Últimas Notícias
Brasil

Operação Travessia: PF desmantela associação criminosa dedicada ao envio de carros roubados à Bolívia

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (26/5) a Operação Travessia, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa envolvida no envio ilegal de veículos brasileiros para a Bolívia. O grupo é investigado por crimes de receptação de veículos roubados e furtados, estelionato, comunicação falsa de crime e associação criminosa.

foto - PF/RO

A operação contou com a participação de 82 policiais federais, que cumpriram 20 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão preventiva nas cidades de Guajará-Mirim/RO, Cacoal/RO e Porto Velho/RO. 

Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Guajará-Mirim.

Durante a ação, uma pessoa foi presa em flagrante com cerca de 1 kg de cocaína e R$15 mil em espécie.

foto - PF/RO

Até o momento, foram identificados 42 veículos com seguro supostamente fraudado, com a participação de pelo menos 25 pessoas, gerando um prejuízo estimado de R$1,5 milhão. 

Também foram recuperadas 3 caminhonetes.

FOTO - PF/RO.

Publicidade

Governo de RO prorroga até 2027 validade do concurso para cargos efetivos da Seas

O governo de Rondônia prorrogou, por mais dois anos, a validade do concurso público realizado em 2022/2023 para o provimento de cargos efetivos de servidores do quadro permanente da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). 

foto - Secom RO

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado de Rondônia (Diof-RO) de quinta-feira (21), por meio do Decreto n° 30.295.

Com isso, o concurso homologado em 13 de junho de 2023, teve a validade prorrogada de 13 de junho de 2025 para 13 de junho de 2027.

O primeiro concurso para cargos efetivos da Seas ofertou 78 vagas imediatas para os cargos de níveis médio e superior, e 1.080 para cadastro de reserva. A remuneração inicial varia entre R$ 2 mil e R$ 4.917,86.

Fonte - Secom RO.

Publicidade

Ambulância com paciente aquaplana e sai da pista na BR-364 entre Pimenta Bueno e Cacoal

Uma ambulância que transportava um paciente sofreu um acidente na tarde deste domingo (25), na BR-364, no trecho que liga os municípios de Pimenta Bueno e Cacoal, em Rondônia.

FOTO - Reprodução Portal de Rondônia

Segundo as informações, o motorista seguia no sentido Pimenta Bueno quando perdeu o controle do veículo após aquaplanar na pista molhada. Para evitar a colisão com uma carreta que trafegava no local, o condutor fez uma manobra brusca, levando a ambulância a sair da rodovia e parar em meio à vegetação.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido e os danos foram apenas materiais. Outro veículo foi acionado para concluir o transporte do paciente, que retornava a Pimenta Bueno após a realização de exames em Cacoal.

A ambulância envolvida no incidente é uma UTI móvel da prefeitura de Pimenta Bueno. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) compareceu ao local para registrar a ocorrência.

Até o momento, a prefeitura de Pimenta Bueno não se pronunciou oficialmente sobre o acidente

Publicidade

Semfaz informa devolução de pagamentos indevidos da tarifa de expediente ocorridas em casos específicos em fevereiro e março deste ano

Devido a um conflito interno e limitado no Sistema de Gestão Pública Integrada, no dia 27 de fevereiro deste ano, na alteração sistêmica para a prorrogação do vencimento com desconto de 10% do IPTU/TRSD, para 05/03/2025, os boletos emitidos no Portal da Prefeitura de Porto Velho apresentaram divergência nos valores expressos nos Documentos de Arrecadação Municipal (DAM). Embora o problema tenha sido resolvido no dia seguinte (28/02), 1.047 boletos já haviam sido emitidos com cobrança indevida de tarifa de expediente no valor de R$ 10,37.

foto - reprodução

A Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), atendendo aos princípios da Legalidade e Impessoalidade e a Transparência, informa que, diante de tal situação, foi solicitado à empresa responsável pelo Sistema de Gestão Pública Integrada que informasse se os valores exigidos, a título de tarifa de expediente, efetivamente ingressaram nos cofres do Município, cuja resposta foi em sentido afirmativo e informou, ainda, quem e quantos foram os contribuintes, suas inscrições municipais, datas de pagamentos e valores pagos restituíveis.

