Últimas Notícias
Brasil

Presidente da Expojipa é procurado pela Polícia Civil por envolvimento na morte de dois jovens em Rondônia

Sérgio Sussumo Suganuma teve prisão preventiva decretada após suspensão de julgamento de crime ocorrido em 2016, em uma região marcada por conflitos agrários....

A Polícia Civil de Rondônia divulgou, nesta quinta-feira (8), um cartaz de procurado com a imagem de Sérgio Sussumo Suganuma, presidente da Expojipa e da Associação Rural de Rondônia. Ele é acusado de envolvimento na morte de dois jovens em uma área de conflito agrário no município de Cujubim, em 2016.

As vítimas são Ruan Lucas Hildebrandt, de 18 anos, e Alysson Henrique de Sá Lopes, de 23 anos. O corpo de Alysson foi encontrado carbonizado dentro de um veículo, enquanto Ruan permanece desaparecido desde a época do crime.

Suganuma teve a prisão preventiva decretada em 14 de setembro de 2026, após a suspensão do julgamento do caso. Desde então, é considerado foragido da Justiça.

Julgamento foi interrompido após abandono da defesa

O processo chegou a julgamento em setembro deste ano, aproximadamente dez anos após os crimes. Entretanto, a sessão foi interrompida depois que os advogados de defesa abandonaram o plenário, alegando não ter recebido acesso a novas provas.

Segundo o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), os documentos mencionados pela defesa já integravam o processo e estavam disponíveis anteriormente, tendo passado apenas por digitalização recente.

Diante da interrupção, o Ministério Público de Rondônia (MP-RO) solicitou a prisão preventiva dos acusados, argumentando que a medida seria necessária para garantir a aplicação da lei penal e a regularidade processual até a realização de um novo julgamento.

A Justiça também determinou que os réus assumam os custos e despesas decorrentes do cancelamento da sessão.

Denúncia aponta pagamento de R$ 105 mil para atuação em fazenda

Conforme a denúncia apresentada pelo Ministério Público, Sérgio Sussumo Suganuma teria sido contratado pelo proprietário rural Paulo Iwakami para organizar um grupo clandestino de segurança privada, destinado a impedir a entrada de ocupantes em uma fazenda localizada na região de Cujubim.

Pela atuação, Suganuma teria recebido R$ 105 mil, segundo a acusação.

Os crimes ocorreram entre o final de janeiro e o início de fevereiro de 2016. Em 1º de fevereiro daquele ano, um corpo carbonizado foi localizado nas proximidades da propriedade rural e posteriormente identificado pelo Instituto Médico Legal (IML) como sendo de Alysson Henrique.

Na mesma data, começaram as buscas por Ruan Lucas. Apesar da mobilização das equipes, o jovem não foi encontrado. Os trabalhos foram encerrados quatro dias depois, e seu corpo permanece desaparecido.

Segundo o MP-RO, outros três réus envolvidos no processo, identificados como Rivaldo de Souza, Moisés Ferreira de Souza e Jonas Augusto dos Santos Silva, foram presos no dia previsto para o julgamento.

Com a divulgação do cartaz, a Polícia Civil busca informações que possam contribuir para a localização de Suganuma. Denúncias podem ser encaminhadas pelos canais oficiais da instituição.

O caso ainda aguarda novo julgamento, e as acusações deverão ser analisadas pela Justiça.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade