Últimas Notícias
Brasil

Lula cria plataforma para coibir roubos de celulares e vendas ilegais

Presidente assinou na terça decreto do "celular seguro"...

São Paulo (SP), 23/06/2026 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante anúncio sobre o Programa Celular Seguro. Foto: Ricardo Stuckert/PR
© Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula assinou, nesta terça (23), um decreto que transformou o Projeto “Celular Seguro” em política pública permanente. A legislação criou o Banco Nacional de Celulares com Restrição (BNCR), uma plataforma para reunir informações de aparelhos roubados, furtados ou extraviados em todo o País.

“A partir desse decreto, muita coisa vai mudar na atuação do governo federal, dos governos estaduais e também muita coisa vai mudar nas pessoas que ousarem roubar um celular daqui para frente”, disse o presidente no anúncio em São Paulo.

O presidente defendeu a medida para reduzir a violência no País.

“A gente quer punir quem rouba, a gente quer punir quem vende, a gente quer punir o crime organizado. Mas é importante que você tenha mais cuidado ao utilizar o celular porque é um patrimônio seu”.

Contra a cadeia criminosa

O secretário nacional de Segurança Pública, Francisco Lucas Veloso, explicou que a iniciativa representa uma mudança na estratégia de combate aos crimes patrimoniais relacionados a dispositivos móveis. “Essa é uma nova etapa de um programa que vai combater efetivamente o roubo, furto e toda a cadeia criminosa que envolve os celulares”, disse.

A plataforma deve reunir dados do Programa Celular Seguro, boletins de ocorrência registrados pelas Polícias Civis, operadoras de telefonia, sistemas nacionais de segurança pública, Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI) da Anatel e ABR Telecom. Inicialmente já há informações com mais de 3,3 milhões de aparelhos aptos à recuperação.

“A plataforma é um cadastro negativo, é o Serasa dos celulares roubados”, disse o secretário. Uma das inovações do programa é o chamado “Modo Recuperação”. A ideia é que o IMEI (número de registro do aparelho) permaneça ativo e passe a ser monitorado nacionalmente. O governo explica que, quando uma nova linha telefônica for habilitada no dispositivo, o sistema identificará a utilização do aparelho e iniciará o fluxo de recuperação.

O governo poderá identificar aparelhos com registro de roubo ou furto em utilização e encaminhar notificações aos usuários para devolução voluntária e regularização da situação junto às autoridades policiais.

Ferramenta de consulta

Uma novidade é a criação de uma ferramenta pública de consulta. Isso porque, antes de adquirir um celular de terceiros, qualquer pessoa vai poder verificar, no aplicativo ou portal do Celular Seguro, se o aparelho possui algum registro de restrição.

A consulta será feita a partir do número IMEI e retornará apenas duas possibilidades: "Sem Restrição" ou "Com Restrição". A ideia é que a recuperação dos aparelhos seja realizada pelas Polícias Civis dos estados. A tecnologia que inspira a nova fase já foi adotada no Piauí, Amazonas, Bahia e Ceará.

Ele explicou que o trabalho é fazer a integração nacional das informações. O secretário acrescentou que há, em média, 1 milhão de celulares roubados por ano no Brasil registrados via boletim de ocorrência. Inclusive, o próprio governo considera que pode haver subnotificação.

“O celular hoje traz identidade e aplicativos bancários, por exemplo. Ninguém vive mais sem celular (...) A gente percebeu que existe um mercado que muita gente lucra milhões com o comércio ilegal de celular roubado, com a fraude digital e com outros crimes”, afirmou.

Consciência

A aposta do governo também é recuperar telefones roubados com o consumidor final. Com um banco de informações, as pessoas que compram celulares, de forma informal, poderão verificar se trata de um aparelho que não foi roubado ou perdido. O Banco Nacional de celulares com restrição terão informações de todas as unidades da federação.

“Quando uma pessoa devolver um celular com restrição, estará desestimulando o crime e salvando a vida de alguém que não vai ser mais assassinado num assalto, que não vai ter mais um bem subtraído”, disse o secretário nacional de segurança pública.

fonte - agência brasil.

Conheça as quadrilhas selecionadas para o Arraiá do Bera 2026 em Porto Velho

Dez grupos vão concorrer ao título da competição junina, que distribuirá R$ 45 mil em premiação entre os vencedores...

