar essa cultura tão forte em Porto Velho e proporcionar um espaço onde nossos artistas possam mostrar seu talento para toda a população. Tenho certeza de que será uma festa inesquecível para os participantes e para o público.”

Texto: Jhon Silva

Edição: Secom

Fotos: Hellon Luiz/ José Carlos

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

Nova 364 promove ações educativas sobre descarte correto de resíduos na BR-364

A Nova 364 realizou em Ji-Paraná e Porto Velho ações educativas voltadas à conscientização de motoristas e passageiros sobre a importância do descarte correto de resíduos ao longo da BR-364, como parte da programação da Semana do Meio Ambiente. O objetivo é alertar sobre os efeitos do descarte irregular de lixo nas margens da rodovia no meio ambiente e na segurança viária. 


As ações foram realizadas no dia 1º de junho, na Base da PRF em Ji-Paraná, e no dia 2 de junho, na Base da PRF em Porto Velho, reunindo equipes da concessionária, representantes das instituições parceiras e agentes da Polícia Rodoviária Federal. 

As atividades contaram com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam); e das secretarias de Meio Ambiente de Ji-Paraná e de Porto Velho. 

Além da distribuição de material informativo e das orientações, foram doados mix de sementes e mudas de árvores. Em Ji-Paraná, a ação contemplou a entrega de 80 mudas de ipê e boliviana, além de 100 unidades de mix de sementes. Já em Porto Velho, os participantes receberam 150 mudas de árvores frutíferas, entre elas tamarindo, acerola, pitomba, açaí e goiaba, bem como 100 unidades de mix de sementes. 

Resultados

A ação alcançou cerca de 1.000 usuários da rodovia. As atividades integram o conjunto de iniciativas da Nova 364 voltadas à promoção da segurança viária, da preservação ambiental e da conscientização dos usuários sobre a responsabilidade compartilhada na conservação da rodovia e do meio ambiente.

A Nova 364 reforça que pequenas atitudes fazem a diferença. Armazenar os resíduos dentro do veículo até encontrar um local adequado para descarte contribui para manter a rodovia mais limpa, segura e sustentável para todos. 

Qualquer resíduo jogado na rodovia pode contaminar o solo e os recursos hídricos, além de atrair animais para a pista, aumentando o risco de acidentes e comprometendo a conservação da faixa de domínio da rodovia.

FONTE - ASSESSORIA.

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Recursos contemplam investimentos na estrutura da autarquia e pagamento do auxílio-alimentação dos servidores...

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo que autorizam a abertura de créditos adicionais para a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO).

Somados, os projetos liberam R$ 11.835.735,93 para investimentos na estrutura do órgão e custeio do auxílio-alimentação dos servidores.
O primeiro projeto, o PL 1422/20, autoriza a abertura de crédito adicional suplementar por superávit financeiro de 2025, no valor de R$ 9.171.735,93. Os recursos serão destinados ao fortalecimento das atividades desenvolvidas pela Emater em todo o Estado.

Do total aprovado, R$ 8,1 milhões serão aplicados na aquisição de máquinas, veículos e equipamentos para ampliar a capacidade operacional da autarquia. O restante será destinado à compra de materiais de consumo para atividades de campo, contratação de serviços terceirizados, pagamento de diárias das equipes técnicas, distribuição de materiais e insumos agrícolas, execução de convênios federais, recursos vinculados específicos e despesas de manutenção administrativa relacionadas à aquisição de equipamentos.

Já o segundo projeto, PL 1464/2026, autoriza a abertura de crédito adicional suplementar por anulação no valor de R$ 2.664.000,00, para recomposição da dotação orçamentária necessária ao pagamento do auxílio-alimentação dos servidores da Emater.

Segundo a justificativa do Poder Executivo, a suplementação tornou-se necessária após a atualização do valor do benefício prevista na legislação estadual. O governo informa ainda que os recursos têm origem na redução das despesas com pessoal registrada entre abril de 2025 e abril deste ano, permitindo o remanejamento orçamentário sem impacto negativo nas contas da autarquia.

