Últimas Notícias
Brasil

Prazo para transferência de saldos do ComCard para o Bipay termina sexta-feira (25)

Semtran já atendeu mais de 900 usuários e transferiu cerca de R$ 300 mil em créditos.

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade, (Semtran), reforça que o prazo para a transferência dos saldos do antigo cartão ComCard para o novo sistema de bilhetagem eletrônica Bipay termina na próxima sexta-feira, dia 25 de julho. A ação é parte do processo de modernização do transporte coletivo da capital e tem o objetivo de facilitar o uso do serviço pelos usuários.


Ação é parte do processo de modernização do transporte coletivo da capital

Desde o início do atendimento presencial, no último dia 10, mais de 900 usuários já foram atendidos, com um total de aproximadamente R$ 300 mil em créditos transferidos para a nova plataforma. A média atual tem sido de 100 atendimentos por dia, o que demonstra o esforço da Prefeitura em garantir uma transição tranquila e eficiente.

COMO FAZER A TRANSFERÊNCIA

Para migrar os créditos do cartão ComCard para o Bipay, os usuários devem comparecer à sede da Semtran, localizada na avenida Amazonas, nº 698, bairro Santa Bárbara, das 8h às 16h. O atendimento é realizado por ordem de chegada, com distribuição de senhas, e o processo leva cerca de três minutos por pessoa.

É necessário apresentar:

Atendimento é realizado por ordem de chegada, com distribuição de senhas


-Cartão antigo do ComCard;
-Documento de identificação com foto;
-Cadastro prévio no sistema Bipay.

O cadastro pode ser feito de forma rápida pelo site: www.compvh.grupojtp.com.br/cadastro ou por telefone, pelo número 0800-591-5067.

EMPRESAS TAMBÉM PODEM PARTICIPAR

Empresas que oferecem vale-transporte aos seus colaboradores também podem fazer a transferência. Basta que um responsável compareça à Semtran com os cartões corporativos dos funcionários, sem necessidade da presença individual de cada um.

Usuários devem comparecer à sede da Semtran para migrar os créditos do cartão ComCard para o Bipay

A Semtran alerta que os usuários que não realizarem a migração até o dia 25 de julho poderão perder os créditos armazenados no cartão ComCard, já que o antigo sistema deixará de funcionar. A migração não é automática, por isso é fundamental que os usuários realizem o procedimento dentro do prazo estipulado.

MODERNIZAÇÃO

A substituição do ComCard pelo sistema Bipay é parte do pacote de melhorias no transporte coletivo municipal, coordenado pela atual gestão. A nova plataforma oferece mais agilidade, transparência e controle, tanto para os usuários quanto para os operadores do sistema.

A modernização da bilhetagem também viabiliza outras ações implementadas pela Prefeitura, como a redução de 50% no valor da tarifa de ônibus, uma conquista importante para os moradores da capital.

MAIS INFORMAÇÕES

Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato pelo telefone (69) 98471-1870 ou procurar atendimento direto na Semtran. A Secretaria reforça a importância de não deixar para a última hora, evitando filas e eventuais transtornos.

Texto: Jhon Silva

Foto: José Carlos

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)


Publicidade

PRF celebra aniversário com homenagens a servidores e familiares em Porto Velho

Em comemoração ao aniversário da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi realizada, na capital Porto Velho, uma solenidade especial promovida por meio de parceria entre o Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais em Rondônia (SinPRF-RO) e o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO). 

foto - PRF/RO

O evento reuniu autoridades, servidores ativos e inativos, familiares e convidados em um momento de celebração e reconhecimento.

A abertura da cerimônia foi marcada por um momento ecumênico conduzido com respeito e solenidade pelo Inspetor Alvarez. Na sequência, representando a Superintendência da PRF em Rondônia, a Inspetora Letícia Auler fez uso da palavra, seguida pelo Inspetor Saraiva, que falou em nome do sindicato da categoria.