Com efeito, foi editada a Resolução nº. 002/2025/GAB/SEMFAZ, tendo como objetivo disciplinar a restituição, em conformidade com o Art. 21, II, da LC nº. 878/2021 e Art. 32, II, do Decreto nº. 18.749/2023. A consulta, para verificar possíveis valores a restituir, deve ser realizada no link https://semfazconsulta.github.io/Semfaz/, observando-se, em síntese, que:

A consulta permite verificar se o contribuinte tem valores a restituir, exclusivamente, em decorrência desta falha que resultou em recolhimento da tarifa expediente indevida, devendo, para tanto, preencher com o Número da Inscrição Imobiliária ou Econômica e em seguida “clicar” em Pesquisar Inscrição;

Caso a consulta retorne com a afirmação: “Sem valor a ser restituído – não houve pagamento da Tarifa de Expediente indevida”, a consulta será encerrada;

Caso a consulta retorne com a afirmação: “Esta inscrição possui valor a ser restituído, em decorrência de recolhimento indevido da Tarifa de Expediente no valor de R$ 10,37. Para restituir, clique no link da resposta da consulta, acesse o formulário, preencha, assine e siga as orientações nele previstas”;

Após preencher o formulário (requerimento padronizado) do pedido de restituição, devidamente assinado, o mesmo deverá ser enviado para o e-mail restituir@portovelho.ro.gov.br, devendo ter como anexos os documentos legíveis listados no próprio requerimento, conforme o caso.

A Semfaz esclarece, ainda, que o fato foi uma situação isolada e restrita a 1.047 DAM’s, havendo sido identificados todos os pagamentos realizados e os contribuintes que poderão ter valores devolvidos, em conformidade com as normas vigentes, o devido resguardo dos recursos públicos, o respeito aos contribuintes, a busca incontinente de agir com transparência e a permanente observância da legalidade.

Outras informações poderão ser obtidas pelos seguintes canais: (69) 3901-6273 (Departamento Tributário); (69) 3901-3108/3901-6278 (Divisão de Atendimento ao Cidadão); ou e-mails: diac.semfaz@portovelho.ro.gov.br ou dep.tributario@gmail.com

Texto: SMC/Semfaz

Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Publicidade

PRF prende 6 motoristas bêbados em Rondônia durante o fim de semana

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, realizou, no último final de semana, seis prisões em flagrante por embriaguez ao volante. As ocorrências aconteceram nos municípios de Colorado do Oeste, Ariquemes, Guajará-Mirim, Porto Velho e Ji-Paraná, e estão compreendidas no período entre a tarde da sexta-feira (23) à noite do domingo (25). 

FOTO - PRF/RO

Três situações envolveram outros delitos: desacato, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e direção perigosa. 

Um dos conduzidos em flagrante também possuía um mandado de prisão em aberto, oriundo do Poder Judiciário do Estado do Acre, relacionado ao crime de roubo. 

Os indivíduos foram encaminhados à Polícia Civil e se tratam de seis homens entre 25 e 47 anos. 

Alguns desses condutores, embora tenham se recusado a se submeter ao teste do etilômetro, não conseguiram evitar suas prisões em flagrante. 

Ainda que o motorista não coopere com o procedimento para verificação de seu estado psicomotor, através da aferição da quantidade de álcool no ar de seus pulmões, a sua prisão pode ocorrer em virtude de outros meios de conferência. 

Pode-se lavrar um TCS (termo de constatação de sinais), no qual constam as condições do motorista detido, como desequilíbrio, forte odor etílico, fala desconexa, olhos vermelhos, entre outras.

Fonte - PRF/RO.

Publicidade

"Dinheiro esquecido": BC libera pedido automático de valores a receber

O Banco Central (BC) anunciou, nesta segunda-feira (26/5), nova funcionalidade no Sistema Valores a Receber (SVR). A partir desta terça-feira (27/5), será possível habilitar a solicitação automática de resgate do chamado "dinheiro esquecido".

foto - Reprodução


A novidade é válida apenas na forma de solicitar o resgate. Além disso, a adesão ao novo serviço é facultativa. Os interessados podem habilitar a nova funcionalidade a partir desta terça-feira.

Anteriormente, era necessário fazer um procedimento manual para cada pedido de resgate. Com a medida, o BC automatiza esses pedidos — as demais funcionalidades do sistema continuam iguais.

Segundo o BC, "o propósito é facilitar ainda mais a vida do cidadão, que não precisará consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome".

Em 13 de maio, o BC divulgou que estavam disponíveis R$ 9,13 bilhões "esquecidos" em instituições financeiras. O balanço considera dados colhidos até março.

Inicialmente, o prazo para resgatar os recursos terminaria em 16 de outubro de 2024. No entanto, recentemente, o Ministério da Fazenda informou que não há prazo para os clientes buscarem os recursos.


Como habilitar o pedido automático

Para habilitar a solicitação automática de resgate do dinheiro esquecido, basta acessar o SVR com uma conta Gov.br — de nível prata ou ouro — e ter ativada a verificação em duas etapas.

A solicitação automática é exclusiva para pessoas físicas e está disponível apenas para quem tem chave Pix do tipo CPF. Aqueles que ainda não têm esse tipo de chave, devem cadastrá-la junto à sua instituição financeira.

O cidadão não receberá aviso do Banco Central quando algum valor for devolvido. O crédito será feito diretamente pela instituição financeira na conta do cliente que aderiu ao resgate automático.

Segundo o BC, as instituições financeiras que não aderiram ao termo de devolução via Pix continuarão exigindo solicitação manual. Isso também se aplica a valores oriundos de contas conjuntas.


Regras para abertura de contas em bancos

Além da solicitação automática, o BC lançou normas para "evitar a abertura de contas fraudulentas, com identidade falsa, ou a inclusão de um novo titular em contas conjuntas ou de novos responsáveis em contas de pessoas jurídicas".

O novo serviço permitirá ao cidadão informar ao Sistema Financeiro Nacional, de forma facultativa, que não deseja abrir novas contas (corrente, de poupança ou de pagamento). Essa comunicação será feita por meio de um sistema dentro do "Meu BC".

O sistema ainda terá a opção de reverter a informação — por tempo indeterminado ou não — a qualquer momento.

Na plataforma, será possível consultar as ativações e as desativações realizadas, bem como as consultas feitas por instituições financeiras sobre a possibilidade de abertura de novas contas.

As instituições financeiras deverão, a partir da entrada em produção do novo sistema, consultar obrigatoriamente a base de dados antes de concluírem o processo de abertura de novas contas.

De acordo com as normas, o BC e as instituições financeiras têm seis meses para desenvolver os sistemas necessários ao funcionamento do serviço. No mesmo prazo, se necessário, as instituições poderão rever os próprios processos e procedimentos.

fonte - Metrópoles.

Publicidade

Enem 2025: inscrições começam nesta segunda com pré-inscrição automática para alunos de 3º ano; entenda

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começaram nesta segunda-feira (26) e vão até 6 de junho. A edição traz novidades para estudantes do 3º ano do ensino médio e para quem busca certificação para a etapa de ensino.

foto - reprodução


👉🏾 Na maior parte do país, as provas serão aplicadas em 9 e 16 de novembro. A exceção é para os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas serão aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro. Todos os candidatos devem se inscrever de 26 de maio a 6 de junho pelo site enem.inep.gov.br/participante/.


Tire suas dúvidas abaixo:

💻 Em que site fazer a inscrição? É só entrar na Página do Participante, em enem.inep.gov.br/participante.

💰Qual é o valor da taxa de inscrição? Ela custa R$ 85 para quem não teve direito à isenção e deve ser quitada até 11 de junho. Somente após o pagamento, a inscrição estará confirmada.

💲Quais as formas de pagamento? A taxa deve ser paga por boleto, PIX ou cartão de crédito.

❗Quem está isento da taxa precisa se inscrever no Enem? SIM! Mesmo quem conseguiu a isenção (como os alunos da rede pública) precisa se inscrever. Caso contrário, não poderá fazer a prova.

🖊️ Para que serve o Enem? Ele é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.

🗓️ Quando as provas serão aplicadas? Em 9 e 16 de novembro.


Novidades para a edição de 2025

Pré-inscrição automática: os estudantes regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio estarão automaticamente pré-inscritos e só precisarão acessar a Página do Participante para confirmar as informações e selecionar a opção de línguas que quer em sua prova. Os estudantes de 1º e 2º ano e os candidatos que já concluíram o ensino médio ainda precisarão preencher a solicitação de inscrição.

Certificado de conclusão do ensino médio: o exame também poderá ser usado como certificado de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos, dependendo da nota do aluno. A prova havia deixado de ter essa função em 2017, quando ela foi transferida unicamente para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).


Disciplinas e horários

O Enem será aplicado em dois domingos de novembro (menos em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará).


9 de novembro

O candidato deverá fazer:

45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);

45 questões de ciências humanas;

redação.


16 de novembro

A prova trará:

45 questões de matemática;

45 questões de ciências da natureza.


Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Término das provas no 1º dia: 19h

Término das provas no 2º dia: 18h30

fonte - G1.

Publicidade

Entenda o que mudará se a PEC do fim da reeleição for aprovada

Em discussão no Senado Federal, com previsão de ser votada esta semana, a PEC que tem o objetivo de extinguir a reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República foi aceita por governadores, prefeitos e vereadores. O Correio ouviu personalidades como os governadores do estado de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que declararam apoio público à medida que prevê uma mudança geral no processo eleitoral atual.

foto - reprodução

De acordo com o texto que foi aprovado de forma simbólica na última quarta-feira (21/5), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, a regra valerá para prefeitos a partir de 2028 e para governadores e presidente da República a partir de 2030.


Ronaldo Caiado, que atualmente tem se apresentado presidenciável às eleições de 2026, afirmou que a reeleição sempre foi um entrave à boa governança no país e ele explica que o fato de ser contra um segundo mandato "não é de agora".


"Há muito tempo defendo, de forma pública e coerente, o fim desse mecanismo no Brasil. Vivi a política de perto, por mais de duas décadas, no Congresso Nacional, e posso afirmar com convicção: o sistema de reeleição compromete a boa governança", afirmou.


Para ele, o modelo atual leva muitos gestores a adotar decisões imediatistas, focadas em retorno eleitoral, e não em soluções estruturantes para o país. "O Brasil precisa de líderes com coragem para resolver o que é urgente, sem se preocupar com a própria continuidade no poder."


Caiado acrescentou que, caso venha a disputar e conquistar a Presidência da República, cumprirá apenas um mandato.


"Minha missão será governar com responsabilidade, colocando cada coisa no seu devido lugar e entregando resultados. O país precisa de um presidente que, ao assumir, tenha a grandeza de dizer: 'Estou aqui para governar, não para me reeleger."


Já o governador do DF, Ibaneis Rocha, por sua vez, foi mais direto, mas igualmente firme: "Eu sou a favor da proposta", afirmou o político que exerce seu segundo mandato após ter sido reeleito em 2022.


A PEC aprovada pela CCJ do Senado altera também a duração dos mandatos, que passam de quatro para cinco anos em todos os cargos do Executivo e do Legislativo. Para os senadores, após um período de transição, o mandato também será quinquenal. A transição prevê que os senadores eleitos em 2026 cumprirão mandatos de oito anos; os eleitos em 2030, de nove; e os de 2034, de dez. A partir de então, as três cadeiras por estado serão disputadas nas mesmas eleições.


O texto também unifica todas as eleições brasileiras a partir de 2034, concentrando-as num único ano a cada cinco anos. A medida busca reduzir os custos do processo eleitoral e aumentar a sincronização entre as políticas públicas das diferentes esferas de governo. Atualmente, o Brasil realiza eleições a cada dois anos, o que gera, segundo especialistas, instabilidade administrativa e sobreposição orçamentária.


Municípios

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, também disse ser a favor da PEC. Para ele, a coincidência de mandatos entre os entes federativos é essencial para melhorar a eficiência da administração pública.


"Estamos lutando pela coincidência de mandato. É fundamental porque os orçamentos hoje são separados. A eleição municipal ocorre num ano, com um plano de investimentos, e dois anos depois entra um novo governo com outro orçamento. Esses orçamentos não se comunicam. Há uma grande perda de recursos e de sinergia", disse o titular da CNM, que representa os prefeitos dos 5.565 municípios do país.


Ziulkoski reconhece que a reeleição tem seus méritos, mas acredita que a proposta traz um novo caminho para gestões mais eficazes. "Se o mandato for maior e não houver reeleição, o gestor poderá se dedicar com mais profissionalismo, sabendo que não terá uma nova disputa à frente. A gestão tende a ser melhor."

fonte - Correio Braziliense.

Publicidade

Governo Federal autoriza envio da Força Nacional a Rondônia para ações de segurança e combate a incêndios criminosos

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o envio da Força Nacional de Segurança Pública ao Estado de Rondônia. A medida foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (26).

foto - reprodução

A atuação da tropa federal será de apoio às forças de segurança estaduais, com foco na prevenção e repressão de práticas criminosas, especialmente aquelas que causam danos ao meio ambiente, como incêndios ilegais que afetam diretamente comunidades e ecossistemas da região. 