Texto: Elianio Nascimento | Jornalista Secom ALE/RO
Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO

Três policiais militares perdem cargos e são condenados por esquema de agiotagem com ameaças e violência em Rondônia

Os réus foram responsabilizados por crimes como organização criminosa, usura, extorsão, falsidade ideológica e coação no curso do processo...

FOTO - MP/RO

A Justiça condenou três policiais militares de Rondônia e decretou a perda dos cargos públicos por envolvimento em uma organização criminosa especializada em empréstimos ilegais, cobrança de juros abusivos e recuperação de dívidas por meio de ameaças, intimidação e violência. Outros integrantes do grupo também receberam condenações.

A decisão é resultado das investigações da Operação Soldados da Usura, conduzida pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO). Os réus foram responsabilizados por crimes como organização criminosa, usura, extorsão, falsidade ideológica e coação no curso do processo.

As penas variam conforme a participação de cada condenado e ultrapassam 21 anos de prisão em regime fechado. Também foram aplicadas condenações superiores a 17, 15 e 14 anos de reclusão, além da determinação de pagamento de indenizações às vítimas.

A sentença ainda fixou indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 100 mil, recurso que será destinado ao Fundo de Reconstituição de Bens Lesados (FRBL).

As investigações apontaram que o grupo atuava concedendo empréstimos clandestinos com juros elevados e utilizava armas de fogo, ameaças e agressões físicas para obrigar as vítimas a quitar as dívidas. Segundo o Ministério Público, a organização continuou operando mesmo após a prisão de parte dos integrantes.

A Operação Soldados da Usura foi deflagrada em fevereiro de 2025. Na primeira fase, três policiais militares e outras seis pessoas foram presas preventivamente. Já na segunda etapa, realizada em Porto Velho e Buritis, foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão, além do bloqueio de bens, veículos e valores que ultrapassaram R$ 2,7 milhões.

As investigações tiveram início após denúncia encaminhada à Corregedoria-Geral da Polícia Militar de Rondônia, que apontava a participação de policiais em práticas de agiotagem, extorsão e outros crimes. 

O Ministério Público informou que o grupo também é investigado por lavagem de dinheiro, estelionato e outras infrações que seguem sob apuração.

LEIA MAISMPRO obtém condenação de integrantes de organização criminosa investigada na Operação “Soldados da Usura”

Delcy Rodríguez declara emergência na Venezuela após terremotos; veja

Tremores de magnitudes 7,2 e 7,5 atingiram o país; especialistas estimam alto número de vítimas e danos extensos...

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou que vai declarar estado de emergência após os fortes terremotos que atingiram o país.

Um terremoto poderoso sacudiu a costa norte da Venezuela na quarta-feira (24), provocando o desabamento de edifícios em Caracas.

Segundo o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos), o tremor teve magnitude preliminar de 7,5. Ele ocorreu apenas 40 segundos depois de um tremor precursor de magnitude 7,2 que atingiu a região.

O que sabemos sobre os terremotos na Venezuela

De acordo com os Centros de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos, existia a possibilidade de ocorrência de ondas de tsunami perigosas em áreas costeiras localizadas a menos de 300 quilômetros do epicentro. O alerta foi cancelado algum tempo depois.

Segundo a presidente interina, vários países ofereceram ajuda humanitária, incluindo o Brasil. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que, até a publicação do comunicado, divulgado por volta das 22h, não há notícias de brasileiros atingidos pelos tremores.

Delcy Rodríguez ainda confirmou que o Aeroporto Internacional em Caracas está fechado por causa dos danos. Imagens divulgadas por uma testemunha mostraram a destruição causada no Aeroporto Internacional Simón Bolívar.

Um vídeo mostra pessoas correndo, destroços pelo chão e a estrutura do aeroporto destruída. Até agora, não há informações oficiais sobre vítimas ou a extensão dos danos.


FONTE - Da CNN Brasil*.

Publicidade