Foto: Divulgação PRF/RO

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a homenagem póstuma aos policiais que perderam a vida em serviço. Foram lembrados pelos relevantes serviços prestados à sociedade os servidores Itamir Ferreira Marques, Nilberto Gonçalves Vieira, Washington Luiz Leite Augusto e Reginaldo Alves dos Santos. Seus familiares estiveram presentes e receberam as homenagens com comoção e honra.

A cerimônia também reconheceu a trajetória exemplar de servidores aposentados que contribuíram significativamente para o fortalecimento da PRF em Rondônia. Receberam homenagens os policiais Roseli Maria Auler de Araújo, José Pereira Nunes, Lauro Paulo Klingelfus e André Tadeu dos Santos, que dedicaram décadas de trabalho e compromisso à instituição.

O evento reafirmou o compromisso da PRF com a valorização de seus profissionais e o respeito à memória daqueles que contribuíram para a história da segurança pública no estado.

Polícia Rodoviária Federal: 97 anos a serviço do Brasil

Nesta quinta-feira, 24 de julho de 2025, a PRF completa 97 anos de existência. Sua criação, por meio de um decreto do então presidente Washington Luís, em 1928, marcou o surgimento da "Polícia de Estradas", nome inicial da instituição. Desde então, a PRF se transformou, evoluiu e consolidou-se como uma das mais relevantes forças de segurança pública do país.

A trajetória da PRF acompanha a própria história da nação. Em 23 de julho de 1935, foi criado o primeiro quadro profissional da instituição, com a nomeação dos chamados "inspetores de tráfego". Nesse mesmo ano, Antônio Felix Filho, conhecido como "Turquinho", foi designado para organizar a vigilância nas rodovias Rio-Petrópolis, Rio-São Paulo e União e Indústria. Ele é reconhecido como o primeiro patrulheiro rodoviário federal.

Ao longo das décadas, a PRF ampliou sua atuação e suas responsabilidades. Em 1945, já com o nome atual, a corporação foi vinculada ao então Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER). Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, a instituição passou a integrar o Sistema Nacional de Segurança Pública, tendo como missão o patrulhamento ostensivo das rodovias federais. Desde 1991, é vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública como o Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF).

Atravessar quase um século de existência não tornou a PRF apenas testemunha da história, mas protagonista ativa na construção de um Estado democrático, plural e comprometido com os direitos dos cidadãos. As profundas transformações sociais vividas pelo Brasil nesses 97 anos exigiram — e continuam exigindo — que os órgãos públicos se adaptem e evoluam. E a PRF tem feito isso com excelência.

De um patrulhamento restrito a algumas rodovias nas décadas de 1920 e 1930, a PRF passou a fiscalizar mais de 70 mil quilômetros de rodovias federais que cruzam o país. As atribuições da instituição ultrapassaram o trânsito, alcançando áreas estratégicas da segurança pública, do combate ao crime organizado, à proteção da vida e à defesa dos interesses da União.

Mas a grandeza da PRF não se define apenas por números ou marcos legais. Ela é construída diariamente por homens e mulheres que compõem o seu efetivo — policiais, servidores administrativos e colaboradores terceirizados. Sua essência está em salvar vidas, proteger cidadãos e servir ao Brasil.

A identidade cidadã da PRF se fortalece pela interação direta com mais de cinco milhões de pessoas abordadas anualmente em todas as regiões do país. Esse contato cotidiano aproxima a instituição da sociedade, permitindo que ela conheça suas individualidades e se reconheça na diversidade do povo brasileiro.

Ao completar 97 anos, a PRF reafirma seu compromisso com a segurança, a legalidade e o bem-estar da população. A cada operação, cada abordagem e cada vida salva, renova-se o propósito que move esta instituição: servir ao Brasil com excelência, coragem e humanidade.

FONTE - PRF/RO.

Publicidade

PF deflagra Operação Benevolentia contra extração ilegal de madeira em Terras Indígenas de Rondônia

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (24/7), a Operação Benevolentia, para combater a extração ilegal de madeira nas Terras Indígenas Roosevelt e Parque do Aripuanã, localizadas no estado de Rondônia.

