Fonte da Reuters afirmou que um navio relatou ter sido atingido no Mar Vermelho e que está em chamas
Os Houthis afirmaram que atacaram dois petroleiros da Arábia Saudita com mísseis balísticos e de cruzeiro. O grupo do Iêmen disse que os navios são o "Encelia" e o "Layla", alegando que as embarcações haviam violado um bloqueio naval.
Uma fonte de segurança marítima informou que o Encelia transmitiu um pedido de socorro via VHF, relatando ter sido atingido por um míssil enquanto operava nos limites externos do porto de Jizan, na Arábia Saudita, na região do Mar Vermelho, e que estava em chamas.
A Vanguard, empresa britânica de gestão de riscos marítimos, informou que esse navio foi atingido por um projétil não identificado a boreste, a cerca de 70 milhas náuticas a sudoeste de Al Shuqaiq, na Arábia Saudita, às 17h, no horário de Brasília.
A UKMTO (agência de Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido) comunicou ter recebido um relato de "incidente" na mesma região.
Segundo a agência, o capitão de um petroleiro informou ter sido atingido por um projétil não identificado que causou um incêndio a bordo, o qual a tripulação estava combatendo. A UKMTO afirmou que não houve relatos de vítimas ou de impacto ambiental.
Não ficou imediatamente claro se o relato se referia ao Encelia, embora a localização e os detalhes coincidissem com as informações da Vanguard.
Bloqueio no Mar Vermelho
Na segunda-feira (20), os Houthis anunciaram a imposição de um bloqueio naval à Arábia Saudita no Mar Vermelho, uma medida que ameaça perturbar o abastecimento global de energia para além da região do Golfo.
No mesmo comunicado, os Houthis afirmaram ter forçado cerca de 10 navios a recuar e retornar, após alertarem as embarcações para que não navegassem em direção aos portos sauditas.
A Reuters não conseguiu verificar imediatamente essa informação.
Cinco navios-tanque mudaram de rota no Mar Vermelho nesta quarta-feira, com dois deles indicando o Canal de Suez como novo destino após os Houthis alertarem as embarcações para evitarem portos sauditas, segundo dados de rastreamento de navios. (CNN)





Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com