As quadrilhas juninas que irão disputar o concurso do Arraiá do Bera 2026 já estão definidas. A ordem de apresentação dos grupos foi conhecida durante sorteio pela Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), reunindo representantes das agremiações inscritas para a competição.

O processo ocorreu após o encerramento das inscrições, finalizadas no último dia 20 de junho. Ao todo, dez quadrilhas garantiram participação no Arraiá do Bera, que acontecerá entre os dias 25 a 28 de junho, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Participam da disputa as quadrilhas:

  • Coração Dourado
  • Mocidade Junina
  • Rosas de Ouro
  • Junina Tradição
  • Nação Caipira
  • Jucadiro
  • Nova Junina do Orgulho
  • Os Matutos do Socialista
  • Flor da Primavera
  • Rádio Farol
Débora Figueiredo destacou a importância do concurso para a valorização das manifestações culturais da capital

As apresentações serão distribuídas ao longo dos três primeiros dias de competição. No dia 25 de junho, três quadrilhas se apresentam no tablado; no dia 26, outras três entram em cena; e, no dia 27 de junho, as quatro últimas encerram a disputa.

A competição contará com premiação total de R$ 45 mil. A quadrilha campeã receberá R$ 20 mil. O segundo lugar será premiado com R$ 15 mil e a terceira colocada receberá R$ 10 mil.

A presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Débora Figueiredo, destacou a importância do concurso para a valorização das manifestações culturais da capital.

“O Arraiá do Bera é uma grande vitrine para os nossos grupos folclóricos e para os artistas que mantêm viva a tradição junina em Porto Velho. Estamos muito felizes com a participação das quadrilhas e com o envolvimento das comunidades que se dedicam durante todo o ano para apresentar seus espetáculos ao público.”

Além da competição junina, o evento contará com apresentações culturais, atrações musicais, bois-bumbás, praça de alimentação, área infantil e espaços voltados para toda a família.

Segundo a organização, a expectativa é receber milhares de visitantes durante os quatro dias de programação, consolidando o Arraiá do Bera como um dos maiores eventos culturais do município.

Para o prefeito Léo Moraes, a competição representa um importante incentivo à cultura popular e ao trabalho desenvolvido pelos grupos folclóricos da cidade. “As quadrilhas juninas carregam histórias, tradições e o sentimento de pertencimento das comunidades. O Arraiá do Bera foi criado para valorizar essa cultura tão forte em Porto Velho e proporcionar um espaço onde nossos artistas possam mostrar seu talento para toda a população. Tenho certeza de que será uma festa inesquecível para os participantes e para o público.”

Texto: Jhon Silva

Edição: Secom

Fotos: Hellon Luiz/ José Carlos

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

Nova 364 promove ações educativas sobre descarte correto de resíduos na BR-364

A Nova 364 realizou em Ji-Paraná e Porto Velho ações educativas voltadas à conscientização de motoristas e passageiros sobre a importância do descarte correto de resíduos ao longo da BR-364, como parte da programação da Semana do Meio Ambiente. O objetivo é alertar sobre os efeitos do descarte irregular de lixo nas margens da rodovia no meio ambiente e na segurança viária. 


As ações foram realizadas no dia 1º de junho, na Base da PRF em Ji-Paraná, e no dia 2 de junho, na Base da PRF em Porto Velho, reunindo equipes da concessionária, representantes das instituições parceiras e agentes da Polícia Rodoviária Federal. 

As atividades contaram com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam); e das secretarias de Meio Ambiente de Ji-Paraná e de Porto Velho. 

Além da distribuição de material informativo e das orientações, foram doados mix de sementes e mudas de árvores. Em Ji-Paraná, a ação contemplou a entrega de 80 mudas de ipê e boliviana, além de 100 unidades de mix de sementes. Já em Porto Velho, os participantes receberam 150 mudas de árvores frutíferas, entre elas tamarindo, acerola, pitomba, açaí e goiaba, bem como 100 unidades de mix de sementes. 

Resultados

A ação alcançou cerca de 1.000 usuários da rodovia. As atividades integram o conjunto de iniciativas da Nova 364 voltadas à promoção da segurança viária, da preservação ambiental e da conscientização dos usuários sobre a responsabilidade compartilhada na conservação da rodovia e do meio ambiente.

