Últimas Notícias
Brasil

Regularização Fundiária impulsiona desenvolvimento urbano e valorização do Terra Prometida

Ação garante segurança jurídica aos moradores e contribui para o crescimento ordenado da região...

A iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Semdec), representa um importante instrumento de desenvolvimento urbano, que promove a organização territorial, a valorização dos imóveis e a melhoria da qualidade de vida das famílias. No bairro Terra Prometida, zona Sul da capital, a ação de Regularização Fundiária está transformando a realidade da comunidade e fortalecendo o crescimento da região.

Ao garantir a legalização dos imóveis, a regularização fundiária oferece mais segurança jurídica aos proprietários e cria condições para que o bairro avance de forma planejada. Com a documentação em dia, os moradores passam a ter acesso facilitado a financiamentos para construção e melhorias habitacionais, além de maior tranquilidade para investir em seus imóveis.

Dentre as atividades realizadas pelas equipes de atendimento, estão:

- Abertura de processos administrativos individuais.
- Cadastro e atualização de informações dos beneficiários.
- Levantamento socioeconômico das famílias.
- Vistorias técnicas nos imóveis.
- Coleta e conferência documental.
- Atualização de dados cadastrais necessários para a continuidade da REURB.

Benefícios da iniciativa também se refletem diretamente na valorização dos imóveis da região

Os benefícios também refletem diretamente na valorização patrimonial. Imóveis regularizados tendem a ganhar valor de mercado, ampliando as oportunidades para as famílias e fortalecendo a economia local.

Outro impacto importante está relacionado ao planejamento urbano, permitindo que o município tenha informações mais precisas sobre a ocupação da área, contribuindo para a implementação de políticas públicas e investimentos em infraestrutura, mobilidade, saneamento e serviços essenciais.

Para o prefeito Léo Moraes, a Regularização Fundiária é uma ferramenta estratégica para promover desenvolvimento e cidadania.

"Essa ação beneficia diretamente as famílias, mas seus efeitos alcançam toda a cidade. Quando um bairro é regularizado, ele ganha mais oportunidades de desenvolvimento, atrai investimentos e fortalece o sentimento de pertencimento da comunidade. Estamos trabalhando para garantir segurança jurídica aos moradores e, ao mesmo tempo, construir uma Porto Velho mais organizada, moderna e preparada para crescer de forma sustentável".

Além de assegurar direitos aos moradores, a iniciativa contribui para a redução da informalidade e fortalece a integração das comunidades ao planejamento urbano do município.

A ação segue em andamento até o dia 04 de Julho e representa mais um passo da Prefeitura de Porto Velho na promoção da cidadania, da inclusão social e do desenvolvimento urbano.

Texto: Letícia Regis
Edição: Secom
Foto: Hellon Luiz

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Michelle nega "briga" após vídeo com críticas a Flávio: "Não tenho raiva"

Ex-primeira-dama afirma que apenas buscou esclarecer a situação e que irá trabalhar junto do partido para derrotar o "atual desgoverno"...


A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou uma mensagem em suas redes sociais na manhã desta quinta-feira (25) em que apazigua sua relação com o enteado e pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL). "Não há briga, nem competição." No dia anterior, Michelle publicou um vídeo afirmando que foi desrespeitada e maltratada pelo enteado.

Michelle abre a nota com a afirmação de que não tem raiva de ninguém: "apenas esclareci uma situação que estava sendo deturpada".

O desentendimento entre os dois surgiu por conta da recusa da ex-primeira-dama em apoiar a pré-candidatura do ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes (PSDB) ao governo do Ceará, opção feita pelo PL e defendida por Flávio.

Ainda na definição da chapa que concorrerá a cargos no estado, outra rusga surge da rejeição do nome da vice-presidente nacional do PL Mulher, Priscila Costa, aliada de Michelle, para uma vaga ao Senado. Flávio Bolsonaro teria entrado em acordo com o deputado federal André Fernandes (PL-CE) para que a vaga fosse de Alcides Fernandes (PL-CE), pai de André Fernandes.