FOTO - PF/RO

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nos municípios de Espigão do Oeste e Vilhena, com o objetivo de apreender equipamentos, celulares, documentos e outros elementos que possam comprovar a prática dos crimes investigados.

Foto: Divulgação PF/RO

A investigação teve início a partir de inquérito instaurado para apurar desmatamento ilegal e uso de sistemas de telecomunicação clandestinos em áreas federais protegidas. 

foto - PF/RO

Em dezembro de 2023, durante fiscalização realizada pela PF, foram flagrados indivíduos operando maquinário pesado e utilizando rádios não homologados pela ANATEL.

A Polícia Federal reafirma seu compromisso com a proteção das terras indígenas e o combate aos crimes ambientais, especialmente aqueles que atentam contra os direitos dos povos originários e a biodiversidade amazônica.

FONTE - PF/RO

Publicidade

WhatsApp tem instabilidade nesta quinta (24/7); mensagens não chegam

O WhatsApp apresentou instabilidade no começo da tarde desta quinta-feira (24/7). Usuários relataram que mensagens não chegavam em grupos. 

FOTO - REPRODUÇÃO

Ao enviar no privado, porém, o conteúdo era exibido e outro usuário o recebia normalmente.

Conforme o Downdetector, especialista em exibir plataformas com instabilidade, o pico se deu por volta de 14h16. 

A maioria dos usuários relatou erro no WhatsApp durante o envio de mensagens. Menos pessoas notificaram sobre o recebimento delas.

Antes das 15h, no entanto, o aplicativo foi normalizado.

FONTE - METRÓPOLES.

Publicidade

Julho Verde: campanha de prevenção do câncer de cabeça e pescoço

“Julho Verde” é a campanha nacional de prevenção do câncer de cabeça e pescoço, que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a doença, seus principais fatores de risco e formas de preveni-la.

foto - reprodução

Com foco na importância da campanha e da prevenção, o Hospital de Amor Amazônia realizará, no dia 26 de julho, às 16h, no Skate Parque, uma ação de orientação e conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, que engloba tumores que acometem a cavidade oral, faringe, laringe, cavidade nasal e glândula tireoide, voltada à população.

A equipe médica e multidisciplinar do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HA Amazônia estará presente para esclarecer dúvidas da população sobre sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de cabeça e pescoço.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa para 2025 é que surjam 39.550 novos casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil, incluindo os tumores de cavidade oral, tireoide e laringe. Na região Norte, a previsão é de que aproximadamente 1.420 pessoas sejam diagnosticadas com a doença.

De acordo com o coordenador do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HA Amazônia, Chrystiano Ferreira, a realização de ações como essa é fundamental, pois, quando a doença é diagnosticada em estágio inicial, as chances de cura são elevadas.

“Quando diagnosticado precocemente, o câncer de cabeça e pescoço, que inclui tumores da cavidade oral, faringe, laringe, cavidade nasal e glândula tireoide, apresenta altos índices de cura. Essas ações de conscientização são essenciais justamente porque ajudam a reduzir o número de diagnósticos tardios, promovendo o conhecimento sobre os fatores de risco e a atenção aos sinais e sintomas”, destaca o médico.


Serviço:

Data: 26 de julho, das 16h às 18h

Local: Skate Parque – Av. Guaporé, 3842-4000, Porto Velho

fonte - ASSESSORIA

Publicidade

Foragido que f#riu sargento da PM em confronto m#rre no hospital após ser baleado

Morreu na noite desta quarta-feira (23), no pronto-socorro João Paulo II, o homem identificado como Raimundo J. da Silva Baneres, de 30 anos, conhecido como “Juninho”. Ele estava internado desde a última segunda-feira (21), quando foi baleado após entrar em confronto com uma equipe do Batalhão de Policiamento Tático de Ação Rápida (BPTAR) no bairro Nova Floresta, zona Sul de Porto Velho.

FOTO - REPRODUÇÃO

Durante a ação, “Juninho”, que possuía mandado de prisão em aberto, teria reagido à tentativa de prisão e atirado contra os policiais, ferindo um sargento do BPTAR. Em resposta, ele foi alvejado e socorrido com vida, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com informações da Polícia Militar, o suspeito também era investigado por participação em um assalto na BR-319, onde um sargento da reserva da PM foi baleado na própria propriedade rural.

No momento da abordagem, o criminoso portava um revólver calibre 38, utilizado para tentar evitar a captura. 

Após dois dias sob cuidados médicos intensivos, a equipe hospitalar confirmou o óbito.

Publicidade

Moraes erra português ao advertir Bolsonaro em decisão e corrige texto após repercussão

O ministro do STF Alexandre de Moraes cometeu um erro de português, nesta quinta-feira (24/7), na decisão em que descartou a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

FOTO - REPRODUÇÃO

Ao advertir Bolsonaro, o ministro do Supremo escreveu: “Como diversas vezes salientei na Presidência do TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (sic), a JUSTIÇA É CEGA MAIS NÃO É TOLA (sic)”.

De acordo com as regras da língua portuguesa, o correto seria usar o conector “mas”, com sentido de oposição, e não “mais”, utilizado para passar, entre outras funções, a ideia de adição.

FOTO - REPRODUÇÃO


O ministro do Supremo também esqueceu a vírgula após a palavra “cega”. A frase correta, segundo os padrões da língua portuguesa, seria: “A Justiça é cega, mas não é tola”.

Moraes corrige

Após reportagens apontando o erro, a assessoria de Moraes enviou nova versão da decisão trocando o “mais” pelo “mas”. A vírgula antes do “cega”, porém, seguiu ausente.

FONTE - Igor GadelhaMilena Teixeira


Publicidade

MPF faz avançar processo de regularização fundiária para milhares de pessoas em Porto Velho

A atuação do Ministério Público Federal (MPF) ajudou a garantir um importante consenso entre a União e a prefeitura de Porto Velho, na retomada e conclusão da regularização fundiária em importantes áreas urbanas da capital rondoniense. A medida beneficiará milhares de famílias que residem na região conhecida como "Figura A", um conjunto de bairros próximos à orla do Rio Madeira que inclui Panair, Pedrinhas, Olaria, Arigolândia, Baixa da União, Triângulo, Centro e Areal.

foto - reprodução

Desde o início da década de 1980, a região da "Figura A" foi marcada por uma polêmica sobre a dominialidade da terra – se pertencia ao estado ou à União –, um impasse que impediu a regularização fundiária até os dias atuais.

O MPF vem acompanhando o caso por meio de procedimento administrativo instaurado em 2023, que visa monitorar a destinação e regularização de áreas urbanas, e cobrado soluções O trabalho se estende desde um inquérito civil que já havia impulsionado acordos anteriores para repasse de áreas.

Apesar de avanços iniciais, a falta de consenso sobre áreas remanescentes da "Figura A" manteve pendências, levando o MPF a intensificar as cobranças. Recentemente, a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e a Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (SEMUR) informaram ao MPF a conclusão das negociações.

O consenso estabelece que algumas áreas da "Figura A", até então não repassadas, serão cedidas pela União ao município, permitindo que a prefeitura avance com a regularização fundiária. A gestão municipal aceitou uma nova proposta de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) baseada na Lei nº 13.465/2017, abrangendo cinco áreas, entre elas o Lote Terra Prometida e partes de bairros tradicionais da "Figura A".

O processo agora aguarda a formalização das assinaturas.

FONTE - MPF/RO.

Publicidade

Começa nesta quinta-feira reembolso de descontos ilegais do INSS

Começa nesta quinta-feira a devolução dos descontos indevidos feitos por entidades associativas nos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social. Ao todo, 533 mil beneficiários serão contemplados ainda nesta semana. 

foto - reprodução

Estão aptos a receber o reembolso, os beneficiários que aderiram, até a última segunda-feira (21), ao acordo proposto pelo governo federal. Aposentados e pensionistas que ainda não aderiram ao acordo têm até o dia 14 de novembro para fazê-lo.

O reembolso será feito na conta em que o benefício é pago, por ordem de adesão – quem aderiu primeiro, receberá primeiro. O pagamento será em parcela única, com correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é a inflação oficial do país.

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mais de um milhão de pessoas (1.052.128) já formalizaram o pedido de ressarcimento.

Novo canal de aviso

Para reforçar a comunicação com quem ainda não aderiu ao acordo, os bancos que pagam os benefícios também começaram a avisar os aposentados e pensionistas sobre a possibilidade de pedir o ressarcimento.

“Escolhemos meios seguros para nos comunicarmos com os aposentados e pensionistas: a partir de agora, quem ainda não aderiu será avisado pela instituição financeira de que tem uma pendência. Isso foi feito para proteger quem mais precisa e garantir que ninguém fique sem o valor de volta”, destacou o presidente do INSS, Gilberto Waller.

Vantagens da adesão

Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na semana passada, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou algumas vantagens para quem aderir ao acordo.

A primeira delas é não ser necessário, ao aposentado, gastar dinheiro com advogado. Outra vantagem é a possibilidade de o aposentado entrar com ações contra as associações que fizeram a cobrança indevida.

“[Ao aderir ao acordo,] ele se compromete a não entrar na Justiça contra o governo, mas ele pode entrar contra as associações. Por exemplo, se ele acha que merece receber uma ação por dano moral, ele pode entrar regressivamente contra as associações para receber esse dinheiro”, disse ele durante o programa.

Ele explica que o governo está apurando para diferenciar as entidades associativas que são idôneas, das que não são. “Essas associações [não idôneas] só voltarão a funcionar após o pente fino que estamos fazendo. Vamos atrás de cada centavo dessas associações que fraudaram o INSS, para ressarcir o Tesouro. Inclusive já bloqueamos R$ 2,8 bilhões dessas associações, por meio de ações judiciais na justiça”.

Quem pode aderir?

Podem aderir ao acordo os aposentados e pensionistas que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta da entidade ou associação após 15 dias úteis. Atualmente, mais de 3,2 milhões de pedidos de 1,9 milhão de pessoas já superaram o prazo para receber resposta das associações e entidades que representam aposentados, por isso, podem aderir ao acordo.

A adesão é gratuita e, antes de assinar o acordo, os aposentados e pensionistas podem consultar o valor que têm a receber. A adesão pode ser feita exclusivamente pelos seguintes canais:

- Aplicativo ou site Meu INSS

Agências dos Correios em mais de 5 mil municípios

A central telefônica 135 está disponível para consultas e contestações, mas não realiza adesão ao acordo.


Como aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS?

1- Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha;

2- Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um);

3- Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”;

4- Clique em “Enviar” e pronto. Depois, basta aguardar o pagamento


Como funciona o processo até a adesão ao acordo?

1- O beneficiário registra a contestação do desconto indevido;

2- Aguarda 15 dias úteis para que a entidade responda;

3- Se não houver resposta nesse prazo, o sistema abre a opção para adesão ao acordo de ressarcimento.

fonte - Agência Brasil.

Publicidade

Após intervenção em ONG, prefeitura de Vilhena garante ração, xampu e veterinária para mais de 200 animais acolhidos pela entidade

Pets estão com alimentação regular, medicação e cuidados diários garantidos pela Vigilância Sanitária.

A Prefeitura de Vilhena, por meio do setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), continua atuando diariamente no abrigo provisório onde estão acolhidos os cerca de 230 animais, após a intervenção realizada no espaço anteriormente gerido pela Associação Patinha Feliz.

FOTO - FOLHA DO SUL ONLINE

Entre as ações contínuas, a equipe da Semus realizou na nesta terça-feira, 22, a roçagem completa do terreno e, nesta quarta-feira, 23, foi feita a dedetização do local, garantindo mais segurança e higiene para os animais e para os servidores que atuam na área.

Além disso, o processo de aquisição de ração e demais itens também está em andamento. Atualmente, são retirados semanalmente cerca de 420 quilos de ração, para adultos e filhotes, garantindo a alimentação dos animais duas vezes ao dia.

A Vigilância Sanitária reitera ainda que já foram solicitados diversos insumos essenciais, como vacinas, vermífugos, vasilhas para alimentação, cobertores, máquina de alta pressão para higienização e xampus para banho. Os materiais estão sendo encaminhados ao abrigo conforme disponibilidade e processo de entrega.

Segundo explicou a coordenação da Vigilância, diariamente, dois servidores do setor acompanham as atividades no abrigo, monitorando a limpeza, alimentação e eventuais necessidades. Além deles, dois funcionários da própria associação também seguem atuando no local, com salários mantidos pela Prefeitura.

Para fortalecer ainda mais os cuidados com os animais, o município está conduzindo um processo de chamamento público para a contratação de uma veterinária, que ficará responsável pela parte clínica e atendimento dos animais acolhidos.

Apesar do suporte institucional, a Prefeitura reforça que a população pode colaborar com a causa. A Associação Patinha Feliz ainda enfrenta dívidas anteriores à intervenção, que precisam ser quitadas. A comunidade também pode contribuir por meio da adoção responsável. Interessados em adotar algum dos animais devem procurar a Vigilância Sanitária para obter mais informações.

É importante lembrar que o local atual é provisório, mas a Prefeitura já está providenciando a estruturação de um novo abrigo, localizado em área rural, com condições adequadas e infraestrutura completa para garantir o bem-estar dos animais.

Fonte: Foto: Divulgação

Autor: Folha  do Sul Online/Assessoria.

Publicidade

Polícia Civil deflagra operação contra facções envolvidas em homicídios e tráfico na região central de Rondônia

A Polícia Civil de Rondônia realiza nesta quinta-feira (24) a Operação Linha de Frente, voltada ao combate de organizações criminosas ligadas a homicídios e à disputa pelo tráfico de drogas em municípios da região central do estado. A ação é coordenada pela Delegacia de Ouro Preto do Oeste, com o apoio das Polícias Militar e  Penal.

FOTO - PC/RO

Durante a operação, foram cumpridos 6 mandados de prisão temporária e 19 de busca e apreensão em residências. As diligências ocorreram nos municípios de Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Vale do Paraíso e Jaru. Nessa última cidade, dois dos alvos foram presos em flagrante, após o assassinato de uma mulher ocorrido durante a madrugada.

Também foram realizadas inspeções em celas de unidades prisionais em Ji-Paraná, como parte da ofensiva contra a atuação de facções criminosas que vinham coordenando atividades ilícitas a partir do interior do sistema penitenciário.

As investigações que culminaram na operação começaram há pouco mais de um mês e já haviam resultado, antes da ação desta quinta-feira, na prisão de 5 suspeitos e na apreensão de quatro armas de fogo, além de outros elementos considerados relevantes para o inquérito.

A Operação Linha de Frente mobilizou cerca de 70 agentes das forças policiais envolvidas e segue em andamento, com novas diligências previstas para os próximos dias.

De acordo com a Polícia Civil, o aumento no número de homicídios registrado na região está relacionado a confrontos entre facções rivais pelo controle do tráfico de entorpecentes. Os detidos são apontados como integrantes ativos dessas organizações e suspeitos de envolvimento direto em recentes execuções.

Em razão do sigilo das investigações, os nomes dos envolvidos não foram divulgados. A Polícia Civil informou ainda que esta é apenas a primeira fase de uma força-tarefa permanente voltada ao enfrentamento do crime organizado em Rondônia.

FONTE - PC/RO.

Publicidade

Em Machadinho do Oeste, atendimento na UBS é elogiado, mas pacientes saem da farmácia sem remédios e TCE aciona prefeito

O atendimento prestado na Unidade Básica de Saúde de Machadinho do Oeste, no interior de Rondônia, foi elogiado pelos pacientes ouvidos pela equipe de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO).

FOTO - TCE/RO


A escuta atenta dos profissionais, a cordialidade no acolhimento e a agilidade nos atendimentos foram destaques positivos apontados durante a visita realizada nesta semana.
 
“Dei nota 10. Fui bem recebida e o pessoal é muito educado no atendimento”, disse a dona de casa Maria Alves da Silva, após ser atendida na unidade de saúde local.
 
FALTA REMÉDIO NA FARMÁCIA BÁSICA DO MUNICÍPIO
 
Mas a boa impressão construída na consulta deu lugar à frustração quando os usuários se dirigiram à farmácia básica do município: vários medicamentos, simplesmente, não estavam disponíveis.
 
“Vim atrás do remédio, não tinha. Tem uma semana que não estou tomando esse remédio e não tenho condições de comprar”, reclamou a paciente Joselita da Glória.
 
O problema, relatado por diversos usuários, foi prontamente identificado pelo corpo técnico do TCE-RO. Sensibilizado com a situação, o secretário-geral de Controle Externo do Tribunal, Marcus Cézar Filho, acionou o prefeito da cidade para uma reunião emergencial ainda no mesmo dia.
 
O encontro ocorreu na sede da prefeitura do município e contou com a presença do prefeito, de representantes da gestão municipal e do Tribunal de Contas.
 
TCE PEDE PROVIDÊNCIAS IMEDIATAS
 
“O Tribunal fiscalizou a Farmácia Básica e verificou a falta de medicamentos de uso contínuo, que são fundamentais para o tratamento dos pacientes. Eles chegavam até a farmácia com a receita e não era disponibilizado”, disse o secretário-geral Marcus Cézar Filho.
 
De imediato, a equipe do TCE cobrou providências da gestão municipal. “O prefeito nos recebeu, dialogamos e falamos da importância de resolver, de forma imediata, a situação, para que as pessoas tenham o medicamento”, completou Marcus Cézar.
 
PREFEITO RECONHECE FALHA E PROMETE RESOLVER
 
Na reunião, o prefeito Paulo Henrique (PL) reconheceu a falha no abastecimento da farmácia e se comprometeu a adotar providências imediatas.
 
“Nós nos comprometemos a não ter mais a falta desses medicamentos, principalmente de uso contínuo, os mais procurados. Esse compromisso a gestão faz com o Tribunal de Contas e com a população”, afirmou o prefeito.
 
Para o TCE-RO, a ausência de insumos compromete diretamente o direito à saúde da população.
 
MONITORAMENTO CONTÍNUO PARA MELHORIA DO ATENDIMENTO
 
O Tribunal vai elaborar um relatório técnico com recomendações à Prefeitura de Machadinho e seguirá acompanhando as medidas anunciadas.
 
“Vimos que a gestão tem tentado responder às determinações do Tribunal e tem tido algum avanço, mas ainda há questões a resolver”, destacou o auditor de Controle Externo do TCE, Antônio Assunção.
 
Já o auditor de Controle Externo, Demétrius Oliveira, destaca a importância das fiscalizações. “Avaliamos aspectos de infraestrutura, atendimento, equipamentos e outros relevantes para atendimento à sociedade”, resumiu.
 
A gestora da UBS, Lorrany Prati, vê as fiscalizações como relevantes para o aprimoramento do serviço de saúde nos municípios. “O TCE vê como funciona, entende e orienta. Acredito que isso ajuda muito”, completou.
 
A visita em Machadinho do Oeste faz parte das fiscalizações permanentes realizadas pelo TCE-RO em diversos municípios rondonienses, com foco em escutar o cidadão e induzir melhorias efetivas no serviço público.

fonte -  TCE/RO.

Publicidade
Publicidade