A missão também inclui o suporte em ações voltadas à preservação da ordem pública, da integridade das pessoas e do patrimônio.

O período de atuação da Força Nacional em Rondônia está previsto para ocorrer entre 1º de junho e 30 de novembro de 2025.

A iniciativa integra o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas), estratégia federal voltada ao enfrentamento de crimes na região amazônica, reforçando a presença do Estado em áreas de maior vulnerabilidade ambiental e social.

FONTE - Rondoniagora.

Publicidade

Atuação do TCE resulta em novos aparelhos e melhorias no atendimento em unidades de saúde de Porto Velho

A atuação proativa do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), por meio das Fiscalizações Permanentes, possibilitou uma importante conquista para pacientes e profissionais das UPAs e Policlínicas de Porto Velho.

 

FOTO - TCE/RO

Em ação realizada neste domingo (25/5), a equipe de auditoria constatou o cumprimento de determinações do TCE, com a aquisição de equipamentos de raio-X e de laboratório.

Esses aparelhos atendem diretamente dois objetivos centrais das fiscalizações: aprimorar o atendimento à população e melhorar as condições de trabalho dos profissionais da saúde.

Os novos aparelhos de raio-X já chegaram às UPAs das zonas Sul e Leste, além da Policlínica José Adelino. A instalação será realizada por empresa especializada.

Na UPA da Zona Sul, também foi entregue um novo microscópio, atendendo a demandas anteriores encaminhadas pelo Tribunal.

 

POPULAÇÃO QUER MAIS FISCALIZAÇÃO

Os pacientes elogiaram o atendimento recebido nas UPAs e Policlínicas de Porto Velho e reforçaram a importância da continuidade das fiscalizações.

“É preciso mais fiscalização mesmo, porque eu quero melhora em Porto Velho”, afirmou a técnica de enfermagem Irany Dias, que acompanhava o marido na Policlínica José Adelino.

O agente de limpeza escolar Hugo Gonzalez, que também levou a esposa para atendimento, destacou a agilidade: “A espera não foi muito, não. Bom trabalho aí, do Tribunal de Contas”.

 

PROFISSIONAIS DE SAÚDE APROVAM ATUAÇÃO DO TCE

Profissionais das unidades de saúde enfatizaram os efeitos positivos das fiscalizações realizadas de forma contínua pelo TCE.

Para a técnica de enfermagem Janiele Nascimento de Oliveira, a atuação do Tribunal é essencial. “Influencia muito, especialmente para que tenhamos material e possamos atender a população”, disse.

A técnica administrativa Miacy Campos reforçou: “O Tribunal está sempre colaborando, averiguando o que está faltando. Isso é muito importante para nós e para os pacientes”.

O gerente da Policlínica José Adelino, Diego Costa, também reconheceu o impacto: “Esse olhar para a comunidade tem sido feito de forma exemplar. Parabéns ao TCE!”.

 

APESAR DOS AVANÇOS, AINDA HÁ DESAFIOS

Apesar dos avanços, os auditores do TCE identificaram, neste domingo, diversos pontos críticos que exigem atenção imediata.

As falhas incluem ausência de insumos e medicamentos, carência de profissionais e pacientes aguardando regulação (transferência para unidades hospitalares).

Na Policlínica José Adelino, houve queixas sobre a demora no atendimento devido à espera por regulação. Durante a permanência da equipe do TCE, a transferência de alguns pacientes foi efetivada. Diante da situação, foi sugerido o reforço do número de médicos nos períodos de maior demanda.

Na UPA da Zona Sul, embora a unidade funcione de forma satisfatória, foi identificada uma situação preocupante: a principal caixa d’água está apoiada sobre peças de madeira e presa por cordas, representando risco de queda ou desabamento.

Já na UPA da Zona Leste, o alerta se refere à possível transferência da unidade para outro local, em razão da reforma no prédio atual. Essa mudança pode afetar o atendimento à população.

Todos os problemas foram registrados em relatório e encaminhados à gestão municipal, que terá cinco dias para apresentar providências. A equipe do TCE retornará após esse prazo para verificar se as medidas foram adotadas.

 

TCE FAZ A DIFERENÇA NA VIDA DO CIDADÃO

O impacto positivo da atuação do Tribunal de Contas foi destacado por servidores do TCE que participaram da fiscalização.