A Nova 364 reforça que pequenas atitudes fazem a diferença. Armazenar os resíduos dentro do veículo até encontrar um local adequado para descarte contribui para manter a rodovia mais limpa, segura e sustentável para todos. 

Qualquer resíduo jogado na rodovia pode contaminar o solo e os recursos hídricos, além de atrair animais para a pista, aumentando o risco de acidentes e comprometendo a conservação da faixa de domínio da rodovia.

FONTE - ASSESSORIA.

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Recursos contemplam investimentos na estrutura da autarquia e pagamento do auxílio-alimentação dos servidores...

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo que autorizam a abertura de créditos adicionais para a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO).

Somados, os projetos liberam R$ 11.835.735,93 para investimentos na estrutura do órgão e custeio do auxílio-alimentação dos servidores.
O primeiro projeto, o PL 1422/20, autoriza a abertura de crédito adicional suplementar por superávit financeiro de 2025, no valor de R$ 9.171.735,93. Os recursos serão destinados ao fortalecimento das atividades desenvolvidas pela Emater em todo o Estado.

Do total aprovado, R$ 8,1 milhões serão aplicados na aquisição de máquinas, veículos e equipamentos para ampliar a capacidade operacional da autarquia. O restante será destinado à compra de materiais de consumo para atividades de campo, contratação de serviços terceirizados, pagamento de diárias das equipes técnicas, distribuição de materiais e insumos agrícolas, execução de convênios federais, recursos vinculados específicos e despesas de manutenção administrativa relacionadas à aquisição de equipamentos.

Já o segundo projeto, PL 1464/2026, autoriza a abertura de crédito adicional suplementar por anulação no valor de R$ 2.664.000,00, para recomposição da dotação orçamentária necessária ao pagamento do auxílio-alimentação dos servidores da Emater.

Segundo a justificativa do Poder Executivo, a suplementação tornou-se necessária após a atualização do valor do benefício prevista na legislação estadual. O governo informa ainda que os recursos têm origem na redução das despesas com pessoal registrada entre abril de 2025 e abril deste ano, permitindo o remanejamento orçamentário sem impacto negativo nas contas da autarquia.

Texto: Elianio Nascimento | Jornalista Secom ALE/RO
Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO

Três policiais militares perdem cargos e são condenados por esquema de agiotagem com ameaças e violência em Rondônia

Os réus foram responsabilizados por crimes como organização criminosa, usura, extorsão, falsidade ideológica e coação no curso do processo...

FOTO - MP/RO

A Justiça condenou três policiais militares de Rondônia e decretou a perda dos cargos públicos por envolvimento em uma organização criminosa especializada em empréstimos ilegais, cobrança de juros abusivos e recuperação de dívidas por meio de ameaças, intimidação e violência. Outros integrantes do grupo também receberam condenações.

A decisão é resultado das investigações da Operação Soldados da Usura, conduzida pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO). Os réus foram responsabilizados por crimes como organização criminosa, usura, extorsão, falsidade ideológica e coação no curso do processo.

As penas variam conforme a participação de cada condenado e ultrapassam 21 anos de prisão em regime fechado. Também foram aplicadas condenações superiores a 17, 15 e 14 anos de reclusão, além da determinação de pagamento de indenizações às vítimas.

A sentença ainda fixou indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 100 mil, recurso que será destinado ao Fundo de Reconstituição de Bens Lesados (FRBL).

As investigações apontaram que o grupo atuava concedendo empréstimos clandestinos com juros elevados e utilizava armas de fogo, ameaças e agressões físicas para obrigar as vítimas a quitar as dívidas. Segundo o Ministério Público, a organização continuou operando mesmo após a prisão de parte dos integrantes.

A Operação Soldados da Usura foi deflagrada em fevereiro de 2025. Na primeira fase, três policiais militares e outras seis pessoas foram presas preventivamente. Já na segunda etapa, realizada em Porto Velho e Buritis, foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão, além do bloqueio de bens, veículos e valores que ultrapassaram R$ 2,7 milhões.

As investigações tiveram início após denúncia encaminhada à Corregedoria-Geral da Polícia Militar de Rondônia, que apontava a participação de policiais em práticas de agiotagem, extorsão e outros crimes. 

O Ministério Público informou que o grupo também é investigado por lavagem de dinheiro, estelionato e outras infrações que seguem sob apuração.

LEIA MAISMPRO obtém condenação de integrantes de organização criminosa investigada na Operação “Soldados da Usura”

Delcy Rodríguez declara emergência na Venezuela após terremotos; veja

Tremores de magnitudes 7,2 e 7,5 atingiram o país; especialistas estimam alto número de vítimas e danos extensos...

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou que vai declarar estado de emergência após os fortes terremotos que atingiram o país.

Um terremoto poderoso sacudiu a costa norte da Venezuela na quarta-feira (24), provocando o desabamento de edifícios em Caracas.

Segundo o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos), o tremor teve magnitude preliminar de 7,5. Ele ocorreu apenas 40 segundos depois de um tremor precursor de magnitude 7,2 que atingiu a região.

O que sabemos sobre os terremotos na Venezuela

De acordo com os Centros de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos, existia a possibilidade de ocorrência de ondas de tsunami perigosas em áreas costeiras localizadas a menos de 300 quilômetros do epicentro. O alerta foi cancelado algum tempo depois.

Segundo a presidente interina, vários países ofereceram ajuda humanitária, incluindo o Brasil. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que, até a publicação do comunicado, divulgado por volta das 22h, não há notícias de brasileiros atingidos pelos tremores.

Delcy Rodríguez ainda confirmou que o Aeroporto Internacional em Caracas está fechado por causa dos danos. Imagens divulgadas por uma testemunha mostraram a destruição causada no Aeroporto Internacional Simón Bolívar.

Um vídeo mostra pessoas correndo, destroços pelo chão e a estrutura do aeroporto destruída. Até agora, não há informações oficiais sobre vítimas ou a extensão dos danos.


FONTE - Da CNN Brasil*.

Regularização Fundiária impulsiona desenvolvimento urbano e valorização do Terra Prometida

Ação garante segurança jurídica aos moradores e contribui para o crescimento ordenado da região...

A iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Semdec), representa um importante instrumento de desenvolvimento urbano, que promove a organização territorial, a valorização dos imóveis e a melhoria da qualidade de vida das famílias. No bairro Terra Prometida, zona Sul da capital, a ação de Regularização Fundiária está transformando a realidade da comunidade e fortalecendo o crescimento da região.

Ao garantir a legalização dos imóveis, a regularização fundiária oferece mais segurança jurídica aos proprietários e cria condições para que o bairro avance de forma planejada. Com a documentação em dia, os moradores passam a ter acesso facilitado a financiamentos para construção e melhorias habitacionais, além de maior tranquilidade para investir em seus imóveis.

Dentre as atividades realizadas pelas equipes de atendimento, estão:

- Abertura de processos administrativos individuais.
- Cadastro e atualização de informações dos beneficiários.
- Levantamento socioeconômico das famílias.
- Vistorias técnicas nos imóveis.
- Coleta e conferência documental.
- Atualização de dados cadastrais necessários para a continuidade da REURB.

Benefícios da iniciativa também se refletem diretamente na valorização dos imóveis da região

Os benefícios também refletem diretamente na valorização patrimonial. Imóveis regularizados tendem a ganhar valor de mercado, ampliando as oportunidades para as famílias e fortalecendo a economia local.

Outro impacto importante está relacionado ao planejamento urbano, permitindo que o município tenha informações mais precisas sobre a ocupação da área, contribuindo para a implementação de políticas públicas e investimentos em infraestrutura, mobilidade, saneamento e serviços essenciais.

Para o prefeito Léo Moraes, a Regularização Fundiária é uma ferramenta estratégica para promover desenvolvimento e cidadania.

"Essa ação beneficia diretamente as famílias, mas seus efeitos alcançam toda a cidade. Quando um bairro é regularizado, ele ganha mais oportunidades de desenvolvimento, atrai investimentos e fortalece o sentimento de pertencimento da comunidade. Estamos trabalhando para garantir segurança jurídica aos moradores e, ao mesmo tempo, construir uma Porto Velho mais organizada, moderna e preparada para crescer de forma sustentável".

Além de assegurar direitos aos moradores, a iniciativa contribui para a redução da informalidade e fortalece a integração das comunidades ao planejamento urbano do município.

A ação segue em andamento até o dia 04 de Julho e representa mais um passo da Prefeitura de Porto Velho na promoção da cidadania, da inclusão social e do desenvolvimento urbano.

