Últimas Notícias
Brasil

PF prende servidor do STJ suspeito de integrar esquema de venda e vazamento de decisões judiciais

Investigação apura atuação de servidores, advogados e lobistas em um suposto esquema de comercialização de informações sigilosas e decisões dentro do Superior Tribunal de Justiça.

A Polícia Federal prendeu um servidor ligado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspeito de participação em um esquema de venda de decisões judiciais e vazamento de informações sigilosas. A medida faz parte dos desdobramentos da Operação Sisamnes, que investiga uma rede formada por servidores, advogados e intermediários que teriam atuado para favorecer interesses privados em processos que tramitavam na Corte.



Segundo as investigações, o suspeito teria utilizado o cargo para acessar documentos internos, minutas de decisões e informações restritas, que posteriormente eram compartilhadas de forma indevida. A apuração também aponta indícios de pagamentos milionários ligados ao esquema e possíveis tentativas de obstrução das investigações.


A prisão foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Cristiano Zanin, após a Polícia Federal identificar novos elementos considerados relevantes para o andamento do inquérito. A operação também incluiu cumprimento de mandados de busca e apreensão.


As investigações tiveram origem em apurações sobre um suposto balcão de negócios envolvendo a negociação de decisões judiciais e o vazamento de informações estratégicas dentro do sistema de Justiça. A Procuradoria-Geral da República já apresentou denúncias contra investigados apontados como integrantes da organização.


O STJ informou em ocasiões anteriores que colabora com as investigações e ressaltou que, até o momento, não há indicação de envolvimento de ministros da Corte nos fatos apurados.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade