É a primeira vez que o animal é registrado por uma iniciativa brasileira, indicando sua presença no país
O Projeto Onças do Iguaçu divulgou, nesta quarta-feira (16), imagens de uma onça da região de Foz do Iguaçu, no Paraná, que apareceu pela primeira vez em terras brasileiras.
As imagens feitas pelo projeto do Parque Nacional do Iguaçu ICMBio mostram a onça Manchita, filha da Kunumi, uma outra onça que circula entre o Brasil e a Argentina.
Veja o registro:
O animal já havia sido registrado por outros projetos como Aves Argentinas e Proyecto Yaguareté, ambas argentinas, mas nunca havia sido registrada por projetos brasileiros.
O "Onças do Iguaçu" apontou que ela pode seguir o exemplo da mãe e caminhar pelos países que fazem fronteira na região de Foz do Iguaçu, que cobre o Brasil, o Paraguai e a Argentina.
Os registros feitos mostram o animal cheirando uma árvore por onde outra fêmea havia passado no dia anterior, segundo imagens analisadas pelo projeto. Em seguida, ela levanta a cabeça, abre um pouco a boca e faz essa expressão curiosa.
Segundo o projeto, esse hábito é conhecido como reflexo de Flehmen, quando o animal direciona as moléculas de odor para o órgão vomeronasal, uma estrutura especializada na identificação de sinais químicos deixados por outros animais.
Dessa forma, Manchita consegue identificar quem passou por ali, seu sexo, estado reprodutivo e outras questões. O costume é uma leitura química do ambiente. (CNN)






Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com