Texto: Letícia Regis
Edição: Secom
Foto: Hellon Luiz

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Michelle nega "briga" após vídeo com críticas a Flávio: "Não tenho raiva"

Ex-primeira-dama afirma que apenas buscou esclarecer a situação e que irá trabalhar junto do partido para derrotar o "atual desgoverno"...


A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou uma mensagem em suas redes sociais na manhã desta quinta-feira (25) em que apazigua sua relação com o enteado e pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL). "Não há briga, nem competição." No dia anterior, Michelle publicou um vídeo afirmando que foi desrespeitada e maltratada pelo enteado.

Michelle abre a nota com a afirmação de que não tem raiva de ninguém: "apenas esclareci uma situação que estava sendo deturpada".

O desentendimento entre os dois surgiu por conta da recusa da ex-primeira-dama em apoiar a pré-candidatura do ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes (PSDB) ao governo do Ceará, opção feita pelo PL e defendida por Flávio.

Ainda na definição da chapa que concorrerá a cargos no estado, outra rusga surge da rejeição do nome da vice-presidente nacional do PL Mulher, Priscila Costa, aliada de Michelle, para uma vaga ao Senado. Flávio Bolsonaro teria entrado em acordo com o deputado federal André Fernandes (PL-CE) para que a vaga fosse de Alcides Fernandes (PL-CE), pai de André Fernandes.

Na sequência da nota desta manhã, a presidente do PL Mulher afirma que os membros da sigla irão "todos trabalhar juntos para derrotar o atual desgoverno". Como mostrou a CNN, integrantes do PL avaliaram que a ex-primeira-dama extrapolou limites com os comentários do vídeo da última quarta-feira (24).

"Não há briga, nem competição. Peço apenas que não retirem trechos da minha fala de contexto para gerar confusão. Uma nova história será escrita com verdade, clareza e respeito", finaliza.

LEIA MAIS - Ele foi muito ríspido, me desrespeitou e me maltratou”, diz Michelle sobre Flávio

*Sob supervisão de Renata Souza

FONTE - Lucas Massei, da CNN Brasil*, São Paulo.

Quatro pessoas m*rrem em três acidentes registrados na BR-364 em menos de nove horas em Rondônia

As ocorrências foram registradas nos municípios de Presidente Médici, Jaru e Candeias do Jamari, em um intervalo...

Quatro pessoas perderam a vida em três graves acidentes registrados na terça-feira (23) ao longo da BR-364, em Rondônia. As ocorrências foram registradas nos municípios de Presidente Médici, Jaru e Candeias do Jamari, em um intervalo inferior a nove horas, reforçando a sequência de tragédias na principal rodovia federal do estado.

O primeiro acidente aconteceu por volta das 6h45, no km 332 da BR-364, entre Presidente Médici e Ji-Paraná. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma tentativa de ultrapassagem em local proibido resultou no capotamento de uma caminhonete. O empresário Keniel Luiz Alves, de 26 anos, chegou a ser socorrido e encaminhado para um hospital em Ji-Paraná, mas não resistiu aos ferimentos.

Pouco menos de duas horas depois, às 8h41, um novo acidente foi registrado no km 417 da rodovia, em Jaru. O casal Saulo Henrique de Castro dos Santos, de 25 anos, e Maria Luiza Neves de Lima, de 22, seguia de motocicleta quando se envolveu em uma colisão com outra moto. Após a queda, ambos foram atropelados por um caminhão que trafegava pela rodovia e morreram no local.

De acordo com a PRF, os condutores da outra motocicleta e do caminhão deixaram o local sem prestar socorro. Horas depois, o motociclista envolvido compareceu às autoridades para prestar esclarecimentos.

O terceiro acidente fatal ocorreu às 14h55, no km 650 da BR-364, em Candeias do Jamari. Duas caminhonetes colidiram frontalmente, provocando a morte de Genilcy do Nascimento Brito, de 54 anos, servidora da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). Ela ficou presa às ferragens e morreu antes da chegada do socorro. Outras vítimas receberam atendimento das equipes de resgate.

As circunstâncias dos três acidentes serão investigadas pelas autoridades competentes.

Em nota, a Nova 364 Concessionária informou que mantém monitoramento permanente da rodovia, com serviços de atendimento pré-hospitalar, guinchos e equipes de apoio. 

A empresa também afirmou que já realizou mais de 36 mil atendimentos desde o início da concessão, além de investir em melhorias na infraestrutura, recuperação do pavimento e reforço da sinalização ao longo da BR-364.

