Agência de Saúde autorizou Instituto a produzir imunizante...
A vacina contra a chikungunya foi aprovada em abril de 2025 e teve as fábricas da Vanelva como ponto principal de produção. Agora, o instituto brasileiro passa a ser o local principal a produzir o imunizante, que já está liberado no Brasil e poderá ser incorporado ao SUS (Sistema Único de Saúde) em breve.
“Mais um marco importante para o Instituto Butantan e para a saúde da população. Ao executar a maior parte do processo de fabricação, o Instituto Butantan, por ser uma instituição pública, poderá entregar a vacina com um preço menor e mais acessível, com a mesma qualidade e segurança”, afirmou Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan.
Eficácia
A vacina da chikungunya foi testada antes de ser liberada oficialmente para aplicação. Nos Estados Unidos, cerca de 4 mil voluntários entre 18 a 65 anos foram testados e, segundo o jornal The Lancet, em 2023, 98,9% dos participantes produziram anticorpos neutralizantes. Os eventos adversos foram considerados leves e a segurança foi bem avaliada.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil teve mais de 127 mil casos de chikungunya em 2025, com 125 óbitos. Globalmente, o número chegou a 620 mil de infectados, de acordo com dados da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde).
FONTE - Paulo Vito, colaboração para a CNN Brasil.






Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com