Na sequência da nota desta manhã, a presidente do PL Mulher afirma que os membros da sigla irão "todos trabalhar juntos para derrotar o atual desgoverno". Como mostrou a CNN, integrantes do PL avaliaram que a ex-primeira-dama extrapolou limites com os comentários do vídeo da última quarta-feira (24).

"Não há briga, nem competição. Peço apenas que não retirem trechos da minha fala de contexto para gerar confusão. Uma nova história será escrita com verdade, clareza e respeito", finaliza.

LEIA MAIS - Ele foi muito ríspido, me desrespeitou e me maltratou”, diz Michelle sobre Flávio

*Sob supervisão de Renata Souza

FONTE - Lucas Massei, da CNN Brasil*, São Paulo.

Quatro pessoas m*rrem em três acidentes registrados na BR-364 em menos de nove horas em Rondônia

As ocorrências foram registradas nos municípios de Presidente Médici, Jaru e Candeias do Jamari, em um intervalo...

Quatro pessoas perderam a vida em três graves acidentes registrados na terça-feira (23) ao longo da BR-364, em Rondônia. As ocorrências foram registradas nos municípios de Presidente Médici, Jaru e Candeias do Jamari, em um intervalo inferior a nove horas, reforçando a sequência de tragédias na principal rodovia federal do estado.

O primeiro acidente aconteceu por volta das 6h45, no km 332 da BR-364, entre Presidente Médici e Ji-Paraná. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma tentativa de ultrapassagem em local proibido resultou no capotamento de uma caminhonete. O empresário Keniel Luiz Alves, de 26 anos, chegou a ser socorrido e encaminhado para um hospital em Ji-Paraná, mas não resistiu aos ferimentos.

Pouco menos de duas horas depois, às 8h41, um novo acidente foi registrado no km 417 da rodovia, em Jaru. O casal Saulo Henrique de Castro dos Santos, de 25 anos, e Maria Luiza Neves de Lima, de 22, seguia de motocicleta quando se envolveu em uma colisão com outra moto. Após a queda, ambos foram atropelados por um caminhão que trafegava pela rodovia e morreram no local.

De acordo com a PRF, os condutores da outra motocicleta e do caminhão deixaram o local sem prestar socorro. Horas depois, o motociclista envolvido compareceu às autoridades para prestar esclarecimentos.

O terceiro acidente fatal ocorreu às 14h55, no km 650 da BR-364, em Candeias do Jamari. Duas caminhonetes colidiram frontalmente, provocando a morte de Genilcy do Nascimento Brito, de 54 anos, servidora da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). Ela ficou presa às ferragens e morreu antes da chegada do socorro. Outras vítimas receberam atendimento das equipes de resgate.

As circunstâncias dos três acidentes serão investigadas pelas autoridades competentes.

Em nota, a Nova 364 Concessionária informou que mantém monitoramento permanente da rodovia, com serviços de atendimento pré-hospitalar, guinchos e equipes de apoio. 

A empresa também afirmou que já realizou mais de 36 mil atendimentos desde o início da concessão, além de investir em melhorias na infraestrutura, recuperação do pavimento e reforço da sinalização ao longo da BR-364.

LEIA MAIS - Imagens mostram momento de acidente que tirou a vida de jovem empresário em Rondônia

LEIA MAIS - Tragédia na BR-364 deixa casal m*rto; motoristas fogem sem prestar socorrol

Aberto à comunidade, Arraial do MPRO terá apresentações culturais e espaço infantil gratuito

Em mais um momento de integração com a comunidade, o tradicional Arraial do MPRO será realizado na próxima sexta-feira (26/6), em área lateral ao prédio do Ministério Público de Rondônia, na rua José Bonifácio, nº 1566, no bairro Olaria, na capital, a partir das 19h. O evento terá uma série de atrações, que incluem comércio de alimentos, apresentações culturais e espaço infantil gratuito, com oferta de brinquedos infláveis e recreadores.


A atividade integra o rol de ações desenvolvidas pela instituição para promover aproximação com a sociedade, por meio da promoção de cultura e lazer. O evento é voltado à comunidade, integrantes do MPRO e familiares.