LEIA MAIS - Imagens mostram momento de acidente que tirou a vida de jovem empresário em Rondônia

LEIA MAIS - Tragédia na BR-364 deixa casal m*rto; motoristas fogem sem prestar socorrol

Aberto à comunidade, Arraial do MPRO terá apresentações culturais e espaço infantil gratuito

Em mais um momento de integração com a comunidade, o tradicional Arraial do MPRO será realizado na próxima sexta-feira (26/6), em área lateral ao prédio do Ministério Público de Rondônia, na rua José Bonifácio, nº 1566, no bairro Olaria, na capital, a partir das 19h. O evento terá uma série de atrações, que incluem comércio de alimentos, apresentações culturais e espaço infantil gratuito, com oferta de brinquedos infláveis e recreadores.


A atividade integra o rol de ações desenvolvidas pela instituição para promover aproximação com a sociedade, por meio da promoção de cultura e lazer. O evento é voltado à comunidade, integrantes do MPRO e familiares.

O arraial terá na programação apresentações de dança com as Meninas da Terceira Idade do Sesc; Companhia de Dança EBA; Quadrilha Nação Caipira, Quadrilha formada por membros e servidores do MPRO, além de shows com artistas locais. No local, será montada uma grande praça de alimentação com mesas e cadeiras para o público. Outra atração do evento será o espaço infantil gratuito.

Uma realização da Procuradoria-Geral de Justiça, o evento é realizado com apoio da Associação do Ministério Público de Rondônia (Ampro) e Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia (Sinsempro)

Serviço

Arraial do MPRO

Dia: Sexta-feira (26/6)
Horário: 19h
Local: Rua José Bonifácio, 1566, Paróquia Nossa Senhora do Rosário, ao lado do prédio do MPRO

fonte - MPRO.

Coração Dourado carrega emoção e responsabilidade na abertura do Arraiá do Bera

Quadrilha do bairro Mariana será a responsável por abrir o concurso junino e promete emocionar...

Quando as luzes da arena se acenderem e os primeiros acordes ecoarem pelo Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, será a Quadrilha Junina Coração Dourado a responsável por dar início a um dos momentos mais aguardados do Arraiá do Bera.

Marcos Douglas afirma que a ansiedade aumenta diariamente

Mas antes da apresentação, existe uma mistura de sentimentos que acompanha cada integrante. Entre eles está Marcos Douglas, noivo da quadrilha e integrante da agremiação há cinco anos. Para ele, a ansiedade aumenta a cada dia que passa. "A expectativa é muito grande. Tem muito nervosismo também. Estamos ensaiando todos os dias, de segunda a sexta-feira. Vai ser a primeira vez que eu vou dançar e competir no Bera, então o nervosismo está grande".

Fundada há nove anos no bairro Mariana, a Coração Dourado nasceu do amor pela cultura popular e, ao longo do tempo, tornou-se uma das representantes do movimento junino da comunidade. Os ensaios acontecem na praça do bairro, espaço que se transforma em ponto de encontro para brincantes, familiares e moradores que acompanham de perto a preparação para a temporada junina.

Neste ano, a responsabilidade será ainda maior. A quadrilha foi sorteada para abrir o concurso do Arraiá do Bera, tornando-se a primeira agremiação a entrar na arena durante a disputa.

Ser a primeira apresentação significa carregar o desafio de abrir oficialmente a competição, enfrentar o nervosismo inicial e dar o tom da festa para o público e para os jurados.

Integrante há cinco anos, Diogo da Silva dá vida ao personagem Lampião na quadrilha

Quem conhece bem essa sensação é Diogo da Silva, personagem Lampião da quadrilha e integrante do grupo há cinco anos. "O Arraiá do Bera é um lugar especial. Eu dancei lá no ano passado e senti uma energia diferente. A gente pode entrar na arena vinte vezes que as vinte vezes vai dar aquele nervosismo. Mas a gente dança porque gosta, porque sente essa energia do São João".

Apesar da responsabilidade de abrir o concurso, os integrantes garantem que a preparação segue intensa e focada em entregar um grande espetáculo ao público.

Neste ano, a Coração Dourado levará para a arena o tema "Legado do Rio Madeira", uma homenagem a um dos maiores símbolos da história, da cultura e do desenvolvimento de Porto Velho.