“Como integrante da equipe, temos o senso de utilidade e pertencimento. É o controle externo trazendo resultados para a sociedade”, resumiu o servidor Cleverson Lago.

O secretário-geral adjunto de Controle Externo do TCE, Régis Ximenes, destacou o diferencial da atuação. “É uma abordagem proativa e técnica, dialogando com a gestão para resolver as dificuldades. O Tribunal faz a ponte direta entre quem está na ponta e os gestores do município”, ressaltou.

 

GESTORES PÚBLICOS PODEM SER RESPONSABILIZADOS

O TCE-RO reitera que continuará realizando as fiscalizações permanentes, com caráter preventivo e corretivo.

“Se os gestores não cumprirem as determinações no prazo, o Tribunal instaura processos de responsabilização, sempre garantindo o devido processo legal”, afirmou o presidente do TCE, conselheiro Wilber Coimbra.

Caso sejam confirmadas irregularidades por ação ou omissão, poderão ser aplicadas sanções aos responsáveis. O TCE continuará monitorando as unidades de saúde para assegurar o cumprimento das recomendações.

fonte - TCE/RO.

Publicidade

Rondônia Rural Show começa nesta segunda-feira em Ji-Paraná

🚜A 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), maior evento de agronegócio da região Norte, começa na próxima segunda-feira (26) e segue até o dia 31 de maio, em Ji-Paraná (RO), na região central do estado.

foto - reprodução

O tema desta edição é "Do campo ao futuro". Mais de 650 expositores do estado e de diversas partes do Brasil vão apresentar inovações tecnológicas e as principais tendências do agronegócio.

🔎A feira, realizada anualmente desde 2012, promove o desenvolvimento sustentável e tecnológico da agropecuária, aproximando agricultores, empresários e o público em geral. 

De acordo com o governo de Rondônia, ela é reconhecida nacional e internacionalmente por impulsionar a economia agropecuária do estado, atraindo milhares de visitantes, produtores e investidores.

➡️As novidades para a edição de 2025 são:

  • mais lotes para expositores;
  • um novo portal de acesso;
  • setor pecuário maior;
  • novo pavilãho de Pecuária de Corte;
  • retorno do Pavilhão da Piscicultura;
  • uma trilha no bosque para atividades de educação ambiental.

Na sua primeira edição, a feira movimentou cerca de R$ 186 milhões em negócios. Hoje, se consolidou como uma das mais importantes da região Norte, movimentando bilhões de reais e destacando a força do agronegócio rondoniense.

Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a expectativa é que a Rondônia Rural Show 2025 supere os resultados das edições anteriores em volume de negócios.

fonte - Por g1 RO.

Publicidade

Começa nesta segunda reembolso de descontos indevidos do INSS

A partir desta segunda-feira (26), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram desconto de mensalidade associativa na folha de pagamentos de abril, vão receber de volta os valores cobrados indevidamente. Ao todo serão estornados de R$ 292 milhões.



Conforme nota do instituto publicada na última semana, “no final de abril, o INSS determinou a suspensão de todos os descontos desse tipo. Porém, como a folha de pagamentos referente àquele mês já estava fechada, os descontos ainda foram realizados nos pagamentos feitos entre 24 de abril e 8 de maio.”


Por decisão do governo federal, o INSS e não repassou os valores às entidades associativas, e a devolução será feita junto com o pagamento regular dos benefícios – de 26 de maio a 6 de junho. 


“Para isso, o beneficiário não precisa tomar nenhuma providência”, garante o instituto.


Na nota, o INSS publica calendário de pagamento da devolução e alerta para as tentativas de golpe lembrando que as informações sobre aposentadorias e pensões são repassadas diretamente pelo portal Meu INSS.


Caso o aposentado ou pensionista queira reaver mensalidades cobradas indevidamente em período anterior deve informar no Meu INSS ou pelo telefone 135.


O INSS afirma que “vai acionar a entidade para que comprove a autorização. Caso não haja comprovação, a entidade deverá devolver os recursos ao Instituto, que posteriormente fará o repasse ao beneficiário. A devolução será feita pelo INSS, pelo mesmo meio que faz os pagamentos regulares – seja conta bancária ou cartão magnético.”


Desde a última sexta-feira, beneficiários que desejam fazer empréstimo consignado e autorizar descontos de parcelas nas pensões e aposentadorias deverão fazer identificação biométrica na plataforma do Meu INSS. Veja o passo a passo aqui. (Agência Brasil)

Publicidade