O arraial terá na programação apresentações de dança com as Meninas da Terceira Idade do Sesc; Companhia de Dança EBA; Quadrilha Nação Caipira, Quadrilha formada por membros e servidores do MPRO, além de shows com artistas locais. No local, será montada uma grande praça de alimentação com mesas e cadeiras para o público. Outra atração do evento será o espaço infantil gratuito.

Uma realização da Procuradoria-Geral de Justiça, o evento é realizado com apoio da Associação do Ministério Público de Rondônia (Ampro) e Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia (Sinsempro)

Serviço

Arraial do MPRO

Dia: Sexta-feira (26/6)
Horário: 19h
Local: Rua José Bonifácio, 1566, Paróquia Nossa Senhora do Rosário, ao lado do prédio do MPRO

fonte - MPRO.

Coração Dourado carrega emoção e responsabilidade na abertura do Arraiá do Bera

Quadrilha do bairro Mariana será a responsável por abrir o concurso junino e promete emocionar...

Quando as luzes da arena se acenderem e os primeiros acordes ecoarem pelo Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, será a Quadrilha Junina Coração Dourado a responsável por dar início a um dos momentos mais aguardados do Arraiá do Bera.

Marcos Douglas afirma que a ansiedade aumenta diariamente

Mas antes da apresentação, existe uma mistura de sentimentos que acompanha cada integrante. Entre eles está Marcos Douglas, noivo da quadrilha e integrante da agremiação há cinco anos. Para ele, a ansiedade aumenta a cada dia que passa. "A expectativa é muito grande. Tem muito nervosismo também. Estamos ensaiando todos os dias, de segunda a sexta-feira. Vai ser a primeira vez que eu vou dançar e competir no Bera, então o nervosismo está grande".

Fundada há nove anos no bairro Mariana, a Coração Dourado nasceu do amor pela cultura popular e, ao longo do tempo, tornou-se uma das representantes do movimento junino da comunidade. Os ensaios acontecem na praça do bairro, espaço que se transforma em ponto de encontro para brincantes, familiares e moradores que acompanham de perto a preparação para a temporada junina.

Neste ano, a responsabilidade será ainda maior. A quadrilha foi sorteada para abrir o concurso do Arraiá do Bera, tornando-se a primeira agremiação a entrar na arena durante a disputa.

Ser a primeira apresentação significa carregar o desafio de abrir oficialmente a competição, enfrentar o nervosismo inicial e dar o tom da festa para o público e para os jurados.

Integrante há cinco anos, Diogo da Silva dá vida ao personagem Lampião na quadrilha

Quem conhece bem essa sensação é Diogo da Silva, personagem Lampião da quadrilha e integrante do grupo há cinco anos. "O Arraiá do Bera é um lugar especial. Eu dancei lá no ano passado e senti uma energia diferente. A gente pode entrar na arena vinte vezes que as vinte vezes vai dar aquele nervosismo. Mas a gente dança porque gosta, porque sente essa energia do São João".

Apesar da responsabilidade de abrir o concurso, os integrantes garantem que a preparação segue intensa e focada em entregar um grande espetáculo ao público.

Neste ano, a Coração Dourado levará para a arena o tema "Legado do Rio Madeira", uma homenagem a um dos maiores símbolos da história, da cultura e do desenvolvimento de Porto Velho.

A proposta é contar, por meio da dança, da música e dos personagens, a importância do rio que ajudou a construir a identidade da capital rondoniense e segue sendo parte fundamental da vida de milhares de pessoas.

"Nosso tema vai falar um pouco sobre o Rio Madeira. É o Legado do Rio Madeira. Vamos contar um pouco dessa história para o público", adianta Marcos Douglas.

Expectativa é que o espetáculo emocione quem estiver presente

A expectativa é que o espetáculo emocione quem estiver presente e apresente ao público uma narrativa conectada às raízes culturais da região.

Para o prefeito Léo Moraes, a participação do Coração Dourado representa o espírito que o Arraiá do Bera busca valorizar. "A cultura popular é construída por pessoas que se dedicam durante meses para manter viva a tradição junina. Ver uma quadrilha da comunidade do Mariana abrir o concurso mostra a força dos nossos bairros e o talento dos nossos brincantes. Tenho certeza de que será uma apresentação emocionante para todos que estiverem prestigiando o evento".

O Arraiá do Bera acontece entre os dias 25 e 28 de junho, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. O evento promovido pela Prefeitura de Porto Velho reunirá quadrilhas juninas, apresentações culturais e atrações musicais, além da competição que distribuirá R$ 45 mil em premiações. A quadrilha campeã receberá R$ 20 mil, o segundo lugar R$ 15 mil e o terceiro colocado R$ 10 mil.

E quando chegar a hora da abertura, a Coração Dourado terá a missão de dar o primeiro passo na arena. Um momento carregado de nervosismo, responsabilidade e orgulho para uma quadrilha que carrega no nome e na história a paixão pelo São João.

Texto: Jhon Silva
Edição: Secom
Fotos: Hellon Luiz

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Lula escolhe Teresa Leitão como nova líder do governo no Senado

Senadora ocupava cargo de líder da bancada do PT na Casa; escolha ocorre após saída de Jaques Wagner (PT-BA), alvo de operação da Polícia Federal na semana passada...


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado. A escolha ocorre após a saída de Jaques Wagner (PT-BA), que foi alvo de operação da PF (Polícia Federal) relacionada ao caso do Banco Master, na semana passada.

A senadora assumirá o cargo com a missão, segundo Lula, de articular a aprovação de duas PECs (Propostas de Emenda à Constituição) que são prioritárias para o governo sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a chamada PEC da Segurança Pública.

"Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros", disse Lula no X (antigo Twitter).

Teresa é vista como uma congressista com boas relações com oposição e governistas. Ela também está na metade do seu mandato de oito anos no Senado e não será candidata nas eleições deste ano, o que garante maior tempo para se dedicar à função de liderança na Casa.

"Agradeço ao presidente Lula pela confiança ao me convidar para assumir a Liderança do Governo no Senado. Conversamos nesta manhã, quando afirmei que assumo essa missão com os princípios que sempre orientaram minha trajetória pública: lealdade, diálogo, disciplina e trabalho", afirmou a senadora em suas redes sociais.

A CNN apurou que a escolha foi tratada diretamente por Lula e a senadora. A expectativa de integrantes do governo é que o ministro José Guimarães, da Secretaria de Relações Institucionais, intensifique sua atuação junto ao Senado.

Sob Jaques, a liderança do governo na Casa tinha atuação mais independente. Agora, com Teresa como líder, a avaliação interna é de que o ministro da SRI deve se envolver mais nas negociações das pautas prioritárias para o Executivo.

Jaques anunciou a saída da função depois de se reunir com Lula no Palácio da Alvorada, na quarta-feira (24). De acordo com o senador, a decisão foi tomada em "comum acordo" e após uma "conversa entre amigos". O afastamento de Jaques passou a ser defendido por aliados do governo para evitar maior desgaste na campanha do chefe do Executivo, que é pré-candidato à reeleição.

Na semana passada, o senador foi alvo de nova fase da operação Compliance Zero que mira o esquema de fraudes do Banco Master. As investigações da PF indicaram que Jaques teria recebido benefícios econômicos, de forma direta ou indireta, em troca de sua atuação em prol do Master no Senado. O senador nega as acusações e afirma que irá colaborar com as investigações.

fonte - Emilly Behnke, Duda Cambraia, da CNN Brasil, Brasília.

PF deflagra nova fase de operação relacionada a fraude na Americanas

Mandados são de busca e apreensão, com pedidos de bloqueio de recursos...


A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (25) operação para apurar eventuais irregularidades no rombo financeiro da Americanas, uma das gigantes do varejo no país.

Segundo relatos feitos à CNN, são cumpridos nove mandados de busca e apreensão, com pedido de bloqueio de cerca de R$ 54 bilhões. As buscas são realizadas nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e de São Paulo (SP). Entre os alvos estão os empresários Beto Sicupira e Paulo Alberto Lemann, filho de Jorge Lemann.