A proposta é contar, por meio da dança, da música e dos personagens, a importância do rio que ajudou a construir a identidade da capital rondoniense e segue sendo parte fundamental da vida de milhares de pessoas.

"Nosso tema vai falar um pouco sobre o Rio Madeira. É o Legado do Rio Madeira. Vamos contar um pouco dessa história para o público", adianta Marcos Douglas.

Expectativa é que o espetáculo emocione quem estiver presente

A expectativa é que o espetáculo emocione quem estiver presente e apresente ao público uma narrativa conectada às raízes culturais da região.

Para o prefeito Léo Moraes, a participação do Coração Dourado representa o espírito que o Arraiá do Bera busca valorizar. "A cultura popular é construída por pessoas que se dedicam durante meses para manter viva a tradição junina. Ver uma quadrilha da comunidade do Mariana abrir o concurso mostra a força dos nossos bairros e o talento dos nossos brincantes. Tenho certeza de que será uma apresentação emocionante para todos que estiverem prestigiando o evento".

O Arraiá do Bera acontece entre os dias 25 e 28 de junho, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. O evento promovido pela Prefeitura de Porto Velho reunirá quadrilhas juninas, apresentações culturais e atrações musicais, além da competição que distribuirá R$ 45 mil em premiações. A quadrilha campeã receberá R$ 20 mil, o segundo lugar R$ 15 mil e o terceiro colocado R$ 10 mil.

E quando chegar a hora da abertura, a Coração Dourado terá a missão de dar o primeiro passo na arena. Um momento carregado de nervosismo, responsabilidade e orgulho para uma quadrilha que carrega no nome e na história a paixão pelo São João.

Texto: Jhon Silva
Edição: Secom
Fotos: Hellon Luiz

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Lula escolhe Teresa Leitão como nova líder do governo no Senado

Senadora ocupava cargo de líder da bancada do PT na Casa; escolha ocorre após saída de Jaques Wagner (PT-BA), alvo de operação da Polícia Federal na semana passada...


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado. A escolha ocorre após a saída de Jaques Wagner (PT-BA), que foi alvo de operação da PF (Polícia Federal) relacionada ao caso do Banco Master, na semana passada.

A senadora assumirá o cargo com a missão, segundo Lula, de articular a aprovação de duas PECs (Propostas de Emenda à Constituição) que são prioritárias para o governo sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a chamada PEC da Segurança Pública.

"Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros", disse Lula no X (antigo Twitter).

Teresa é vista como uma congressista com boas relações com oposição e governistas. Ela também está na metade do seu mandato de oito anos no Senado e não será candidata nas eleições deste ano, o que garante maior tempo para se dedicar à função de liderança na Casa.

"Agradeço ao presidente Lula pela confiança ao me convidar para assumir a Liderança do Governo no Senado. Conversamos nesta manhã, quando afirmei que assumo essa missão com os princípios que sempre orientaram minha trajetória pública: lealdade, diálogo, disciplina e trabalho", afirmou a senadora em suas redes sociais.

A CNN apurou que a escolha foi tratada diretamente por Lula e a senadora. A expectativa de integrantes do governo é que o ministro José Guimarães, da Secretaria de Relações Institucionais, intensifique sua atuação junto ao Senado.

Sob Jaques, a liderança do governo na Casa tinha atuação mais independente. Agora, com Teresa como líder, a avaliação interna é de que o ministro da SRI deve se envolver mais nas negociações das pautas prioritárias para o Executivo.

Jaques anunciou a saída da função depois de se reunir com Lula no Palácio da Alvorada, na quarta-feira (24). De acordo com o senador, a decisão foi tomada em "comum acordo" e após uma "conversa entre amigos". O afastamento de Jaques passou a ser defendido por aliados do governo para evitar maior desgaste na campanha do chefe do Executivo, que é pré-candidato à reeleição.

Na semana passada, o senador foi alvo de nova fase da operação Compliance Zero que mira o esquema de fraudes do Banco Master. As investigações da PF indicaram que Jaques teria recebido benefícios econômicos, de forma direta ou indireta, em troca de sua atuação em prol do Master no Senado. O senador nega as acusações e afirma que irá colaborar com as investigações.

fonte - Emilly Behnke, Duda Cambraia, da CNN Brasil, Brasília.

Publicidade