A Americanas passa por um processo de recuperação judicial após enfrentar um rombo de R$ 20 bilhões. A operação é desdobramento de uma anterior, de 2024.

Os mandados foram expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

Em nota, a Americanas informa que não é alvo da operação e diz que “seguirá colaborando com as investigações e é a maior interessada no esclarecimento dos fatos”.

A CNN tenta contato com os demais investigados, mas ainda não obteve resposta. O espaço segue aberto.

Ao longo dos anos, as fraudes na Americanas não só foi alvo de uma investigação independente, como também de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) no Congresso Nacional.

Segundo as investigações, os suspeitos teriam conhecimento de supostas fraudes contábeis praticadas ao longo de anos, relacionadas a operações de risco sacado e a contratos de verba de propaganda cooperada (VPC) supostamente contabilizados sem lastro econômico.

As apurações apontam indícios, em tese, dos crimes de manipulação de mercado e associação criminosa.

fonte - Gustavo Uribe e Elijonas Maia.

PLANEJAMENTO - LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

Lei passa a valer a partir de  2027...


A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 21/2026, de autoria do prefeito Léo Moraes, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2027. 

A matéria define as metas e prioridades da administração municipal e servirá como base para a elaboração do orçamento do próximo ano.

A aprovação da LDO representa um importante avanço para o planejamento da gestão municipal, estabelecendo regras para a aplicação dos recursos públicos, manutenção do equilíbrio fiscal e continuidade dos investimentos em áreas estratégicas da capital.

Entre os principais pontos da proposta estão a criação de reserva de contingência para situações emergenciais, a previsão de realização de concursos públicos, valorização dos servidores, participação popular na construção do orçamento e mecanismos para fortalecimento da arrecadação municipal.


Antes do encaminhamento da proposta ao Legislativo, a Prefeitura realizou reuniões técnicas envolvendo a equipe econômica, secretários municipais e setores de planejamento da administração para definir as prioridades que irão nortear os investimentos públicos em 2027.

Para o prefeito Léo Moraes, a aprovação da matéria consolida uma etapa importante do planejamento estratégico da cidade.

"A aprovação da LDO representa um avanço importante para o futuro de Porto Velho. Estamos construindo uma cidade organizada, com responsabilidade fiscal, segurança para investir e condições para gerar desenvolvimento econômico. Esse planejamento garante que Porto Velho continue avançando de forma gradual, sustentável e preparada para viver novos tempos de prosperidade, com mais oportunidades e qualidade de vida para a nossa população", destacou o prefeito.

Com a aprovação da LDO, a Prefeitura poderá avançar na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), instrumento que definirá os recursos destinados a cada secretaria, programa e ação governamental ao longo do exercício de 2027.

Texto: Da Redação.

Durante jogo do Brasil, UPAs e Policlínica de Porto Velho registram baixa demanda; veja vídeo

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o funcionamento das unidades ocorreu dentro da normalidade, garantindo assistência rápida...

Enquanto milhões de brasileiros acompanhavam a partida da Seleção Brasileira pela segunda rodada da Copa do Mundo FIFA 2026, nesta quarta-feira (24), as unidades de urgência e emergência administradas pela Prefeitura de Porto Velho registraram um cenário positivo: baixa demanda, atendimento ágil e ausência de filas.

A Policlínica Dra. Ana Adelaide e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) das zonas Sul e Leste mantiveram fluxo tranquilo de pacientes durante todo o período do jogo, sem registro de superlotação ou demora nos atendimentos.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o funcionamento das unidades ocorreu dentro da normalidade, garantindo assistência rápida aos usuários que buscaram atendimento durante a partida da Seleção.

O cenário reforça a capacidade da rede municipal de urgência e emergência em manter a qualidade dos serviços mesmo em períodos de grande mobilização popular, como eventos esportivos de alcance nacional.

A orientação da Prefeitura de Porto Velho é para que a população continue procurando as unidades de saúde sempre que necessário, especialmente em casos de urgência e emergência, contribuindo para o atendimento adequado e oportuno de todos os pacientes


Texto: Redação.

Equipe da Atividade Delegada impede furto de motocicleta após intervenção no Centro de Porto Velho; veja

A presença ostensiva dos agentes na área permitiu uma resposta rápida logo após uma tentativa de furto ser interrompida por um popular...


Durante o patrulhamento preventivo realizado pela Atividade Delegada, na região central de Porto Velho, a equipe foi acionada por um cidadão que transitava pelo local com sua família. A presença ostensiva dos agentes na área permitiu uma resposta rápida logo após uma tentativa de furto ser interrompida por um popular.

O munícipe relatou ter avistado dois indivíduos em atitude suspeita, um deles portando uma mochila de entregas ("beg"), mexendo em uma motocicleta. Ao perceber a movimentação, o cidadão decidiu dar a volta com seu carro e, no momento em que os suspeitos ligaram o veículo, ele gritou anunciando uma abordagem, o que causou o pânico dos criminosos.

Assustados, os indivíduos abandonaram a motocicleta e fugiram em outro veículo que utilizavam para apoio. A equipe da Atividade Delegada chegou ao local no exato momento da fuga, prestando assistência imediata à testemunha e garantindo a segurança do perímetro onde o veículo foi deixado.

A motocicleta foi recuperada e encaminhada pelos agentes para as dependências da Prefeitura, onde permanece à disposição para os trâmites legais. Os agentes destacaram que, embora não tenha havido um confronto direto no momento da chegada, a ação foi fundamental para evitar a consumação do crime e recuperar o bem.

Após o registro da ocorrência e a guarda do veículo, a equipe informou que retornaria ao local do incidente para manter o monitoramento. A estratégia da Atividade Delegada visa coibir novas tentativas, uma vez que existe a possibilidade de os suspeitos retornarem à região para tentar reaver o veículo abandonado ou realizar novas infrações.

Texto: Redação

Terremoto de magnitude 7,5 na Venezuela é sentido em Roraima e Amazonas

As vibrações foram registradas em Roraima, Amazonas, Pará e Amapá, além de relatos em capitais como Boa Vista, Manaus, Belém e Macapá...


Os fortes terremotos que atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira (24) também foram sentidos em estados da região Norte do Brasil, enquanto autoridades venezuelanas confirmam 164 mortos e 971 feridos após o avanço das operações de resgate nesta quinta-feira (25).


As vibrações foram registradas em Roraima, Amazonas, Pará e Amapá, além de relatos em capitais como Boa Vista, Manaus, Belém e Macapá, em meio a dois abalos de alta magnitude que provocaram destruição em diferentes regiões do país vizinho.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), os tremores ocorreram com intervalo de 39 segundos e magnitudes de 7,2 e 7,5. O epicentro foi localizado próximo à região de El Guayabo, a cerca de 168 quilômetros de Caracas, a aproximadamente 13 quilômetros de profundidade.

O órgão classifica o evento como um dos mais intensos já registrados na Venezuela em mais de um século, com alerta para riscos elevados de deslizamentos de terra, colapso estrutural e liquefação do solo.

Brasil registra tremores em quatro estados

Cientistas da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) confirmaram que o abalo sísmico foi sentido em quatro estados brasileiros: Pará, Amazonas, Roraima e Amapá. Em algumas localidades, moradores relataram sensação de instabilidade, vibração de objetos e leve oscilação em residências.

Em cidades como Barcelos e Iranduba, no Amazonas, houve registros mais intensos, com objetos em movimento e evacuação preventiva de imóveis. Em Belém, prédios foram esvaziados por precaução, sem registro de danos estruturais ou vítimas no Brasil.

Especialistas afirmaram à BBC que é comum que terremotos dessa magnitude sejam sentidos a longas distâncias, dependendo da profundidade e da propagação das ondas sísmicas.

Dois terremotos de alta magnitude atingiram o país vizinho

O USGS registrou dois terremotos sucessivos na Venezuela, em um intervalo de 39 segundos, com magnitudes de 7,2 e 7,5. O evento atingiu regiões próximas ao litoral central do país e gerou destruição em áreas urbanas e rurais.

Segundo o órgão, trata-se de um dos eventos sísmicos mais fortes registrados no país em mais de cem anos, com potencial para impactos severos e novas réplicas nos próximos dias.

O USGS também alerta para risco de deslizamentos de terra e liquefação do solo em regiões mais vulneráveis, além da possibilidade de agravamento do cenário nas próximas horas.

Venezuela decreta emergência nacional

A presidente interina Delcy Rodríguez decretou estado de emergência e mobilizou forças de resgate em todo o país. Hospitais operam em regime de emergência, e serviços essenciais foram parcialmente suspensos em áreas afetadas.

O governo informou a chegada de equipes internacionais de resgate dos Estados Unidos, México, República Dominicana, El Salvador e Catar para auxiliar nas operações de busca por sobreviventes.

Autoridades locais afirmam que o número de vítimas pode aumentar à medida que equipes alcançam regiões isoladas e estruturas colapsadas.

Destruição e impacto em infraestrutura

Relatos oficiais e de imprensa indicam colapsos de edifícios, interrupções em serviços essenciais e danos em infraestrutura crítica. O Aeroporto Internacional Simón Bolívar teve operações parcialmente afetadas após o tremor.

O governo venezuelano também confirmou cenas de pânico em centros urbanos e danos extensos em áreas comerciais e residenciais.

Autoridades acompanham cenário e risco segue elevado

O USGS projeta alta probabilidade de novos tremores secundários, além do risco de agravamento dos danos já registrados. Estimativas preliminares indicam potencial de desastre de grande escala, dependendo da extensão dos impactos ainda em avaliação.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil manifestou solidariedade à Venezuela e informou que acompanha a situação junto às autoridades locais, mantendo canais de assistência consular ativos para brasileiros na região.

LEIA MAIS - Ao menos 164 pessoas morreram após terremotos na Venezuela, diz presidente

FONTE - EXAME.

Ao menos 164 pessoas morreram após terremotos na Venezuela, diz presidente

l

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirma que pelo menos 164 pessoas morreram e outras 971 ficaram feridas, após os fortes terremotos que atingiram o país na noite de quarta-feira (24).

A costa norte da Venezuela foi atingida, na quarta-feira, por dois dos maiores terremotos a afetar o país em mais de um século. Autoridades alertam que o número de vítimas pode aumentar.

Os tremores foram sentidos em todo o país, na vizinha Colômbia e no Brasil. Vídeos geolocalizados pela CNN mostram danos extensos a edifícios e infraestruturas em toda a Venezuela, inclusive na capital, Caracas.

Um terremoto de magnitude 7,2 ocorreu cerca de 160 quilômetros a oeste de Caracas, seguido menos de um minuto depois por um tremor de magnitude 7,5, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).


O USGS, com base em modelos preditivos para estimar o número de vítimas, afirmou que o total de mortos pode chegar à casa dos milhares, com probabilidade significativa de ultrapassar 10 mil.


Segundo a presidente interina, o país concentra esforços nas operações de busca e resgate, incluindo a chegada de equipes internacionais nas próximas horas. Ela também agradeceu a líderes estrangeiros, entre eles o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.


Trump afirmou em uma publicação nas redes sociais que os EUA estão “prontos, dispostos e capacitados para ajudar” diante do desastre.

Moradores relataram momentos de pânico durante os tremores. “Quando descemos, a cena parecia um filme de terror”, disse Maria Alejandra, moradora de um prédio vizinho.

Aeroporto fechado e aulas suspensas

O principal aeroporto do país, em Maiquetía, ao norte de Caracas, foi fechado devido aos danos causados pelos tremores, informou Rodríguez.

As aulas foram suspensas até o fim da semana para que as autoridades avaliem a extensão dos prejuízos.

Hospitais da capital reforçaram equipes para atender os feridos. No Hospital de Clínicas de Caracas, funcionários foram convocados para ampliar os plantões noturnos.

fonte - Da Reuters.
Publicidade